Itapetininga prepara programação para o mês de ‘Conscientização do Autismo’; confira

autismo
Fonte: educacion2.com

Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (ou simplesmente Dia Mundial do Autismo). A data visa a conscientização da população sobre este um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Itapetininga, Lauana G. Pires, Janaína Garbo, Tatiana Nayara Puzzi de Campos, Juliana Muller Françani, Adriana Aparecida Silva, Flávia Mendes dos Santos Stefani e Júlia Mye Vieira de Paula Oguchi organizam o “Abril Azul 2018” com três atividades na cidade. Sabesp, Márcio Gavioli, Golden Pars e Vieira Rossi apoiam a iniciativa, confira a programação:

Abril Azul 2018 - Conscientização do Autismo
Abril Azul 2018 – Conscientização do Autismo

 

Origem do Dia Mundial do Autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data (02 de abril) em 2007 com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, para, assim, derrubar preconceitos. No Brasil, palestras e eventos públicos acontecem por várias cidades brasileiras para conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Os sintomas podem ser: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger, atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.

Com informações de Engemed.

About Redação 303 Articles
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

1 Trackback / Pingback

  1. Itapetininga recebe seminário 'Gênero e Sexualidade: interfaces entre educação, saúde e direitos' | Itapetininga Notícias

Deixe uma resposta