Cabelos tingidos precisam de cuidados redobrados; confira as dicas

cabelos tingidos
Foto: Biotec

Tanto para quem tinge em casa quanto para os que vão no salão, é necessário cuidar dos cabelos após o procedimento para conseguir os melhores resultados e preservar a integridade dos fios; saiba escolher bem os produtos.

Processos químicos de tintura no cabelo são comuns em qualquer época do ano, mas requerem cuidados especiais. “Mesmo com os cabelos hidratados e cuidados, a tintura capilar tende a trazer alguns problemas aos usuários destes produtos como o ressecamento do cabelo, pois a tinta altera as propriedades da queratina, que é um protetor natural dos fios. Além disso, segundo estudos, é prejudicial ao couro cabeludo deixar a tintura agir por mais tempo do que o prescrito; fazer misturas caseiras e utilizar itens não indicados pelo fabricante durante o preparo também são erros que podem causar irritação ao couro cabeludo, alteração de brilho e má penteabilidade (os fios embaraçam facilmente), deixando os cabelos fragilizados”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Existem no mercado muitas marcas e tipos de cores para tingir os cabelos. A grande maioria delas possui tecnologia para preservar ao máximo a integridade da queratina; por isso, é importante investir em produtos conceituados, seguir rigorosamente as instruções de aplicação e, de preferência, procurar um profissional.

De acordo com a especialista, uma vez que o cabelo sofre o dano químico, alguns ativos podem ajudar no processo de reparação. Ela explica melhor os principais ingredientes que devem constar na composição de um produto reparador pós-tintura:

Hydra.Sil: é um grande aliado, por proteger a hidratação interna dos fios, pois ajuda a preservar as pontes de hidrogênio atacadas durante os processos químicos. “Tem alto potencial nutritivo, fornecendo também nutrientes essenciais para melhorar a força e a resistência dos fios”, afirma Mika.

ReparAge:
sitema composto por uma matriz Amino-Estrutural responsável pelo exclusivo efeito Pro.Filler (aumento do diâmetro do fio envelhecido e reparação dos danos internos). Resulta em cabelos fortes, blindados e renovados.

Bioex Cereais:
Complexo de proteínas de origem vegetal, rico em polissacarídeos de alto e baixo peso. “Possui efeito restaurador e protetor, conferindo maciez, brilho, condicionamento e textura agradável aos cabelos”, enfatiza.

Tamariliz:
é um polissacarídeo do Tamarindus exclusivamente desenvolvido para tratar os cabelos, da raiz até as pontas, protege os cabelos das agressões externas, melhora a hidratação dos fios e aumenta a coesão do fio que ajudam a conferir força e brilho intenso aos cabelos.

Arct-Alg: alternativa natural ao minoxidil, Arct-Alg é uma biomassa marinha padronizada extraída do Mar Ártico que aumenta a produção de óxido nítrico (NO), com melhora da circulação local e dos microcapilares aumentando a troca de nutrientes. Assim, promove o crescimento e fortalecimento capilar em cabelos enfraquecidos.

Capillisil C:
ativo biotecnológico com alta concentração de Silício Orgânico, o que confere uma ação efetiva na epiderme, derme e nos fios capilares. Atua no bulbo capilar e queratinocitos, reduzindo a queda e aumentando a densidade capilar, além de possuir ação anti-inflamatoria e antiqueda.

Bioex Capilar: complexo vegetal enriquecido indicado no tratamento capilar, como auxiliar na prevenção da queda excessiva de fios e na restauração do bulbo piloso. Deve ser utilizado preferencialmente na forma de tônico, aplicado sobre o couro cabeludo.

LipoNutrium Hair: complexo de óleos vegetais que possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados.

Mika lembra também que, quando o fio está muito danificado e sem mais massa proteica, por sofrer muitos processos químicos repetidos e uso de produtos que ficam mais tempo no cabelo do que o necessário, um dermatologista ou tricologista pode ser consultado para trabalhar a melhor forma de reconstrução. “Nesse caso, é necessário intervir no cortéx do fio aumentando o ganho de massa proteica. Novas tecnologias foram desenvolvidas e muitas vezes é necessário associar o tratamento tópico com o oral, com o consagrado Exsynutriment, um silício solúvel estabilizado em colágeno que atua diretamente no couro cabeludo alimentando a raiz do cabelo e fornecendo o micronutriente silício que é fundamental para saúde do cabelo”, explica. “Consulte sempre um dermatologista para orientá-lo melhor em relação a concentração de uso e também a associação com outros nutrientes que o cabelo esteja necessitando”, finaliza a especialista.

Fonte: A Biotec Dermocosméticos é empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores. www.biotecdermo.com.br / SAC: 0800-7706160

Sobre Redação 348 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta