Dia das Mães é uma oportunidade para o comércio conquistar e fidelizar clientes

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Senac Itapetininga

Maio é um dos meses mais aguardados pelos comerciantes. Isso porque o Dia das Mães é a segunda data mais esperada pelo comércio para aumentar suas vendas, perdendo apenas para o Natal. Para ter sucesso, conquistar e fidelizar clientes, é fundamental deixá-los confortáveis na hora da compra, oferecendo um atendimento personalizado para cada tipo de perfil, afirma Márcio Roberto Ramos, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.

Algumas técnicas podem ajudar a equipe de vendas a ter resultados satisfatórios. Segundo Márcio, um fator importante é ser cordial, sorrir, respeitar os clientes e sempre manter um bom humor com discrição para facilitar o primeiro contato na abordagem e fidelizar o cliente, pois muitas vezes a primeira impressão é a que fica. A expressão corporal e facial também ajuda muito nesse momento; é indicada uma postura confiante que demonstra simpatia, sempre de forma natural.

É necessário entender quais são as necessidades do cliente para oferecer o que ele procura. “É preciso extrair o máximo de informações possíveis durante a conversa para que haja um direcionamento das vantagens certas do produto ou serviço. Firmar um relacionamento de confiança também é importante para que a pessoa se identifique com o estabelecimento e volte mais vezes”, completa.

Para o docente, existem ferramentas disponíveis que ajudam na fidelização, que vão além das técnicas de atendimento presencial. O inbound marketing, por exemplo, é uma tendência de estratégia comercial. É uma técnica de relacionamento para um determinado público-alvo, que promove ações como e-mail marketing, comunicação por blogs, sites e redes sociais. “É uma forma de comunicação eficaz, pois os consumidores podem ter acesso a informações sobre os produtos ou serviços pela internet. Pode-se utilizar vídeos, fotos, banners, mas sempre com mensagens claras e objetivas”, destaca.

Já as empresas que trabalham com o e-commerce, podem utilizar o inbound marketing para ajudar no direcionamento de ofertas específicas de acordo com o perfil de cada cliente, deixando a comunicação mais assertiva.

O pós-venda também é uma ferramenta para fidelizar clientes, porém, segundo o docente, ainda não é realizada de forma correta pelos estabelecimentos. “O ideal é que seja feito para saber se as expectativas foram atendidas, e não somente por interesse comercial”, explica.

De acordo com Márcio, o processo para verificar se o cliente está satisfeito com a compra é necessário e pode-se dizer que é cortês também. “Pode ser feito por meio do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) ou e-mail, para que esse processo possa resultar em mais uma oportunidade para vendas futuras”, diz.

O docente ressalta ainda que é primordial que os profissionais da área comercial façam cursos de qualificação e atualização para sempre oferecer o melhor atendimento.

José Domingos Ferreira é gerente comercial de uma empresa de distribuição de produtos alimentícios e se mantém atualizado para acompanhar as novas tendências de atendimento. Ele participou de sete cursos de qualificação no Senac Itapetininga, o último de Administração de Custos, em 2016. “Trabalho na empresa há 36 anos e hoje lidero uma equipe de 11 pessoas na área comercial. Acredito que quanto mais você estuda, melhores serão seus resultados, pois é necessário acompanhar as mudanças do mercado para satisfazer os clientes”, afirma.

“Todo o conhecimento que adquiri nas capacitações eu coloco em prática no dia a dia. Eles me ajudaram a ter uma comunicação mais assertiva com os clientes, a entender as necessidades de cada um e a ser líder, sempre colocando a empatia em primeiro lugar”, conta José Domingos.

Formação na área

 Para os interessados em capacitações relacionadas ao comércio, o Senac Itapetininga está com vagas abertas para o curso Gerência e Supervisão de Vendas. Com duração de 24 horas, ele prepara profissionais para supervisionar e gerenciar a área comercial de uma empresa por meio do planejamento e organização das estratégias comerciais, aplicação de instrumentos para realização de previsões de vendas e desenvolvimento de equipe, a fim de atingir maior eficácia no atendimento e relacionamento com os clientes e o alcance dos resultados esperados. As aulas têm início no dia 8 de maio, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30.

Para informações e inscrições, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/itapetininga) ou na própria unidade.

Serviço:

Gerência e Supervisão de Vendas
Data: 
a partir de 8 de maio de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30

Local: Senac Itapetininga
EndereçoRua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga

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