As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) mais uma vez foram destaque positivo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017. Dos cursos avaliados, quatro alcançaram pontuação máxima: conceito 5. Outros 18 obtiveram nota 4 no exame, que avalia instituições de Ensino Superior em uma escala de 1 a 5.

Os resultados foram divulgados em outubro pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Entre os dez melhores cursos de graduação tecnológica de Gestão da Tecnologia da Informação do País, três são de Fatecs – Campinas, Catanduva e Itaquaquecetuba. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ipiranga, na zona sul da Capital, ficou entre os 25 melhores do País. Outro destaque foi a Fatec Itapetininga, cujo curso de Gestão da Produção Industrial recebeu conceito 5, ficando entre os melhores do país.

Desempenho

 O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares das universidades, centros universitários e faculdades de todo o País. É aplicado em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando terminam a graduação.

Confira abaixo o conceito obtido nas dez Fatecs avaliadas pelo Enade em 2017:

Curso Faculdade Conceito Enade
Gestão da Tecnologia da Informação Fatec Barueri 4
Fatec Campinas 5
Fatec Catanduva 5
Fatec Guaratinguetá 4
Fatec Itaquaquecetuba 5
Fatec Jundiaí 4
Fatec Tatuí 4
Gestão da Produção Industrial Fatec Cruzeiro 4
Fatec Franca 4
Fatec Itapetininga 5
Fatec Jaú 4
Fatec São José dos Campos 4
Redes de Computadores Fatec Indaiatuba 4
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Fatec Franca 4
Fatec Ipiranga (Capital) 4
Fatec Mogi das Cruzes 4
Fatec Mogi Mirim 4
Fatec São José dos Campos 4
Fatec São Paulo 4
Fatec Sorocaba 4
Fatec Zona Leste (Capital) 4
Fatec Zona Sul (Capital) 4

Cursos de quatro Fatecs alcançaram conceito 5 na edição 2017 do Enade


Sobre o Centro Paula Souza – 
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

1 COMENTÁRIO

Comente