Governo de SP lança programa Multisaúde de consultas especializadas a distância

Inovação digital da Saúde permite mais agilidade no diagnóstico e início de tratamento de doenças; atendimento por telemedicina tem suporte do Hospital Israelita Albert Einstein multisaúde
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa de reunião com a Viviane Senna. Local: São Paulo/SP. Data: 03/05/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, anunciaram nesta sexta-feira (3) um programa inédito para agilizar o atendimento especializado a distância à população. A meta é reduzir o tempo de diagnóstico e de início de tratamento por meio de teleconsultoria com médicos de hospitais renomados.

O piloto do programa Multisaúde conta com atendimento na área de dermatologia, com início das atividades em Catanduva, na região de São José do Rio Preto, e teve início no dia 25 de abril, na UBS (Unidade Básica de Saúde) central da cidade. O programa também já está ativo em outras cinco cidades da região: Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama, Pirangi e Tabapuã.

No decorrer de maio, o Multisaúde será expandido para outros 13 municípios abrangidos pela região de Catanduva nesta fase inicial.

Com o uso de um aplicativo criado especialmente para o programa do Governo do Estado, profissionais das UBSs da região de Catanduva vão coletar imagens de alterações na pele de cada paciente, bem como aspectos clínicos, e enviarão o conteúdo para teledermatologistas do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de parceria gratuita com a pasta neste piloto do programa.

“É um programa inovador, de alta tecnologia. Inicialmente, esta operação está sendo feita com o Hospital Albert Einstein, parceiro do Governo de São Paulo em várias iniciativas. Lá, médicos especialistas emitem laudos a distância, oferecem sugestões terapêuticas, garantindo agilidade e eficiência sobre as informações oferecidas aos pacientes, intermediadas por médicos nas UBSs do Estado. Em casos de suspeita de câncer de pele, por exemplo, o paciente é imediatamente encaminhado para a realização de biópsia e faz um exame mais preciso”, afirmou o Governador.

A partir da troca de informações, os especialistas do serviço parceiro vão emitir laudos a distância e sugestões terapêuticas, garantindo agilidade e eficiência. O paciente poderá ter seu atendimento concluído na própria UBS, receber o encaminhamento para avaliação presencial com um dermatologista em serviço de referência da região ou, ainda, encaminhado para a realização de biópsia nos casos que indicarem suspeita de câncer.

“O uso da tecnologia permite uma troca de informações entre profissionais da saúde da UBS e do hospital parceiro para a elaboração de diagnósticos de modo mais ágil e eficiente. Na luta contra o câncer, quanto mais rápido for a detecção da doença e o início do tratamento, maiores são as chances de cura”, declarou o Secretário da Saúde.

Capacitação

Os profissionais da Atenção Básica dos municípios estão sendo capacitados para o uso do aplicativo e contarão com a expertise dos teleconsultores para análise dos casos inseridos na nova ferramenta.

Além da rapidez diagnóstica, o uso da tecnologia vai reduzir encaminhamentos e consultas desnecessárias. O objetivo é oferecer maior conforto a pacientes e médicos, já que reduzirá eventuais deslocamentos para atendimento presencial.

A lógica será utilizada em todas as etapas do programa, que será expandido gradativamente no Estado.

Cidades contempladas na região de Catanduva:

Ariranha, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês.

Sobre contato@olaitapetininga.com.br 531 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

1 Trackback / Pingback

  1. Concurso público Detran com inscrições até amanhã; salário de até R$ 4.657,50 | Itapetininga Notícias

Deixe uma resposta