Início Site

SESI Tatuí apresenta no próximo sábado (21) o espetáculo de dança “Sobre Meus Sapatos”

SESI Tatuí apresenta no próximo sábado (21) o espetáculo de dança “Sobre Meus Sapatos”
Reprodução

A unidade do SESI Tatuí apresentará no próximo sábado, dia 21.05, às 15h com entrada gratuita, o espetáculo “Sobre meus sapatos” que mescla teatro e dança contemporânea e trata da infinita capacidade de transformação humana.  O espetáculo com duração de 60 minutos, conta a história de um homem e uma mulher que se deparam diante de uma infinidade de sapatos espalhados desorganizadamente pelo chão. 

Através da dança, os dois constroem e desconstroem caminhos com os sapatos, se transformando à medida que avançam e calçam sapatos diversos, explorando as inúmeras identidades e subjetividades que habitam dentro de cada um. Exploram, ainda, os caminhos um do outro, transformando-se, também, mutuamente. 

O elenco conta com a diretora, coreógrafa e Bailarina Denise Cremonez Passos, o bailarino Victor Barreto e ainda o músico Thadeu Romano e o Iluminador Alexandre Zullu. 

Os ingressos são gratuitos e limitados, e devem ser reservados pelo site MEU SESI: https://www.sesisp.org.br/eventos?data=0&codigoUnidade=&tags=b1f0ad19-f8d9-45f4-3190-08d819db3435&search= 

Denise Passos – Coreógrafa, diretora e bailarina – Formada em Ballet Clássico em 1991. Estagiou nos anos de 97/98 no Het National Ballet Amsterdam – Holanda (ballet clássico). 

Em 1999, trabalhou no Distrito Cia de Dança de Ribeirão Preto (contemporâneo). A partir de 2000-2002, trabalhou em produções independentes com Tiago Menegaz, Luis Ferron, Mario Nascimento, Luis Roberto, José Ricardo Tomaselli. 

Em 2003-2004, passou a integrar a Cia de Danças de Diadema, realizando, também, trabalhos paralelos com Gustavo Lopes. Dirigiu e coordenou o projeto “Ferraz nas pontas dos pés”, em 2006. 

Lecionou de 2005 a 2015 no estúdio de Dança Ruth Racho, período no qual também trabalhou como professora e coreógrafa na Escola Viva, Escola de Dança São Paulo – Fundação Teatro Municipal de São Paulo e no Curso de Teatro Musical – SESI São Paulo. De 2015 pra cá, coordena o estúdio “De passos Arte e Dança”, desenvolvendo espetáculos anuais com o estúdio. 

SERVIÇO: 

  • 21.05.22/2022, às 15h. Duração: 60 minutos. 
  • Av. São Carlos, 900 – B. Dr. Laurindo – Tatuí/SP CEP:18271-380 
  • Entrada gratuita. Livre para todos os públicos. 
  • Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi

Teatro SESI Itapetininga apresenta o espetáculo de dança Chapa Quente – Uma Aventura Carioca

Divulgação
Como o próprio nome sugere, a apresentação é pura adrenalina acrobática, um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e percussão, explorando a vitalidade dos dançarinos. Essa mini temporada no teatro do SESI Itapetininga mostrará um olhar particular sobre os ritmos, para os telespectadores.

As danças e coreografias que estabelecem um diálogo entre as matrizes africanas da cultura brasileira e o que há de mais contemporâneo na dança urbana, com seus movimentos acrobáticos e fortes. Os movimentos são posicionados, com toda a diversidade e problematização dos lugares sociais onde ele se manifesta. É um trabalho que não apenas se inspira, mas nasce de um fortalecimento da identidade cultural brasileira.

A Companhia Urbana de Dança, criada em 2004, é formada por um grupo de jovens oriundos de subúrbios do Rio de Janeiro. O grupo se caracteriza pela força das suas histórias e qualidades artísticas como vigor físico, diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica e realiza uma leitura particular e criativa em dança urbana. Suas experiências e ideias são incorporadas como material de criação. Por meio de uma expressão artisticamente arrebatadora, colocam em cena corpos com movimentação forte e ao mesmo tempo sofisticada, marcada pela estética contemporânea.

Serviço:

Festival literário reúne autores contemporâneos em Itu de 19 a 22 de maio

Divulgação

De 19 a 22 de maio, a histórica Itu (SP) será transformada num pólo de manifestações artísticas, literárias e culturais, a partir da Festa Literária e Cultural de Itu (Flic), que ocupa espaços como a Praça da Independência (Praça do Carmo), o Museu de Energia e o Colégio Anglo, com bate-papos com escritores contemporâneos, feira de livros, exposições, contação de histórias, shows musicais, oficinas, cinema, fotografia e diferentes outras atrações pensadas em todos os gostos e idades em uma programação gratuita e aberta ao público. A programação oficial está disponível no site do evento.

Nesta primeira edição, a escolha do festival é homenagear a “Semana de Arte Moderna de 1922”, refletindo sobre qual o diálogo dos modernistas com os nossos tempos, cem anos depois. A personalidade homenageada é Pagu, como é conhecida Patrícia Rehder Galvão, que teve grande importância durante o movimento antropofágico anos após a primeira semana, ao lado de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

A ideia de realizar a Flic em Itu veio após o organizador, o escritor Paulo Stucchi conhecer a Flip, em Paraty. Aproveitando o potencial do centro histórico da centenária Itu, ele quer transformar o ambiente num festival do interior.

Abertura na sexta-feira

A abertura oficial do evento será no dia 19/5 (quinta-feira) às 19h, na Praça da Independência (praça do Carmo) e terá como atração da noite a slammer Mel Duarte, com o show de spoken word “Mormaço – entre outras formas de calor”, em que mescla poesia e música de uma forma ainda pouco explorada no Brasil e fala, sobretudo, de amor.

Além do show, a abertura contará com José Renato Nalini (ex-secretário estadual da Educação e presidente da Academia Paulista de Letras), João Scortecci (presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e representantes da Academia Ituana de Letras (ACADIL), com lançamento da biografia de Maria Angela Mangeon.

Curadoria e diversidade

Com curadoria da escritora e roteirista Ana Squilanti, o festival traz, entre os nomes confirmados estão Eduardo Suplicy, a slammer Mel Duarte, a contista Monique Malcher (vencedora do Prêmio Jabuti), os contemporâneos Leonardo Piana, Gabriela Soutello, Dias Lopes, Carolina Casarin, a escritora indígena Mayra Sigwalt, os autores de literatura marginal Alexandre Ribeiro e Jéssica Balbino, as autoras feministas e contemporâneas Clara Averbuck, Giovana Madalosso, Renata Corrêa, Mari Carrara os autores teen Olívia Pilar e Juan Julian, entre outros, tendo a diversidade como mote, propondo, além de uma releitura da Semana de Arte Moderna de 1922, um olhar para os temas, segmentos e corpos faltantes naquele momento.

“Nossa proposta no debate sobre os territórios, sobre os corpos, sobre as vozes e o que está sendo dito no nosso 2022. É importante que olhemos para o passado para conseguir enxergar nosso presente e futuro e foi esse exercício que tentei aplicar à curadoria do festival. Estou satisfeita com o resultado, porque consegui mesclar autores bem diferenciados numa mesma mesa, em um exercício de ineditismo, inclusive. Misturando nomes contemporâneos nacionais com outros de influência local em Itu”, destaca Ana Squilanti.

Dentro da temática do evento, autores como Vanessa Ratton e Sérgio Biscaldi discutem a Semana de 22 no universo do livro infantil e infanto-juvenil, bem como a mesa “o mundo infantil e a literatura”, com Priscila Amaral, Nani Mazruchi, Valkiria Cecconello e mediação de Raquel Aranha, que também lança no evento o livro “A heroína mascarada”.

Eduardo Suplicy, Mayra Sigwalt e Caco Pontes conversam com Maria Carolina Casati sobre “Territórios em 2022, os espaços na escrita e fora dela que precisamos ocupar”, Ana Squilanti e Monique Malcher conversam com Jéssica Balbino sobre “Meu corpo, minha escrita, minha semana: nosso 22”, Alexandre Ribeiro fala sobre “Os modernistas de 2022’, Adriana Armony, autora do recém-lançado “Desvendando Pagu” conversa com a especialista e entusiasta da personalidade, Taty Leite.

No escopo da diversidade temática, Giovana Madalosso e Mari Carrara falam com Ana Squilanti sobre “Reescrever e entender suas próprias histórias”. O tema “Nossas referências: a importância de ler mulheres” é destaque numa mesa com Maria Teresa Ferreira, Rosália Maria e Thaís Steibach. A mediação é de Keyty Medeiros. Há ainda a mesa sobre memória: “Quem pode contar o passado”, com Gabriela Soutello, Mário Silva e Leonardo Piana, com mediação de Bárbara Krauss.

Ainda dentro da Semana de 22, Dias Lopes e Carolina Casarin conversam com Ana Straube sobre “Costumes modernos do antes e agora” falando sobre gastronomia e moda da época dos modernistas. Também na Flic, Letícia Nunes, Nélida Capela e Marcelo Checchia conversam com Tadeu Rodrigues sobre “Uma Nova análise da Semana de 22”.

E, encerrando a programação literária, Renata Corrêa e Clara Averbuck falam com Isadora Attab sobre “Entre feminismos e militância: a liquidez de 2022?”

Exposição fotográfica

O Museu de Energia (rua Paula Souza, 669, Centro) também faz parte da programação da FLIC, por isso, de quinta (19/5) a sábado (21/5) estará aberto ao público com exposições fotográficas, mostra de artistas plásticos e de cinema — todos tendo como temática central “os invisibilizados”, ou seja, aqueles que passam invisíveis pela sociedade. A Mostra teve curadoria de Fernanda Rabello Vaz.

Oficinas, feira de livros e outros espaços

No sábado (21), na Tenda Mista o público conhecerá mais sobre os costumes mexicanos e ainda participará de uma oficina sobre criação de PET poemas com a escritora campineira Katia Sentinaro. Além disso, terá a oportunidade de acompanhar um bate-papo com um sobrevivente do Holocausto e acompanhar o hip-hop de Felipe Dezena e Vini Alceu.

Para Fernanda Vaz Rabello, também organizadora, a Feira sempre foi pensada como um espaço democrático.

“Queremos abrir espaço para quem produz arte mostrar seus trabalhos. Montamos um evento colaborativo, em que pessoas de diferentes locais vieram até Itu para compor uma grande programação. Teremos cinema, fotografia, artes plásticas, batalhas de hip-hop, slams, grafite. A diversidade dará o tom”, afirma.

Vale destacar que no sábado, a Feira de Livros — que será realizada na quadra poliesportiva do Colégio Anglo (ao lado dos Correios) durante toda a FLIC recebendo escritores para autografarem seus livros.

Para o organizador e idealizador da Flic, Paulo Stucchi, a curadoria dos espaços do festival fez um excelente trabalho.

“Poderemos ver autores consagrados nacionalmente ao lado de autores de sucesso em seus respectivos segmentos debatendo temas de interesse de todos os que amam cultura. No atual cenário, a arte, e, claro, a literatura, é resistência.”, enfatiza.

O festival traz também oficinas, como a de Agenciamento literário: o que os novos autores devem saber sobre publicação, com Felipe Colbert e João Scortecci e mediação de Paulo Stucchi, que também lança, durante o festival, o romance “Um de nós foi feliz”.

Senac Itapetininga tem inscrições abertas para cursos na área de e-commerce

Reprodução

A pandemia acelerou fortemente o aumento das vendas pela internet. Lojistas que estavam habituados a vender apenas presencialmente viram seu faturamento despencar com sucessivos lockdowns. Neste cenário, pequenas empresas, com a cultura de venda através de redes sociais e lojas virtuais, conseguiram manter o faturamento e registraram forte crescimento.

Segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro, somente no ano de 2021 houve um aumento no faturamento de mais de 26,9% nas vendas on-line, representando R$ 161 bilhões. Em 2022 já se registra um aumento de 20,56% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Senac Itapetininga está com inscrições abertas para os cursos Como Vender nas Redes Sociais: social commerce e Criação de Conteúdo para Mídias Digitais, ótimas oportunidades para quem quer entender como funciona o e-commerce e ingressar na área ou, ainda, se especializar.

“O momento é de forte crescimento. O e-commerce brasileiro, embora tenha registrado um significativo aumento, ainda é bastante amador comparado a países desenvolvidos e carece de especialização. Os cursos rápidos do Senac são uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar e se destacar da concorrência”, afirma Elielter de Araújo Welter, docente de tecnologia da informação do Senac Itapetininga.

O curso Como Vender nas Redes Sociais: social commerce, ensina diversas técnicas de marketing digital para que o aluno possa vender com sucesso no Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube e outras plataformas, além ensinar sobre o funcionamento de uma loja virtual e as principais plataformas do mercado. Em Criação de Conteúdo para Mídias Digitais, que é online, pela plataforma Teams, o aluno aprende a criar cronogramas de postagens criativos, estratégias de publicação de conteúdos em redes sociais para atrair seguidores e criar uma forte presença.

E para quem quer investir na área, Welter dá dicas preciosas. “Buscar ter um perfil ou loja virtual com foco na qualidade de atendimento e utilizar as redes sociais para agregar valor a sua marca. Muitas empresas focam apenas em preço baixo e acabam por falir. O consumidor brasileiro também evoluiu com o crescimento do mercado, está mais exigente e disposto a pagar mais por qualidade e bom atendimento. Saiba usar os conteúdos dos cursos para agregar valor, ter forte presença nas redes e nunca mais competir apenas pelo menor preço”, enfatiza.

O curso Criação de Conteúdo para Mídias Digitais com início em 16 de maio tem vagas para bolsas de estudos. Mais informações podem ser obtidas no link: https://www.sp.senac.br/cursos-livres/curso-de-criacao-de-conteudo-para-midias-digitais.

Serviço

Criação de Conteúdo para Mídias Digitais  

  • Data: de 9 a 30 de maio de 2022
  • Horário: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30
  • Duração: 28 horas

Criação de Conteúdo para Mídias Digitais  

  • Data: de 16 de maio a 8 de junho de 2022
  • Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
  • Duração: 28 horas

Criação de Conteúdo para Mídias Digitais  

  • Data: de 28 de maio a 23 de julho de 2022
  • Horário: aos sábados, das 8h às 12h
  • Duração: 28 horas

Como Vender nas Redes Sociais: social commerce  

  • Data: de 6 de junho de 2022 a 13 de julho de 2022
  • Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
  • Duração: 36 horas

Senac Itapetininga 

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro, Itapetininga/SP  

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

 

Senac Itapetininga tem inscrições abertas para curso de Atendente de Farmácia

Senac Itapetininga tem inscrições abertas para curso de Atendente de Farmácia
Reprodução

O mercado farmacêutico está em constante expansão no Brasil. Conforme relatório da QuintilesIMS Institute, o país ocupará a 5ª posição do Ranking dos Mercados Farmacêuticos do mundo neste ano, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. Com o crescimento do setor, o mercado possui um alto grau de empregabilidade.

Na contramão do mercado de trabalho, que sofreu na pandemia, o grande varejo farmacêutico já criou 7.325 empregos neste ano. Com média de 814 novos postos de trabalho todo mês e 27 diários, o volume de contratações no setor é recorde, segundo indicadores da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), divulgados em dezembro de 2021.

Serviços clínicos prestados por esses estabelecimentos, como os testes rápidos, as aplicações de vacinas e testes de glicemia e pressão arterial, também ajudam a explicar o aumento da escalada de empregos. Para absorver esse novo perfil de atuação, o volume de funcionários contratados cresce na mesma proporção.

Senac Itapetininga tem inscrições abertas para curso de Atendente de Farmácia
Reprodução

O Senac Itapetininga tem inscrições abertas para o curso livre Atendente de Farmácia, com turma iniciando em 1º de junho. “Com o avanço crescente nesse segmento, o curso de Atendente de Farmácia oferece uma excelente oportunidade para quem busca uma colocação no mercado, pois oferece ao aluno atuar no atendimento de clientes em farmácias de manipulação e drogarias, dando suporte ao farmacêutico e também a organização e controle de estoque”, afirma Nathália Aparecida Gatto Vieira Coan, docente do curso de farmácia do Senac Itapetininga.

 O curso ensina a dar suporte a farmacêuticos na demanda de clientes por medicamentos, cosméticos e outros produtos para saúde, além de auxiliar com organização e controle de estoque. “No Senac, o aluno tem a oportunidade de ter aulas dinâmicas, trocas de experiências, entrevistas com especialistas, estudos de casos, onde tentamos aproximar ao máximo a teoria e a prática”, ressalta Nathália.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site.

Serviço

  • Atendente de Farmácia  
  • Data: de 1º de junho a 30 de agosto de 2022
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
  • Duração: 240 horas
  • Senac Itapetininga 
  • Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro, Itapetininga/SP  
  • informações: www.sp.senac.br/itapetininga

 

2º Encontro T – voltado à população Trans, acontece em Itu neste sábado

Reprodução

No sábado, dia 30 de abril – às 15h, acontecerá o 2° Encontro T, voltado a população Trans de Itu. O evento acontecerá no Centro Ituano de Letras e Artes – CILA e contará com a presença de Athos Souza que é pesquisador, educador comunitário e digital influencer.

O encontro será realizado pela Associação de Amigos da Diversidade, Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/Itu, Prefeitura de Itu e Governo do Estado de São Paulo, que irão debater assuntos, além de trocas de experiências, sobre as temáticas: terapia hormonal, cirurgias, alteração de nome e gênero, saúde mental e sexual, políticas públicas e muito mais. O evento é voltado para as pessoas Trans e aliados da diversidade.

Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis legais ou apresentar autorização assinada pelo responsável direto. Chame os amigos e amigas trans de Itu e ajude a lutar por mais diversidade.

Conheça mais através do Facebook: www.facebook.com/amigosdadiversidade
Ou do Instagram: www.instagram.com/amigosdadiversidadesp/

SERVIÇO

Governo de São Paulo prorroga inscrições do #JuntosPelaCultura

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, prorrogou para 28 de abril as inscrições do primeiro bloco do #JuntosPelaCultura2022, programa de difusão cultural gerido pela Amigos da Arte. No total serão investidos R$44 milhões no setor com foco no fomento da cultura do interior e litoral paulista.

São 16 chamadas públicas – nove para municípios, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais.  O segundo bloco de inscrições começa nesta quarta-feira (20) e segue até 14 de maio.

”A cultura é um dos principais ativos de São Paulo. Gera 3,9% do PIB estadual e um milhão e meio de empregos diretos. Tem alto impacto na geração de inclusão e desenvolvimento e um vasto potencial de crescimento. É por isso que o Governo de São Paulo tem o maior conjunto de programas de fomento à cultura do Brasil em nível estadual e, mais uma vez, com um valor recorde. O valor de 2022 representa 4 vezes o que foi investido no ano passado, quando tivemos 12 chamadas públicas e R$10,64 milhões em recursos. Este ano o impacto econômico do programa está previsto em R$71 milhões, contra R$17,2 milhões de 2021”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio de Sá Leitão.

Os interessados – prefeituras do estado de São Paulo e artistas – poderão se inscrever em um dos dois blocos de cadastro do programa.  Organizações e coletivos devem se cadastrar no primeiro bloco. As inscrições são realizadas pelo site www.juntospelacultura.org.br

“Mais uma vez a Secretaria de Cultura do governo de São Paulo aposta no setor com uma política cultural que vai muito além de financiar projetos, o #JuntosPelaCultura tem um valor intrínseco de gerar oportunidades para o desenvolvimento de parcerias entre governo, municípios, organizações e artistas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

O #JuntosPelaCultura2022, parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Regional e prefeituras, retoma este ano os eventos presenciais, mas ainda manterá inscrições para as iniciativas no formato virtual. Serão viabilizadas cerca de 1500 ações culturais de mais de 250 municípios e 238 artistas, grupos e organizações culturais. O programa terá cotas exclusivas para propostas e projetos das regiões do Vale do Futuro (Vale do Ribeira), Viva o Vale (Vale do Paraíba), Sudoeste +10 e Pontal 2030.

Mais sobre o JuntosPelaCultura

O programa visa fomentar a produção, ampliar o acesso à arte e à cultura e, de forma simplificada, articular o estado, prefeituras e segmentos artísticos para a realização de ações culturais, eventos e atividades da economia criativa. Por meio de chamadas públicas, o Juntos Pela Cultura viabiliza parcerias para a execução dos principais programas de difusão cultural paulistas, com gestão da Amigos da Arte.

Desde 2019, o programa já contou com o lançamento de 25 chamadas públicas para municípios, para artistas e para organizações, com mais de 4 mil propostas inscritas. As seleções foram realizadas por júris especializados e comissões com maioria da sociedade civil, resultando em 1.977 projetos selecionados. Desses,  1.256 oriundos de prefeituras e 721 projetos de artistas, produtores culturais e organizações.

Bloco 1 – Chamadas com inscrições de 28 de março a 28 de abril

PARA MUNICÍPIOS

Chamadas públicas para prefeituras municipais do Estado de São Paulo

Virada SP

22 municípios serão selecionados para a realização de maratona cultural, com a participação de artistas locais e diversas outras atrações.

Valor total investido: R$ 15,7 milhões

Tradição SP

100 municípios receberão apoio para realizar eventos tradicionais do calendário local.

Valor total investido: R$ 1,9 milhão

Revelando SP

As tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição deste grande festival, com a participação de 120 municípios selecionados, 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas.

Valor total investido: R$ 6 milhões

Retomada SP

Até 20 municípios receberão apoio à realização de festivais de artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes visuais, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional.

Valor total investido: R$4,15 milhões

PARA ARTISTAS

Chamadas públicas para violeiros do Estado de São Paulo

Concurso Viola SP

16 violeiros serão premiados e poderão ter suas performances acompanhadas pelo público durante o Festival Revelando SP.

Valor total investido: R$ 250 mil

PARA ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS

Chamada pública para organizações e coletivos do Estado de São Paulo

+ Orgulho SP

Seleção de 30 projetos de visibilidade para a população LGBTQIA+, de paradas do orgulho, festivais culturais, semanas da diversidade sexual, entre outras atividades culturais.

Valor total investido: R$ 1,1 milhão

Bloco 2 – Chamadas com inscrições de 20 de abril a 14 de maio

PARA MUNICÍPIOS

Chamadas públicas para prefeituras municipais do Estado de São Paulo

Circuito SP

120 municípios serão selecionados para execução de apresentações artísticas em seus equipamentos culturais.

Valor total investido: R$ 6,7 milhões

Programa de Capacitação Revelando SP

Artesãos e culinaristas de até 60 municípios serão selecionados para participar de palestras e mentorias para o fortalecimento da economia criativa local.

Valor total de investimento: R$ 250 mil

Programa + Gestão SP – Capacitação em Economia Criativa para Municípios 

100 gestores de 50 municípios serão selecionados para participação em atividades de formação e troca de experiências, visando fortalecer a economia criativa paulista.

Valor total de investimento: R$ 1 milhão

Arte Urbana SP

100 municípios serão selecionados e receberão apoio para realização de murais de arte urbana, instalações e intervenções de arte urbana, executados por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional.

Valor total investido: R$ 2,95 milhões

Cria SP

10 municípios receberão mentoria de especialista para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, além de dar suporte à gestão municipal para futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Valor total investido no Cria SP: R$ 1,15 milhão

PARA ARTISTAS

Chamadas públicas para artistas do Estado de São Paulo

Concurso de Batalhas de Rima SP

As 16 batalhas  de freestyle mais relevantes do estado e seus 16 rimadores serão premiados e participarão de competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana de São Paulo.

Valor total investido: R$ 300 mil

Concurso Slam SP

Os 16 slams mais relevantes do estado e seus 16 poetas slammers serão premiados e participarão de competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana de São Paulo.

Valor total: R$ 225 mil

Concurso Breaking SP

Os 32 B-boys e B-girls mais relevantes do estado serão premiados e participarão de competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana de São Paulo.

Valor total investido: R$ 225 mil

Concurso de Piano Guiomar Novaes

22 pianistas do Estado de São Paulo serão selecionados e premiados na 45ª Semana Guiomar Novaes.

Valor total investido: R$ 500 mil

Festival Circo SP

Seleção de 100 números circenses para participação no festival que celebra esta arte milenar.

Valor total investido: R$ 1,6 milhão

CRONOGRAMA

Inscrições:

1º bloco de chamadas – 28 de março a 28 de abril

2º bloco de chamadas – 20 de abril a 14 de maio

Resultados: até 22 de julho.

Saiba mais:

www.juntospelacultura.org.br

+55 (11) 3882-8080 (whatsapp)

Informações detalhadas – Chamadas para Municípios

Virada SP é uma maratona cultural realizada na virada de um dia para o outro, com apresentações de linguagens variadas, executadas por artistas e grupos de relevância no cenário cultural local, regional, nacional e internacional. Cada município selecionado será automaticamente reconhecido como Capital Cultural e integrará a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo.

Forma de apoio: Direção e concepção do evento, com programação cultural exclusiva.

Contrapartida do município: infraestrutura para as atividades e a produção do evento, ações de comunicação complementar e mobilização de público.

Inscrições de 28/03 a 28/04

22 municípios selecionados

R$ 15,7 milhões em investimento

Revelando SP é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista organizada em um festival no qual os municípios do Estado de São Paulo se fazem representar através de manifestações, artesanato e culinária da tradição local em um grande evento em São Paulo.

Forma de apoio: Direção, concepção e comunicação do evento, valorizando a origem municipal das ações, bem como o fornecimento da infraestrutura necessária aos expositores e pagamento de prêmio às manifestações artístico-culturais.

Contrapartidas do município: Transporte de suas manifestações até o Festival, além de equipar e cuidar do estande turístico durante todo o evento.

Inscrições de 28/03 a 28/04

120 municípios selecionados

Ao menos 280 culinaristas, artesãos, manifestações e estandes turísticos

R$ 6 milhões em investimento

Tradição SP apoia festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizem a cultura local, as identidades regionais e/ou a história dos municípios do Estado de São Paulo, a serem realizadas no segundo semestre de 2022.

Forma de apoio: Contratação e pagamento de itens orçamentários do projeto apresentado no momento da inscrição.

Contrapartida do município: Responsabilidade pela execução global das ações propostas.

Inscrições de 28/03 a 28/04

100 municípios selecionados

R$ 1,9 milhão em investimento

Retomada SP apoia a realização de novas edições de festivais com mais de 5 edições nas áreas de artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes visuais e segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional. Os eventos deverão ser realizados em formato presencial no segundo semestre de 2022. Os municípios pertencentes às regiões Vale do Futuro, Pontal 2030, Viva o Vale e Sudoeste +10 poderão apresentar projeto para execução de eventos com pelo menos 1 edição já realizada.

Forma de apoio: Contratação e pagamento de itens orçamentários do projeto apresentado no momento da inscrição.

Contrapartida do município: Responsabilidade pela execução global das ações propostas, arcando com a infraestrutura, a produção e o plano de comunicação para realização do evento.

Inscrições de 28/03 a 28/04

20 municípios selecionados

R$ 4,15 milhões em investimento

Cria SP irá estimular os municípios selecionados, por meio de mentoria especializada, para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, com a proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana, além de dar suporte à gestão municipal para a futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Forma de apoio: Mentoria de consultor especialista aos municípios selecionados.

Contrapartida do município: Comprometimento da gestão no desenvolvimento da economia criativa local e envolvimento de gestores municipais na construção do plano de ações.

Inscrições de 20/04 a 14/05

10 municípios selecionados

R$ 1,15 milhão em investimento

Circuito SP é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de atividades de arte e cultura, com profissionais de comprovada relevância no cenário cultural.

Forma de apoio: Pagamento de cachê de até 4 atrações culturais em cada município.

Contrapartida do município: Receber atrações nos locais indicados pelo município, disponibilizar infraestrutura técnica, realizar ações de divulgação, e gravar e realizar a difusão virtual de pelo menos uma atração em redes sociais, plataformas públicas e/ou canais municipais.

Inscrições de 20/04 a 14/05

120 municípios selecionados

480 ações culturais

R$ 6,7 milhões em investimento

Capacitação Revelando SP visa qualificar e colaborar para o desenvolvimento da atividade econômica e da sustentabilidade de artesãos e culinaristas responsáveis pela produção e comercialização de produtos de origem artesanal que valorizem as tradições culturais dos municípios e regiões do Estado de São Paulo.

Forma de apoio: Palestras e mentorias virtuais para artesãos e culinaristas municipais sobre plano de negócios, estratégias digitais para presença na internet e melhorias e adaptações de produtos para o mercado.

Contrapartida do município: Suporte operacional à participação do empreendedor no programa.

Inscrições de

20/04 a 14/05

120 participantes

60 municípios selecionados

R$ 250 mil em investimento

Arte Urbana SP é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. Consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios do Estado de São Paulo.

Forma de apoio: Contratação e o pagamento dos artistas envolvidos na realização do mural, inclusos materiais necessários para a execução do serviço.

Contrapartida do município: Demais despesas de produção, caso houver, além de documentação audiovisual e divulgação das ações.

Inscrições de 20/04 a 14/05

100 municípios selecionados

R$ 2,95 mil em investimento

+Gestão SP consiste em um conjunto de atividades formativas que visam auxiliar na capacitação de gestores e no desenvolvimento de políticas públicas para a economia criativa, com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores culturais públicos para colaboração e impulsionamento de projetos e práticas dentro desta temática.

Objetiva oferecer à gestão municipal a qualificação e o adensamento de conceitos e visões sobre o tema, a troca de experiências e conhecimentos entre municípios e profissionais da economia criativa, o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas para o setor.

Forma de apoio: Oferecimento de oficinas, palestras, mentorias, encontros e dinâmicas de cooperação e colaboração entre os participantes.

Contrapartida do município: Disponibilidade de gestores municipais para participação nas atividades.

Inscrições de 20/04 a 14/05

100 gestores

50 municípios contemplados

R$ 1 milhão em investimento

Informações detalhadas – Chamadas para Artistas

CONCURSO DE VIOLA CAIPIRA SP

O que é

Seleção e premiação de violeiros e violeiras do Estado de São Paulo. As performances selecionadas integrarão a programação do festival Revelando SP, que acontecerá em julho de 2022. Serão selecionados 16 violeiros, dentro de duas categorias – tradicional e contemporâneo, que receberão uma primeira premiação e ficarão aptos a participar de votação popular e da etapa final.

Além disso, também haverá premiações especiais a serem selecionadas pelo júri dentre todos os inscritos: Prêmio Violeira Revelando SP, Prêmio Viola +50 e Prêmio Incentivo.

Para participar

Cada candidato deverá enviar um vídeo contendo uma performance solo que demonstre sua capacidade e qualidade técnica enquanto instrumentista, além das informações e documentações solicitadas na inscrição online.

Prêmios:

De R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00

Quem pode participar: violeiros e violeiras do Estado de São Paulo.

CONCURSO BATALHAS DE RIMA SP

O que é

Seleção e premiação das batalhas de freestyle mais relevantes do Estado de São Paulo. A partir desta seleção, serão organizados eventos finais, com a participação e premiação de rimadores representantes das batalhas selecionadas no segundo semestre de 2022. Serão selecionadas 16 batalhas e seus 16 rimadores representantes, que receberão uma primeira premiação cada e ficarão aptas a participarem do evento final a ser realizado no Teatro Sérgio Cardoso, onde serão premiados os(as) três melhores rimadores(as) do Estado de São Paulo por júri especializado.

Para participar

Cada batalha deverá enviar materiais referentes a sua existência e histórico de realizações em seu município de origem, no Estado de São Paulo, além da indicação de rimador(a) representante.

Prêmios:

De R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00

Quem pode participar: Batalhas de rima freestyle do Estado de São Paulo.

CONCURSO SLAM SP

O que é

Seleção e premiação dos slams mais relevantes do Estado de São Paulo, com participação em evento final e nova premiação de finalistas. A partir desta seleção, serão organizados eventos finais, com a participação e nova premiação de poetas representantes dos slams selecionados por júri especializado, no segundo semestre de 2022.

Para participar

Cada slam deverá enviar materiais referentes a sua existência e histórico de realizações em seu município de origem, no Estado de São Paulo, além da indicação de poeta representante.

Prêmios:

De R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00.

Quem pode participar: Slams do Estado de São Paulo.

CONCURSO BREAKING SP

O que é

Seleção e premiação de B-boys e B-girls do Estado de São Paulo, com participação em evento final e nova premiação de finalistas. Serão selecionados 32 B-boys e B-girls que receberão uma primeira premiação cada e ficarão aptos a participarem do evento final a ser realizado no segundo semestre de 2022, onde serão premiados os(as) três melhores do Estado de São Paulo por júri especializado.

Para participar

Cada B-Boy ou B-Girl deverá enviar um vídeo contendo uma performance solo que demonstre sua capacidade e qualidade técnica, além das informações e documentações solicitadas na inscrição online.

Prêmios:

De R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00.

Quem pode participar: B-boys e B-girls do Estado de São Paulo.

CONCURSO DE PIANO GUIOMAR NOVAES

O que é

Seleção e premiação de pianistas do Estado de São Paulo. As performances selecionadas integrarão a programação da 45ª Semana Guiomar Novaes, que acontecerá no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, no segundo semestre de 2022.

Serão selecionados 20 pianistas, 10 em cada categoria, que receberão uma primeira premiação e ficarão aptos a participar de votação popular, na qual o vídeo do pianista mais votado em cada categoria receberá o prêmio do público.

Os 20 pianistas selecionados participarão, ainda, de um evento final durante a 45ª Semana Guiomar Novaes, no qual serão premiados os três melhores pianistas do Estado de São Paulo em cada categoria por júri especializado.

Nesta edição, também haverá uma premiação a ser selecionada pelo júri dentre todos os inscritos: Prêmio Incentivo.

Para participar

O pianista deverá enviar um vídeo contendo performance solo, nas categorias piano erudito ou piano popular, demonstrando sua capacidade e qualidade técnica enquanto instrumentista, além das informações e documentações solicitadas na inscrição online.

Prêmios:

De R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00.

Quem pode participar: pianistas do Estado de São Paulo.

FESTIVAL CIRCO SP

O que é

Festival Circo SP é uma ação de valorização, promoção e difusão da prática da arte circense, organizada em um festival com apresentações e números de artistas, grupos, companhias e circos itinerantes com comprovada relevância no Estado de São Paulo.

A Chamada Pública selecionará e premiará 100 números circenses para participação no Festival Circo SP, que acontecerá no segundo semestre de 2022, sendo, no mínimo, 50% de fora da capital do estado.

Para participar

Os artistas deverão enviar proposta de apresentação de número circense para integrar a programação do Festival Circo SP, fornecendo informações e documentos através da inscrição online.

Quem pode participar: Artistas circenses comprovadamente residentes, domiciliados e/ou com atuação artística, prioritariamente, no Estado de São Paulo há pelo menos 01 (um) ano.

Prêmios: R$ 1.900,00.

Informações detalhadas – Chamadas para Organizações e Coletivos

+ ORGULHO SP

O que é

+ Orgulho SP é um programa que promove o apoio a ações afirmativas de visibilidade para a população LGBTQIA+ no Estado de São Paulo que contribuem para a promoção de uma cultura de respeito pela diversidade, por meio da realização de paradas do orgulho, festivais e/ou semanas da diversidade cultural, além da gravação de depoimentos de personalidades locais relevantes para a comunidade LGBTQIA+. Serão premiados 30 projetos a serem realizados em 2022, envolvendo a coleta e disponibilização de 90 depoimentos.

Para participar

A organização ou o coletivo deverá enviar um projeto cultural que demonstre o interesse e a capacidade em realizar programação cultural relacionada à valorização, promoção e visibilidade da população LGBTQIA+, além de destacar nomes de personalidades da comunidade LGBTQIA+ em que está inserida, para a gravação de depoimentos.

Quem pode participar: Organizações sem fins lucrativos e coletivos que atuem na promoção da cultura, direitos humanos e diversidade sexual voltados para a população LGBTQIA+ de municípios do Estado de São Paulo, exceto a capital.

Valor por ação: até R$ 25.000,00

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactam mais de 30 milhões de pessoas.

imprensaculturasp@sp.gov.br

Pridea Comunicação

Leandro Evangelista – (11) 97956-7338

Leandro.evangelista@ateliercom.com.br

Golpistas roubam números de celular e garantem acesso a informações de usuários

Com a tecnologia cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, os golpes desse tipo estão evoluindo e ficando cada vez mais sofisticados. O SIM Swap, por exemplo, consiste na portabilidade de um número de celular para um novo chip que está em posse de um criminoso.

De acordo com Ana Carolina Aun, especialista em direito civil e do consumidor, que atua pelo escritório Duarte Moral, apenas o repasse do número para um novo chip não configura fraude, afinal este serviço é oferecido pelas próprias operadoras de telefonia. “No caso do SIM Swap, quem faz essa solicitação é o próprio criminoso, que se passa pelo cliente. Com o número no novo chip, o fraudador tem acesso a todos os aplicativos que utilizam o sistema de autenticação em dois fatores (por SMS), inclusive apps bancários”, relata.

A advogada revela que existem duas maneiras para que o golpe seja executado com sucesso. “O mais comum é quando o criminoso obtém os dados pessoais da vítima e convence o atendente de que o celular foi perdido, solicitando a troca do chip. Um outro caso, é quando existe a colaboração de funcionários da operadora, que fazem todo esse processo diretamente no sistema interno da empresa”, alerta.

É impossível medir o impacto desse tipo de fraude no Brasil, afinal, os bancos não divulgam publicamente as estatísticas.

Ana Carolina afirma que as operadoras de telefonia devem fornecer ampla publicidade sobre os riscos relacionados aos seus produtos ou serviços e que essas empresas possuem responsabilidade civil pela reparação dos danos causados aos seus consumidores. “Existe uma relação de consumo na prestação do serviço, portanto, com base no Código de Defesa do Consumidor, a reparação de todos os danos é uma obrigação da operadora”, pontua.

Para a especialista em Direito Civil, o primeiro passo a ser tomado ao cair nesse tipo de golpe é a abertura de um boletim de ocorrência. “Assim que perceber que foi vítima desse tipo de fraude, vá a uma delegacia ou faça esse procedimento de forma online. O registro é de suma importância. Posteriormente, consulte um advogado para receber todas as orientações sobre como prosseguir legalmente, acionando a operadora de telefonia na justiça, se necessário.”, revela.

De acordo com a advogada, as pessoas precisam estar bem informadas para minimizar o risco de passar por esse tipo de situação. “Mantenha-se sempre informado, pois só assim será possível adquirir conhecimento sobre seus direitos como consumidor”, finaliza.

Sobre o escritório Duarte Moral

A sociedade de advogados atua nas esferas de direito civil, do consumidor, de família, empresarial, imobiliário, médico, público e licitações, e propriedade intelectual. Para saber mais, acesse https://duartemoral.com/, pelas redes sociais @duartemoraladv

Sobre Ana Carolina Aun Al Makul

Direito do consumidor / Direito Civil / Direito Imobiliário

Advogada com atuação na área cível desde 2012. Graduada na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduanda em Direito Contratual pela EPD (Escola Paulista de Direito). Atuou em diversos campos do direito civil (predominantemente em contencioso cível), inclusive na área de direito imobiliário e de direito do consumidor, em diferentes escritórios de advocacia na cidade de São Paulo, na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e no Poder Judiciário Federal.

Como fazer prints de redes sociais que sejam válidos como provas na Justiça

Reprodução

Em um mundo cada vez mais conectado, a quantidade de golpes e crimes praticados online também tem aumentado. Dados da Safernet, organização que reúne denúncias de violações de direitos humanos na internet, mostram que em 2020, primeiro ano de pandemia e medidas de distanciamento social, o número de denúncias de crimes cometidos na internet mais que dobrou, saindo de 75.428, em 2019, para 156.692, em 2020. Entre os principais problemas enfrentados por vítimas de crimes online está a dificuldade em reunir provas que sirvam de comprovação do fato, visto que por muitas vezes, são contestadas em tribunais.

Recentemente, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou embargos de declaração e manteve seu entendimento de que os prints das telas de conversas do WhatsApp não são provas suficientes. Esse entendimento faz parte de um processo onde os réus foram acusados de corrupção. Os ministros consideraram o fato de que as mensagens recebidas e enviadas poderiam ser editadas sem deixar vestígios, e o print pode conter apenas parte de uma conversa. Neste caso, não foi possível garantir a confiabilidade, pois pode ter sido manipulada ou falsificada, não preservando a chamada cadeia de custódia da prova.

Na prática, é possível utilizar simples prints e mídias baixadas diretamente da internet, no entanto esses materiais têm sido frequentemente contestados e acabam não sendo aceitos pelos juízes. De acordo com Alexandre Munhoz, CTO e fundador da Verifact, ferramenta de captura técnica que oferece um serviço online de registro de provas de fatos ocorridos na internet, tanto o WhatsApp quanto outras redes sociais podem servir como prova digital, confiável e segura, porém é necessário utilizar métodos científicos que atendam às leis e normas e técnicas periciais forenses.

Alexandre explica como fazer para obter validade jurídica das conversas ou áudios do WhatsApp: Isolamento do fato digital: para evitar contaminações ou adulterações no material que está na internet, sejam elas intencionais ou não Espelhamento do fato: com a coleta ampla que segue as normas vigentes, para dar completude à prova e auxiliar na comprovação de que o material é aquilo que diz ser e vem de onde diz ter vindo; e Preservação da prova: com a utilização de meios legais de autenticação, para manter os materiais coletados preservados, de forma imutável, para evitar modificações posteriores no conteúdo.

Para que uma evidência eletrônica constitua elemento de prova é necessário observar as regras jurídicas já durante a coleta da prova seguindo as metodologias adequadas. Confira as opções:

Como posso usar conversas de WhatsApp como prova?

1 – Use simples capturas de tela/prints

Na prática, é possível usar simples áudios do WhatsApp, prints de conversas ou mensagens em redes sociais. No entanto, esses materiais são cada vez menos aceitos na justiça, pois podem ser facilmente manipulados, apagados sem deixar vestígios e conter apenas parte de uma conversa. Motivos pelos quais, inclusive, foram rejeitados pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em um processo onde os réus foram acusados de corrupção.

2 – Faça uma Ata notarial

A ata notarial é um documento feito pelo tabelião em um cartório de notas, para o qual ele coleta com a vítima todas as informações sobre o crime digital e demonstra documentalmente, com a força da sua fé pública, a existência de fatos, coisas, pessoas e situações. O documento, no entanto, acaba sendo inacessível para algumas pessoas. Em São Paulo, a primeira folha desse documento custa R$531,54 e cada folha adicional custa R$268,41 (Dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo). Em uma conversa de WhatsApp, o material pode render dezenas de páginas, motivo pelo qual, em média, o registro pode custar de R$3.000 a R$10 mil. Outro ponto importante a ser considerado por quem opta pela ata notarial é que o tabelião precisará ter acesso ao conteúdo da prova, o que pode ser constrangedor para vítimas de crimes como o vazamento de vídeos íntimos, por exemplo.

3 – Use uma ferramenta tecnológica de coleta de provas digitais

Atuando exatamente no isolamento e espelhamento do fato e preservação da prova, uma ferramenta tecnológica oferecida pela empresa Verifact utiliza técnicas forenses que evitam contaminações ou adulterações no fato, garante que coleta segue as normas vigentes, auxilia na comprovação de que o material é aquilo que diz ser e veio de onde ter vindo, além de utilizar meios legais de autenticação que preservam as provas de forma imutável. Isso acontece porque o usuário inicia uma sessão na ferramenta e acessa os sites e materiais por meio da plataforma, em um ambiente exclusivamente criado para acesso seguro e antifraude aos sites desejados.

O sistema automaticamente espelha informações e dados relevantes para uma eventual auditoria por um perito: histórico da navegação, rota lógica, metadados técnicos, endereço IP, WHOIS, links acessados, entre outros. Em seguida, tudo é preservado com uma chave pública, para que os materiais coletados sejam preservados, mantendo a integridade e imutabilidade, além da data e hora exatas que foram registradas.

Entre as vantagens de utilizar uma ferramenta digital está que o sistema permite que a vítima sozinha colete, isole, espelhe e preserve o fato digital, evitando que ela precise se expor para um tabelião. Outra vantagem é a redução das chances de que o material de prova seja contestado, isso porque caso ele seja contestado pela outra parte, é possível realizar uma ampla auditoria. Além disso, ele custa, no mínimo, 83% menos que a ata notarial, enquanto a sessão de 30 minutos na plataforma custa R$89,00 (valor consultado em março de 2022), somente a primeira folha de uma ata notarial em São Paulo, custa R$531,54, de acordo com Dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo.

Reprodução

SESI apresenta In’Forme Instrumental: sem forma, cheio de conceito!

SESI apresenta In’Forme Instrumental: sem forma, cheio de conceito!
Cibele Petri

O Duo In’Forme, instrumental alternativo, de Salto – SP, começou suas atividades em 2018 e, de lá pra cá, apresentou os trabalhos Música é água (2019) e Combinatividade (2021).

Gêneros como o alternativo jazz, fusion e a música brasileira marcam a estética musical da dupla, que já se apresentou em diversas cidades paulistas, com passagem por eventos culturais como o Arte no Beco, o Festival de Artes Integradas (online), e o Festival de Artes Híbridas (online).

Em Música é água, trabalho selecionado e apresentado em diversos eventos culturais, o Duo executa composições próprias em formato inusitado: misturando a guitarra jazz com instrumentos não convencionais, num mix de originalidade, criatividade e bom gosto.

Para a dupla, a música de improvisação “estabelece uma conexão com a nossa jornada e traz consigo elementos, como a criatividade, que nos auxiliam a superar as adversidades durante a montagem do nosso quebra cabeça diário”.

In´Forme é formado por Flavio Moraes (guitarra e violão) e Rafael Bagdonavicius (percussão alternativa).

SESI apresenta In’Forme Instrumental: sem forma, cheio de conceito!
Cibele Petri

Serviço:

  • Site: https://tatui.sesisp.org.br/
  • SESI Tatuí: 09/04/2022, às 15h. Duração: 60 minutos.
  • Av. São Carlos, 900 – B. Dr. Laurindo – Tatuí/SP CEP:18271-380
  • Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.
  • Reserva de Ingresso: MEU SESI

SESI TATUÍ APRESENTA DUO RABECAS

Duo de Rabecas é formado por Felipe Gianei (baixo acústico) e Bruno Menegatti (rabeca de 5 cordas) os amigos dedicam-se a música, desde as matrizes de forró, como repertório do pifeiro pernambucano Edmilson do Pífano ou do rabequeiro paraibano Geraldo Idalino, passando pelos clássicos de Dominguinhos e Gonzaga, aos sambas de Nelson Cavaquinho, Cartola e Dorival Caymmi e choros de Jacob do Bandolim, Nazareth e Pixinguinha.

foto
Reprodução

E ainda, no show o Duo apresenta um pouco dos principais gêneros da nossa música popular brasileira. samba, choro, arrasta-pé, forró, baião, ciranda e xote em versões instrumentais. Então se prepara para aquele forró pesado com Duo Rabecas, e tudo isso com entrada gratuita e reserva de ingresso pelo MEU SESI

https://www.sesisp.org.br/evento/ae98be88-d539-49e9-95ea-6167a482eeb3/duo-de-rabecas

Ficha Técnica

Bruno Menegatti – Rabecas

Felipe Gianei – Baixo acústico

Alejandra Sampaio – Produção

Adriana Dham – Iluminação

Guilherme Ramos – Técnico de som

Serviço:

Local: SESI TATUÍ – Av. São Carlos, 900 – Vila Dr. Laurindo, Tatuí

Datas e horários: 25/03/2022 – às 17h

Duração: 40 min.

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Dança

Informações: (15) 3205-7911

 

Sesi Itapetininga recebe show gratuito “Chico e Vinícius para Crianças”

No dia 25 de março, às 15h, o Sesi Itapetininga recebe o cantor Carlos Navas, na apresentação musical “Chico e Vinícius para Crianças”. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser reservados no Meu Sesi.

foto
Reprodução

Cantando para os pequenos, Carlos Navas já foi visto em palco por mais de 300 mil pessoas desde sua estreia, em 2004. No roteiro, que agrada também aos adultos, destaque para “Ciranda da Bailarina”, “Rebichada”, “História de Uma Gata” e “O Jumento” (de Chico e parceiros), assim como momento especiais da “Arca de Noé”: A Casa”, “O Pato”, “A Pulga, “A Galinha D´Angola” e “O Relógio”, tudo numa atmosfera bastante alegre e interativa. E ainda a apresentação contará com a presença do violonista Paulo Miranda.

Participe deste momento lúdico com toda a família!

Serviço:

Local: Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Datas e horários: 25 de março de 2022, às 15h

Reserva Ingresso: https://www.sesisp.org.br/evento/fc08381a-805e-443f-92c8-329b42d3d7b8/carlos-navas

Duração: 50 min.

Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Infanto-juvenil

Gênero: Música

AVCB: Nº 552237 validade até 30/11/23 | Alvará: 33025 – validade: 31/03/22

Informações: (15) 3275-7920 ou 3275-7952

Site: itapetininga.sesisp.org.br

 

Bicicletário atende alunos e funcionários do Senac Itapetininga

O Senac Itapetininga construiu, em parceria com a prefeitura, um bicicletário para atender alunos e funcionários e comunidade em geral. A iniciativa beneficia, diariamente, cerca de 50 pessoas que utilizam bicicleta para se locomover, além de promover e incentivar a mobilidade sustentável, e a melhoria da qualidade de vida no meio urbano.

foto
Reprodução

De acordo com o coordenador de Administração do Senac Itapetininga, Ronaldo Amancio Pranches, o bicicletário era uma reivindicação antiga dos alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e prendiam o veículo em postes da companhia de energia, em postes de placas de sinalização de trânsito e nos portões dos vizinhos. “Diante dessa situação nos mobilizamos internamente e buscamos conversar com as autoridades municipais para nos auxiliar com essa demanda”, conta ele.

As tratativas para a construção do bicicletário foram feitas pela equipe administrativa e gerência do Senac Itapetininga junto às secretarias de Trânsito e Meio Ambiente do munícipio, e resultaram na liberação do local para o estacionamento. O Serviço de Engenharia do Senac SP promoveu a confecção e instalação das peças, enquanto a prefeitura autorizou o uso do espaço e modificou a sinalização de trânsito na área, deixando o local mais bem sinalizado e seguro para os usuários da via.

“O uso da bicicleta como meio de transporte colabora com o meio ambiente e na melhoria da saúde física e mental. Desejamos que ações como essa sejam observadas pela gestão municipal e aplicadas a outros locais pelo município, contribuindo e trazendo benefícios a sociedade”, comentou Pranches. Segundo ele, o Senac Itapetininga espera conseguir, também, ser responsável pela manutenção e conservação da Praça 9 de Julho, onde fica o bicicletário, através do programa municipal “Adote uma Praça”. “Esse é um modo de estreitar as relações com a municipalidade e a sociedade e também promover a conservação dos espaços públicos”, ressaltou.

“A importância da instalação de ciclovias, ciclofaixas, e de iniciativas inovadoras como esta do bicicletário do Senac, onde nossas secretarias de Trânsito e de Meio Ambiente foram parceiras, além de criar novas alternativas de circulação de pessoas, estimulam a prática do ciclismo e de hábitos saudáveis, geram mais segurança no trânsito, trabalham o conceito de sustentabilidade e modernizam ainda mais a cidade, a exemplo do que já acontece nos grandes centros. Investir em mobilidade urbana é investir em qualidade de vida”, comentou a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB).

Investimento em mobilidade sustentável

De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, o município conta com 15,7 km para o passeio ciclístico. A atual gestão entregou a obra que liga a Chapadinha a Lagoa Regina Freire, com extensão de 1.229 metros. Também concluiu a ciclovia de quase 1km da Padre Brunetti, na Vila Rio Branco. Além disso, 4km de ciclofaixa são ocupados na 5 de Novembro e imediações do Jardim Shangrilá e Parque Athenas do Sul. Mais 2,5km na Marginal do Chá, em frente à Vila Barth, o que totaliza 8,7km.

A cidade acumulou 7km de pista dedicada ao ciclismo entre os trechos da Marginal dos Cavalos e do Jardim Fogaça. Bicicletários foram instalados também em diversos pontos. Todos os recursos foram obtidos juntos ao governo federal, com contrapartida do município, por meio de convênios. A União tem desenvolvido políticas de mobilidade urbana para instalar estes corretores ciclísticos. O dinheiro é carimbado e somente por ser utilizado para esta área. Foram colocados gradis em pontos estratégicos, obedecendo todas as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Serviço:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro, Itapetininga/SP

informações: www.sp.senac.br/itapetininga

 

Sesi Tatuí apresenta a peça teatral “Todas as Cartas de Amor são Ridículas”

No sábado, dia 19 de março, às 15h, o SESI Tatuí traz espetáculo “Todas as Cartas de Amor são Ridículas” com entrada gratuita e reserva de ingresso pelo MEU SESI. A montagem, do grupo DivinaDança, é uma viagem em formato de dança, uma visita aos momentos comuns que pertencem a cada um e que são reconhecidos como experiência própria ou história contada.

foto
Reprodução

Por meio da diversidade de históricos, preferências e gostos, busca-se um resultado generoso, honesto e simples. Baseado na obra de Álvaro de Campos, o espetáculo criado em 2007, tem a proposta de estabelecer o ambiente inerente e propício para despertar sensações naqueles que já estiveram nesses lugares comuns e instigar aqueles que não puderam ainda experimentar.

A direção do grupo é de Andrea Pivatto e a concepção e coreografia do espetáculo é de Milton Coatti.

Sobre o Grupo:

Divinadança nasceu em outubro de 2007, e conta com a criação de outros coreógrafos além de Andrea Pivatto que assina a direção: Luiz Arrieta, Alex Soares, Henrique Rodovalho, Alessandro Pereira e Clébio Oliveira.

Esta diversidade de criadores traz ao Divinadança um diferencial na sua identidade levando a seu elenco oportunidades diferenciadas de crescimento artístico e profissional e à sua plateia um ambiente rico em poesia e criação.

Ficha técnica:

Direção Andrea Pivatto

Coreografia: Milton Coatti

Iluminação: Zullu

Elenco: Carolina Verzolla, Ignacio Olivares, Luisa Biella, Marcio Vitorino, Ricardo Uras, Rubens Silva, Sofia Biella e Victoria Takahachi.

Serviço:

Local: SESI TATUÍ – Av. São Carlos, 900 – Vila Dr. Laurindo, Tatuí

Datas e horários: 19/03/2022 – às 15h

Duração: 40 min.

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Dança

Informações: (15) 3205-7911

Alvará: 100131

AVCB: 562622

Site: https://www.sesisp.org.br/evento/f42cc1ce-8b0e-4ea4-9bbc-ff17ac7509a6/todas-as-cartas-de-amor-sao-ridiculas

 

Senac Itapetininga tem inscrições abertas para Excel 2019

Ferramenta fundamental nas rotinas administrativas e organizacionais de pequenas, médias e grandes empresas, o Excel é um programa que se torna cada dia mais importante na qualificação de profissionais de diversas áreas. É um programa que pode ajudar a organizar o cotidiano, controlar melhor as tarefas que precisam ser feitas, a quantidade de vendas realizadas, contatos de clientes, o andamento de projetos, a soma de itens e muitas outras coisas.

foto
Reprodução

Mais do que criar planilhas, com o Excel é possível organizar uma grande quantidade de informações, como logins, senhas, e-mails, telefones e endereços. Além de permitir o armazenamento desses dados, o Excel também possibilita um rápido acesso a eles, otimizando o tempo das atividades das empresas.

“Saber utilizar o Excel permite melhorar a otimização e tomada de decisões, através da criação de gráficos com base em tabelas de dados e realização de cálculos de maneira simples, rápida e objetiva”, resume o docente de TI (Tecnologia da Informação) do Senac Itapetininga, Elielter de Araújo Welter.

Para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos no programa, o Senac Itapetininga está com inscrições para o curso Excel 2019, com 24 horas de duração e aberto a profissionais de diversas áreas, não se limitando apenas ao campo da informática. O curso tem início em março e ensina a criar tabelas e planilhas eletrônicas, construir gráficos simples, além de fazer cálculos usando fórmulas e funções básicas no Microsoft Excel.

Segundo Welter, a nova versão do Excel possui diversas melhorias de desempenho, segurança e velocidade de cálculo. Novas fórmulas matemáticas e opções de gráficos também foram incluídas, além de um novo design da interface e mudanças na forma de utilizar alguns recursos.

“As principais vantagens estão na criação de novas fórmulas, mais fáceis de implementar, e diversas melhorias para quem pretende integrar o Excel a outras ferramentas da Microsoft ou da sua empresa, trazendo novas possibilidades e produtividade extrema”, explica o docente.

Segundo o especialista, as aulas são todas práticas e objetivas, e o aluno não precisa ter conhecimentos prévios de utilização do Excel. “Após a conclusão do curso, o aluno terá todo o conhecimento necessário para criar suas próprias planilhas de maneira personalizada, e se destacar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site.

Serviço:

Excel 2019

Data: de 29 de março de 2022 a 26 de abril de 2022

Horário: terça e quinta, das 14h às 17h

Duração: 24h

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga/cursos-livres

Senac Itapetininga abre inscrições para curso de Segurança no Preparo de Medicamentos para enfermagem

A pandemia da covid-19 evidenciou a importância da prática de cuidados de enfermagem. Os enfermeiros não estão apenas na linha de frente da assistência, 24 horas por dia ao lado dos pacientes, mas também envolvidos na manutenção de um ambiente seguro e protegido em seus cuidados.

foto
Reprodução

A sobrecarga das atividades e rotinas do dia a dia dos hospitais, intensificadas pela alta demanda de atendimentos causada pela pandemia gera a necessidade de constante atualização por parte dos profissionais da enfermagem, no sentido de minimizar erros e aplicar práticas seguras na assistência. O Senac Itapetininga oferece diversos cursos livres, também conhecidos como de curta duração, para profissionais da área de saúde, e está com inscrições abertas para o curso Segurança no Preparo de Medicamentos, para quem está cursando Auxiliar de Enfermagem, o técnico ou a graduação em Enfermagem.

“A pandemia evidenciou a importância da prática assistencial da enfermagem, sendo assim, os cursos abrangem temas atuais e de fácil acesso, qualificando mais os profissionais da saúde”, ressaltou Fernanda Arruda de Góis, docente e responsável técnica da área de enfermagem do Senac Itapetininga. A preparação dos medicamentos é uma das práticas em que a segurança se tornou uma preocupação primordial no ambiente pandêmico. O cuidado em cada etapa do processo de preparar e entregar os medicamentos aos pacientes pode fazer toda a diferença no resultado do tratamento. Para reduzir os riscos, os profissionais de saúde devem se esforçar para manter um conhecimento atualizado das práticas seguras.

O curso de rápida duração Segurança no Preparo de Medicamento, com início em 14 de maio, traz atualizações destinadas a área mais passível de erros como a Administração de Medicamentos, destinando o conteúdo a todos envolvidos da equipe multidisciplinar, com ênfase na equipe de enfermagem. Nele, o aluno vai aprender desde legislação, aspectos éticos e responsabilidade na administração de medicamentos a interpretar diferentes tipos de prescrições e garantir a segurança do paciente, sabendo prever possíveis danos e efeitos adversos, além de ampliar os conhecimentos de farmacologia e uso de matemática básica.

“É um curso de conteúdo atual e didático. A carga horária é a ideal para abordagem do tema, além de ser uma importante atualização e diferencial no currículo”, destacou Fernanda.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site.

Serviço:

Segurança no Preparo de Medicamentos

Data: de 14 de maio de 2022 a 25 de junho de 2022

Horário: sábado, das 8h às 12h

Duração: 24h

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga/cursos-livres

Com entrada gratuita, Funarte e UFRJ apresentam ‘A Banda do Villa’ em Tatuí (SP)

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, às 19h, o Teatro Procópio Ferreira de Tatuí (SP) recebe A Banda do Villa, projeto de releitura de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos, em
comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Com coordenação do
maestro Marcelo Jardim, a iniciativa é uma realização conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conservatório de Tatuí. A ação integra o Sistema Nacional de
Orquestras Sociais (Sinos), projeto do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da
Fundação Nacional de Artes – Funarte com a UFRJ. A entrada é gratuita.

foto
Reprodução

A Banda do Villa faz parte da pesquisa de doutorado de Marcelo Jardim, na qual arranjou e
editou, para utilização em bandas e corais, partituras que o maestro Villa-Lobos escreveu
originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922. “Esse estudo vem sendo
desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica”, explica Jardim. Segundo ele, Villa-Lobos acreditava que a banda era um dos mais importantes fatores de educação musical e expressão artística. “Essa tese de doutorado investiga os caminhos que o compositor trilhou para criar suas obras e o tipo de escrita direcionada à banda de música e sinfônica.”

A apresentação de A Banda do Villa terá a participação de alunos do Conservatório de Tatuí, ganhadores dos concursos de violão e piano do projeto Revisitando o Modernismo, realizado em 2021. A programação do evento inclui ainda a exibição de um documentário, com algumas das obras pesquisadas pelo maestro Marcelo Jardim. O encerramento será com um tributo à diversidade musical da América Latina e a apresentação do álbum inédito intitulado 24 Caprichos Latino-americanos, do compositor Arthur Barbosa. A execução será de Emanuelle Baldini, violinista e maestro da Orquestra Sinfônica de Tatuí.

Sobre o Arte de Toda Gente (https://artedetodagente.com.br)

O programa Arte de Toda Gente foi criado por meio de uma parceria entre a Fundação
Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música da instituição de ensino superior. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (UNO) (www.umnovoolhar.art.br) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) (www.sinos.art.br) e envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento.

Sobre o Sinos

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é parte do programa Arte de Toda Gente,
uma parceria da Funarte com a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e conta com
uma rede de músicos profissionais que atuam na capacitação de regentes, instrumentistas,
compositores e educadores musicais. A iniciativa apoia projetos sociais de música e contribui para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para isso, oferece um vasto conteúdo de aulas e oficinas, partituras e outras publicações pelo seu website, além de promover e apoiar atividades de capacitação, mostras, concertos, congressos e festivais presenciais, em todas as regiões brasileiras. Para mais informações e acesso ao conteúdo do projeto, visite www.sinos.art.br.

Sobre o Conservatório de Tatuí

Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí — ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente — é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente dois mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferecendo ensino de excelência para formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura. Saiba mais em www.conservatoriodetatui.org.br.

A Banda do Villa no Conservatório de Tatuí
Homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Data e horário: 23 de fevereiro, quarta-feira, às 19h

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí (SP)
Informações: www.conservatoriodetatui.org.br

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
| Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Governo Federal
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre os programas da Funarte: www.funarte.gov.br

SHOW UNE MÚSICA COM POESIA NO SESI ITAPETININGA

No dia 19 de fevereiro, sábado, às 20h, o SESI Itapetininga apresenta uma mistura charmosa e cheia de ritmos brasileiros e cubanos no “Memórias de um Jardim”, show da cantora Marina de La Riva um convite ao público explorar o lugar de coexistência da música latina. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI por meio do link https://www.sesisp.org.br/evento/81022e8b-4cc7-4529-9d3b-6311eb162f62/marina-de-la-riva

foto
Reprodução

Nesse show, a cantora Marina que é apaixonada por literatura, une a música com a poesia num espetáculo intimista, onde Marina convida o violonista Wesley Vasconcelos, para juntos interpretarem canções e poemas carregados de memórias afetivas. No repertório do show “Mariposa”, de Ernesto Lecuona, “O Que é Que eu Faço”, de J. Ribamar e Dolores Duran, “É de Manhã”, de Caetano Veloso, “Eso No Lo He Dicho Yo”, de Juan P. Torres Morell e Olga Javiera Navarro Tauler, entre outras canções.

Minibiografia – Filha de pai cubano e mãe mineira, Marina de la Riva carrega em sua identidade fortes características da mistura da música e cultura latina, que se tornaram sua marca registrada. Lançou quatro discos solos, sendo 1 DVD ao vivo e realizou inúmeras projetos em parceria. Em seu primeiro álbum gravado em 2004, em Cuba e no Brasil, contou com a participação de Davi Moraes e Chico Buarque. A cantora já recebeu boas críticas e conquistou prêmios e indicações importantes no cenário artístico brasileiro. Também se apresentou em diversos lugares do mundo com o show Rainha do Mar, uma homenagem a Caymmi. Marina já participou de shows e projetos com a Orquestra Imperial, Chico Buarque, Lulu Santos João Donato, Alejandro Sanz, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Ed Motta, Maria Rita, Chucho Valdés, Frank Sinatra Jr, Herbert Viana, Amaury Gutierrez, Andreas Kisser, Davi Moraes, Céu, Simoninha, Ana Cañas e MPB4.

Ficha técnica

Marina de La Riva – Intérprete

Wesley Vasconcelos – Violonista 7 cordas

Protocolo de Segurança – Respeitando distanciamento e higienização, o SESI tem retomado gradativamente suas atividades. E as ações culturais que sempre foram um grande atrativo, não podiam ficar de fora dessa. Durante todo ano de 2022, o SESI contará com inúmeras atrações sempre contemplando diversas áreas do mundo da arte.

Serviço:

Local: Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Datas e horários: 19 fevereiro de 2022, às 20 horas.

Duração: 70 min.

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Pop

AVCB: Nº 552237 – validade até 30/11/23 | Alvará: 33025 – validade: 31/03/22

Informações: (15) 3275-7920 ou 3275-7952

Site: itapetininga.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi

SESI TATUÍ APRESENTA DUO SIQUEIRA LIMA

Composta por uma Uruguaia Cecilia Siqueira e o mineiro Fernando Lima o show traz repertório variado, de Debussy a Manuel de Falla, de Chaplin a Gershwin, quebrando qualquer tipo de preconceito musical. Trazendo um amplo leque artístico, que passa por nossas tradições folclóricas e sertanejas através do gênio de Sérgio Assad e de seus “discípulos” Marco Pereira e Paulo Bellinati e pela essência da música nacionalista espanhola de Ernesto Halffter. Exaltando o violão como um instrumento de concerto e levando música de alto nível para o público.

foto
Reprodução

Ganhadores do Prêmio “Profissionais da Música 2015”, no Brasil, e do “Brazilian lnternational Press Awards 2014”, nos Estados Unidos, o Duo Siqueira Lima é um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade. Sucesso de público e crítica, Cecilia e Fernando combinam turnês pelo mundo, atuando com frequência em eminentes teatros da Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia, além de excursões pela Rússia e África. São sempre bem recebidos nas principais salas de grande prestígio como Lincoln Center (Nova Iorque), New World Center (Miami), Concertgebouw (Amsterdam) e Sala São Paulo (São Paulo).

Agora chegou a sua vez de curtir esse super show e ainda com ENTRADA GRATUITA no SESI. Os ingressos podem ser retirados na secretaria, ou reservados online pelo MEU SESI

Protocolo de Segurança – Respeitando distanciamento e higienização, o SESI tem retomado gradativamente suas atividades. E as ações culturais que sempre foram um grande atrativo, não podiam ficar de fora dessa. Durante todo ano de 2022, o SESI contará com inúmeras atrações sempre contemplando diversas áreas do mundo da arte.

Serviço:

Local: SESI Tatuí – Av. São Carlos, 900 – B. Dr. Laurindo

Datas e horários: 19 fevereiro de 2022, às 15 horas.

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: Livre

Informações: (015) 3205-7910

Site: https://votorantim.sesisp.org.br/

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi.

ESPETÁCULO NO SESI ITAPETININGA CONTA HISTÓRIA DE IMIGRANTES QUE BUSCAM REFÚGIO

O SESI ITAPETININGA recebe nos dias 11 e 12 de fevereiro, sexta e sábado, às 20h, o espetáculo “Barulho D’Água”, abrindo a programação dos espetáculos do Viagem Teatral 2022. A peça, apresentada pela Cia. Nova de Teatro, aborda o drama de refugiados que enfrentam a turbulenta travessia do Mar Mediterrâneo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI.

foto
Reprodução

Baseado no texto do dramaturgo italiano Marco Martinelli, “Barulho D’Água” apresenta ao público um único habitante, o “general”, como representação dos serviços das capitais europeias que praticam a “política de acolhimento”. Esse personagem diabólico é, muitas vezes, grotesco, desequilibrado, psicótico, sádico, cínico, fatalista, mas também um simpático porteiro de uma certa ilha dos mortos, que tem a missão de reunir e contar as almas de imigrantes que ali se encontram.

A tragédia é realizada por meio de um ritual na forma de monólogos, “o general”, “pessoas números”, “Jasmine”, entre outras vozes, que se desdobrarão em sucessivos movimentos.

Respeitando distanciamento e higienização, o SESI tem retomado gradativamente suas atividades. E as ações culturais que sempre foram um grande atrativo, não podiam ficar de fora dessa. Durante todo ano de 2022, o SESI contará com inúmeras atrações sempre contemplando diversas áreas do mundo da arte.

Ficha técnica

Texto: Marco Martinelli. Tradução e direção: Carina Casuscelli; Provocações e iluminação: Lenerson Polonini; Elenco: Alexandre Rodrigues, Fábio Mráz, Vençam Guigui e Rosa Freitas; Figurinos: Carina Casuscelli; Música: Wilson Sukorski

Sobre a Companhia – Fundada em 2001, pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, a companhia desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais. A Companhia Nova de Teatro é aberta e, a cada novo projeto, convida atores, bailarinos e artistas de diversas áreas para colaborarem com suas produções. O teatro multimídia desenvolvido pela companhia procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano.

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias.

Serviço:

Local: Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP

Datas e horários: 11 e 12 de fevereiro de 2022, às 20h

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: 14 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Documentário Cênico

AVCB: Nº 552237 validade até 30/11/23 | Alvará: 33025 – validade: 31/03/22

Informações: (15) 3275-7920 ou 3275-7952

Site: itapetininga.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi

Ballet Stagium apresenta Mané Gostoso no SESI Tatuí

O Sesi Tatuí abre o seu espaço para receber o espetáculo “Mané Gostoso”.

foto
Reprodução

Sempre cuidando do distanciamento social e dos protocolos de segurança, a apresentação nacional conta com uma forte identidade nordestina, resultado da união entre as raízes brasileiras interpretadas pela dança – da companhia paulistana Ballet Stagium –, com os pujantes acordes do consagrado repertório do Quinteto Violado, marcado pelo bom-humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade. A obra homenageia um dos ícones de nosso país, o artista pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste. O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira – brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas –, e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões.

O espetáculo conta ainda com momentos de intensa atividade musical e de coreografias vigorosas, expressas nos corpos dos bailarinos e no corpo dos músicos, envolvendo a plateia em interpretações diferenciadas do universo regional.

Você não pode ficar de fora dessa!!

Ficha Técnica

Coreografia: Décio Otero. Direção Teatral: Marika Gidali. Criação de Luz: Décio Otero e Edgard Duprat. Trilha gravada: Quinteto Violado Sonoplastía: Aharon Gidali Figurinos e Cenário: Márcio Tadeu. Fotografia: Arnaldo J G Torres. Produção: Fabio Villardi Bailarinos: Eduarda Julio, Ádria Sobral, Gabriela Bacaycoa, Nathália Cristina, Tatyane Tieri, Leila Barros, Eugênio Gidali, John Santos, Marcos Palmeira, Pedro Vinícius Bueno e Jonathan Neves

Serviços:

Local: Av. São Carlos, 900 – B. Dr. Laurindo – Tatuí

Datas e horários: 12 de fevereiro de 2022, às 15h

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Livre

Gênero: Dança

Informações: (15) 3353-9200
Site: https://votorantim.sesisp.org.br/

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu SESI

Advogado alerta sobre os direitos de usuários que tem suas contas removidas das redes sociais

Com o advento da tecnologia várias pessoas e empresas utilizam as redes sociais como sua fonte de renda, realmente usando as plataformas como uma ferramenta de trabalho. Mas muitas vezes os usuários, por desconhecimento de suas condições, violam os termos dessas redes e acabam tendo suas contas removidas das redes sociais em caráter permanente.

foto
Reprodução

Caso isso aconteça, seja no Instagram, Facebook ou em qualquer outra rede social, o advogado Pedro Henrique Moral, da Duarte Moral Advogados, conta que é possível tentar o reestabelecimento dessa conta. “Com base no Código de Defesa do Consumidor, é possível sim reaver essa conta”, revela.

Segundo Pedro Henrique, a relação entre redes sociais e a maior parte de seus usuários é regida pelo código de defesa do consumidor, o que beneficia os consumidores das plataformas. “De acordo com o código, o fornecedor é aquele que presta serviço mediante a algum tipo de contraprestação. Ao aceitar os termos de redes sociais como Facebook ou Instagram, você automaticamente está autorizando seus dados sejam coletados e utilizados para as mais diversas finalidades e propósitos. Pode não parecer, mas esses dados pessoais são extremamente valiosos para as redes sociais e também para outras empresas, principalmente para fins de análise de mercado e comportamental”, pontua.

O especialista em direito conta que as denúncias que levam a exclusão de perfis são, em muitos casos, feitas por um software próprio dessas plataformas, o que acaba dificultando a remoção do banimento através dos meios ortodoxos. “Esses softwares ficam rastreando hashtags, posts ofensivos, fazem a identificação de imagens e vídeos e realizam uma denúncia automática a partir de qualquer sinal do uso indevido de imagem ou outro tipo de violação na rede social. Quando a remoção da página é injusta, com certeza há margem para o debate e consequentemente para buscar a reativação do acesso”, explica.

De acordo com o advogado, é necessário olhar, principalmente, sob o princípio da proporcionalidade. “Vamos supor que você tenha um ativo digital, vendendo produtos através do instagram ou facebook. Quantas denúncias você teve ao longo de 1200 postagens? Se a resposta for apenas uma, não parece muito proporcional ter sua conta removida de forma permanente”, lamenta.

Sabendo que o código de defesa do consumidor respalda isso, o advogado sugere que o primeiro passo seja notificar as próprias redes sociais. “Sabendo que a relação é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, podemos notificar a plataforma, explicando com base jurídica e todos os argumentos necessários para que eles retornem a sua conta amigavelmente com todos os dados que lá estavam”, argumenta.

Caso isso não aconteça, Moral ressalta que é importante buscar justiça através das esfera judicial. “Nada impede a instauração de um processo judicial, alegando justamente a questão do princípio da proporcionalidade, razoabilidade e a abusividade das cláusulas dos termos e condições das redes sociais em questão. Então não se desespere, pois sim, há chances de você pode reaver sua página se buscar os meios corretos”, finaliza.

Sobre Pedro Henrique Moral

O advogado atuante há mais de sete anos, já passou pelos maiores escritórios do Brasil. Atuou como protagonista em causas milionárias para clientes nacionais e internacionais. Um dos maiores nomes da atualidade em Retificações de Registro Civil. Atuante em grande parte das ramificações do direito civil, tem expertise em diversos tipos de demandas atreladas a matéria civilista, derivado de todo conhecimento e experiência nas mais diversas causas patrocinadas por seu escritório. Conhecido por sua agilidade e eficiência. Para saber mais, acesse https://duartemoral.com/, pelas redes sociais @duartemoraladv ou envie e-mail para phmoral@duartemoral.com.

 

Curaçao: 10 motivos para visitar a ilha paradisíaca no sul do Caribe

Foto: Vinícius Yamada

A beleza natural de Curaçao, as excursões ao ar livre, as praias e os locais de mergulho, o clima idílico e a capital Willemstad rendem à ilha reconhecimento e inúmeros elogios de quem a conhece. Desta forma, o Curaçao Tourist Board elenca 10 razões para visitar a ilha em algum momento este ano. Veja quais são:

Foto: Vinícius Yamada

Desta forma, o Curaçao Tourist Board elencou 10 razões para visitar a ilha em algum momento este ano:

10 PRINCIPAIS RAZÕES PARA VISITAR CURAÇAO EM 2022

1) UMA JOIA NO CARIBE HOLANDÊS: Curaçao, a maior das ilhas do ABC (Aruba  Bonaire e Curaçao), está localizada fora da rota de furacões e muito próxima à costa venezuelana. Com temperaturas médias entre 25 e 30° durante todo o ano, qualquer época é sempre um momento perfeito para visitar a ilha. Além disso, Curação não tem temporada de chuvas intensas, o que é melhor ainda.

2) VOOS RÁPIDOS PARA O PARAÍSO: São 2h de voo da Cidade do Panamá, 1h20 de Bogotá e 2h30 de Miami. Curaçao conta com o serviço de diversas linhas de cruzeiros e grandes companhias aéreas que oferecem voos diretos e com conexão da América do Norte e do Sul. Aliás, brasileiros não precisam de visto para entrar na ilha.

3) UM MUNDO CHEIO DE CORES: Ilumine seu mundo com um passeio ao longo da rua Handelskade, a histórica orla com casinhas multicoloridas (e instagramável!) da capital. Em frente, atravesse a Ponte flutuante Rainha Emma, também conhecida como “A Senhora que balança” e sinta a experiência. Em diversos pontos de Punda e Scharloo, descubra murais vibrantes criados por artistas locais.

4) PRAIAS PARA SE ENVOLVER: Curaçao tem mais de 35 praias de águas cristalinas e areia branca. Muitas estão isoladas ou incrustadas em enseadas privadas que dão espaço para todos nadarem, relaxarem e se esticarem como desejarem.

5) UMA ABUNDÂNCIA DE HISTÓRIA E CULTURA: Lar de 55 culturas, a rica herança da ilha pode ser explorada em suas construções coloniais, muitas fazendas históricas (as landhouses/landhuis), fortes e museus. A mistura única de estilo europeu e caribenho do país oferece uma escapada que é realmente muito mais vivida do que explicada. Aliás, “sinta você mesmo” é o branding de Curaçao.

6) ILHA COM MUITA AVENTURA: O terreno acidentado único da ilha é ideal para atividades como caminhadas, passeios de mountain bike e de quadriciclo. Mais de 70 locais de mergulho e snorkel de classe mundial oferecem paisagens subaquáticas inesquecíveis. A cada mergulho uma lembrança.

7) UMA EXPLOSÃO DE SABORES: Influenciada por sua cultura e história distintas, Curaçao serve uma deliciosa mistura de cozinhas. De restaurantes chiques a cafés nas calçadas em toda a ilha, além de bares praianos e os tradicionais food trucks. Transporte o seu paladar por uma jornada culinária inigualável.

8) DUSHI BOAS–VINDAS PARA TODOS: Na língua papiamentu da ilha, “dushi” significa doce, agradável ou belo, e resume perfeitamente a natureza acolhedora do seu povo. Curaçao tem uma hotelaria bem diversificada (de pequenos hotéis-boutique a grandes resorts de redes internacionais) o que atende a todos os perfis de hóspedes. Tem muitas atrações com membros da IGLTA e hospeda uma variedade de eventos LGBTQIA+.

9) FESTAS E EVENTOS FANTÁSTICOS: Existem inúmeros festivais ao longo do ano que celebram a comida, música, esportes e muito mais. Junte-se à ilha para concertos, eventos de vela, atletismo e ciclismo, tudo organizado com a segurança do morador e do visitante em mente.

10) TODO ESPAÇO QUE TODOS PRECISAM: Curaçao oferece algo para todos: um amplo espaço para passear e descansar com tudo incluído. Pronta para dar as boas-vindas às pessoas de todo o mundo e com protocolos rígidos, a ilha garante que todos possam descobrir uma nova maneira de relaxar.

Saiba mais sobre Curaçao neste link.

Iguatemi Esplanada traz mostra que mescla arte e alquimia

O Espaço Cultural do shopping Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre Sorocaba e Votorantim (SP), recebe de 24 de janeiro a 28 de fevereiro a mostra “Arte e Alquimia”, que traz fotos de Cleo Meirelles e esculturas de Samuel Silva.

foto
Reprodução

A mostra relata do ofício dos antigos alquimistas e sua influência na arte. “Os alquimistas que nos deram a noção do I Ching e hoje, através de fotografias, compõem luz e sombra num equilíbrio harmônico e criador”, explica o artista plástico Paulo Giavoni, curador da mostra. O Espaço Cultural fica na Ala Sul – Piso Votorantim, ao lado da Cacau Show. O espaço está aberto ao público de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h. A entrada é gratuita.

Sobre o Shopping Iguatemi Esplanada

Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região de Sorocaba com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping, uma torre comercial e uma residencial ainda em construção. O empreendimento tem um mix completo com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo 10 restaurantes. O shopping também possui 10 salas de cinema da Cinépolis, das quais 3 são salas VIP, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas e uma vaga elétrica. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos, como o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, e tem como missão proporcionar experiências únicas para seus clientes. Com a expansão em 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma área bruta locável (ABL) de 63.890 m². A ala já existente, denominada Ala Norte, possui 23.890 mil m² de ABL e a Ala Sul, com 40 mil m².

Serviço:

Mostra “Alquimia e Arte”

Local: Espaço Cultural fica na Ala Sul – Piso Votorantim, ao lado da Cacau Show

Data: de 24 de janeiro a 28 de fevereiro

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h

Gratuito

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

 

Movimento III ganha exibição gratuita na Trienal de Artes do Sesc Sorocaba

Entregando um longa-metragem que caminha pelas artes visuais, dança, cinema, música e arquitetura, Mario Lopes estreia Movimento III_Celebration: Espumas pós-tsunami nas telas da Trienal de Artes do Sesc Sorocaba. Exibição gratuita, no teatro da unidade, está agendada para acontecer no próximo dia 30 de janeiro, sábado, às 17h.

foto
Reprodução

Neste projeto, colaborativo, o coreógrafo e diretor brasileiro reúne potências como Erica Malunguinho, Leo Castilho, Mahal Pita, Dandara Modesto, Maloka Filmes, Malu Avelar, Maré de Matos, Kelet (Finlândia) e outres grandes nomes para propor um espaço de curas, transformação e, sobretudo, celebração de corpos pretes.

“Sou muito grato por todas essas existências poderosas que tornaram o sonho do filme em uma realidade para sonhar. Mais de 50 pessoas, espalhadas por 4 cantos do mundo, trabalhando com paixão e entrega em plena pandemia. Companheires que, mesmo na exaustão instaurada pelo vírus sindemico, invocaram a esperança… deixando de correr atrás da tal luz no fim do túnel e juntes resolvemos explodir o túnel para que a luz entrasse agora atravessando nossas corpas, corpos e existências aqui, alí e lá. Realizamos uma afrotranstopia”, ressalta o artista.

Guiando o conceito e narrativa, a história contada – sobre um futuro não muito distante – de uma pequena comunidade que sobrevive após uma catástrofe ambiental. Os habitantes, já vitimados pelas violências colonialistas, tentam, por meio do cruzamento de tecnologias originárias e remanescentes da tragédia, promover o bem-estar físico e espiritual de seus membros que foram acometidos por uma doença identificada como PACACO-bi, sequela das violências patriarcais, capitalistas, coloniais, binaristas e mais.

Todas as cenas foram gravadas, paralelamente, conectando profissionais da Alemanha, Brasil, Finlândia e Moçambique. Mais do que lugares geográficos, estes são lugares do tempo não linear, da interseção de existências, memórias e por vir.

O resultado é o que Mario chama, como já citado antes, de “afrotranstopico”. “A coreografia cinematográfica surge de um desejo coletivado de realizar o impossível. Ensinaram-me que sonhar é utópico. Afrotranstopia antes de mais nada é realização. É uma questão política realizar sonhos ditos distantes para as existências negras. A real utopia é pensar um mundo onde existências podem executar seu próprio ser. Somos filhos de uma tecnologia afro indígena de povos originários dos dois lados do atlântico. Especulamos nosso futuro de corpas negres. Afrotranstopia é a intersecção entre tecnologias, existências e afrotranscendência. A utopia do ocidente de que está tudo certo e de que existe cura, enfrentamos com tratamentos paliativos. Afinal, celebrar não é a cura, é o caminho mesmo”, finaliza.

Antes da exibição, Movimento III já vinha sendo apresentado em espaço instalativo e comissionado pela Trienal de São Paulo 2021, por convite da curadora Diane Lima, Thiago de Paula e Beatriz Lemos, com o financiamento e apoio de Secretaría de Cultura da Cidade de Munique – Kulturreferat der Landeshauptstadt München, Promotion Centre for Audiovisual Culture – AVEK, SESC São Paulo, Kenno Filmi, PlattformPLUS France Lyon, Goethe-Institut e Fundação AUE.

SERVIÇO
Movimento III na Trienal de Artes do Sesc Sorocaba
30 de janeiro, sábado, às 17h
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba
Entrada Gratuita

SOBRE MARIO LOPES

Mario Lopes, nascido em São Paulo, Brasil, é um coreógrafo e articulador. Mestrando pela DAS-Choreography Amsterdam, Netherlands Art University. Com mais de 15 trabalhos coreográficos realizados no Brasil, Alemanha, França, México, Suíça e Finlândia, ele tem desenvolvido ultimamente a última parte de sua trilogia “Movimento” em colaboração com artistas em São Paulo, Munique, Maputo, Helsinque e Lyon. Movimento III – celebração, espumas pós-tsunami” estreou em agosto de 2021 como filme no Triennal Frestas no Brasil e abraça o conceito de Afrotranstopia.

Desde 2008 Mario Lopes articula o PlattformPLUS que organiza coletivamente projetos para promover o encontro artístico e residências móveis.

Seus trabalhos incluem: “VRUM(2009)”, “a cidade se move(2010)”, “vrumvrumzinho(2011)”, “ENTRE(2012)”, “TREPP(2013)”, “Movimento I, parado é suspeito(2014)”, performance “Keller(2015)”, “Re_sistir_existir(2016)”, “ALBUM kodex_feedback”(2017)com o coreógrafo mexicano Martin Lanz, “Movimento II, Kodex_Konflikt”(2018), “Deslocamento como coreografia”(2019) com os criadores Marcela Olate, Thais Ushirobira, Maelys Meyer e David Muñoz, performance “SUDAKA” 2019 e “Movimento III_Celebração”(2021).

Principais eventos com obras convidadas: 2022 – Museum of Contemporary Art Kiasma. 2021 – FRESTA, Trienal de Arte Contemporânea do SESC São Paulo, com a obra coreográfica cinematográfica “Movimento III_Celebração, espumas pós-tsunami”. 2021 – La Biennale de la danse de Lyon, programa público, Seminário “Deslocamento como coreografia” com Anna Konjetzky e Anna Tjé. 2020 – O Teatro BERLINERTREFFEN como coreógrafa e performance na obra de Anta Helena Recke. 2020 – FESTIVAL RADIKAL JUNG como coreógrafa e performance na obra de Anta Helena Recke. 2020 – TANZplattform München, simpósio Transtopie. 2019 – BIENNALE D’ART CONTEMPORAIN LYON, apresentação pública “SUDAKAS”. 2018 – Bienal de Berlim de Arte Contemporânea com o trabalho coreográfico “Movimento I, parado é suspeito”. 2012 – Festival Internacional PAIDÉIA de Teatro para Crianças e Jovens: Uma JANELA PARA UTOPIA com a obra coreográfica “Vrumvrunzinho”. 2011 – 7ª Bienal Internacional de Dança SESC – Brasil com a obra “Entre”.

Últimas premiações e bolsas:

-Einzelprojektförderung für Freie Tanzschaffende 2021, Kulturreferat München

-2021 AVEK – Apoio a produções cinematográficas de Helsinki

-2021 Grant Holland Scholarship (Bolsa de estudos da Holanda)

-Bolsa München 2020 – Kulturreferat München

Peça “Pequena ladainha antidramática”, com André Hendges, estreia em Sorocaba

Peça
Peça "Pequena ladainha antidramática", com André Hendges, estreia em Sorocaba - Reprodução

Estreia no Sesc Sorocaba a peça teatral “Pequena ladainha anti-dramática para a reunião de emergência dos catedráticos da Instituição Feitosa Bulhões, a excelência do ensino em mais de cinco décadas de funcionamento”.

O espetáculo conta a história do professor Adalberto Prachedes, que acaba de ser formalmente notificado pela secretaria de educação do município por comportamento inadequado em sala de aula. O corpo administrativo do Instituto Feitosa Bulhões convoca uma reunião de emergência para discutir o caso do professor acusado de tamborilar os dedos nas costas de uma aluna. Ali, os membros do conselho se envolvem em uma longa discussão para compreender o que levou o docente àquela situação limite.

Peça "Pequena ladainha antidramática", com André Hendges, estreia em Sorocaba
Peça “Pequena ladainha antidramática”, com André Hendges, estreia em Sorocaba – Reprodução

SERVIÇO

“Pequena ladainha anti-dramática para a reunião de emergência dos catedráticos da Instituição Feitosa Bulhões, a excelência do ensino em mais de cinco décadas de funcionamento”

Com: Cia. do Bife
Elenco: Ana Junqueira, André Hendges, Dani Theller e Sarah Moreira
Direção: Chico Carvalho
Duração: 55 minutos
Venda on-line: a partir de 19/1, quarta, às 14h
Venda presencial: a partir de 19/1, quarta, às 17h
Ingressos: de R$ 15 a R$ 30
SESC SOROCABA: Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP, 18030-160

Observações:

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Museu da Energia de Itu recebe exposição fotográfica acessível

O Museu da Energia de Itu, gerido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe a exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, a partir do dia 22 de janeiro de 2022, com data até final de março. A exposição, que esteve no Museu da Energia de São Paulo até o dia 7 de janeiro, tem o objetivo de dar destaque a PcD e apresentar recursos de acessibilidade para atividades culturais.

foto
Reprodução

Com curadoria de João Kúlcsar e curadoria de acessibilidade e consultoria de Edgar Jacques, a exposição tem o objetivo de dar destaque a pessoas com deficiência, além de apresentar os recursos de acessibilidade que podem ser aplicados em diferentes atividades culturais.

O projeto, selecionado no PROAC 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo), expõe retratos de PcD representando diferentes modalidades artísticas e culturais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano com a missão de apresentar a fotografia e as artes como instrumentos de inclusão.

“O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” conta com recursos de acessibilidade como mapa, sinalização e piso podotátil, vídeo-guia e texto de curadoria em LIBRAS, fotografias, objetos e esculturas táteis, audiodescrição e audiomediação, disponíveis em QRcodes e dispositivos para uso individual. A entrada de cão-guia é permitida e o uso de máscara, obrigatório.

Serviço

Exposição: “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”

Período: Início dia 22 de janeiro de 2022 até 31 de março de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 10h às 17h

Funcionamento da bilheteria: 10h às 16h

Local: Museu da Energia de Itu – Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contato: itu@museudaenergia.org.br

(11) 4022-6832 / (11) 94805-4429 – Também WhatsApp

Valores: R$ 4,00 Inteira; R$ 2,00 Meia-entrada

Gratuidade: Sábado

Senac Itapetininga está com inscrições abertas para cursos técnicos

Que tal começar o ano de 2022 com uma formação profissional de qualidade? O Senac Itapetininga está com matrículas abertas para cursos técnicos com início neste primeiro semestre. O curso técnico é de grande importância para quem deseja adquirir conhecimentos específicos para o mercado de trabalho. Essa modalidade de ensino apresenta diversas vantagens, por isso é uma escolha muito comum entre os estudantes.

foto
Reprodução

Com duração aproximada de 2 anos, esse tipo de curso se encaixa em uma categoria especial do sistema de educação, estando entre o Ensino Médio e o Superior. O curso técnico tem teor profissionalizante e foco total na prática, formando profissionais especializados em determinada área – o que proporciona maiores chances de empregabilidade.

As empresas, cada vez mais, estão buscando por profissionais com habilidades técnicas em todos os setores da economia. “Os cursos técnicos são de extrema importância e essenciais para quem tem necessidade rápida de entrar no mundo do trabalho. Acredito que as empresas têm valorizado muito os profissionais técnicos devido às experiências práticas vivenciadas ao longo do curso. Geralmente os alunos são jovens, inovadores e com uma carga de conhecimento alta, adquirida em pouco tempo”, pontua a técnica Lúcia Helena Koeler Fonseca, do Senac Itapetininga.

O curso técnico também é reconhecido por ser mais acessível em relação ao valor de outros tipos de cursos, o que possibilita a obtenção de capacitação profissional com rapidez e qualidade, sem pesar o orçamento.

“Além de permitirem rápida inserção no mercado de trabalho, os cursos técnicos têm um baixo custo, ainda mais com o incentivo do Senac, que deixa o valor ao alcance dos estudantes. E durante o curso, os alunos também podem trabalhar, o que facilita ainda mais. E são cursos com extrema qualidade, tanto de recursos humanos como de modelo pedagógico. Ou seja, representam uma excelente oportunidade para quem quer investir em educação de qualidade com baixo custo”, comenta a técnica do Senac.

Outra vantagem do curso técnico é que ele pode ser um caminho para o Ensino Superior. E, na maioria das vezes, o aprendizado técnico pode ser aliado ao adquirido em uma graduação. No Senac Itapetininga, neste primeiro semestre, a programação de cursos técnicos conta com quatro títulos em oferta e todos eles já estão com inscrições abertas. São eles: Administração, Recursos Humanos, Farmácia e Secretariado.

No Técnico em Administração, o aluno aprende sobre gestão empresarial, sabendo lidar com marketing, logística e finanças, além de recursos humanos e planejamento estratégico. O Técnico em Recursos Humanos ensina os estudantes a administrarem processos que integram a gestão de pessoas de uma empresa, contribuindo para melhorar as condições de trabalho e as relações humanas nas equipes.

Já no Técnico em Farmácia, os estudantes aprenderão sobre como auxiliar farmacêuticos na manipulação e no controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, além de colaborar com a venda e orientação de uso dos produtos. E no curso Técnico em Secretariado, os alunos receberão ensinamentos sobre como assessorar as lideranças da empresa, dando apoio com a organização de viagens, reuniões, eventos e tarefas administrativas.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.

Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou uma campanha de democratização do ensino, com novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde julho do ano passado, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A campanha segue até julho deste ano.

Para conferir a programação dos cursos disponíveis em 2022 no Senac Itapetininga, acesse o site www.sp.senac.br/itapetininga.

Serviço:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Inscrições e informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga/cursos-tecnicos

SESI Itapetininga oferece curso gratuito de programação e robótica

Neste curso, com duração de 40 horas, os participantes vão aprender conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica, atendendo às expectativas de aprendizagem contemporâneas, onde serão desenvolvidas as seguintes competências: Pensamento científico, crítico e criativo; Pensamento computacional (raciocínio lógico, lógica de programação); Resolução de situação-problema; Cultura Maker e projetos de autoria; Trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia, etc).Os interessados devem procurara a secretaria única do CAT SESI Itapetininga. E as vagas são limitadas.

foto
Reprodução

Durante as aulas, os alunos terão acesso à material didático desenvolvido pela Fundação Micro:bit e adaptado pelo SESI São Paulo; ao software Microsoft MakeCode, voltado para Programação e Criação de projetos; além de Placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de leds integrados.

O curso é totalmente gratuito, e os selecionados deverão apresentar uma autodeclaração, escrita de próprio punho, para comprovação de baixa renda, quando solicitada pelo Sesi. Os interessados em fazer o curso, mas que não se encaixam nos critérios de baixa renda, também podem se candidatar. Neste caso, o investimento a ser pago é o de R$ 300.

Alunos do Sesi-SP interessados em aprofundar conhecimentos além da prática curricular também podem se inscrever.

Informações:

Inscrições: Na secretaria da unidade entre os dias 20/01 e 04/02/2022, ou enquanto houver disponibilidade de vagas

Dias e horários das aulas:

Turmas de 8 a 11 anos – sábado – das 8h às 12h15 (4h com 15 minutos de intervalo)

Turmas de 12 a 15 anos – 3ª e 5ª feiras – das 19h às 21h (2h – 2x semana)

Duração do curso: Início fevereiro/2022, duração de 10 semanas.

Conheça os vencedores do troféu Poc Awards 2021

Leitores e júris do GAY BLOG BR escolheram os melhores de 2021 na música, política, saúde, entretenimento, jornalismo, cultura, esporte e inúmeras áreas
Leitores e júris do GAY BLOG BR escolheram os melhores de 2021 na música, política, saúde, entretenimento, jornalismo, cultura, esporte e inúmeras áreas

Mesclando ativismo, reconhecimento e humor, a premiação POC AWARDS tende também a trazer visibilidade para artistas LGBTs independentes e incentivar empresas e aliados que se comprometem a promover diversidade em seus respectivos nichos.

Os indicados surgiram das matérias mais lidas de 2021 do portal GAY BLOG BR e foram divididos em 24 categorias para que os leitores pudessem eleger, através de votação. Neste ano, pelo segundo ano consecutivo a equipe do SCRUFF Brasil foi convidado para compor o júri técnico.

Leitores e júris do GAY BLOG BR escolheram os melhores de 2021 na música, política, saúde, entretenimento, jornalismo, cultura, esporte e inúmeras áreas
Leitores e júris do GAY BLOG BR escolheram os melhores de 2021 na música, política, saúde, entretenimento, jornalismo, cultura, esporte e inúmeras áreas

Com um total de 92.566 votos, os vencedores do POC AWARDS 2021 são:

POC DO ANO
Personalidades que fizeram o outing em 2021

★ VOTO POPULAR: Marco Pigossi (19%)
★ JÚRI: Nath Finanças
★ MENÇÃO HONROSA: Sérgio Mamberti

ARTIVISTA DO ANO

★ VOTO POPULAR: Laerte (54%)
★ JÚRI: Bixarte

COMUNICAÇÃO

★ VOTO POPULAR: Ad Junior (17%)
★ JÚRI: Katu Mirim

PLATAFORMA FRIENDLY
A rede social que mais atuou contra a LGBTfobia

★ VOTO POPULAR: Instagram (46%)

TEM LOCAL
O espaço que mais promoveu a cultura LGBTQIA+ em 2021

★ VOTO POPULAR: Casa Natura Musical (37%)
★ JÚRI: Festival MixBrasil

AGITADORES SOCIAIS VIRTUAIS HOMOSSEXUAIS

★ VOTO POPULAR: Yarley (22%)
★ JÚRI: Raony Philips
★ MENÇÃO HONROSA: Daniel Carvalho (Katylene)

ESPORTE

★ VOTO POPULAR: Douglas Souza (56%)
★ JÚRI: Tifanny Abreu
★ MENÇÃO HONROSA: Fábio Torrecillas

LITERATURA

★ VOTO POPULAR: “O brilho das velhices LGBT+”, de Luis Baron, Carlos Eduardo Henning e Sandra Regina Mota Ortiz (31%)
★ JÚRI: “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”, de Luiz Morando
★ HOURS CONCOURS: “Seis Balas Num Buraco Só”, de João Silvério Trevisan

ALIADA
Aliadas com melhores posicionamentos LGBTQIA+

★ VOTO POPULAR: Xuxa (59%)
★ JÚRI: Fayda Belo

BROTHER
Aliados que usam a visibilidade para defender pautas LGBTQIA+

★ VOTO POPULAR: Emicida (50%)
★ JÚRI: Felipe Neto

MÚSICA POC BRASILEIRA – MPB

★ VOTO POPULAR: Piettro (44%)
★ JÚRI: Gali Galó
★ MENÇÃO HONROSA: Nelson Freire
★ MENÇÃO HONROSA: Zezinho Corrêa

ÍCONE DO ANO
Personalidades de reality shows

★ VOTO POPULAR: Gil do Vigor (62%)
★ JÚRI: João Luiz Pedrosa 

ATOR

★ VOTO POPULAR: Carmo Dalla Vecchia (36%)
★ JÚRI: Kelner Macêdo 
★ MENÇÃO HONROSA: Carlos Leça
★ MENÇÃO HONROSA: Kleber Lopes
★ MENÇÃO HONROSA: Luiz Carlos Araújo
★ MENÇÃO HONROSA: Paulo Gustavo

ARTISTA DO ANO

★ VOTO POPULAR: Liniker (16%)
★ JÚRI: Danny Bond

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

★ VOTO POPULAR: “Como explicar?” – Burger King (29%)
★ JÚRI: “Beijos Icônicos” – Mercado Livre

MILITANTE DO ANO

★ VOTO POPULAR: Erika Hilton (31%)
★ JÚRI: Fabiano Contarato
★ MENÇÃO HONROSA: Anyky Lima
★ MENÇÃO HONROSA: Alexandre Böer
★ MENÇÃO HONROSA: Janaína Lima
★ MENÇÃO HONROSA: Loren Alexander
★ MENÇÃO HONROSA: Marco Trajano
★ MENÇÃO HONROSA: Valéria Rodrigues

HIT DO ANO

★ VOTO POPULAR: “Girl from Rio” – Anitta (34%)
★ JÚRI: “A Queda” – Gloria Groove 

THE BOSH

★ VOTO POPULAR: Anitta (49%)
★ JÚRI: Esse Menino

PERSONALIDADE DO ANO

★ VOTO POPULAR: Nany People (44%)
★ JÚRI: Pedro Pacífico 
★ MENÇÃO HONROSA: Gilberto Braga
★ MENÇÃO HONROSA: Ruddy Pinho
★ MENÇÃO HONROSA: Maravilhosa

ELAS QUE LUTAM
As instituições públicas que mais se esforçaram para criar ações à comunidade LGBTQIA+

★ VOTO POPULAR: Coordenação de Políticas para LGBTI da Prefeitura de São Paulo (38%)
★ JÚRI: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS)

PEGUE MEU DINHEIRO
Empresas com expressivas colaborações com a comunidade LGBTQIA+

★ VOTO POPULAR: Netflix (18%)
★ JÚRI: O Boticário 

TELEJORNALISTA

★ VOTO POPULAR: Marcelo Cosme (31%)
★ JÚRI: Daniel Adjuto
★ MENÇÃO HONROSA: Artur Xexéo

LENDA
Divas e lendas oldschool

★ VOTO POPULAR: Silvetty Montilla (40%)
★ JÚRI: Marcia Pantera

BOY MAGIA
Este ano, atores do entretenimento adulto entrevistados pelo GAY BLOG BR

★ VOTO POPULAR: Atlas Xavier (24%)
★ MENÇÃO HONROSA: Lucas Almeida
★ MENÇÃO HONROSA: Renan Maranhão

Confira todos indicados e a porcentagem de votos neste link.

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — está com inscrições abertas para novos(as) alunos(as). A instituição oferece cerca de 638 vagas em mais de 50 cursos regulares, nas áreas de Música Erudita, Música Popular, Educação Musical e Artes Cênicas. Em respeito ao Plano SP e aos protocolos para prevenção à Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma híbrida. A seleção para os cursos das áreas de Música será realizada por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o processo seletivo para cursos de Artes Cênicas será presencial. Os cursos são totalmente gratuitos e os interessados podem se inscrever pelo site do Conservatório de Tatuí, até às 18h do dia 21 de janeiro.

foto
Reprodução

Na área de Música Erudita, são oferecidas 196 vagas em Tatuí, nas habilitações de Acordeão, Canto Lírico, Canto Barroco, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Fortepiano, Harpa, Luteria, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Clássico, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Clássico, Violino, Violino Barroco/Viola Barroca, Violoncelo e Violoncelo Barroco/Viola da Gamba. E mais 42 vagas no Polo de São José do Rio Pardo, nos cursos de Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão Sinfônica, Piano, Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa, Trompete, Viola, Violão Clássico, Violino e Violoncelo. Também são disponibilizadas vagas para pessoas cegas ou com baixa visão nos seguintes cursos de instrumento: Oboé, Piano, Violão Clássico e Violino.

Há vagas para candidatos(as) com e sem conhecimento musical. Candidatos(as) que não tenham conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores da instituição. O link para a entrevista será enviado por e-mail após o encerramento do prazo de inscrições. Candidatos(as) que já tenham conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam uma peça de livre escolha do repertório erudito. Depois de gravado, o vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Na área de Música Popular, a instituição disponibiliza 52 vagas distribuídas nos cursos de MPB/Jazz (Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violão), Choro (Bandolim, Cavaquinho choro, Flauta Choro, Percussão choro e Violão 7 Cordas) e Música Raiz (Viola Caipira). Nestas habilitações, as vagas disponíveis no momento são destinadas apenas a candidatos(as) que já tenham conhecimento musical. Os(as) candidatos(as) deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam a obra ou o exercício proposto no edital para o curso do seu interesse. O vídeo deve ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Na área de Educação Musical, as vagas disponíveis são 168 para Musicalização Infantil e 40 para Formação em Educação Musical. Sendo distribuídas entre Musicalização Infantil 1 (4 anos), Musicalização Infantil 2 (5 anos), Musicalização Infantil 3 (6 anos), Musicalização Infantil 4 (7 anos) e Formação em Educação Musical (manhã ou tarde). Essas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público, a ser realizado no dia e horário estabelecidos pela Sustenidos. Para o curso de Formação em Educação Musical, a seleção será feita por meio de análise curricular e formulário de avaliação, conforme orientação do edital.

Na área de Artes Cênicas, são oferecidas 140 vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças, Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes, Artes Cênicas e Cenografia. As vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças e para Adolescentes serão distribuídas por meio de sorteio. Candidatos(as) ao curso de Artes Cênicas passarão por 5 dias consecutivos de aulas, laboratórios de artes cênicas, prova escrita e entrevista com os(as) professoras da escola. Neste caso, o(a) candidato(a) que não comparecer em algum dos dias estará automaticamente desclassificado(a). Já para o curso de Cenografia, a seleção será feita por meio de entrevista com banca formada por professores(as) da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

A instituição esclarece que a quantidade de vagas abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2021 e, por isso, alguns cursos mantidos pela instituição não dispõem de vagas para novos alunos neste momento, incluindo Regência. Todavia abriremos processo seletivo, para lista de espera de Acordeão, Piano, Harpa, Violão, Flauta doce, Bateria (MPB/Jazz), Trombone (MPB/Jazz), Cavaquinho (Choro), Violão de 7 cordas (Choro), Percussão (Choro).

BOLSAS DE ESTUDOS — Os(as) candidatos(as) com conhecimento musical e teatral que forem aprovados(as) no Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as), cujo resultado está previsto para ser divulgado a partir de 18/02, poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas para bolsistas nos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí. As inscrições para as Bolsas Performance ficarão abertas até 1º de março. Estes editais já estão disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as) 2022
Inscrições: de 4 a 21 de janeiro de 2022
Link de acesso no site do Conservatório de Tatuí.

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos dia 4 de janeiro

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — abre inscrições para novos alunos e alunas no dia 4 de janeiro. Em respeito ao Plano SP e aos protocolos de distanciamento social para prevenção à Covid-19, o processo seletivo será realizado de forma híbrida. A seleção para os cursos das áreas de Música será realizada por meio de vídeos e entrevistas virtuais; já o processo seletivo para cursos de Artes Cênicas será presencial. A instituição oferece 658 vagas em mais de 50 cursos regulares, nas áreas de Música Erudita, Música Popular, Educação Musical e Artes Cênicas. Todos os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever pelo site do Conservatório de Tatuí, até às 18h do dia 21 de janeiro.

foto
Reprodução

Na área de Música Erudita, são oferecidas 205 vagas em Tatuí, nas habilitações de Acordeão, Canto Lírico, Canto Barroco, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Fortepiano, Harpa, Luteria, Oboé, Percussão Sinfônica, Piano Clássico, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Clássico, Violino, Violino Barroco/Viola Barroca, Violoncelo e Violoncelo Barroco/Viola da Gamba. E mais 47 vagas no Polo de São José do Rio Pardo, nos cursos de Canto Lírico, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Percussão Sinfônica, Piano, Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa, Trompete, Viola, Violão Clássico, Violino e Violoncelo.

Há vagas para candidatos(as) com e sem conhecimento musical. Candidatos(as) que não tenham conhecimento musical serão chamados para uma entrevista virtual com uma banca de professores da instituição. O link para a entrevista será enviado por e-mail após o encerramento do prazo de inscrições. Candidatos(as) que já tenham conhecimento musical deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam uma peça de livre escolha do repertório erudito. Depois de gravado, o vídeo deverá ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição. Também serão disponibilizadas vagas para alunos com deficiência visual ou baixa visão em Tatuí.

Na área de Música Popular, a instituição disponibiliza 58 vagas distribuídas nos cursos de MPB/Jazz (Bateria, Canto, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violão), Choro (Bandolim, Cavaquinho choro, Flauta Choro, Percussão choro e Violão 7 Cordas) e Música Raiz (Viola Caipira). Nestas habilitações, as vagas disponíveis no momento são destinadas apenas a candidatos(as) que já tenham conhecimento musical. Os(as) candidatos(as) deverão gravar um vídeo em que tocam ou cantam a obra ou o exercício proposto no edital para o curso do seu interesse. O vídeo deve ser disponibilizado no Youtube, no modo “não listado”, e o link deve ser informado na Ficha de Inscrição.

Na área de Educação Musical, as vagas disponíveis são 168 para Musicalização Infantil e 40 para Formação em Educação Musical. Sendo distribuídas entre Musicalização Infantil 1 (4 anos), Musicalização Infantil 2 (5 anos), Musicalização Infantil 3 (6 anos), Musicalização Infantil 4 (7 anos) e Formação em Educação Musical (manhã ou tarde). Essas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público, a ser realizado no dia e horário estabelecidos pela Sustenidos. Para o curso de Formação em Educação Musical, a seleção será feita por meio de análise curricular e formulário de avaliação, conforme orientação do edital. Também serão disponibilizadas vagas para alunos(as) com deficiência visual ou baixa visão nos seguintes cursos de instrumento: Oboé, Piano, Violão Clássico e Violino.

Na área de Artes Cênicas, são oferecidas 140 vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças, Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes, Artes Cênicas e Cenografia. As vagas para os cursos de Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças e para Adolescentes serão distribuídas por meio de sorteio. Candidatos(as) ao curso de Artes Cênicas passarão por 5 dias consecutivos de aulas, laboratórios de artes cênicas, prova escrita e entrevista com os(as) professoras da escola. Neste caso, o(a) candidato(a) que não comparecer em algum dos dias estará automaticamente desclassificado(a). Já para o curso de Cenografia, a seleção será feita por meio de entrevista com banca formada por professores(as) da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

A instituição esclarece que a quantidade de vagas abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo 2021 e, por isso, alguns cursos mantidos pela instituição não dispõem de vagas para novos alunos neste momento, incluindo Regência. Todavia abriremos processo seletivo, para lista de espera de Acordeão, Piano, Harpa, Violão, Flauta doce, Bateria (MPB/Jazz), Trombone (MPB/Jazz), Cavaquinho (Choro), Violão de 7 cordas (Choro), Percussão (Choro).

BOLSAS DE ESTUDOS — Os(as) candidatos(as) com conhecimento musical e teatral que forem aprovados(as) no Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as), cujo resultado está previsto para ser divulgado a partir de 18/02, poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas para bolsistas nos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí. As inscrições para as Bolsas Performance ficarão abertas até 1º de março. Estes editais já estão disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Processo Seletivo para Novos(as) Alunos(as) 2022
Inscrições: de 4 a 21 de janeiro de 2022
Link de acesso no site do Conservatório de Tatuí.

Premiação LGBTQ+ divulga lista de brasileiros de indicados na edição de 2021

A premiação Poc Awards, que elege anualmente instituições e personalidades brasileiras comprometidas com a comunidade LGBTQIA+, divulgou a lista de indicados da edição de 2021. Promovida pelo portal de notícias Gay Blog BR, do aplicativo SCRUFF, a premiação traz destaques da música, esporte, política, jornalismo, entretenimento, publicidade e personalidades que se declararam LGBT+ no último ano. Ao todo, são 24 categorias disponíveis para votação do público e os vencedores serão anunciados no dia 24 de dezembro.

Marco Pigossi, Carmo Dalla Vecchia, Luísa Sonza, Douglas Souza, Gil do Vigor, Linn da Quebrada, Eduardo Leite, Maria Casadevall, Laerte, Pabllo Vittar e Preta Gil são alguns nomes famosos que concorrem aos troféus do Poc Awards. Aliados da comunidade LGBT+, como Emicida, Felipe Neto e Xuxa, também são reconhecidos em suas respectivas categorias pelas iniciativas e posicionamos pró-diversidade ao decorrer do ano. Conjuntamente, nomes emergentes e novos talentos LGBTQIIA+ têm visibilidade garantida na premiação, como o caso do categoria “Música Poc Brasileira”, que traz os queernejos Gali Galó e Zerzil, o pagodeiro gay João Rosa, o ex-The Voice Matteus, o ator e cantor Mateus Ribeiro, o multiartista gaúcho Jona Poeta e os alternativos Martte, Piettro e Wagner Luther como indicados.

Em 2020, entre os vencedores do troféu, estiveram Padre Júlio Lancellotti, Rita Von Hunty, Silvero Pereira, Erika Hilton, Urias, Daniela Mercury, Lulu Santos, Gabeu, Vittor Fernando, Igor Cosso, Hugo Bonemer, Erika Hilton, LATAM, Instagram e Netflix.

Para votar no Poc Awards 2021, o público pode acessar ao site do Gay Blog BR by SCRUFF (www.gay.blog.br) até a próxima quinta-feira, dia 23 de dezembro.

“POC POC”

A premiação “Poc Awards” tem seu nome inspirado em uma gíria da comunidade LGBTQIA+ que foi ressignificada ao longo dos anos. “No início da década de 2000, o termo ‘poc’ era utilizado de forma pejorativa para se referir aos gays mais afeminados. ‘Poc poc’ era uma onomatopeia do barulho do andar de salto alto”, conta Vinícius Yamada, editor-chefe do Gay Blog BR. “No entanto, com o tempo, o termo passou a ter um novo significado e atualmente não possui a conotação ofensiva de outrora. Hoje, o termo ‘poc’ é símbolo de empoderamento e uma maneira carinhosa e humorada de gays se chamarem uns aos outros”, explica.

Tanto os troféus Poc Awards quanto o portal Gay Blog BR têm assinatura do app SCRUFF, que está presente no Brasil desde 2018 e conecta mais 15 milhões de gays, bissexuais e transexuais em mais de 180 países entre os 6 continentes. Fundado em 2010 por Johnny Skandros e Eric Silverberg, agora seu CEO, o aplicativo SCRUFF está disponível gratuitamente em dispositivos iOS e Android.

Premiação LGBTQ+ divulga lista de brasileiros de indicados na edição de 2021
Premiação LGBTQ+ divulga lista de brasileiros de indicados na edição de 2021

SERVIÇO

Poc Awards 2021 | Gay Blog BR by SCRUFF
Votação aberta até 23 de dezembro
Através do link: www.gay.blog.br
Resultado: 24 de dezembro no site Gay Blog BR by SCRUFF

INDICADOS 2021

As 24 categorias e os respectivos indicados do Poc Awards 2021:

– “Poc do Ano”, categoria dedicada a personalidades que fizeram “saíram do armário” e /o trouxeram representatividade em 2021: Aline Wirley, Carmo Dalla Vecchia, Daniel Adjuto, Eduardo Leite, Franklin David, Professor Israel Batista, Johnny Massaro, Karin Hills, Lucas Rangel, Luísa Sonza, Marcelo Cosme, Marco Pigossi, Maria Casadevall, Nath Finanças, Paula Mattos, Pedro Pacífico e Rainer Cadete. Menção honrosa para Sérgio Mamberti.

– “Artivista”, categoria para artistas envolvidas com causas: Amara Moira, Bixarte, Jup do Bairro, Laerte, Marina Mathey e Renata Carvalho.

– “Comunicação”, categoria para LGBTs que usam as redes sociais para refletir sobre temas pertinentes à comunidade: Ad Junior, Alberto Pereira Jr, André Carvalhal, Fábio Mariano, GG (Bom Dia, Bixa), Katu Mirim, Thiago Amparo e William de Luca.

– “Plataforma Friendly”, categoria a qual o público avalia qual rede social mais atuou contra a LGBTfobia: Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok, Twitter e Youtube.

– “Tem Local”, para o espaço que mais promoveu a cultura LGBTQIA+ em 2021: APOGLBT SP, Casa Natura Musical e Festival MixBrasil.

“Agitadores Sociais Virtuais Homossexuais”, categoria dedicada a influencers humorados: Alvxaro, Gabriel Villane, Guto TV, Luan Poffo, Raony Phillips e Yarley. Menção honrosa para Daniel Carvalho (Katylene).

– “Esporte”, para atletas que se destacaram na mídia em 2021: Douglas Souza, Marta, Izabela da Silva, Maique Reis, Tifanny Abreu e Vinícius Freitas. Menção honrosa para Fábio Torrecillas.

“Literatura”, para obras de não ficção ou de reconstrução de fatos históricos: “Contra a Moral e os Bons Costumes” (Renan Quinalha), “Divina Valéria” (Alberto Camarero e Alberto de Oliveira), “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte” (Luiz Morando), “Transfeminismo” (Letícia Carolina Nascimento), “O brilho das velhices LGBT+” (Baron, Henning e S. Regina) e “Tybyra: Uma Tragédia Indígena Brasileira” (Juão Nyn). Prêmio “hours concours” para João Silvério Trevisan – “Seis Balas Num Buraco Só”

“Aliada”, categoria para simpatizantes da causa LGBTQIA+ que usam suas redes sociais para se posicionar e defender a diversidade: Alana Azevedo, Fayda Belo e Xuxa.

“Brother”, categorias para aliados que usam a visibilidade para defender pautas LGBTQIA+: Alessandro Molon, Emicida e Felipe Neto.

“Música Poc Brasileira – MPB”, dedicada a novos talentos: Gali Galó, João Rosa, Jona Poeta, Martte, Mateus Ribeiro, Matteus, Piettro, Wagner Luther e Zerzil. Menção honrosa para Nelson Freire e Zezinho Corrêa.

“Ícone”, neste ano, a categoria é voltada para LGBTs que participaram de reality shows: Gil do Vigor, João Pedrosa, Lucas Selfie, Lumena Aleluia, Matheus Pasquarelli, Rico Melquiades e Tarso Brant.

“Ator”, para os atores que se destacaram ou levaram representatividade para a arte: Carmo Dalla Vecchia, Igor Fernandez, João Pedro Oliveira, Johnny Massaro, Kelner Macêdo e Kiko Mascarenhas. Menção honrosa para Carlos Leça, Kleber Lopes, Luiz Carlos Araújo e Paulo Gustavo.

“Artista”, categoria para cantores e intérpretes de hits e que já possuem fã clubes consolidados: Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Daniela Mercury, Danny Bond, Liniker, Linn da Quebrada, Lulu Santos, Majur, Maria Gadu, Mart’nalia, Pepita, Preta Gil, Sandra de Sá, Silva e Urias.

“Campanha”, para peças publicitárias: Amstel (“I am what I am”), Avon (“Mês Violeta”), O Boticário (“Explicações”), Burger King (“Como explicar?”), Mercado Livre (“Beijos Icônicos) e TikTok (“Livre Para Ser”).

“Militante”, para personalidades que visam garantir direitos para LGBTs: Bruna Benevides, Carolina Iara, David Miranda, Erica Malunguinho, Erika Hilton, Fabiano Contarato, Fábio Felix, Prof. Israel Batista, Monica Benicio, Paulo Iotti e Todd Tomorrow. Menção honrosa para Anyky Lima, Alexandre Böer, Janaína Lima, Loren Alexander, Marco Trajano e Valéria Rodrigues.

“Hit do Ano”, para as canções que fizeram sucesso nas plataformas de streaming: Anitta – “Girl From Rio”, Gloria Groove – “A Queda”, Jão – “Coringa”, Ludmilla – “Ela Não”, Luísa Sonza – “Intere$$eira” e Pabllo Vittar – “Ama Sofre Chora”.

“The Bosh”, categoria para personalidades que usaram o humor para defender direitos básicos: Anitta, Bruno Sartori e Esse Menino.

– “Personalidade”, categoria voltada para entrevistados de 2021 do Gay Blog BR by SCRUFF: Chico Felitti, Felipe Martins, Juliano Dip, Kiko Mascarenhas, Lorna Washington, Luís Salém, Lumena Aleluia, Marcos Oliveira, Nany People e Pedro Pacífico. Menção honrosa para Gilberto Braga, Ruddy Pinho e Maravilhosa.

“Elas que lutam”, para instituições governamentais que realizaram ações para beneficiar a diversidade: Coordenação de Políticas LGBTI da Prefeitura de SP, Coordenação de Políticas para a Diversidade do Estado de SP, Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio e Secretaria de Justiça Social da Bahia (SJDHDS).

“Pegue meu dinheiro”, para empresas que tiveram uma expressiva colaboração com a comunidade LGBTQIA+, seja através de ações, políticas internas ou posicionamentos: Accor, AME, Avon, O Boticário, Bradesco, British Council, Burger King, C6 Bank, Diageo, Doritos, Google, Havaianas, IBM, Itaú, Levi’s, Mercado Livre, Natura, Netflix, Nivea e Tim.

“Telejornalista”, categoria que estreia este ano no Poc Awards: Alex Sampaio, Daniel Adjuto, Fabio Ramalho, Juliano Dip, Marcelo Cosme e Matheus Ribeiro. Menção honrosa para Artur Xexéo.

“Lenda”, dedicada a drag queens com longa trajetória e tidas como “divas” da comunidade: Dimmy Kieer, Kaká di Polly, Marcia Pantera, Paulette Pink, Salete Campari, Silvetty Montilla, Suzy Brasil, Tchaka e Thalia Bombinha.

“Boy Magia”, que nesta edição traz atores do entretenimento adulto entrevistados pelo Gay Blog BR by SCRUFF: Andy Onassis, Arthur Mondelo, Atlas Xavier, Augusto (Mundo Mais), Eduardo Picasso, Leicy Sposito, Marcelo Debian, Marcos Goiano, Rico Marlon, Samuel Decker, Victor Ferraz e Vitor Guedes. Menção honrosa para Lucas Almeida e Renan Maranhão.

MOSTRA QUE DISCUTE O POTENCIAL CRIATIVO DA FOTOGRAFIA ESTREIA NO SESI ITAPETININGA

O SESI Itapetininga receberá, a partir do dia 17 de dezembro, Espaços Compartilhados da Imagem, exposição que recebeu mais de 41 mil visitantes no Centro Cultural Fiesp (SP). As séries de imagens em grandes proporções escolhidas pelos curadores Bruno Vilela e Guilherme Cunha propõem reflexões sobre questões atuais como consumo, relação com o trabalho, luto, os limites entre o real e o imaginário. As obras ficam expostas no Espaço Galeria da unidade até o dia 19 de fevereiro, de terça a sábado, das 9h às 20h. A visitação é gratuita.

foto
Reprodução

Ao todo, são apresentadas ao público 22 obras de quatro artistas de diferentes países. Entre elas, está a série Mais populares de todos os tempos, da dupla britânica MacDonald Strand. Os artistas reduziram fotografias famosas da história, como a imagem da menina correndo nua após um bombardeio durante a guerra do Vietnã, feita por Nick Ut, a pontos e linhas, muito parecidos com a brincadeira de “ligar os pontos”. Para os curadores, “o trabalho é um convite ao público para interagir com as obras, mostrando como essas cenas estão registradas no inconsciente coletivo, mesmo quando descaracterizadas”.

Também estão presentes na mostra fotografias do americano David Welch, que trazem montagens de totens e monumentos feitos com objetos diversos, como roupas e carros, representando a exteriorização de uma cultura e biografia social precárias. Já as obras do também americano Kent Rogowsky criam narrativas reunindo capas de livros de autoajuda, e as da irlandesa Jackie Nickerson, revelam imagens em que a figura humana forma um só corpo com uma natureza, que estrutura e equilibra precariamente em sua rotina terrena.

A escolha das obras é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), que desde 2013 promove discussões sobre a produção fotográfica e a construção de sentidos por meio de imagens.

SOBRE O PROJETO ESPAÇO GALERIA SESI-SP – A mostra Espaços Compartilhados da Imagem faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.

SERVIÇO:

Exposição Espaços Compartilhados da Imagem

Local: SESI Itapetininga (Avenida Padre Antonio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco)

Período: de 17 de dezembro a 19 de fevereiro de 2022

Classificação indicativa: livre

Informações: (15) 3275-7952

Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi)

5 dicas para escolher uma mesa infantil

5 dicas para escolher uma mesa infantil
5 dicas para escolher uma mesa infantil - Reprodução

Escolher um móvel adequado para o estudo de seu filho pode se tornar um desafio, pois, na hora de fazer uma escolha, muitas perguntas surgem.

As horas de estudo que as crianças dedicam ao desempenho das suas tarefas merecem conforto e comodidade. Ressalta-se que diversos estudos científicos têm demonstrado que o conforto no mobiliário é fundamental para a concentração no trabalho de casa ou no estudo.

As diferentes cores, acabamentos, formas e tamanhos das mesas e cadeiras das suas categorias são pensadas e pensadas para os mais pequenos. Eles são dedicados para que as cadeiras não sejam pesadas, mas fáceis de transportar e, ao mesmo tempo, permaneçam duráveis ​​e resistentes às suas atividades diárias.

5 dicas para escolher uma mesa infantil
5 dicas para escolher uma mesa infantil – Reprodução

Critérios para escolher uma mesa para crianças

Muitos são os aspectos que devem ser levados em consideração ao fazer a seleção. Um dos mais importantes a se considerar é o tamanho da mesa de estudo. No caso da altura da mesa, ela deve ser ajustada à idade e altura da criança, bem como à altura da cadeira. As mesas reguláveis ​​são uma excelente opção porque à medida que a criança vai crescendo vão se ajustando, garantindo o seu uso por muitos anos.

O ideal é que a mesa infantil de estudo tenha áreas como gavetas para guardar seus implementos. Desta forma, você pode salvar aqueles de que não precisa temporariamente e liberar o espaço – levando em consideração que há épocas em que o hábito da ordem não está muito bem desenvolvido. As estantes também são uma alternativa para organizar material escolar, livros, cadernos, textos, estojos.

Ressalta-se que uma criança de 1 a 3 anos não merece uma escrivaninha com gaveta, pois para essa fase da vida necessita de outros tipos de móveis para realizar atividades manuais que possibilitem seu desenvolvimento sensorial.

No caso de crianças com mais de 5 anos, é necessário um espaço mais completo para a realização de suas atividades acadêmicas, trabalhos de casa e trabalhos escolares.

Ao adquirir uma mesa de estudo infantil, o ideal é que esteja em sintonia com a decoração da sala, que seja adequada ao espaço e avalie sua qualidade estrutural e vida útil, ou seja, que tenha sido confeccionada com materiais muito naturais, materiais e cores duráveis ​​e adequados para crianças. Os materiais mais recomendados são madeira, melanina e plástico.

Outro aspecto importante é o peso do móvel. Em alguns casos, as crianças vão querer transportar a cadeira e até a própria mesa, por isso deve ser considerado para certas idades.

A cor não pode ser deixada de lado, pois é um elemento importante na escolha de uma mesa, principalmente se for para uso infantil. Usar tons fortes, pelo menos como elemento de contraste, pode ser uma alternativa para estimular sua criatividade.

É aconselhável não ultrapassar o uso de duas ou três cores para dar um toque divertido à mesa, mas ao mesmo tempo, não a sobrecarregar.

Os verdes são os tons da estação, combinados com tons baixos como o cinza, branco ou amarelo.

Preto e branco são uma opção clássica não tão infantil, mas usando certos apliques ideais para os mais pequenos, podem ser uma opção divertida.

Independentemente do tipo de mesa de estudo que você escolher para seus filhos, o mais importante é que eles sejam confortáveis. Estudar com a postura correta é essencial. O importante é sempre criar um ambiente que lhes permita estudar com mais tranquilidade e que favoreça seu nível de concentração, para que fiquem mais motivados em suas atividades.

ASUS ROG Phone 3 Design

ASUS ROG Phone 3 Design
ASUS ROG Phone 3 Design - Reprodução

A jogabilidade no celular ainda está cimentada com produtos projetados para suportar os jogos mais exigentes e ver longas e ambiciosas configurações, além de acessórios ao pé da letra. Vimos e verificámos ambos os aspectos na análise do ASUS ROG Phone 3, o mais recente smartphone da sub-marca Republic of Games do fabricante dedicado ao hardware de jogos.

ASUS ROG Phone 3 Design
ASUS ROG Phone 3 Design – Reprodução

O herdeiro do ASUS ROG Phone 2 incorpora o mais recente processador Qualcomm para high-end e até 16 GB de RAM, embora a unidade que passa por nossa tabela de análise permaneça em 8 GB. Um celular que vem em uma curiosa caixa acompanhado do AeroActive Cooler 3, um acessório de ventilação que também fornece uma entrada física de áudio.

Design: um toque de discrição que é apreciado

Parece que para celulares de jogos, outros cânones ainda estão sendo cumpridos e o que é aprimorado por dentro tem que ser notado por fora, e o ASUS ROG Phone 3 também segue essa tendência. Embora sim, não é um dos móbiles mais marcantes ou histriônicos que vimos aqui, pelo menos deste tipo.

Na verdade, olhando para o ASUS ROG Phone (o primeiro), a estética foi suavizada e para melhor. O encosto é menos complexo e isso favorece o conforto na pegada, algo importante talvez mais em um móbile projetado para brincar e que não é leve.

Falando em celular sem acessórios, ele tem 240 gramas, o que está acima de muitos smartphones hoje que já descrevemos como grandes e pesados. E é algo que notaremos especialmente ao segurá-lo com uma mão com o celular na horizontal.

O peso não é estranho aos telefones para jogos ASUS, visto que o ROG Phone 2 pesava exatamente o mesmo. Embora sim, é maior que o Red Magic da Núbia este ano, o Red Magic 5G e o Red Magic 5S, dois dos rivais mais diretos do smartphone em questão.

Ele também bate o BlackShark 3 em gramas, mas o BlackShark 3 Pro está acima. Olhando para ele junto com outros celulares para jogos, o ROG 3 é um dos mais pesados, embora tendo uma bateria de 6.000 mAh não seja o mais volumoso. Ele supera o BlackShark 3 Pro, mas sua tela também é maior na diagonal.

Há mais diferença com os celulares padrão, mesmo com aqueles que já achamos muito grandes como o Samsung Galaxy S20 Ultra.

Por ser também um móbile bastante grosso, o importante é que seja confortável e isso se consegue (dimensões à parte) quando o peso não é um problema. A parte traseira do vidro tem uma ligeira curva nas laterais que se junta com a borda de alumínio, o que permite uma boa aderência e um pouco mais de aderência, já que esta parte traseira pode escorregar ligeiramente (embora um case seja fornecido com o celular).

A parte traseira não seria “padrão” porque seria uma tentativa contra os cânones atuais da estética do jogador móvel a que nos referimos anteriormente, mas como dissemos, não é a mais impressionante que vimos. O logotipo ROG estrela na parte central, sendo branco quando está apagado, mas na verdade sendo um LED colorido.

Existem alguns traços assimétricos que dão aquele típico ar futurista e o módulo da câmera traseira também é algo diferente, bem plano, assimétrico e deixando de fora o flash duplo. Além disso, há uma pequena abertura lateral que parece ser uma pequena janela de alívio térmico, embora seja verdade que está um pouco coberta quando a ventoinha é colocada.

O calçado ideal para bebês e crianças por idade

O calçado ideal para bebês e crianças por idade
O calçado ideal para bebês e crianças por idade - Reprodução

Escolher um sapato adequado para bebês e crianças é uma tarefa muito importante. O sapato é o que vai aquecer, proteger, moldar e dar equilíbrio aos pés dos mais pequenos. Para isso, é necessário que compremos calçados confortáveis, flexíveis, de boa qualidade e design, feitos com materiais bem confeccionados, e que também ofereçam ventilação ou respirabilidade aos pés das crianças. Existe um tipo de calçado para cada idade do bebé e da criança, bem como para cada fase do seu desenvolvimento.

O calçado ideal para bebês e crianças por idade
O calçado ideal para bebês e crianças por idade – Reprodução

Sapatos ideais para crianças por idades

Pelos pequeninos, pelos que engatinham, pelos que dão os primeiros passos e pelos que já caminham. O que devemos considerar na hora de escolher o calçado para nossos filhos, de acordo com o formato, a forma e o tamanho.

1- Os primeiros sapatinhos. Para bebes

Os primeiros sapatos que os bebés têm são apenas para decoração. Por isso, costumam ser escolhidos modelos mais parecidos com bonecos.

Tudo é válido nesta idade. Sapatos para bebês servem apenas para dar uma idéia de como usá-los.

Os calçados para recém-nascidos, até 6 meses, devem ser leves, delicados, confortáveis ​​e arejados, feitos de materiais como tecido, malhas, lã, couro ou lona. A sola do sapato deve ser o mais fina possível para não incomodar ou roçar na sola do pé do bebê.

Os sapatos Stardoll para bebês são muito populares. Você vai gostar de um design com certeza.

2- Aprendizagem de calçados. Para os primeiros passos

Dos 7 aos 8 meses de idade, dependendo do desenvolvimento de cada bebê, os bebês começarão a descobrir e explorar todo o espaço. Começarão a se levantar, a dar os primeiros passos em caminhantes, a engatinhar e a querer mover – se para descobrir tudo o que os rodeia.

É quando ele deve ser vestido com sapatos de aprendizagem. Devem ser leves, hipoalergênicos, feitos com tecidos macios. A única diferença com os primeiros é que eles devem ter uma planta mais moldada com uma base antiderrapante. Nesta fase é muito importante que o calçado ofereça segurança, aderência e aderência.

3- Sapatos reais. Para bebês que já estão caminhando

Quando o bebê estiver andando, ele precisará de um calçado com boa ventilação, sola grossa e antiderrapante e de peso moderado. Um sapato que permite mover-se livremente.

Recomendam-se materiais naturais para a vestimenta, como couro, forro e cabedal, além de um bom contraforte para dar estabilidade e firmeza aos pés do bebê.

O conforto, assim como a segurança e o conforto, são ingredientes indispensáveis ​​na escolha de um calçado para o bebé que caminha.

Medidas de tamanho de sapato padrão, com base na idade

  • N ° 16 ……… 0-3 MESES
  • N ° 17 ……… 4-6 MESES
  • N ° 18 ……… 6-8 MESES
  • N ° 19 ……… 8-10 MESES
  • N ° 20 ……… 10-12 MESES
  • N ° 21 ……… 18-24 MESES
  • N ° 22 ……… 24-36 MESES
  • N ° 23 ……… + DE 3 ANOS

Espero que este breve guia o ajude a escolher os melhores sapatos para seus bebês. Ao comprá-los, compartilhe suas ideias nos comentários.

Quarteto Quinta Essentia apresenta concerto no Sesi Itapetininga

O quarteto Quinta Essentia é destaque na programação musical do Sesi Itapê deste final de semana, com um show na sexta (26), às 20h. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente através do sistema Meu Sesi. Neste concerto comemorativo de lançamento do álbum Caboclo gravado na Alemanha, o Quinta Essentia apresenta um repertório recheado de música brasileira de compositores consagrados, e também temas nostálgicos de desenhos animados e vídeo games.

foto
Reprodução

O grupo é o principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes de música de câmara da atualidade. A formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, inspira novos trabalhos, fomenta novos públicos e divulga a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo.

De uma maneira eclética e muito musical, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta e sua família de instrumentos em diferentes cenários musicais. Na carreira internacional, o grupo já se apresentou na Austrália, Portugal, Estados Unidos, França, Bolívia, China, Itália e Alemanha.

SERVIÇO:
Quarteto Quinta Essentia apresenta concerto no Sesi Itapetininga

LOCAL: Sesi Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – V. Rio Branco

Data: 26 de novembro

HORÁRIO: às 20h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

INFORMAÇÕES: (15) 3275-7952

AVCB: 441973 | Alvará: 102.479

Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi

Trupe DuNavô apresenta “É mesmo uma Palhaçada” no Sesi Votorantim e no Sesi Tatuí

Iniciando sua participação no Edital Extra SESI SP de Cultura 2021, a Trupe DuNavô realiza
apresentações presenciais convidando crianças e suas famílias a celebrar grandes mestres e a memória circense presente em cada pessoa. Trupe DuNavô convida crianças de Votorantim e Tatuí para o espetáculo “É mesmo uma Palhaçada “

foto
Reprodução

Abrindo sua temporada no projeto Edital Extra SESI SP de Cultura 2021 e retomando as apresentações presenciais, a Trupe DuNavô convida a população das cidades de Votorantim e Tatuí para uma grande experiência de interação entre palhaços, crianças e suas famílias com o espetáculo “É mesmo uma Palhaçada”. No dia 26 de Novembro de 2021 (sexta-feira), às 15:00, com entrada gratuita, a Trupe DuNavô apresenta o espetáculo “É mesmo uma Palhaçada” no “Sesi Votorantim”, que fica na Avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Morumbi, Votorantim – SP. No sábado, dia 27 de novembro, também às 15:00 e com entrada gratuita, o grupo se apresenta no Sesi Tatuí, que fica na Avenida São Carlos, 900 – Vila Dr. Laurindo – Tatuí – SP.

O espetáculo “É mesmo uma Palhaçada” traz a divertida história de duas palhaças e um palhaço que chegam para se apresentar e só então descobrem que estão no lugar errado.
Na tentativa de consertar essa grande confusão eles começam a disfarçar o ocorrido entretendo as pessoas da plateia com ideias mirabolantes, porém muito atrapalhadas.
A brincadeira começa quando suas maravilhosas habilidades na verdade provocam inúmeras situações inusitadas e as coisas não acontecem como o esperado. Passeando por ilusionismo, mágica, dança e outras variedades circenses, a Trupe DuNavô apresenta
cenas clássicas e autorais, arrancando boas gargalhadas e convidando o público para um verdadeiro resgate da memória do circo. Formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, em abril de 2021 a Trupe DuNavô comemorou onze anos de pesquisa com a arte da palhaçaria, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus
processos de criação.

Com seus diferentes projetos a trupe já passou por importantes palcos do teatro e do circo, entre eles: Espaço dos Parlapatões, Festival Nacional de Teatro de Jales, XII Festival Nacional de Teatro de Limeira, Circuito SP de Cultura, Festival Risadaria, Circuito Cultural Paulista (APAA-Associação Paulista de Amigos da Arte), Festival Paulista de Circo, Viagem Teatral SESI 2017, Galpão do Folias, Virada Sustentável, Festival em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, #EmCasacomSESC, além de circular por diversas unidades do SESC de São Paulo e Capital, Fábricas de Cultura e teatros distritais; Para saber mais sobre a Trupe DuNavô acesse: www.facebook.com/DuNavo
Instagram: @trupedunavo

SERVIÇO: Espetáculo “É mesmo uma Palhaçada”
Com a Trupe DuNavô Um grupo de palhaçaria chega de uma turnê internacional para se apresentar e se depara com o cenário de outro grupo no palco. Percebendo que está no lugar errado, o grupo passa a vasculhar esse cenário desconhecido e a improvisar cenas com aquilo que encontra. Para entreter a plateia que já está ansiosa, essa trupe passeia por ilusionismo, mágica, dança e outras variedades circenses, apresentando cenas clássicas e autorais, arrancando boas gargalhadas! Um verdadeiro resgate da memória do circo
proporcionando uma vivência no ambiente circense, que não deve ser esquecida.
Duração: 50 minutos
Grátis – Classificação Livre
Quando: 26 de novembro de 2021 – Sexta-feira – Horário: 15h00
Onde: Sesi Votorantim – Endereço: Avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Morumbi, Votorantim – SP, 18110-380 – Telefone: (15) 3353-9200
Quando: 27 de novembro de 2021 – Sábado – Horário: 15h00
Onde: Sesi Tatuí – Endereço: Av. São Carlos, 900 – Vila Dr. Laurindo – Tatuí – SP CEP: 18271-380 –
Telefone: (15) 3205-7911

Iguatemi Esplanada traz em novembro a Escola de Magia e Bruxaria

A Escola de Magia e Bruxaria fica aberta ao público até a terceira semana de dezembro com atrações para apaixonados por magia e com atrações para adultos e crianças.

foto
Reprodução

O Iguatemi Esplanada será invadido por bruxinhos e magos, levando os clientes para uma incrível viagem pelo universo da magia. Varinhas, vassouras voadoras, capas de magos e poções mágicas estão na programação Escola de Magia e Bruxaria, que recebe visitantes entre os dias 23 de novembro e 19 de dezembro no Espaço de Eventos do Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim (SP).

A atração traz uma réplica do castelo da Escola de Magia e Bruxaria, uma escola de ensino mágico que irá trazer aos apaixonados pelo tema aulas, oficinas, duelos de varinhas, desvendamentos de enigmas, tudo em um ambiente que remete aos antigos castelos da idade média, reforçando o clima de mistério e encanto da escola.

Aulas, oficinas e duelos

A Escola traz atividades para todas as idades, como o Jogo na boca do caldeirão, um jogo divertido onde os bruxos e bruxas têm que acertar bolinhas nos caldeirões. Quem alcançar a maior pontuação vence. Há ainda o jogo argola no chapéu, um jogo divertido onde os bruxos e bruxas têm 10 argolas e devem acertar uma mesa cheia de chapéus que possuem as pontuações sinalizadas. Quem alcançar a maior pontuação, vence!

Outra atividade da Escola de Magia e Bruxaria é o tabuleiro gigante, um jogo da vida no melhor estilo bruxo com um tabuleiro de 7 metros de comprimento, onde o participante é o pino do jogo. O objetivo do jogo é comprar propriedades, e o mais importante, chegar ao fim sem perder todos os dobrões (dinheiro bruxo do Bàdiu).

Mas uma das grandes atrações da Escola é o Duelo de Feitiços, onde dois bruxos por vez sobem ao tablado de duelos e jogam um contra o outro no estilo pedra, papel e tesoura, porém usando os feitiços Desarmus, Reflectus e Confutatis.

Escola de Magia e Bruxaria estará aberta ao público de 23 de novembro e 19 de dezembro, segunda a sábado das 11h às 21h e domingo das 12h às 20h, no Espaço de Eventos do Iguatemi Esplanada. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na plataforma https://www.ingresse.com/escola-de-magia-e-bruxaria-iguatemi-esplanada.

Outras informações sobre a Escola de Magia e Bruxaria podem ser obtidas no portal do Iguatemi Esplanada www.iguatemiesplanada.com.br.

Sobre o Iguatemi Esplanada

Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região de Sorocaba com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping, uma torre comercial e uma residencial ainda em construção. O empreendimento tem um mix completo com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo 10 restaurantes. O shopping também possui 10 salas de cinema da Cinépolis, das quais 3 são salas VIP, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas e uma vaga elétrica. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos, como o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, e tem como missão proporcionar experiências únicas para seus clientes. Com a expansão em 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma área bruta locável (ABL) de 63.890 m². A ala já existente, denominada Ala Norte, possui 23.890 mil m² de ABL e a Ala Sul, com 40 mil m² de ABL.

Serviço:

Escola de Magia e Bruxaria

Data: 23 de novembro e 19 de dezembro

Horário: segunda a sábado das 11h às 21h e domingo das 12h às 20h.

Local: Espaço de Eventos – Piso Terraço – Ala Sul do shopping Iguatemi Esplanada.

Ingresso: Inteira R$20,00 e Meia R$10,00

Plataforma de venda: https://www.ingresse.com/escola-de-magia-e-bruxaria-iguatemi-esplanada

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br.

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

Unimed Sorocaba anuncia unidade no Iguatemi Esplanada

A Unimed Sorocaba e o Shopping Center Iguatemi Esplanada anunciaram na quarta-feira (10/11) a instalação de uma unidade da cooperativa na Ala Sul do empreendimento. Com início de operação previsto para abril de 2022, a unidade chancela a união de duas importantes marcas da região de Sorocaba. Com previsão de inauguração entre o final de março e início de abril de 2022, a Unidade Iguatemi será um avanço consistente neste processo. O espaço com cerca de 383m² abrigará duas frentes: a área comercial (que, até então, funcionava na Av. Barão de Tatuí) e uma unidade assistencial.

foto
Reprodução

Na área comercial da Unidade Iguatemi ficarão os serviços de vendas e pós-vendas de planos de saúde. Já a área assistencial contemplará dez salas de coleta para exames laboratoriais, clínica de vacinas para os públicos adulto e infantil e três salas para ultrassonografias, com atendimento e equipamentos de imagem mais vocacionados ao segmento materno-infantil. Desde que assumiu, em julho de 2020, o atual Conselho de Administração da Unimed Sorocaba colocou em prática um plano de expansão e revitalização das unidades assistenciais e de negócios, tanto em Sorocaba quanto nos municípios que fazem parte da sua área de abrangência, visando melhorar ainda mais o atendimento e o conforto aos seus clientes.

“A parceria da Unimed Sorocaba com o Iguatemi Esplanada proporcionará mais conforto e qualidade de atendimento aos pacientes. São duas marcas de excelência, empenhadas em superar as expectativas dos seus clientes”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba, doutor Gustavo Ribeiro Neves.

Reforço em mix de serviços

Com a inauguração da Unimed, o Iguatemi Esplanada reforça seu mix de serviços e se consolida como um dos principais centros comerciais, de lazer, gastronomia e serviços do interior paulista. Sempre com foco na missão de gerar experiências únicas aos clientes, o Iguatemi Esplanada registrou um boom de novas lojas em 2021. Apenas este ano o shopping recebeu marcas importantes como Carter’s, Coco Bambu, Adcos, Criamigos, Gelateria Bacio di Latte, Luiza Barcelos e nos próximos meses inaugura, além da Unimed, outras que estão em fase final de obras, como por exemplo a loja Reserva.

“Desde o início do ano inauguramos cerca de 20 lojas, o que mostra a confiança dos empresários na marca Iguatemi. A inauguração da unidade da Unimed em nosso empreendimento é um marco para a companhia porque traz aos nossos clientes ainda mais opções de serviços, permitindo que ele consiga resolver sua vida num único local. Além disso, essa parceria com a Unimed Sorocaba consolida ainda mais o Iguatemi Esplanada não apenas como um empreendimento voltado às compras, lazer e gastronomia, mas um polo de investimento e negócios”, afirma Ana Carolina Gonçalves, Gerente Geral do shopping.

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios. A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 100 mil clientes diretos, além de outros 79 mil atendidos via intercâmbio. Atualmente, a instituição é formada por 1.200 médicos cooperados e 2.533 colaboradores. O Hospital Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed nacional. Por essa razão, é considerado como referência, capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos – como coração, fígado, medula óssea, entre outros.

Serviço:

Lançamento Unimed Iguatemi

Data: 10 de novembro

Horário: 11h30

Local: Restaurante Coco Bambu – Ala Sul do Iguatemi Esplanada

Conservatório de Tatuí realiza ‘Mostra de Artes Cênicas 2021’ com 25 apresentações virtuais e gratuitas

Para concluir uma etapa densa de formação dos alunos e alunas de Artes Cênicas, o Conservatório de Tatuí realizará a ‘Mostra de Artes Cênicas 2021’. A programação traz 25 apresentações em dois momentos distintos – na primeira semana de novembro e na primeira de dezembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Conservatório. A ação tem como objetivo tornar público os percursos de pesquisa e criação realizados por cada turma dos cursos de formação, livres e de aperfeiçoamento. O Conservatório de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina.

foto
Reprodução

“Vamos dar um panorama dos trabalhos artístico-pedagógicos que estamos realizando. Assim, o público poderá perceber o processo de transformação dos alunos e alunas e o desenvolvimento dos exercícios cênicos criados. O objetivo não é mostrar um produto e, sim, experimentações artísticas e seus modos de construção”, destaca Antonio Salvador, gerente artístico e pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Entre a primeira semana de novembro e dezembro, também serão realizados, como parte da Mostra, outros dois trabalhos com características peculiares. O primeiro é ‘A dona da Casa’, experimento cênico do último ano do curso Teatro Adulto, que será apresentado durante sete dias – a cada dia com um formato diferente. Seguido pela produção da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, que desenvolve neste ano uma pesquisa específica sobre a apreciação sensível do espectador. Sob a coordenação do professor Thiago Leite, a Cia. de Teatro tem mostrado suas criações em processo desde junho, com o projeto ‘Ações para suspender o tempo’, que envolve procedimentos de acessibilidade e mediação teatral.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

NOVEMBRO:

Data: 3/11, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 3/11, às 15h30

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 3/11, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto – 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 4/11, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 4/11, às 19h

O que: Aula aberta “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas” – Curso de Aperfeiçoamento

Classificação: livre

Sinopse: Aula aberta em que serão apresentados estudos cênicos criados durante o curso de aperfeiçoamento “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas”, coordenado por Cibele Mateus e convidados.

Data: 4/11, às 20h30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

Reapresentações: 10, 17, 22, 24, 29/11, sempre às 20h30.

Data: 5/11, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 5/11, às 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 05/11, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos.

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Datas: 27 e 28/11, às 17h

O que: Ações para suspender o tempo – Experimento n° 5 – Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Somos capazes de suspender o tempo quando algo ou alguém nos chama a atenção? Qual a idade das coisas ao nosso redor? Para responder a essas questões, montamos uma espécie de quebra-cabeça, articulando memórias, cenas do cotidiano, modos de agir e de se relacionar com as coisas, as pessoas e, principalmente, o tempo. Esta criação faz uso de elementos de audiodescrição, tornando-a acessível a espectadores(as) com deficiência visual, ação que tem transformado profundamente a maneira de os(as) artistas envolvidos(as) conceberem a obra e experimentarem o mundo.

DEZEMBRO:

Data: 1/12, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 1/12, às15h

O que: Aula aberta ‘O ator multimeios’ – Curso livre com Jonnatha Horta Fortes

Classificação: livre

Sinopse: Mostra de experiências artísticas derivadas do curso. Nele, conhecemos grupos e artistas que dialogam com a linguagem multimeios, debatemos sobre formas e conteúdos dessas encenações e realizamos exercícios de criação com enfoque na atuação cênica.

Data: 1/12, às 16h

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 1/12, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto- 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 2/12, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 2/12 dezembro, 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 2/12, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Data: 3/12, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 3/12, às 20n30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

Patrocinador Ouro Conservatório de Tatuí: CSN

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita

PARA O BURGER KING, A MAMATA NÃO VAI ACABAR TÃO CEDO

Se a Mamata acabou ou não, não dá para saber, mas no APP do BK, ela não tem previsão de terminar. Ou seja, o Burger King garante que a mamata é comer bem e pagando pouco. E para fazer a premissa valer, a oferta de sanduíches a R﹩ 9,90 se mantém firme. Agora os clientes podem aproveitar de descontos ainda maiores nos preços oferecidos pela plataforma “BK Todo Dia”, e para isso, basta utilizar o aplicativo próprio da rede. A partir de 29 de outubro, o público passou a ter a possibilidade de escolher entre seis opções de sanduíches no ‘precinho’. Portanto, para os consumidores que desejarem aproveitar dessa mamata é necessário consultar as lojas participantes diretamente no app do BK, escolher seu sanduíche preferido e gerar o cupom com QR Code, que deve ser apresentado ao atendente do restaurante ou nos totens de autoatendimento.

foto
Reprodução

A campanha “R﹩ 9,90 é uma Mamata” foi desenvolvida pela DAVID e tem como objetivo reforçar que, no aplicativo do BK, os clientes têm acesso a diversos benefícios e ofertas exclusivas. Os sanduíches Todo Dia que fazem parte da promoção são: Whopper, carro-chefe do BK; o Big King, Cheddar duplo, Cheeseburger duplo bacon, Rodeio Duplo e o Chicken Duplo. A promoção é válida em todo território nacional e o aplicativo da marca pode ser baixado nos sistemas operacionais Android e IOS.

“Em nossas campanhas, sempre usamos do factual como uma maneira de nos comunicarmos com os clientes. Usamos do tom de voz bem-humorado da marca para levarmos leveza para o dia a dia dos nossos consumidores, sem deixar de oferecer algo muito importante para eles: serviços, produtos e preços que estejam em linha com as suas rotinas e perfis. O aplicativo do BK é uma plataforma que vai proporcionar cada vez mais benefícios aos BK Lovers e, por isso, convidamos todos os apaixonados pelo Burger King para conhecerem melhor esse serviço, que ainda promete muitas surpresas e facilidades”, ressalta, Juliana Cury, Diretora de Marcas da BK Brasil, máster franqueada de Burger King e Popeyes no país.

A nova campanha foi idealizada pela DAVID e todos seus desdobramentos estão em veiculação nas redes sociais do Burger King Brasil. Para acompanhar, acesse o filme no canal oficial do Burger King no Youtube.

“O país inteiro está se perguntando se a mamata acabou. O BK mostrou que não. Na verdade, a mamata segue bombando no app”, diz Fabricio Pretto, Diretor de Criação da DAVID.

 

Belas Artes realiza vestibular presencial no final de semana

O Centro Universitário Belas Artes – Campus Votorantim/Sorocaba realiza no próximo sábado (06/11) a partir das 10h mais uma etapa do Vestibular 2022, desta vez para quem optou pela prova presencial. A taxa de inscrição para ambas as modalidades é de R$ 120.

foto
Reprodução

Na prova tradicional presencial, o estudante deverá responder a cinco questões dissertativas com base em um estudo de caso e fazer uma redação. A prova será realizada presencialmente na Belas Artes, no Campus Votorantim (2º andar da torre anexa ao shopping Iguatemi Esplanada), na data e horário sinalizados na ficha de inscrição.

O processo seletivo oferece vagas em diversos cursos de graduação. A maioria das carreiras é da área de artes e design, comunicação, engenharias, administração e tecnológicos. Para ambas as modalidades de vestibular, o estudante pode optar por cursos que oferecem opções de aula EAD, presencial ou Phygital, que é o modelo híbrido. Estudantes que fizeram edições anteriores ao Enem 2021 podem aproveitar as notas desde que sejam acima de 450 pontos. Nesse caso, as inscrições vão até 7 de março de 2022.

Para mais informações, basta acessar o portal da Belas Artes https://novo.belasartes.br/sorocaba/

Serviço:

Vestibular Centro Universitário Belas Artes 2022

Data: 06 de novembro às 10h para prova presencial

Inscrições e informações: https://novo.belasartes.br/sorocaba/

Faculdade Belas Artes – Campus Sorocaba/Votorantim

Endereço: Avenida Gisele Constantino, 1850 – 2º andar – Torre Comercial Iguatemi Business, anexa ao Shopping Center Iguatemi Esplanada.

Conservatório de Tatuí realiza ‘Mostra de Artes Cênicas 2021’ com 25 apresentações virtuais e gratuitas

Para concluir uma etapa densa de formação dos alunos e alunas de Artes Cênicas, o Conservatório de Tatuí realizará a ‘Mostra de Artes Cênicas 2021’. A programação traz 25 apresentações em dois momentos distintos – na primeira semana de novembro e na primeira de dezembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Conservatório. A ação tem como objetivo tornar público os percursos de pesquisa e criação realizados por cada turma dos cursos de formação, livres e de aperfeiçoamento. O Conservatório de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina.

foto
Reprodução

“Vamos dar um panorama dos trabalhos artístico-pedagógicos que estamos realizando. Assim, o público poderá perceber o processo de transformação dos alunos e alunas e o desenvolvimento dos exercícios cênicos criados. O objetivo não é mostrar um produto e, sim, experimentações artísticas e seus modos de construção”, destaca Antonio Salvador, gerente artístico e pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Entre a primeira semana de novembro e dezembro, também serão realizados, como parte da Mostra, outros dois trabalhos com características peculiares. O primeiro é ‘A dona da Casa’, experimento cênico do último ano do curso Teatro Adulto, que será apresentado durante sete dias – a cada dia com um formato diferente. Seguido pela produção da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, que desenvolve neste ano uma pesquisa específica sobre a apreciação sensível do espectador. Sob a coordenação do professor Thiago Leite, a Cia. de Teatro tem mostrado suas criações em processo desde junho, com o projeto ‘Ações para suspender o tempo’, que envolve procedimentos de acessibilidade e mediação teatral.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

NOVEMBRO:

Data: 3/11, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 3/11, às 15h30

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 3/11, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto – 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 4/11, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 4/11, às 19h

O que: Aula aberta “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas” – Curso de Aperfeiçoamento

Classificação: livre

Sinopse: Aula aberta em que serão apresentados estudos cênicos criados durante o curso de aperfeiçoamento “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas”, coordenado por Cibele Mateus e convidados.

Data: 4/11, às 20h30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

Reapresentações: 10, 17, 22, 24, 29/11, sempre às 20h30.

Data: 5/11, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 5/11, às 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 05/11, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos.

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Datas: 27 e 28/11, às 17h

O que: Ações para suspender o tempo – Experimento n° 5 – Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Somos capazes de suspender o tempo quando algo ou alguém nos chama a atenção? Qual a idade das coisas ao nosso redor? Para responder a essas questões, montamos uma espécie de quebra-cabeça, articulando memórias, cenas do cotidiano, modos de agir e de se relacionar com as coisas, as pessoas e, principalmente, o tempo. Esta criação faz uso de elementos de audiodescrição, tornando-a acessível a espectadores(as) com deficiência visual, ação que tem transformado profundamente a maneira de os(as) artistas envolvidos(as) conceberem a obra e experimentarem o mundo.

DEZEMBRO:

Data: 1/12, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 1/12, às15h

O que: Aula aberta ‘O ator multimeios’ – Curso livre com Jonnatha Horta Fortes

Classificação: livre

Sinopse: Mostra de experiências artísticas derivadas do curso. Nele, conhecemos grupos e artistas que dialogam com a linguagem multimeios, debatemos sobre formas e conteúdos dessas encenações e realizamos exercícios de criação com enfoque na atuação cênica.

Data: 1/12, às 16h

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 1/12, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto- 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 2/12, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 2/12 dezembro, 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 2/12, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Data: 3/12, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 3/12, às 20n30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

 

Segredo do fisiculturismo, comendo hambúrgueres para as refeições após o treino?

Um hambúrguer é uma boa refeição antes ou depois do treino?

Vamos esclarecer todas as dúvidas e desmistificar o mito dos fatos por trás dos fast foods e exercícios.

Estudos revelaram que alimentos rápidos, como hambúrgueres, podem ser bons suplementos para reabastecer o armazenamento de glicogênio do corpo após o treino. O glicogênio é importante como combustível de curto prazo, pois pode ser armazenado nos músculos.

Pode ser tão benéfico quanto qualquer outro suplemento dietético. Isso foi baseado em um estudo da Universidade de Montana.

Nutrição em um hambúrguer simples

De acordo com o USDA, um único hambúrguer simples (86g) contém cerca de 254 calorias.

A quantidade total de gordura em um hambúrguer é de 10 gramas (15%), dos quais 3,1 gramas são gorduras saturadas.

A gordura poli-insaturada produz cerca de 0,2 gramas, enquanto a gordura monoinsaturada, cerca de 3,3 gramas.

Há cerca de 0,5g de gordura trans neste hambúrguer simples.

O conteúdo de colesterol em um hambúrguer é de cerca de 28 miligramas.

O hambúrguer tem aproximadamente 1 grama de fibra. Alimentos com grandes quantidades de fibras têm benefícios vitais para a saúde, incluindo redução dos níveis elevados de colesterol, melhoria da saúde digestiva e redução do risco de diabetes tipo 2.

No entanto, é bom limitar a ingestão de fibra porque pode levar à formação de gás.

O sódio é responsável por cerca de 378 miligramas em hambúrgueres.

Ao considerar o conteúdo nutricional de qualquer alimento, é bom prestar atenção aos níveis de sódio.

O lendário fisiculturista e levantador de peso Stan Efferding, também conhecido como The White Rhino, discute em profundidade a importância do sódio na dieta de qualquer atleta competitivo.

O sódio ajuda a manter um equilíbrio adequado de fluidos dentro e fora das células do corpo.

O sódio também ajuda a contrair os músculos, melhorar a hidratação e aumentar a resistência.

Os carboidratos são outros nutrientes essenciais e constituem um total de 29 gramas (9%) em um hambúrguer.

O hambúrguer também contém proteína que tem aproximadamente 13 gramas. A proteína é essencial para fisiculturistas e atletas.

Você pode verificar PriceListo.com para obter os preços do menu.

Hambúrguer após treino de musculação

Hambúrguer pode ser uma ótima refeição pós-treino. Os hambúrgueres ajudam a promover a recuperação muscular após um treino sério.

Durante os exercícios, os músculos sofrem pequenas rupturas, que são normais em todos os exercícios de treinamento de força.

Para que o corpo conserte essas lágrimas e fique mais forte, você precisa alimentá-lo com os nutrientes certos.

A proteína é o principal nutriente crítico para o crescimento e reparação de músculos desgastados.

As gorduras também são essenciais para este processo, bem como para a função celular.

Hambúrgueres promovem a ressíntese de glicogênio no corpo.

Após um exercício sério, os níveis de glicogênio nos músculos diminuem.

O glicogênio é glicose ou açúcar armazenados e o corpo depende deles para a produção de energia.

Após o treino, é recomendado encontrar nutrientes essenciais, como carboidratos e proteínas, pois eles são os melhores nutrientes para abastecer.

A eficácia do período de recuperação pode ser influenciada pelo tempo adequado das quantidades de macronutrientes.

Com isso em mente, é importante ressaltar que hambúrgueres são ótimos com moderação.

Parte da razão pela qual o fast food obtém uma má reputação na comunidade do fisiculturista é por causa de suas enormes qualidades.

A menos que você traga uma balança de alimentos, pode ser difícil calcular exatamente quanto você está comendo.

É muito fácil comer demais, especialmente porque os fisiculturistas estão tentando controlar quantas calorias estão consumindo.

Isso torna o processo uma faca de dois gumes.

Por um lado, você tem acesso rápido e fácil aos alimentos.

Por outro lado, a comida vem em grandes quantidades, o que provavelmente fará com que você coma demais, se não estiver ciente.

CIESP Sorocaba promove palestra on-line gratuita sobre FAP

Nesta quinta-feira, 28/10, às 10h, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em parceria com o DEPAR (Departamento de Ação Regional) da FIESP, irá realizar a palestra técnica “Conferindo FAP e a Possibilidade de Contestação”. O evento, on-line e gratuito, contará com a participação da equipe técnica da FIESP que abordará a forma de cálculo do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e os aspectos mais importantes na conferência do tributo.

foto
Reprodução

De acordo com a ergonomista e especialista em FAP/RAT da FIESP, Dynamene Fernandes, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um multiplicador do RAT (Risco Ambiental do Trabalho) calculado de acordo com a acidentalidade do estabelecimento. “Uma boa gestão do FAP pode reduzir a contribuição que a empresa normalmente faz pela metade. Por essa razão, é importante conferir se o tributo está sendo calculado corretamente e, se for o caso, fazer a contestação”, explica a especialista.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com o CIESP Sorocaba pelo email: cursos@ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2920. O Ciesp Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista.

Serviço:
O que: Palestra “Conferindo FAP e a Possibilidade de Contestação”
Quando: dia 28 de outubro (quinta-feira), às 10h
Informações: Tel: (15) 4009-2900 ou e-mail:cursos@ciespsorocaba.com.br
Evento on-line por meio da plataforma Zoom. Vagas limitadas.

SESI ITAPETININGA APRESENTA CATAIA MULTICULTURAL

Neste sábado (30), o Sesi de Itapetininga (SP), apresenta um show para dançar “Cataia Multicultural”, que busca envolver culturas regionais utilizando ritmos tradicionais brasileiros. A apresentação será no dia 30/10, a partir das 20h, com classificação para todas as idades, e reserva pelo Meu SESI.

foto
Reprodução

Paulistas, fazem da pluralidade da terra da garoa e das influências trazidas de todos os cantos do país suas bases sonoras. Assumem de vez o caráter tupiniquim das várias faces da nova música popular brasileira sem a pretensão de reinventar a roda. Flauta, viola, violão, guitarra, cavaquinho, baixo, djembê, congas, pandeiros, caixa, zabumba, sanfona, danças e muito carisma, é o que se vê da experiência ritmada que vem do palco.

A Cataia entra nesta nova fase guiada pela continuidade da mistura de gêneros marcante na sua trajetória, após dois discos bem sucedidos. Seu primeiro Cd, “Nesta Terra de Ninguém”, foi lançado na Europa, pela Suave Music (França), e foi selecionado para participar de duas coletâneas de música brasileira, “Forró for All” e “Forró for All 2” (quatro músicas) e seu segundo disco foi elogiado por suas composições originais e versões rearranjadas, como “Vai trabalhar Vagabundo” de Chico Buarque.
Com isso o grupo consolida seu novo trabalho no Show Multicultural.

SERVIÇO:

LOCAL: Sesi Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – V. Rio Branco
DATA: 30 de outubro de 2021

HORÁRIO: às 20h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INFORMAÇÕES: (15) 3275-7952

AVCB: 441973 | Alvará: 102.479 – validade:11/11/2021

Entrada gratuita – Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi)

 

Encontro do CIESP Sorocaba aborda prevenção do câncer de mama

Na manhã da última sexta-feira (22/10), a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) promoveu uma palestra on-line alusiva à Campanha Outubro Rosa ministrada pelo médico radio-oncologista Dr. Ricardo Ferrari, com o tema “Conheça bem seu corpo, a prevenção salva”. O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas, foi realizado em parceria com a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, a Nucleon Radioterapia, a Associação Comercial de Sorocaba por meio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), o Seconci-SP e a Verbo Comunicação.

foto
Reprodução

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, abordar o tema neste momento pós pandemia é ainda mais importante. “Embora as mulheres sejam muito mais conscientizadas que os homens, nunca é demais alertar. Nossa cidade está bem em termos de equipamentos, mas lamentavelmente temos ainda uma fila no SUS. Esperamos que esse aparelhamento do Estado que teve que ser feito para a pandemia fique como um legado para a saúde”, disse.

Já a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, destacou a oportunidade da divulgação da causa. “Com a pandemia estamos sofrendo as consequências do aumento da incidência do câncer de mama, mas estamos trabalhando para conscientizar as pessoas para fazer os exames preventivos, visando reverter essa situação o quanto antes.”

Em sua palestra, Dr. Ferrari destacou que o principal objetivo da Campanha Outubro Rosa é a prevenção. “É importante que a mulher conheça muito bem o seu corpo, pois isso é crucial para que a doença seja descoberta precocemente e a paciente tenha um tratamento mais tranquilo possível”, observou.

O médico radio-oncologista explicou que cada caso é único e o tratamento deve ser individualizado. “O câncer de mama é o mais comum depois do câncer de pele. Existem vários tipos de tumores com comportamentos e tratamentos diferentes. Além disso, o câncer de mama não é uma doença exclusiva da mulher. Apesar de raros, apenas 1% dos casos, a doença pode acometer também os homens. Por isso, o autocuidado é primordial, independente de gênero”, ressaltou.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco, Dr. Ferrari destacou os comportamentais, que estão relacionados ao estilo de vida. “A obesidade e o sobrepeso entram como fator de risco porque a gordura abdominal produz hormônio, podendo estimular o desenvolvimento de um câncer de mama. A prática de atividade física regular e uma alimentação saudável são extremamente importantes para a manutenção da saúde. Já o consumo de bebida alcóolica e o tabagismo são fatores de risco não somente para o câncer de mama, mas para diversas outras doenças e outros tipos de cânceres”, disse.

O médico alertou também para a exposição excessiva à radiação ionizante. “Esse tipo de radiação consegue causar mutações em nosso material genético e isso pode gerar uma proliferação descontrolada de tecido e gerar um tumor. É recomendável não se expor à exames de RX, mamografias e tomografia desnecessariamente.”

A exposição prolongada a níveis mais altos de hormônio também aumenta o risco de a mulher ter câncer de mama. “Alguns fatores relacionados às questões hormonais também podem influenciar, tais como: primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, menopausa após os 55 anos, uso por tempo prolongado de pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal por mais de 5 anos”, explicou.

Dr. Ferrari observou que o histórico familiar é outro fator que deve ser levado em consideração. Porém, apenas 5 a 10% dos casos da doença estão relacionados às alterações genéticas. “Temos um caso famoso da atriz Angelina Jolie que fez uma mastectomia bilateral porque a mãe teve câncer de mama e ela descobriu tinha uma alteração no gene BRCA1. Essa alteração muda o risco de a pessoa ter câncer de mama para mais de 80 %, além de aumentar para mais de 50% o risco de ter câncer de ovário. Mas, é muito importante frisar que a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, câncer de mama”, elucidou.

Sinais e sintomas

O médico apontou também os sinais que precisam ser observados quando a mulher se olha no espelho ou faz o autoexame. “Algumas alterações são características e devem ser investigadas pelo médico, tais como: área espessa ou áspera na pele da mama; uma reentrância na mama; crostas nos mamilos; vermelhidão ou calor, que pode ser provocado por uma inflamação na mama, mas que se não tiver uma causa pode ser sinal de câncer; secreção inesperada; feridas na pele; saliências, veias salientes, mamilos invertidos, alteração no formato ou tamanho, pele com aspecto de casca de laranja e nódulo duro que não desaparece com o ciclo menstrual”, ressaltou.

Segundo Dr. Ferrari, a mamografia é o exame de rastreio recomendado pelo Ministério de Saúde capaz de identificar alterações suspeitas. “O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Porém, o acesso à investigação diagnóstica de alterações suspeitas da mama, de modo ágil e com qualidade, é um direito da mulher”, observou.

Encerrando a palestra, o radio-oncologista apontou os diferentes tratamentos para o câncer de mama, que são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. “A cirurgia está cada vez mais conservadora da mama e a radioterapia é um tratamento complementar para as mulheres que fazem a cirurgia que também está evoluindo para um número cada vez menos de sessões. A quimioterapia nem sempre tem indicação, isso vai depender de cada caso e da avaliação do médico oncologista”, concluiu.

Sobre o palestrante

Dr. Ricardo Ferrari tem 30 anos e é natural de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. É formado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e fez residência médica em Radioterapia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é médico radio-oncologista, responsável por tratamento radioterápico da Nucleon Radioterapia e da Santa Casa de Sorocaba. Atua também na Clínica de Radio-oncologia de São Paulo, no Hospital Santa Rita, na capital.

Conservatório de Tatuí retoma eventos presenciais com novidades

Após 19 meses de atividades virtuais e mais de 160 apresentações remotas, o Conservatório de Tatuí, a maior escola de música e teatro da América Latina, inicia a retomada gradual dos eventos culturais presenciais. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura desde dezembro de 2020, o Conservatório prevê para 2022 uma nova estrutura para seus corpos artísticos, alinhada com as tendências internacionais.

foto
Reprodução

No início deste mês (05/10), o Conservatório de Tatuí iniciou a retomada gradual de apresentações presenciais com o lançamento da série ‘Rodas de Choro 2021’, realizada na Praça da Matriz da cidade, seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, máscara (exceto para instrumentistas de sopros), uso de álcool gel e ao ar livre. Os próximos encontros na Praça estão previstos para os dias 26 de outubro, 9, 23 e 30 de novembro, sempre às 17h. Também está programado um concerto especial, no dia 23 de outubro, com um Quinteto de Cordas e participação do barítono Sandro Pires, às 11h30, no Centro Hípico Tatuí.

A agenda de eventos segue pelos meses de novembro e dezembro com apresentações de Trio Código Ternário, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas, Rodas de Choro, Choro das Três, concertos dos Grupos Artísticos Big Band, Banda Sinfônica e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, entre outras. A programação completa pode ser conferida no site do Conservatório de Tatuí. Estão previstos ainda encontros de violão e luteria, concursos internos de piano e violão e a tradicional Semana da Música, com mais de 10 apresentações no mês de novembro.

A Cia. de Teatro está desenvolvendo um projeto denominado ‘Ações para Suspender o Tempo’, no qual mantém as atividades on-line com audiodescrição. As apresentações desses experimentos cênicos buscam investigar procedimentos relacionais com espectadores, bem como desenvolver práticas de mediação entre público e criação artística, levando em consideração questões de acessibilidade e diversidade. Também faz parte do plano realizar a Mostras de Artes Cênicas e a Publicação da Revista Buli- Revista especializada.

Estão previstos ainda, para o terceiro quadrimestre, dezenas de produções audiovisuais, que incluem apresentações musicais e teatrais, além de videoaulas gratuitas pelo projeto ” Conservatório na Rede “. Pelo menos cinco concertos presenciais, com a participação de artistas convidados, também estão na agenda da escola.

As aulas presenciais também foram retomadas em 17 de maio e seguem o Plano de Retomada Gradual das Atividades Educacionais Presenciais, que autoriza o retorno dos alunos de forma escalonada. Na primeira etapa, foram autorizadas apenas aulas individuais, para alunos de séries avançadas e, atualmente, já estão permitidas algumas aulas presenciais coletivas, respeitando-se todos os protocolos sanitários e de distanciamento.

“Ficamos felizes em poder retomar nossas atividades presenciais de forma gradual e segura. Isso nos dá a oportunidade de mostrar ao público todas as novidades e melhorias que estamos trazendo para o Conservatório de Tatuí, alunos e colaboradores”, afirma a Superintendente Educacional da Sustenidos, Claudia Freixedas. A instituição oferece cerca de 100 cursos, entre regulares, livres e de aperfeiçoamento – todos gratuitos. Também atua na difusão cultural, com a realização regular de audições, recitais, concertos e espetáculos teatrais, entre outros.

Reestruturação

A partir de 2022, o Conservatório de Tatuí apresentará uma nova estrutura para seus corpos artísticos, que, atualmente, são formados por monitores (músicos e atores contratados) e bolsistas e passarão a ser formados integralmente por alunos(as) bolsistas. Com esta medida, será possível aumentar o protagonismo dos alunos(as) nos Grupos Artísticos, aumentar em 42% o número de bolsas performance concedidas anualmente e dobrar o tempo de vigência e pagamento das bolsas performance.

Além disso, a função dos monitores e a nomenclatura do cargo serão revistas. Em vez de atuarem como integrantes dos grupos, eles se tornarão Professores dos Grupos Artísticos, ficando responsáveis por dar suporte aos bolsistas nos ensaios, na preparação de repertório e nas demais necessidades artístico-pedagógicas. Grande parte dos atuais monitores já atuam como professores na instituição e assim permanecerão. Com isso, haverá um remanejamento das horas-aula trabalhadas.

“Com estas medidas, será possível beneficiar um número maior de alunos e apoiá-los financeiramente para que possam dar continuidade aos estudos. Hoje atendemos aproximadamente 2 mil alunos, dos quais cerca de 200 se formam anualmente. A reestruturação ainda prevê aumento da participação de artistas e regentes convidados nas ações dos grupos, de modo a intensificar o intercâmbio de conhecimento para os estudantes”, diz Claudia Freixedas.

Além da nova estrutura para seus corpos artísticos, a Sustenidos realiza ações de melhoria na estrutura do Alojamento do Conservatório de Tatuí, com a contratação de equipe interna de manutenção, serviços de jardinagem, elétrica, hidráulica e pintura, entre outros. Também foram feitas reformas para garantir a internet wi-fi em todas as unidades do equipamento. Atualmente, está em andamento uma reestruturação do sistema de refrigeração do Teatro Procópio Ferreira, com a instalação de novo sistema de ar-condicionado e utilização de material antichamas.

Pandemia

As atividades presenciais do Conservatório de Tatuí foram suspensas em março de 2020, por determinação do Governo do Estado de São Paulo, como medida de contenção da pandemia de Covid-19. Desde então, a instituição tem mantido as aulas e as ações de difusão cultural em ambiente virtual. Ao assumir a gestão do Conservatório, em dezembro de 2020, a Sustenidos manteve as atividades remotas até a aprovação do Plano de Retomada Gradual, que começou a ser implantado em 17 de maio.

Além disso, foram realizadas master classes, cursos de aperfeiçoamento, cursos livres, cursos de curta duração, publicação de videoaulas produzidas por professores e artistas convidados e Mostra de Música de Câmara e Prática de Conjunto. Paralelamente, aconteceram vários processos seletivos para ingresso de novos alunos e bolsistas dos corpos artísticos.

No mês de agosto, coincidindo com as comemorações da Semana Paulo Setúbal, aniversário da cidade e aniversário do Conservatório de Tatuí, foram realizadas apresentações virtuais dos nove Grupos Artísticos de Bolsistas musicais: Grupo de Percussão, Coro Artístico, Grupo de Choro, Orquestra Sinfônica, Big Band, Jazz Combo, Grupo de Música Raiz, Banda Sinfônica e Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Foram produzidos mosaicos, veiculados nas mídias digitais da instituição, da Sustenidos e da Prefeitura de Tatuí. As ações de agosto contaram ainda com a participação de artistas convidados, ícones do meio artístico, como Felipe Coelho Noneto e Duo Siqueira Lima, representado por Fernando de Lima.

Para o terceiro quadrimestre, já estão previstas dezenas de novas produções audiovisuais e alguns concertos presenciais, que terão a participação de artistas convidados, como Joana Queiroz, Wanessa Dourado, Emmanuele Baldini, Yuka de Almeida Prado, Izaias Bueno, Eduardo Gianesella, Cristine Bello Guse, Gustavo Costa, entre outros. A partir dos resultados observados nas ações virtuais realizadas durante a pandemia, serão definidas algumas ações híbridas – parte presencial, parte virtual.

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita