Início Site

21 DE SETEMBRO: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Foto: Loja das Pocs

Para marcar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro, o Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, está lançando o Guia de Direitos: Pessoa com deficiência intelectual, capacidade jurídica e tomada de decisão apoiada. O material, produzido em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Ministério Público de São Paulo e Ordem dos Advogados (OAB) Nacional e de São Paulo, faz parte de um conjunto de ações do projeto “Capacidade Jurídica e Decisão Apoiada – Rompendo Paradigmas”, financiado pela Open Society Foundations, visando contribuir para a mudança de práticas sociais e jurídicas que ainda impedem as pessoas com deficiência de exercerem a sua autonomia e independência, favorecendo assim o efetivo exercício de sua capacidade jurídica.

O guia, que estará disponível a partir de 21 de setembro no site ijc.org.br, apresenta um olhar mais atual sobre a deficiência, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. O intuito é ampliar o entendimento e a percepção das pessoas com deficiência e suas famílias, dos integrantes do Sistema de Justiça e do público em geral sobre a capacidade jurídica, a tomada de decisão apoiada e outros direitos diretamente relacionados, ao apresentar, de forma simples e objetiva, informações práticas sobre o assunto.

Foto: Loja das Pocs

Segundo a supervisora de Advocacy do Instituto Jô Clemente, Deisiana Paes, “a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência romperam com o paradigma da incapacidade das pessoas com deficiência e reconheceram que todas as pessoas têm capacidade de exercer seus direitos, ainda que para isso precisem do apoio de outras pessoas ou outros recursos de acessibilidade. Isso é que o chamamos de capacidade jurídica, uma importante conquista na luta dos direitos das pessoas com deficiência”.

De acordo com, Stella Camlot Reicher, consultora jurídica do Instituto Jô Clemente, quando uma pessoa atinge a maioridade, aos 18 anos, as leis asseguram sua autonomia e independência para fazer escolhas e tomar decisões em diversas áreas da vida, como casar, votar, decidir sobre o próprio corpo, alugar imóveis, matricular-se em algum curso, celebrar negócios, entre outros. “Em relação às pessoas com deficiência, isso nem sempre foi assim. Por muito tempo se entendeu que mesmo após a maioridade, por conta da deficiência, não se tinha assegurado o direito de exercer sua autonomia. Hoje a existência da deficiência não é causa de incapacidade e nem impede que a pessoa com deficiência exerça seus direitos em todos os aspectos da vida”.

O Guia de Direitos: Pessoa com deficiência intelectual, capacidade jurídica e tomada de decisão apoiada apresenta, também, orientações sobre como buscar e exigir direitos, além de esclarecimentos sobre o que fazer quando uma pessoa com deficiência tem um direito negado. O material ficará permanentemente disponível para download gratuito no site ijc.org.br. “Esse guia é mais uma das muitas iniciativas que adotamos nos Instituto Jô Clemente em defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão e o protagonismo dessas pessoas”, finaliza Deisiana.

Sobre o Instituto Jô Clemente

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 59 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente é o maior do Brasil em exames realizados. Por meio do CEPI – Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação.

Hopi Hari retoma as atividades a partir do dia 26 de setembro

Hopi Hari retoma as atividades a partir do dia 26 de setembro
FOTO BRUNO NOGUEIRA/HOPI HARI

O Parque Temático Hopi Hari reabre suas fronteiras ao público no sábado, 26, oferecendo um modelo de diversão segura, com base em protocolos anticovid-19, para o funcionamento das atrações. De início, o Parque abrirá aos finais de semana, das 10h às 17h, operando com 40% da sua capacidade de público.

De acordo com o presidente do Hopi Hari, Alexandre Rodrigues, o desenvolvimento de medidas de segurança para a reabertura já estava acontecendo há algum tempo: “Vínhamos conversando há meses conversando com a Prefeitura de Vinhedo para apresentar protocolos de saúde, laudos técnicos, entre outras documentações. Nós estudamos as medidas aplicadas por parques internacionais, observamos quais tiveram melhores resultados, e aplicamos à nossa realidade, sendo que, em alguns pontos, até de forma mais severa. A Prefeitura de Vinhedo entendeu o momento desta pandemia em sua região, entendeu a inexistência de riscos de segurança à saúde dentro do nosso rigoroso protocolo e nos liberou”, explica.

A expectativa para receber o público, após tanto tempo, é grande. “Depois de meses de isolamento social, restrições e o Parque fechado, estamos sentindo uma onda de alegria, esperança e fé com este novo começo. Sabemos que ainda não acabou, que devemos seguir com todos os protocolos de saúde, afinal, não podemos permitir que esta situação de pandemia continue, e isso também depende de nós”, comenta Rodrigues, que também destaca o valor dos funcionários que se mantiveram unidos desde o início da pandemia.

“Teremos um recomeço difícil e diferente sim, mas somos resilientes. Nossos colaboradores não mediram esforços ao longo desta jornada e sei que continuarão fazendo o que for necessário para garantir a segurança e o lazer de nossos visitantes”.

FOTO BRUNO NOGUEIRA/HOPI HARI

PROGRAMAÇÃO

 A exceção de SimulakronCinemotionLa Mina del Joe Sacramento e Katakumb, que não estarão operando, os shows Klapi-Klapi – Dino, um dinossauro de verdadeHa-habitaris Show – Theatro de Kaminda e Saloon Show – O Forasteiro que estão suspensos, em virtude dos protocolos sanitários desenvolvidos pelo Parque, e La Tour Eiffel, por estar em manutenção, todas as demais atrações do Parque estarão em funcionamento. Além disso o Hopi Hari está preparando algumas surpresas para que a experiência no Parque continue sendo mágica e divertida.

Horror Drive Tour, por sua vez, continuará sendo realizado das 18h às 21h30, até 1º de novembro. E, nos próximos dias, será comercializado um novo ingresso que dará acesso ao Parque durante o dia, e ao Horror Drive Tour durante a noite, em um mesmo dia de funcionamento.

DIVULGAÇÃO

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Para acessar o Parque os visitantes precisam aceitar e seguir os protocolos sanitários anticovid-19 do Hopi Hari, disponíveis para consulta no site. Para o público é exigido o uso de máscaras, aferição de temperatura e o respeito ao distanciamento social, além do uso de álcool em gel, disponibilizado pelo Parque Temático, ao entrar e sair das atrações e ao realizar qualquer tipo de transação nas lanchonetes, nos restaurantes e nas lojas.

Entre as medidas implementadas pelo Hopi Hari estão o controle de acesso do público no parque, com sinalizações para distanciamento entre as pessoas e organização dos assentos nas atrações, e a diminuição da quantidade de pessoas em cada ciclo dos brinquedos. Além disso, será realizada a sanitização das regiões de contato direto dos visitantes, como assentos, apoios de mão e travas, o que se estende também aos demais ambientes abertos no local. As fotos com os personagens do Parque estão suspensas. Todas as orientações ao público estarão disponíveis em diversos pontos e serão divulgadas constantemente via áudio.

INGRESSOS

Para aqueles que têm passaportes válidos em mãos e que se enquadram nas ações promocionais que o Hopi Hari realizou nos últimos seis meses será possível visitar normalmente o Parque, basta apresentar o voucher de compra diretamente nas catracas. Já os profissionais da área da Saúde – convidados em abril deste ano, como forma de agradecimento pelos serviços frente a covid-19, e que se cadastraram – poderão retirar e utilizar a cortesia até 27 de dezembro deste ano.

A comprovação do cadastro será feita via apresentação de documento de identidade nas bilheterias. Vale lembrar que, para garantir a capacidade de operação em 30%, a equipe do Parque monitorará o acesso do público e tomará ações necessárias para manter o fluxo de pessoas dentro da capacidade permitida.

ANDERSON TORRES

Horror Drive Tour segue acontecendo aos finais de semana

A primeira atração oferecida pelo Hopi Hari desde a suspensão de suas atividades, em março, devido à pandemia do novo coronavírus, teve seu funcionamento alterado. Inspirado na Hora do Horror, o maior evento de horror da América Latina, o Horror Drive Tour, que começou este mês, passará a se realizar aos sábados e domingos, mantendo os horários: das 18h às 21h30. O formato de drive-in e a programação permanecem iguais.

SERVIÇO
Hopi Hari – Reabertura
Data: a partir de sábado (26/09)
Horário: das 10h às 17h
Local Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP)

“Você vende a sua vida pública e aí você quer privacidade?”, pondera Cássio Scapin sobre fama

"Você vende a sua vida pública e aí você quer privacidade?", pondera Cássio Scapin sobre fama - Foto: reprodução

O ator Cássio Scapin, famoso por interpretar o Nino no Castelo Rá-Tim-Bum, cedeu uma entrevista para o GAY BLOG BR, portal de notícias voltado para o público LGBTQIA+. Ao ser questionado se em algum momento cansou de ser parado por fãs na rua para falar sobre o programa infantil da TV Cultura, Scapin respondeu:

“Sobre as pessoas que me viam na infância e hoje estão crescidas e tal… é… tem essa coisa mesmo, as pessoas falam “ah, você fez parte da minha infância”. Eu não me aborreço com isso porque ou você encara com bom humor ou não tenho jeito, porque você é o inusitado do encontro pra aquela pessoa, mas a tua vida faz parte da tua vida. Então você se irritar ou se aborrecer com isso é um pouco se aborrecer com o teu histórico, se aborrecer com a tua vida, com a construção do que você fez. Então eu acho que não me sinto nem no direito. Claro que é estranho, né, você muda de assunto, as coisas mudam de assunto, mas você tem que entender que você é o inusitado daquele momento na vida daquela pessoa quando ela te encontra. “Você fez parte da minha infância” e é a primeira vez que ela está te vendo em carne e osso, está te vendo ali e é natural. Você não, você dorme e acorda com a tua história, então você tem que ter esta compreensão. Mais uma vez eu acho que o teatro ajuda as pessoas para isso também, para elas terem um olhar mais generoso com o outro, com as outras pessoas e ter um entendimento melhor do comportamento do outro; então não me aborreço não”, disse ao portal.

"Você vende a sua vida pública e aí você quer privacidade?", pondera Cássio Scapin sobre fama
“Você vende a sua vida pública e aí você quer privacidade?”, pondera Cássio Scapin sobre fama – Foto: reprodução

Sobre como avalia a causa LGBT+ sob o governo de Bolsonaro, Cássio não poupou críticas e fez uma análise contundente: “Quando você tem uma política que ela é repressora de novos pensamentos, novos comportamentos, claro que este segmento LGBTQI+ nesse momento vai sofrer, como está sofrendo. É muito difícil você lidar com uma política que não admite outros padrões de comportamento a não ser os estabelecidos por eles mesmos, dentro de uma moralidade hipócrita, mentirosa, tacanha, de uma educação excludente, de uma formação onde você exclui várias minorias. Eu falo a gente tá tendo problema, não que não tivesse antes, mas a questão do racismo, acho que no Brasil se exacerbou. Se exacerbou também porque as comunidades começaram a se defender mais, com mais clareza, porque está tendo um ataque velado, está tendo um ataque autorizado. Então, o pior tá surgindo da gente nesse momento, não é o melhor. Quem sabe o pior tá vindo à tona para depurar no futuro, eu acredito pouco, eu ando bem pessimista neste momento. Tinha no começo da pandemia essa conversa de quê “ah, que bom paramos todos para pensar, o mundo precisava dessa parada”, não tô achando melhor, eu tô achando bem pior. As pessoas, as coisas vão voltar ao normal, tem um novo normal, o novo normal talvez seja uma piora de comportamento, as pessoas não estão mais humanizadas, elas estão se lixando para a quantidade de mortos no país, elas querem tocar a vida delas. Você vai dizer “ah, ok, é porque a população do Brasil é muito grande, então este percentual de mortos corresponde…” O caralho, né? É uma guerra, você tem uma contagem já de guerra. São vidas e as pessoas estão correndo pela raia de fora, parece que tudo tá normal e não tá, não está. Acho que existe também essa questão LGBTQI+, eu acho que existe sim uma tentativa de que as coisas voltem para as caixas, para os armários, para que o padrão da família estabelecida por uma parte estúpida da sociedade seja respeitado… preservado”, disse o ator.

Leia a entrevista completa neste link.

Cássio Scapin fala sobre política, haters, fase clubber e um programa infantil da TV Cultura

Conheça Gabrielle Gambine, sobrinha trans de Roberta Close

Conheça Gabrielle Gambine, sobrinha trans de Roberta Close
Foto: divulgação

No último sábado, o portal GAY BLOG BR publicou uma entrevista com Gabrielle Gambine, sobrinha trans da também trans Roberta Close. Aos 22 anos, nascida e criada no Rio de Janeiro, Gambine é multiartista: além da moda, ela é estudante de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, aprendiz em um estúdio de tatuagem e atua também com serigrafia em um coletivo LGBTQPI+ (a letra P, ela ressalta é de pansexual), onde faz uso de multilinguagens para abordar o universo da representatividade.

Na entrevista, Gambine falou sobre a tia famosa: Nossa, com certeza a Roberta é uma inspiração para mim, não só como ícone de beleza, mas por ter sido voz de muitas na busca de direitos da comunidade trans e travesti. É por causa da luta dela e de muitas e muitos outros que finalmente posso exercer o meu papel enquanto cidadã reivindicando meu nome; sendo, portanto, restituída de meu direito de ser tratada como quem eu sou. Minha tia foi pioneira, é referência, fundamento e, sem dúvida, tenho muito orgulho dela. Nossa relação é boa, embora ela viva em Zurique na Suíça. Eventualmente ela vem ao Brasil e visita nossa família. Muitas vezes, a mídia acabava sendo muito invasiva, querendo gerar notícias sem respeitar a nossa individualidade e dignidade, acho que isso fez a Roberta se afastar dessa indústria e público, de certa forma. Eu mesma já me deparei com essa indelicadeza da mídia em alguns momentos, disse a jovem.

Conheça Gabrielle Gambine, sobrinha trans de Roberta Close
Foto: divulgação

Confira a entrevista completa neste link.

Curso de administração e dimensionamento de estoques será ministrado online pelo CIESP Sorocaba

Curso ensina como gerenciar estoques e obter mais ganhos
Foto: Reprodução

Nos dias 22 e 23 de setembro, a Regional Sorocaba do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) irá promover um curso que visa fornecer aos participantes técnicas e conceitos para aumentar a rotatividade e reduzir os valores dos estoques. Voltado para profissionais ligados ao planejamento e controle dos estoques que atuam em indústrias, comércios ou empresas de prestação de serviços e para pessoas que queiram reciclar conhecimentos ou ingressar na área, o curso online denominado “Administração e Dimensionamento dos Estoques – Como gerenciar estoques e obter melhores ganhos” será ministrado pelo consultor empresarial Paulo Sturion, das 14h às 18h, por meio da plataforma Zoom.

Além de fazer uma revisão dos principais conceitos econômicos e financeiros de estoques e das práticas de gestão, o treinamento fornecerá técnicas para aumentar a rotatividade e reduzir os valores dos estoques, melhorando assim a precisão das informações.

Com carga horária de oito horas, o conteúdo programático inclui os seguintes temas: Introdução à Administração de Materiais; Modelos para Reposição dos Estoques – Cálculo da Demanda; Recebimento,  Armazenagem e Distribuição dos Materiais; Classificação e Padronização dos Materiais; Custos dos Estoques – Como calcular o Giro dos Estoque; Importância dos Inventários de Materiais; Tipos de Inventários; Como tratar materiais parados e obsoletos; Indicadores Gerenciais; entre outros. O instrutor irá promover também exercícios práticos para fixação do conteúdo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de setembro ou enquanto durarem as vagas, por meio do link http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=704. O investimento por participante é de R$ 257, 00 para empresas associadas ao CIESP Sorocaba e R$ 340, 00 para as empresas não associadas. Aqueles que fizerem as inscrições até o dia 09 de setembro terão desconto especial de R$ 50,00. No valor estão inclusos material didático e certificado. O curso é limitado a 30 alunos por turma.  Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Sobre Paulo Sturion

 Graduado em Administração de Empresas pela UNIMEP e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria pelo INPG, Paulo Sturion fez MBA Executivo em Gestão Empresarial e Técnico em Contabilidade. Tem experiência de mais de trinta anos nas áreas de Logística, Compras, PCP, Administrativa, Controladoria e implantação de Sistemas de Gestão Empresarial Integrado – ERP, atuando em empresas de grande e médio porte, nacionais e multinacionais.

Paulo é consultor empresarial e professor desde 2003 na empresa Sturion Consultoria Ltda. e executa trabalhos nas áreas de Compras, Controle de Custos, Logística em PCP Programação de Produção, Administração e Controle de Materiais, Distribuição e Transporte e Gestão Empresarial, com conhecimento em vários softwares oferecidos no mercado. Atua também como palestrante nas áreas de Logística, Compras e Gestão Empresarial para: SIMESPI Piracicaba, CIESP (Sorocaba, Indaiatuba e Limeira), Moraes Cursos, PAIDEIA e FACIO Curitiba. Atualmente realiza trabalhos com empresas industriais de diversos ramos de atividade para adequação às novas exigências de registros e informações para o SPED FISCAL BLOCO K.

 Serviço:

O que: Curso “Administração e Dimensionamento dos Estoques – Como gerenciar estoques e obter melhores ganhos”.

Quando: 22 e 23 de setembro.

Horário: das 14h às 18h (carga horária – 08 horas)

Inscrições:  http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=704.

Informações: (15) 4009-2900 ou pelo email: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Curso online pelo aplicativo Zoom              

Ciesp Sorocaba promove curso online de Analista de Comércio Exterior

palestra

Com a pandemia da Covid-19, toda a estrutura de cursos foi adaptada para o meio online, o que possibilita a continuidade das atividades e também maior alcance de alunos. Pensando nessa nova realidade, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), inaugura sua programação online com o curso Analista de Comércio Exterior – Módulos Importação e Exportação, que será realizado nos dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 12h, por meio da plataforma Zoom.

Ministrado pelo diretor da CITCARE Assessoria em Comércio Exterior, Milton Gato, o curso tem o objetivo de proporcionar o conhecimento necessário para a condução de um processo eficaz de importação e exportação.

O treinamento é voltado para profissionais que estão iniciando suas atividades na área e irá abordar temas como:  Órgãos Intervenientes, Habilitação no RADAR, Território Aduaneiro, Incoterms 2010, Nomenclaturas e Classificação Fiscal de Mercadorias, Acordos Internacionais, Operações de Importações e de Exportações, Sistema Fiscal, Despacho Aduaneiro, Regimes Aduaneiros Especiais, entre outros.

O investimento é de R$ 205 para associados e R$ 267 para não associados. No valor estão inclusos material didático e certificado. O curso é limitado a 30 alunos por turma e as inscrições podem ser feitas pelo link http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=697, até o dia 09 de setembro ou enquanto durarem as vagas.  Outras informações pelo fone: (15) 4009-2900 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Sobre Milton Gato

 Milton Gato possui mais de 34 anos de experiência no mercado, tendo exercido cargos de destaque em grandes empresas nacionais e multinacionais. É pós-graduado em Direito do Comércio Exterior pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade São Judas Tadeu.

Atua como professor universitário na área de Comércio Exterior na Universidade de Campinas (Unicamp) e para o curso de Pós Graduação em Comércio Internacional da Fundação Instituto de Administração (FIA), além do curso de MBA em Gestão de Negócios Internacionais da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Também atua como instrutor de Comércio Exterior para diversas Diretorias Regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e para o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS). É autor do livro Sistemática Brasileiro de Comércio Exterior, Editora Senac, 2019, Série Universitária.

Serviço:

O que: Curso “Analista de Comércio Exterior – Módulos Importação e Exportação”.

Data:  14 e 15 de setembro, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom.

Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=697.

Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br.

The Sims 4 Star Wars: Jornada Para Batuu ganha novo trailer oficial

Divulgação

A Electronic Arts, a Maxis e a Lucasfilm divulgaram um novo trailer para apresentar a jogabilidade do pacote inédito de The Sim 4 Star Wars: Jornada para Batuu, que chega ao PC via Origin e Steam, PlayStation 4 e Xbox One no dia 8 de setembro.

Em The Sims 4 Star Wars, os jogadores poderão criar com seus Sims histórias únicas de Star Wars e viajar para os confins da galáxia, inspirada em Star Wars: Galaxy Edge localizada no Disneyland Resort e Walt Disney World Resort. O vídeo mostra a jornada ambientada no mundo de Batuu, oferecendo uma experiência nova para os usuários e seus Sims.

Como um novos visitantes de Batuu, os Sims podem socializar com os nativos para entenderem por que Batuu é diferente de qualquer outro planeta, e aprender mais sobre as forças que lutam pelo seu controle. A Resistência, a Primeira Ordem e os Cafajestes visam ganhar a vantagem do Entreposto do Pináculo Negro, e cabe às jogadoras e jogadores e seus Sims determinarem quem terá sucesso.
Os Sims podem optar por apoiar Rey e Vi Moradi como parte da Resistência, prometer lealdade à Primeira Ordem de Kylo Ren, ou mudar seu foco para ganhar créditos com Hondo Ohnaka e os Cafajestes. À medida em que os Sims embarcam em missões emocionantes, eles aumentarão as suas reputações, desbloquearão artefatos icônicos, equipamentos, novas roupas e missões importantes da história, que influenciarão mudanças no mundo e mudarão o equilíbrio de poder.

Divulgação
Além disso, os jogadores e jogadoras podem criar um cobiçado sabre de luz, personalizar o seu próprio droide amigável para ajudar em missões, voar em caças estelares icônicos, ou até mesmo experimentar viver um romance com um Stormtrooper.
Quando os Sims voltam para casa, eles podem até trazer de volta alguns desses itens, como o seu sabre de luz, ou droide, além de novos artefatos, itens de decoração e receitas inspiradas em suas viagens. Eles também podem jogar uma partida de sabacc, ou sediar uma divertida sessão de treinamento de sabre de luz.

Morre Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 42 anos

Reprodução

O ator Chadwick Boseman, que ficou conhecido por ter interpretado o Pantera Negra, morreu hoje, aos 42 anos, vítima de um câncer de cólon, aós uma batalha de quatro anos . A informação foi compartilhada no perfil oficial do ator nas redes sociais.

“É com imensa dor que confirmamos a morte de Chadwick Boseman. Chadwick foi diagnosticado com o terceiro estágio do câncer de cólon em 2016 e lutou contra isso ao longo dos últimos quatro anos, enquanto a doença progredia para o estágio quatro. Um verdadeiro lutador, Chadwick persistiu a isso tudo e trouxe até vocês muitos dos filmes que vocês tanto amam”, diz o comunicado.

“De Marshall: Igualdade e Justiça a ‘Destacamento Blood’, o Black Bottom de Ma Rainey, de August Wilson, e muitos mais, todos foram filmados durante e em meio a incontáveis cirurgias e quimioterapias. Foi uma honra para sua carreira dar vida ao rei T’Challa, em ‘Pantera Negra’. Ele morreu em casa, com sua mulher e sua família ao lado. Sua família agradece aos fãs pelo amor e pelas orações, e pede que continuem respeitando sua privacidade durante este momento difícil.”

O Twitter oficial da Marvel Studios também se manifestou, dizendo “Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz”. 

Nos últimos tempos, foi confirmado que o câncer tinha evoluído para o estágio IV, considerado o mais crítico, que é quando ele se dissemina para outros órgãos e tecidos, sendo improvável curar a doença com cirurgia. Neste caso, o tratamento dado é a quimioterapia feita para reduzir os tumores antes da cirurgia ou com tumores com ablação por radiofrequência ou embolização.

Além de ator, Chadwick Boseman era diretor e roteirista. Também é lembrado por ter retratado figuras históricas, como Jackie Robinson no filme 42 (2013), James Brown em Get on Up (2014) e Thurgood Marshall em Marshall (2017).

Equipe de saúde oferece testes sorológicos para a comunidade LGBTQIA+ no dia 29 em Sorocaba

parada lgbqia

Como parte da programação da primeira Parada LGBTQIA+ on-line de Sorocaba, no dia 29 uma equipe multidisciplinar de saúde estará no Parque Maestro Nilson Lombardi, do Jardim Ipiranga, fazendo testagens sorológicas da população que faz parte da sigla. A tenda estará montada no local das 12h às 18h.

A ação terá como objetivo levar informações para a comunidade LGBTQIA+ sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, além de alertar sobre a importância do isolamento nesse momento em que o mundo vive uma pandemia do novo Coronavírus. “As equipes de saúde estarão habilitadas a fazerem os testes sorológicos, que identificam doenças como a Aids, hepatite e sífilis, como forma de prevenção”, relata Draco Scarlet, que faz parte da comissão independente organizadora da Parada, contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Sorocaba e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Wanel Ville.

As equipes estarão preparadas, também, para oferecer informações sobre como agir em casos de violência por LGBTfobia. “Sabemos que ainda existe muito preconceito na sociedade. Mas queremos destacar que a comunidade está amparada pela nossa legislação, para evitar que mais casos de violência por preconceito continuem existindo”, declara Draco.

Doação de sangue

Outra questão que terá destaque nessa ação será a orientação sobre a doação de sangue por homossexuais. No dia 8 de maio, o Supremo Tribunal Federal determinou que as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde que vetavam o ato de doar sangue por parte de pessoas declaradamente gays eram inconstitucionais. Com isso, após décadas de luta, a comunidade LGBTQIA+ passou a poder fazer as doações sem sofrer discriminação.

“Esse veto era totalmente discriminatório e conquistamos isso depois de décadas questionando esse impedimento. Queremos, então, mostrar à comunidade LGBTQIA+ que nosso sangue pode, também, salvar muitas vidas”, afirma Draco.

A ação terá início às 12h e será encerrada às 18h no sábado, dia 29. O Parque Maestro Nilson Lombardi fica na avenida Elias Maluf, s/n, anexo à Área de Transferência da Zona Oeste e próximo à Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.

Parada on-line

A primeira Parada LGBTQIA+ on-line de Sorocaba acontece no dia 30, com transmissão pelas redes sociais (Facebook e Instagram) a partir das 14h. Haverá diversas apresentações de artistas de Sorocaba e região e também participação de pessoas que são ativistas e militantes da causa da diversidade.

A programação da Parada ainda conta com palestras, podcasts e bate-papos on-line nas redes sociais, a partir do dia 24. Serão destacados temas pertinentes à causa LGBTQIA+, como forma de orientar e levar informações para as pessoas que compõem a comunidade.

Para mais informações, é só acessar a página no Facebook da Parada:
www.facebook.com/paradaonsorocaba.

Drive-in gratuito é opção segura de entretenimento em São Paulo; veja programação

Reprodução

Com a pandemia do coronavírus, os drive-ins retornaram com força para as pessoas terem uma opção de entretenimento segura e sem preocupações. Não se resumindo apenas às salas de cinema, atualmente há opções para diversos tipos de públicos, incluindo shows de artistas como Projota, CPM22, Vitão, espetáculos de teatro e circo.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, sendo muitos deles gratuitos. Confira os destaques desta semana em São Paulo:

Evento: Filme “Nasce uma Estrela”
Data: 21/08 às 22h
Local: Espaço Feira Confinada – Cine Autorama Mooca
Endereço: Rua dos Trilhos, 869 – Mooca – São Paulo
Valor: gratuito
Ingresso: http://www.sympla.com.br/cine-autorama-na-mooca—nasce-uma-estrela__918661

Evento: Show Projota e CPM22
Data: 21/08 às 20h
Local: Allianz Parque
Endereço: Rua Padre Antônio Tomás, 72 – Portão de Acesso: C2, São Paulo
Valor: entre R$300,00 e R$400,00
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/66000/d/87179

Evento: Filme “Minha Mãe é uma Peça 3”
Data: 21/08 às 19h30
Local: Espaço Feira Confinada – Cine Autorama Mooca
Endereço: Rua dos Trilhos, 869 – Mooca – São Paulo
Valor: gratuito
Ingresso: http://www.sympla.com.br/cine-autorama-na-mooca—minha-mae-e-uma-peca-3__911880

Evento: Filme “Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil”
Data: 22/08 às 22h30
Local: Estacionamento da ALESP
Endereço: Av. Sargento Mário Kozel Filho, 251, São Paulo – São Paulo
Valor: gratuito
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/66141/d/87587/s/456439

Evento: Show Marcos & Belutti
Data: 22/08 às 21h
Local: Allianz Parque
Endereço: Rua Padre Antônio Tomás, 72 – Portão de Acesso: C2, São Paulo
Valor: R$450,00 a R$650,00
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/66055/d/87313

Evento: Sessão infantil “Sonic, o Filme”
Data: 23/08 às 17h50
Local: Memorial da América Latina | Belas Artes Drive-In
Endereço: Rua Tagipuru – Portão 2, São Paulo – São Paulo
Valor: R$65,00
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/65759/d/86739/s/451473

Evento: Filme “Tim Maia”
Data: 23/08 às 21h
Local: Estacionamento da ALESP
Endereço: Av. Sargento Mário Kozel Filho, 251, São Paulo – São Paulo
Valor: gratuito
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/66143/d/87589/s/456443

Evento: Filme infantil “Detetives do Prédio Azul 2”
Data: 23/08 às 18h
Local: Estacionamento da ALESP
Endereço: Av. Sargento Mário Kozel Filho, 251, São Paulo – São Paulo
Valor: gratuito
Ingresso: http://bileto.sympla.com.br/event/66142/d/87588/s/456441

Inscrições abertas para edital Direitos Humanos e Justiça Criminal

Inscrições abertas para edital Direitos Humanos e Justiça Criminal

O Fundo Brasil abriu as inscrições para o 2° edital “Direitos Humanos e Justiça Criminal – Combatendo o encarceramento em massa no Brasil”, que apoiará propostas voltadas para o enfrentamento às violações de direitos humanos decorrentes do processo de encarceramento em massa no Brasil. Organizações, grupos e coletivos de todo o país podem enviar propostas até 23 de setembro.

O edital é focado em dois eixos:

1. Combate ao uso arbitrário da prisão provisória: apoio ao combate ao uso sistemático, abusivo e desproporcional da prisão provisória no âmbito do sistema de justiça criminal brasileiro. Nesta linha serão apoiadas até 10 propostas de no máximo R$ 150 mil por um período de 18 meses. Esta iniciativa tem o apoio da OAK Foundation.

2. Garantia dos direitos de egressas e egressos do sistema prisional, cujas ações tenham por objetivo minimizar a chance de novos encarceramentos. Neste eixo serão apoiadas até quatro propostas de no máximo R$ 100 mil por um prazo de 12 meses.

O Fundo Brasil priorizará propostas que considerem a dimensão racial, étnica e de gênero que determinam a seletividade penal e as múltiplas violações no contexto do sistema de justiça criminal. Também terão destaque os projetos com forte componente de trabalho em rede, conectados a iniciativas já desenvolvidas, e que busquem engajar e influenciar os poderes públicos. O Fundo Brasil estimula a apresentação de propostas protagonizadas por pessoas diretamente afetadas pelo encarceramento em massa.

Confira aqui o edital completo

“O sistema penal no Brasil é racista, tem suas raízes na tortura, e resiste às tentativas da sociedade civil de alterá-lo”, afirma a superintendente do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo. “O Fundo Brasil apoia a luta antiprisional desde o começo de sua atuação. O lançamento desse segundo edital nos permite tornar esse apoio mais sistemático e, de alguma maneira, contribuir para um movimento antiprisional forte, diverso e coletivo.”

O Brasil possui hoje a terceira maior população carcerária do mundo: são mais de 800 mil pessoas atrás das grades, segundo o Conselho Nacional de Justiça, apesar de o sistema prisional ter capacidade para abrigar somente metade deste número. A cultura de encarceramento vigente no país hoje banaliza a prisão e se utiliza dela como mecanismo que perpetua o racismo como estrutura da sociedade brasileira.

A escolha pela privação de liberdade como regra fere princípios constitucionais e democráticos e tem como consequência a superlotação e condições desumanas no cárcere, atingindo principalmente pessoas negras, pobres, jovens e de baixa renda e escolaridade.

A situação é ainda mais alarmante com a pandemia de Covid-19, que tende a ser mais grave entre a população carcerária. O ambiente prisional é propício para disseminação de doenças contagiosas: assistência médica precária ou inexistente, falta de itens básicos de higiene, medicamentos ou alimentação adequada, celas superlotadas, com péssima ventilação e com acesso limitado à água. Até o momento, os poderes institucionais têm se recusado a adotar medidas emergenciais para evitar a disseminação descontrolada do coronavírus no ambiente prisional, contrariando recomendações de organismos nacionais e internacionais.

Neste contexto, o Fundo Brasil também estimula o envio de propostas que contribuam para maior transparência dos impactos da pandemia na população carcerária, seus familiares e sobreviventes do sistema, bem como ofereçam subsídios para seu enfrentamento.

As inscrições são realizadas exclusivamente online, estarão abertas até 23 de setembro.

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente o dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2007, o Fundo Brasil já apoiou mais de 550 projetos.

Iguatemi Esplanada promove programação especial de Dia dos Pais

Com a chegada do Dia das Mães, Shopping Iguatemi Esplanada inicia vendas e entrega por drive thru

Para celebrar o Dia dos Pais, o shopping Iguatemi Esplanada, localizado na região de Sorocaba, contará com uma programação inédita na plataforma de conteúdo da companhia, o Iguatemi Daily. Com uma curadoria especial e temas variados como Lifestyle, Wellness, Beleza, Arte, Cultura e Entretenimento, o objetivo é abordar, até 9 de agosto, assuntos em torno da data como receitas para o almoço de domingo com a dupla Do Pão Ao Caviar, sugestões de presentes tecnológicos com Bruno Ayres do canal Showmetec, dicas de vinhos com a sommelier Regina Bariani, opções de filmes para assistir na companhia dos pais com Juliana Sabbag do Cinema na Mesa, entre outros.

Reforçando a integração do on e off, a ação dá continuidade à dedicação da Iguatemi em seguir proporcionando experiências únicas para os clientes também no ambiente digital. E para garantir que os filhos possam curtir um fim de semana incrível na companhia de seus pais – mesmo que virtualmente, o Instagram do Shopping Iguatemi São Paulo (@iguatemi) receberá no dia 8 de agosto, às 19h, o cantor Tony Gordon para uma Live muito especial ao lado de seus filhos. “Os últimos meses foram de grande transformação e adaptação para o setor de shopping centers. E com a Iguatemi não foi diferente. Tivemos que nos reinventar para mantermos a proximidade com os nossos clientes. O novo Iguatemi Daily é a prova disso. Neste Dia dos Pais, preparamos uma programação especial com conteúdos relevantes para que pais e filhos possam curtir bons momentos juntos”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

Assim como nas campanhas anteriores, o conceito I Feel Love é mantido para reforçar esse importante laço de afeto. Com uma identidade visual em preto e branco, as imagens resgatam a importância de celebrar a paternidade e os bons momentos ao lado de quem a gente ama e tanto nos ensina ao longo da vida. Além disso, o Iguatemi 365 – marketplace da rede Iguatemi –, que expandiu fronteiras recentemente para mais cinco capitais, está com novidades, sendo uma excelente opção de compra especialmente para os filhos que não tem tempo de ir ao shopping. Entre as marcas que prometem agradar estão Polo Ralph Lauren, Galeria Carbono, Mistral, Livraria Cultura, Ricardo Almeida, entre outras – sendo algumas exclusivas e inéditas no país. Para conferir as novidades, é só acessar www.iguatemi365.com.

O Shopping Iguatemi Esplanada está funcionando em horário reduzido das 15h às 19h para atender o público.

Serviço:

Dia dos Pais no Iguatemi Esplanada

Data: de 03 a 09 de agosto

Local: Shopping Center Iguatemi Esplanada

Informações: www.iguatemi.com.br/esplanada.

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Ministra Cármen Lúcia é a convidada desta sexta-feira do “O Mundo Pós-Pandemia”

Nesta sexta-feira (31), às 22h30, a CNN exibe a participação da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, no programa “O Mundo Pós-Pandemia”.

Entrevistada por Luciana Barreto, Lia Bock, Thais Herédia e pela âncora Daniela Lima, a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal fala sobre a família, a rotina de vida durante o isolamento social e o papel da mulher no pós-pandemia.

Formada em direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Cármen Lúcia é ministra do STF desde 2006, corte que presidiu entre 2016 e 2018. Exerceu também o cargo de ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que presidiu entre 2012 e 2013. Desde 1983, é professora titular de direito constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional. É especialista em direito de empresa pela Fundação Dom Cabral e mestre em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

No “O Mundo Pós-Pandemia”, a ministra Cármen Lúcia analisa, ainda, os desafios do poder judiciário, fala sobre as audiências online no STF, judicialização da crise sanitária, conflitos entre poderes e diversos outros assuntos.

Em sua reflexão final, ela diz, de forma enfática, que é preciso ter coragem para enfrentar as transformações que estão por vir: “É continuar tendo esperança, atuando para que aconteça o melhor e não ficando sentado esperando. A vida está nos pedindo coragem. A transformação se impõe, ela não é mais opção”, analisou.

Sobre o futuro pós-pandemia, a ministra Cármen Lúcia fala sobre a importância de corrigir os erros cometidos até então: “O que virá pela frente, não temos muito como saber. O que nós sabemos, é que precisamos fazer algo de diferente com o que está por vir para que seja melhor, e que ainda haja tempo para a gente refazer o que estava fazendo errado”, finaliza.

“O Mundo Pós-Pandemia” vai ao ar na CNN nesta sexta-feira (31), às 22h30.

Anhanguera de Itapetininga promove Cursos de Férias online e gratuitos

cursos Anhanguera Foto: olaitapetininga.com.br
Foto: olaitapetininga.com.br

Para quem não abre mão de acumular conhecimento profissional, mesmo em período de isolamento social em decorrência da pandemia do Covid-19, a Anhanguera de Itapetininga oferece programação intensa de cursos gratuitos e online durante o mês de julho, entre os dias 20 e 28 de julho. As oportunidades, que são direcionadas aos alunos da instituição e também ao público em geral, abrangem diversas áreas do conhecimento, a exemplo de Recursos Humanos, Logística, Enfermagem, Nutrição, Gestão Financeira, entre outras.

Para participar, os interessados precisam fazer uma inscrição prévia por meio de um formulário no link forms.gle/JApPS1Py45HFesY97.  Ainda neste ato, os participantes terão acesso à programação dos Cursos de Férias. É bom destacar que as vagas são limitadas. Na data de realização do curso escolhido, um link de acesso a plataforma de transmissão estará disponível. A plataforma também pode ser acessada pelo telefone celular, o que facilita ainda mais a realização do mesmo por parte do inscrito. Ao fim, os participantes que realizaram a inscrição via formulário receberão um certificado de participação.

Os Cursos de Férias fazem parte do calendário de eventos da Anhanguera de Itapetininga, porém, em decorrência da pandemia, o evento precisou de algumas adaptações. “Em tempos onde o isolamento social é necessário, não podemos deixar o acúmulo de conhecimentos de lado, pelo contrário, devemos aproveitar o momento parar correr atrás das capacitações. Isso acabou nos incentivando a montar um evento cheio de novidades, totalmente online e ainda mais completo, como forma de contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes”, destaca Michelle da Rosa Lopes, diretora da Anhanguera de Itapetininga.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (15) 99103-9940, das 10h às 18h. Confira a programação completa dos Cursos de Férias oferecidos pela unidade:

20 de julho, às 19h:

  • O olhar do profissional Enfermeiro no exame físico frente às suas práticas profissionais
  • Nutrição Esportiva
  • A profissão do Engenheiro Civil – A Indústria da construção civil e suas áreas de atuação
  • Recursos humanos e atualização dos trabalhos em época de pandemia
  • Logística: qualidade e produtividade no atendimento em época de pandemia

21 de julho, às 19h:

  • Inteligência emocional: como lidar com sabotadores da inteligência para ter êxitos nos estudos, trabalho e relacionamentos
  • Saúde emocional para Educadores

22 de julho, às 19h:

  • Áreas de atuação da Fisioterapia
  • Serviço Social: graduação, profissão e mercado de trabalho
  • Atividades do Nutricionista na manutenção e recuperação da saúde
  • Iniciando a carreira em Arquitetura no mercado de trabalho

23 de julho, às 19h:

  • Gestão financeira voltada ao desenvolvimento profissional
  • Transposição do Rio São Francisco como exemplo de grandes obras de Engenharia
  • Semelhanças, diferenças e atuações entre as profissões agrárias: Agronomia, Veterinária e Zootecnia

28 de julho, às 19h:

  • Papeando sobre TEA: Transtorno do Espectro Autista

Iguatemi Esplanada traz cinema drive-in para o estacionamento do shopping

Com a chegada do Dia das Mães, Shopping Iguatemi Esplanada inicia vendas e entrega por drive thru

Em tempos de reinvenção, a Iguatemi lança mais uma iniciativa para promover experiências de lazer para seus clientes, com todo o cuidado que o novo momento exige. A partir do dia 23 de julho, o Iguatemi Esplanada oferece em seu estacionamento sessões exclusivas de cinema drive-in. Dentro de seus carros, no estilo que foi febre no Brasil nos anos 70, os clientes poderão assistir a uma programação diferenciada com grandes sucessos de bilheteria e filmes recém-lançados.

Os filmes serão exibidos em duas sessões às quintas e domingos e três sessões às sextas e sábados. Também serão disponibilizadas sessões infantis e sessões família. A ação tem como objetivo auxiliar a manter o distanciamento social neste período de pandemia e proporcionar uma experiência de entretenimento para todas as idades. Para adquirir a entrada, basta acessar o site da Ingresse (www.ingresse.com) a partir desta sexta-feira, 10 de julho. A programação dos filmes que serão exibidos também estará disponível no site do shopping (www.iguatemi.com.br/esplanada) e no site Ingresse.com.

“A proposta do cinema drive-in é oferecer uma opção de lazer aos nossos clientes nesse momento atual que estamos vivendo. A novidade traz um sentimento de nostalgia, de modo que toda a família consiga ter uma experiência divertida, com cuidado, segurança e sem aglomeração e ainda contribuir com uma ação de responsabilidade social”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

Os ingressos custarão R$ 70 por carro (R$ 35 meia entrada) e o tíquete do estacionamento, válido por até quatro horas, R$ 10,00. 20% do valor arrecadado na bilheteria será doado para a Cruz Vermelha de São Paulo.

Os veículos terão distanciamento entre as vagas, conforme o mínimo estabelecido em decreto do município de Sorocaba, de dois metros. A capacidade máxima permitida por carro será de quatro pessoas.

Serviços de bomboniere exclusivo poderão ser adquiridos via aplicativo Zig Pay e também estarão disponíveis no local, com kits customizados que poderão ser retirados antes no momento do check-in do ingresso ou ser pedido no próprio carro antes do início do filme e levados até o cliente.  Vale lembrar que todas as medidas de saúde foram aplicadas e os funcionários atendem o público com máscaras de proteção.

O cinema drive-in também será instalado nos estacionamentos dos shoppings Iguatemi Brasília, Iguatemi Campinas, Praia de Belas e Iguatemi São José do Rio Preto.

Confira a programação dos filmes do cinema drive-in abaixo:

•          Quinta (dia 23/07) às 19h – A Odisseia dos Tontos (Legendado)

•          Quinta (dia 23/07) às 21h45 – Luta Por Justiça (Legendado) 

•          Sexta (dia 24/07) às 18h – Mamma Mia Lá Vamos Nós De Novo (Legendado)

•          Sexta (dia 24/07) às 20h40 – Green Book – O Guia (Legendado)

•          Sexta (dia 24/07) às 23h30 – Creed II (Legendado) 

•          Sábado (dia 25/07) às 18h – Sonic – O Filme (Dublado)

•          Sábado (dia 25/07) às 20h30 – Dunkirk (Legendado)

•          Sábado (dia 25/07) às 23h – Nós (Legendado) 

•          Domingo (dia 26/07) às 19h – Detetives do Prédio Azul – O Filme (Nacional)

•          Domingo (dia 26/07) às 21h30 – Judy: Muito Além do Arco Íris (Legendado)

 

Para mais informações sobre lojas e serviços, acesse o site www.iguatemi.com.br/esplanada.

Serviço:

Iguatemi Esplanada traz cinema drive-in
Data: de 23 a 26 de julho
Local: Estacionamento Ala Norte, próximo ao acesso à Portaria C
Informações: www.iguatemi.com.br/esplanada

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim
Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba
Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Jornalistas gays André Fischer, Vinícius Yamada e Pedro HMC analisam o futuro da comunicação LGBT+

Jornalistas gays André Fischer, Vinícius Yamada e Pedro HMC analisam o futuro da comunicação LGBT+

Para junho, pós-Mês do Orgulho, a Revista ViaG hospedará uma série de lives sobre jornalismo LGBT+. Entre os assuntos a serem abordados,  a ausência de posicionamento de marcas durante o restante do ano e estratégias para manter a pauta em torno da causa LGBT+.

As lives acontecerão todas as sextas-feiras, às 17h, através do Instagram @RevistaViaG. Hélio Filho, André Fischer, Vinícius Yamada, Fábio Pastorello e Pedro HMC serão os convidados.

Jornalistas gays André Fischer, Vinícius Yamada e Pedro HMC analisam o futuro da comunicação LGBT+
Jornalistas gays André Fischer, Vinícius Yamada e Pedro HMC analisam o futuro da comunicação LGBT+

Hélio Filho. Com mais de 15 anos atuando diretamente com jornalismo LGBT+, Hélio é formado no curso de jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Começou sua carreira no portal Mix Brasil, chegando ser editor chefe da Revista Junior. Já colaborou com a ViaG.

André Fischer. Com uma contribuição importantíssima para a causa LGBT+ no Brasil, André foi um dos primeiros especialistas em jornalismo LGBT+ no País. Teve a coluna GLS na Folha de São Paulo durante os anos de 1990, foi criador do portal Mix Brasil, proprietário da Revista Junior, diretor do aplicativo Hornet, e criador do Festival Mix Brasil de Cinema, considerado hoje o maior e mais importante evento de filmes com temática LGBT da América Latina. Além disso tudo, atualmente Fischer ocupa o cargo de diretor do Centro Cultural da Diversidade da cidade de São Paulo.

Vinícius Yamada, administrador do portal Gay Blog Br, um dos maiores provedores de conteúdo LGBT+ na atualidade. Vinícius é jornalista, publicitário e agitador cultural paulistano. Esteve à frente de festas voltadas para o mesmo público nas discotecas Ultralounge e D-Edge . Multimídia, ele também atua na gestão de campanhas publicitárias voltadas para ambiente online.

Fábio Pastorello, do blog e canal de youtube chamado Viagens Cinematográficas. Junto com seu companheiro Cleber Alcantara, Fábio faz sucesso também no Instagram com o perfil Viagenscine, onde produzem conteúdo voltado ao turismo LGBT+.

Pedro HMC. Roteirista, Pedro acumula participações nas roteirizações de programas como Amor e Sexo, na Rede Globo, Furo MTV, entre outros. Desde 2014 ele comanda um dos maiores portais de conteúdo LGBT+ da América Latina, o Põe na Roda. Os vídeos do Põe na Roda acumulam milhões de views no youtube e seus perfis nas redes sociais influenciam uma multidão de seguidores.

Senac ao Vivo promove especial sobre carreiras na área de tecnologia

Senac ao Vivo promove especial sobre carreiras na área de tecnologia

O período de isolamento social contribuiu para que pessoas e empresas percebessem que profissionais qualificados na área de TI são indispensáveis. Muitas empresas se viram obrigadas a transformar rapidamente suas operações, se adaptando para o trabalho remoto e o uso da tecnologia foi primordial.

Para quem procura atuar na área de tecnologia da informação, o Senac São Paulo preparou uma série de transmissões no Senac ao Vivo – Carreiras em TI que vão abordar as diversas carreiras possíveis na área de TI. Os participantes vão poder conferir as tendências do mercado, áreas de atuação e programas, além de tirar dúvidas com os especialistas da instituição.

Na programação, destaque para a live sobre O mundo mágico da tecnologia não possui atalhos, realizada no dia 3 de julho. Tecnologias BIM nas carreiras de construção civil será o tema da transmissão no dia 6 de julho. Para os interessados em Web, no dia 7 de julho, a conversa será sobre Desenvolvimento Web, que irá abordar os principais temas, como carreira e futuro. Em 8 de julho, o bate-papo será sobre Certificações Furukawa e a Carreira de TI. Todas as lives serão às 19 horas.

Outros temas que serão abordados nas transmissões: Modelagem 3D e maquete eletrônica; Tendências de Computação Gráfica e Comunicação Digital;  Disciplined Agile – kit de ferramentas de decisão de processo; Soft Skills de gerenciamento de serviços para os próximos 15 anos; Liderança e propósito em projeto – Como envolver e manter as pessoas em uma equipe de  projetos, construindo times mais fortes e coesos; Como elaborar um plano de qualidade de projetos vencedor; Customer Centricity e as quatro competências essenciais para o Sucesso do Cliente.

O evento gratuito será transmitido no site Eventials  e é necessário inscrição para participar:

Próximas transmissões:

  • O mundo mágico da tecnologia não possui atalhos

Data: 3/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-carreiras-em-ti/

  • Tecnologias BIM nas Carreiras de Construção Civil
    Data: 6/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-tecnologias-bim/

  • Desenvolvimento web

Data 7/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-carreiras-em-ti-web/

  • Certificações Furukawa e a Carreira de TI

Data: 8/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-certificacoes-furukawa/

  • Modelagem 3D e Maquete Eletrônica

Data: 9/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-modelagem/

·       Tendências de Computação Gráfica e Comunicação Digital

Data: 10/7

Link: https://www.eventials.com/SenacSP/senac-ao-vivo-computacao-grafica/

Atento às tendências do mercado, o Centro Universitário Senac oferta cursos de graduação e pós-graduação na área de Tecnologia da Informação.

Para quem busca a graduação, até o dia 17 de agosto a instituição está com inscrições abertas para o Vestibular Digital do 2º semestre de 2020 para os cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Sistemas para Internet, dentre outros.

Para mais informações, os interessados devem realizar as inscrições pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/vestibular.

Para os interessados em especializações na área, a instituição está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação em Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas: Inovação Tecnológica e Negócios, até 31 de julho de 2020. Os interessados na modalidade presencial terão isenção da taxa de inscrição para o processo  de ingresso e poderão escolher  a especialização por meio do Portal Senac: www.sp.senac.br/posgraduacao.

SERVIÇO

Senac ao Vivo – Carreiras em TI

Data: a partir de 3/7

Horário: das 19 às 20 horas

Preço: Participação gratuita

Local de realização e inscrição: https://www.eventials.com/SenacSP/groups/senac-ao-vivo-carreiras-em-ti/

Mais informações: www.sp.senac.br/aovivo

Shopping Cidade Sorocaba faz live para anunciar ofertas com frete grátis

Shopping Cidade Sorocaba faz live para anunciar ofertas com frete grátis

Neste final de semana, os consumidores vão ganhar um presentão do Shopping Cidade Sorocaba. A promoção “Fechado com Você” traz ofertas incríveis dos lojistas do shopping em diversos produtos dos mais variados segmentos, que vão desde roupas, calçados, acessórios e moda infantil até brinquedos, eletroeletrônicos, móveis, dentre outros.

A ação será transmitida ao vivo pelo Facebook (/ShoppingCidadeSorocabaOficial) nesta sexta-feira (03/07), das 15h às 18h. O consumidor que não conseguir assistir ainda poderá aproveitar as reprises da live no final de semana: sábado (04/07), no mesmo horário, e no domingo (05/07), das 11h às 14h.

São mais de 30 lojas participantes com oportunidades imperdíveis. O cliente deverá combinar a compra do produto diretamente com loja, via WhatsApp, bem como a forma de entrega. O frete é grátis para as compras a partir de R$ 50, na cidade de Sorocaba, durante os dias da promoção, exceto eletrônicos, móveis e alimentação (verifique no regulamento que se encontra no site do shopping). “Diante da determinação de fechamento dos shoppings ao público, preparamos essa ação com muito carinho! É uma campanha de todo o Grupo Tacla, empreendedor e administrador do Shopping Cidade Sorocaba e de outros empreendimentos pelo país, como forma de ficarmos mais próximos dos nossos clientes e de levarmos as melhores ofertas até as suas casas, com todo conforto e comodidade”, destaca a gerente de marketing, Juliana Ramon.

Os produtos com desconto apresentados durante a live poderão ser acessados diretamente pelos canais on-line das lojas, que serão divulgados na transmissão ao vivo, e também pelas mídias sociais do shopping: Instagram (@shoppingcidadesorocaba) e Facebook (/ShoppingCidadeSorocabaOficial) ou pelo site: www.shoppingcidadesorocaba.com.br, onde estarão o regulamento da promoção, a relação de lojas participantes e um link para acessar a Loja On-Line.  Mais informações igualmente podem ser obtidas pelo site.

Empresa de Sorocaba produz álcool em gel com a marca do São Paulo FC

Na foto, o casal Juliano e Ludmila Amorim (Martt Química) e Eduardo Pitaluga (Ox Comunicação)

Com a pandemia de coronavírus (Covid-19), a procura pelo álcool em gel 70% aumentou de maneira significativa. O produto, utilizado para higiene e eficaz na prevenção à doença, tornou-se muito procurado por consumidores, comércio, empresas e até clubes de futebol que, aos poucos, estão retomando as atividades.

Na foto, o casal Juliano e Ludmila Amorim (Martt Química) e Eduardo Pitaluga (Ox Comunicação)

Para o São Paulo Futebol Clube, por exemplo, quem fornece o álcool em gel é a Martt Química, empresa fabricante de produtos químicos profissionais com sede na zona industrial de Sorocaba. Para atender aos torcedores do Tricolor, há uma linha especial que pode ser encontrada na loja oficial do clube – a São Paulo Mania –, no site http://www.marttquimica.com.br/ e, em breve, em farmácias, drogarias, lojas de departamentos, shoppings e ainda em: https://www.netshoes.com.br/.

O álcool em gel 70% é totalmente produzido e envazado em Sorocaba. Quem fez a intermediação com o São Paulo FC e ofereceu às revendedoras e lojas foi a Ox Comunicação, agência sorocabana de comunicação e marketing, presente há 17 anos no mercado.

Atualmente, o produto também é encontrado com a marca do Esporte Clube São Bento e há negociações avançadas com outros times do interior do Estado de São Paulo e até mesmo do Nordeste.

Para saber mais sobre o álcool em gel do São Paulo e do São Bento, bem como sobre outros produtos, basta acessar os perfis da Martt Química e da Ox Comunicação no Instagram – @marttquimica e @oxcomunicacao.

Galinha Pintadinha anuncia nova live

Galinha Pintadinha anuncia nova live

A Galinha Pintadinha, fenômeno da internet e uma das marcas infantis mais queridas pela criançada, entrou na onda das lives, e o sucesso da sua primeira experiência levou seus pequenos fãs a pedirem mais. Ela prontamente os atendeu e fará sua segunda live no dia 2 de julho, quinta-feira, às 19 horas, no canal da Galinha Pintadinha Mini no YouTube.

Galinha Pintadinha anuncia nova live

A personagem conta que vai novamente usar um formato inovador em relação ao que é normalmente apresentado em lives infantis, misturando teatro, arte de fantoches e audiovisual da Popó. “O público pode esperar, como no primeiro evento, muita diversão e músicas do repertório clássico da Galinha Pintadinha”, afirma Marcos Luporini.

Mas não é tudo. Os espectadores ainda vão ganhar um bônus: uma festa de aniversário surpresa, para celebrar o aniversário do Pintinho Amarelinho e de todos os fãs nascidos em julho. “Todos os personagens vão ajudar a fazer uma festa que será inesquecível”, promete.

No Brasil, a Galinha Pintadinha superou os 17 bilhões views. Seus vídeos e músicas estão disponíveis no NatGeo Kids, na Amazon Prime, na TV e no aplicativo da personagem. Disponível para Android e IOS, em português, espanhol, inglês, italiano e francês, o app registrou mais de 55 milhões de downloads, tendo sido baixado em 224 países diferentes, com cerca de 500 mil usuários ativos, que o utilizam ao menos uma vez por mês.

Com forte presença internacional, seu canal em espanhol, o Gallina Pintadita, atingiu 10 milhões de inscritos, em maio. Ao mesmo tempo, o vídeo do Pollito Amarillito, personagem bastante popular na América Latina, bateu 1 bilhão de visualizações.

A Galinha Pintadinha está disponível em plataformas de streaming e na TV (no Brasil e na Itália). Na Índia, a Galinha Musical possui um canal em hindi no YouTube, resultado de parceria com a YoBoHo Digital Content. Ela também é uma conhecida marca de licenciamentos de brinquedos, DVD, Blu-ray, CDs e livros.

Agenda
Dia: 2 de julho, quinta-feira
Horário: 19h
Onde:  Canal da Galinha Pintadinha Mini no YouTube (https://bit.ly/2Nu9pz2).

Crise pode ser oportunidade para diversificar negócios

Crise pode ser oportunidade para diversificar negócios

A quarentena provocada pelo coronavírus está afetando seriamente a saúde financeira de muitas empresas, principalmente os pequenos negócios. Diante de um momento tão difícil, os microempreendedores estão tendo que se reinventar para minimizar os prejuízos.

Apesar das perdas, a docente Simone Zanforlin, da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga, diz que as micro e pequenas empresas estão diante de uma oportunidade de renovação e de inovação. “Agora mais do que nunca, é hora de se organizar e usar todos os canais para chegar ao cliente”, afirma.

Nessa nova realidade, ela observa que as empresas precisam avaliar todas as alternativas disponíveis para chegar até o consumidor. “Se antes o varejo se baseava no seu ponto comercial, hoje identificamos que as vendas podem ocorrer por outros meios. Por isso, é tão importante descobrir a melhor maneira de levar o produto até o cliente”, analisa Simone.

Em tempos de isolamento social, a internet pode ser uma ferramenta valiosa. Segundo a docente, se o cliente não pode ir até a empresa, a empresa precisa ir até o cliente. “Use imagens e crie conteúdos relevantes para divulgar sua marca, seus produtos ou serviços. É uma maneira de ser visto, lembrado e desejado pelo consumidor. E a internet possibilita que sua marca seja encontrada por muitos”, diz.

Redes sociais

De acordo com a docente, no ambiente digital, as redes sociais são indispensáveis. “Facebook, Instagram e WhatsApp Business permitem um contato rápido e direto com o cliente”, cita. Simone ressalta, ainda, a importância do investimento em delivery, cuja principal vantagem para a empresa é oferecer agilidade, comodidade e satisfação ao cliente por receber o produto em casa.

“Com certeza, a remodelagem do negócio e a aplicação dessas ferramentas de forma estratégica podem auxiliar na diminuição dos efeitos da pandemia”, afirma Márcio Roberto Ramos, também docente da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga. No entanto, ele faz um alerta aos microempreendedores. “Sem dúvida, o uso das redes sociais para incrementar as vendas deu um salto enorme, mas é preciso saber usar as ferramentas para não obter o efeito contrário”, aconselha.

“É imprescindível ser flexível neste momento. É preciso compreender a situação e se adaptar rapidamente. Porém, é importante não confundir ‘rapidez’ com ‘pressa’ para não tomar decisões precipitadas”, orienta. Na avaliação do docente, é preciso conhecer e entender as preferências e necessidades do público-alvo da empresa para oferecer o que ele precisa. “Mudar o processo de atendimento e de entrega sem considerar o comportamento e a opinião dos clientes pode ser um tiro no escuro. Por outro lado, diversificar as ofertas e o nicho pode trazer bons resultados frente a esta nova realidade”, afirma.

Aprendizado

Tanto Márcio quanto Simone acreditam que, apesar de todas as dificuldades criadas pela pandemia, o momento será de aprendizado para muitos empresários. “A quarentena mostrou a força dos negócios feitos digitalmente. Pequenos empresários, que vinham resistindo a essas mudanças, passaram a compreender a importância das vendas on-line e a integraram à rotina da empresa. Isso é aprendizado”, destaca Simone.

“A pandemia acelerou as mudanças no comportamento do consumidor e na forma de atuação das empresas dos mais diferentes setores. Quem antes tinha certa resistência às vendas on-line e ao delivery, por exemplo, hoje está muito mais aberto a estas possibilidades, pois se deram conta que são fundamentais para a manutenção do negócio”, avalia Márcio. Na opinião dele, o momento difícil vivido atualmente mostra que a busca por novas estratégias e novos nichos de mercado deve ser constante.

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP

Informações: www.sp.senac.br/itapetininga

CIESP Sorocaba passar a emitir certificado digital por videoconferência

Sede Ciesp Sorocaba - crédito foto - Alexandre Maciel
Sede Ciesp Sorocaba - crédito foto - Alexandre Maciel

Em tempos de pandemia, as reuniões por videoconferência passaram a fazer parte da rotina de milhares de pessoas. A necessidade de se comunicar de forma rápida e eficiente fez com que os empreendedores se adaptassem a uma nova realidade. Embora a videoconferência não seja uma novidade, ela passou a ser utilizada como principal meio de comunicação durante esse período de quarentena.

Diante deste cenário, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) iniciou na última segunda-feira (22/06), a emissão de certificado digital por videoconferência. O procedimento foi implantando primeiramente pela sede do CIESP, obedecendo as resoluções normativas da Autoridade Certificadora, que é a Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo.

A obtenção do certificado é uma tendência do mercado, pois otimiza o trabalho de empresas, órgãos públicos e diversos profissionais autônomos. E com o avanço tecnologia, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, consegue renovar ou emitir um certificado digital sem a necessidade de comparecer a um posto físico de atendimento.

“Até a pandemia, o Certificado Digital só era emitido presencialmente. Consequentemente, só era possível emiti-lo com a apresentação dos documentos originais do titular na sede do CIESP Sorocaba. Hoje já existe a possibilidade de ser via videoconferência, uma vez que precisamos atender a uma demanda dos empreendedores que se encontram em isolamento social e não podem paralisar suas atividades. O mais importante neste momento é priorizar a saúde dos empresários e, ao mesmo tempo, garantir que eles consigam cumprir todas as obrigações necessárias”, explica o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos.

Com o Certificado Digital, o empresário e a empresa não precisam estar representados presencialmente em cartórios para reconhecimento de firma, por exemplo. Além disso, os documentos podem ser assinados digitalmente, conferindo autoridade e integridade aos documentos eletrônicos. Também é possível realizar transações bancárias, enviar declarações como Imposto de Renda, SPED fiscal e contábil, emitir notas fiscais, entre outros procedimentos.

“Ao fazer o atendimento por videoconferência, o CIESP está indo ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, ajudando os empresários a resolverem seus assuntos com comodidade e segurança, sem sair de casa”, complementa Syllos.

Como funciona

O primeiro passo é acessar o site www.ciespdigital.com.br e fazer a aquisição online do certificado. Com o número de pedido que será gerado no site, basta entrar em contato com o CIESP Sorocaba pelo telefone (15) 4009-2927 e agendar a data e horário da videoconferência. No dia marcado, o CIESP Sorocaba irá enviar um email com cinco minutos de antecedência, com o link de acesso à sala de conferência.

Para fazer esse processo, basta que o cliente tenha um computador ou celular com acesso à internet, com som e imagem. Os certificados emitidos por videoconferência têm validade de um ano e os documentos necessários são: RG, CNH ou Passaporte dentro da validade e em bom estado para a emissão do  e-CPF e contrato social e documento pessoal do representante legal da empresa para o e-CNPJ.

Outras informações podem ser obtidas pelo email: cdigital@ciespsorocaba.com.br  ou pelo telefone (15) 4009-2927, com Renata Labarca. A sede do CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista.

FIESP e CIESP doam 120 cobertores para o SOS de Sorocaba

Na última segunda-feira, 22/06, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), em conjunto com o SESI (Serviço Social da Indústria) fizeram a doação de 120 cobertores para o Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba. A entrega, realizada na sede do SOS, contou com a presença do diretor titular da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Erly Domingues de Syllos e do diretor do SESI Sorocaba, São Roque, Votorantim, Tatuí e Itapetininga, Julio Cesar de Souza Martins.

Segundo Martins, as doações fazem parte da Campanha do Agasalho realizada anualmente pela FIESP. “Serão entregues ao todo 100 mil cobertores para entidades assistenciais de todo o Estado de São Paulo. Foram destinadas para nossa região 4,6 mil unidades, que serão distribuídas para ONGs (Organizações não Governamentais) de Sorocaba, Itapetininga, Tatuí, Votorantim, São Roque, Itapeva, Boituva, Cerquilho e Alumínio”, explica.

FIESP e CIESP doam 120 cobertores para o SOS de Sorocaba
Entrega de cobertores para SOS Sorocaba – Divulgação

Ainda segundo o diretor do SESI, a Campanha do Agasalho 2020 da FIESP irá receber cobertores e agasalhos em bom estado até o fim da estação. “Os itens de inverno podem ser doados nas unidades do SESI e do SENAI na região e os donativos serão entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio das ONGs parceiras”, completa Martins.

De acordo como diretor titular do CIESP Sorocaba, a FIESP e o CIESP também fizeram a entrega de 5 mil máscaras para a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba no início do mês passado. “O SENAI-SP está produzindo 1 milhão de máscaras que estão sendo doadas para os hospitais de todo o Estado.  Fizemos um ofício ao presidente Paulo Skaf solicitando as máscaras hospitalares para a Santa Casa de Misericórdia, que está fazendo um trabalho essencial no combate à Covid-19”, ressalta Syllos.

Completando os trabalhos assistenciais neste momento de pandemia, o SESI produziu e entregou 4 milhões de refeições no mês de maio para pessoas mais necessitadas e até o final deste mês irá produzir mais 2,5 milhões de refeições. Já o SENAI está produzindo 1 milhão de frascos de álcool gel para distribuir para as comunidades carentes.

O SOS Sorocaba irá direcionar os cobertores para pessoas em situação de rua que procuram a casa de passagem, onde podem se alimentar, tomar banho e dormir em segurança, evitando a contaminação pelo novo coronavirus. O SOS Sorocaba fica na rua Francelino Romão, 100, Vila Rica. Mais informações podem ser obtidas no telefone (15) 3229-0777 ou pelo site www.sossorocaba.org.br.

Outras informações sobre a Campanha do Agasalho da FIESP podem ser acessadas pelo site www.ciespsorocaba.com.br, ou pelo telefone (15) 4009-2900. A sede do CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista.

Parque Tecnológico de Sorocaba tem novo presidente

Parque Tecnológico de Sorocaba tem novo presidente
Divulgação

O engenheiro Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro Junior, 29 anos, assumiu, no início deste mês, a presidência do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). O decreto com a nomeação – número 25.782/2020 – foi assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho no dia 16. Ele ocupa a vaga deixada pelo advogado Roberto Freitas que, a partir de agora, vai se dedicar a outros projetos.

Parque Tecnológico de Sorocaba tem novo presidente
Divulgação

Silvestre Ribeiro Junior integra a equipe do PTS desde 2017. Agora, tem como missão tocar as atividades e os programas que tiveram de ser interrompidos por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19). “Para mim é uma honra dar sequência aos projetos, poder contribuir com o fomento e com o desenvolvimento da inovação na Região Metropolitana de Sorocaba e, principalmente, servir aos sorocabanos por meio do Parque Tecnológico”, afirma.

Conforme ele, o isolamento social necessário para combater e evitar a disseminação do coronavírus obrigou o PTS a rever a maneira de conduzir algumas atividades. Muita coisa, neste momento, vem sendo desenvolvida pela internet, como os programas Ideia Lab, Pré-Speed e Coworking Universidades, por exemplo.

Silvestre Ribeiro Junior é graduado em engenharia de produção pela UNIAnchieta; pós-graduando em MBA em gestão de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em engenharia de produção pela Uninove.

No ano passado, cursou o módulo internacional do curso de PhD em engenharia de produção na Poliba (Politecnico di Bari), em Bari, Itália. Participou de diversos treinamentos e cursos e possui alguns artigos científicos publicados em revistas científicas e simpósios internacionais.

Já atuou na indústria em desenvolvimento técnico e comercial de projetos especiais, como diretor de tecnologia da informação e comunicação e cidades inteligentes no próprio Parque Tecnológico.

Claro disponibiliza novo canal dedicado à agroinformação

Claro disponibiliza novo canal dedicado à agroinformação
Claro disponibiliza novo canal dedicado à agroinformação
A partir desta semana, a Claro adiciona em sua programação mais uma novidade para seus clientes, o AgroMais, canal jornalístico voltado ao agronegócio, com 24h de conteúdos focados no setor por meio de análises, debates, cotações, documentários e meteorologia, pecuária, logística, finanças e estilo de vida.

O AgroMais poderá ser acessado pelos clientes da operadora através do canal 689 na Claro Net TV e na Claro Fibra TV. O canal está disponível para todos assinantes a partir do pacote Mix HD, sem custo adicional.

Com a o novo canal, a Claro reforça o compromisso de estar lado a lado dos principais players de informações sobre o setor do agronegócio, valorizando toda a cadeia de produção desta atividade econômica tão importante para o Brasil.

Claro arrecada doações em parceria com o Canal Rural

Parceira do setor primário no Brasil, a Claro apoiou, no último sábado, a live Alimento Para Todos, realizada pelo Canal Rural, com duração de 2 horas, que contou com a participação de diversos artistas nacionais e internacionais e teve como principal objetivo arrecadar doações para o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura). Através do seu programa de relacionamento com os clientes – Claro Clube, a operadora transmitiu o sinal da live pelo seu canal do cliente (500), para todos os seus assinantes.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população.

A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. É líder em TV por Assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Através da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações.

Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades.

A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

Como produzir um objeto de pesquisa?

Como produzir um objeto de pesquisa?

Por Lucas do Amaral Afonso – Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense.

La serveuse de bocks
La serveuse de bocks. Fonte: isabel.com

Dando continuidade às matérias sobre a minha dissertação de mestrado, que resumi basicamente em matéria anterior, apontarei a seguir alguns caminhos para pensar o processo de produção de um objeto de pesquisa.

A primeira dificuldade que podemos encontrar em um processo de escrita acadêmica é a construção do objeto de estudo. Às vezes temos uma ótima ideia de estudo e, ao apresentar para algum especialista da nossa área, somos interpelados pela famosa pergunta: “qual é seu objeto de pesquisa?”.

A primeira coisa a se fazer é retornar a pergunta: “o que é um objeto de pesquisa?”. Porém, nem sempre temos intimidade ou então a pessoa especialista em determinada área nem sempre tem tempo disponível para nós. Resta aqui aquela sina que toda pesquisadora e pesquisador precisa reconhecer: o processo individual da pesquisa. É obvio que a ciência só é possível em conjunto. A ciência é coletiva, é uma obra social que avança a cada pequena e irrisória parte alimentada por cada pessoa que participa deste empreendimento social. Mas a iniciação à ciência nos impõe uma experiência que precisa ser vivida individualmente e, como diria Caetano Veloso, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.”

Uma vez assumida essa responsabilidade, vamos entender então que ideia é essa de objeto de pesquisa. Objeto, como sabemos é uma coisa inanimada. Mas neste caso, estamos tratando de um sentido mais estrito do termo. O objeto aqui é a coisa que será observada, analisada. Então vamos lá. Uma colega de trabalho afirmou esses dias que um grupo de alunos de uma certa escola é seu “objeto de pesquisa”. Tenho que discordar, pois alunos são pessoas e pessoas não são coisas, muito menos inanimadas. Neste caso, acredito que ela quis dizer que o grupo de alunos tem alguma relação com o seu objeto de pesquisa.

Vamos refletir sobre a síntese de Gaston Bachelard: “O objeto é construído”. Logo, ele não é a coisa dada de imediato. Ou seja, meu objeto não é um aluno, uma escola, um grupo de pessoas. Meu objeto é uma pergunta que envolve, de alguma maneira, um aluno, uma escola, um grupo de pessoas. Pierre Bourdieu, um sociólogo francês, juntamente com dois colegas de profissão escreveu um livro chamado Ofício de Sociólogo e, para qualquer pessoa que se propõe a pesquisar a área de ciências humanas, é uma leitura relevante.

Não existe um manual de como produzir uma investigação. E que bom que não existe. Isso implica que nós, pesquisadores e pesquisadoras é que iremos construir a nosso objeto de investigação. Então vamos fazer um combinado: quando me refiro a “objeto”, quero dizer também “problema” ou “pergunta”. Toda pesquisa tem uma pergunta fundamental. Quando você iniciar a sua, é importante se perguntar: “qual é a pergunta fundamenta da minha pesquisa?”. Isso é difícil e acaba sendo uma barreira para muitas pessoas que querem ingressar no universo acadêmico. Esse era o gancho que eu precisava para falar da minha dissertação.

Em uma disciplina do Curso de Ciências Sociais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tive acesso ao texto Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem, do sociólogo Oracy Nogueira. Este texto me impressionou, tanto pela qualidade da pesquisa realizada pelo autor, quanto pelo fato de ele ter feito uma pesquisa em Itapetininga na década de 1950. Concluí o curso de ciências sociais e me inscrevi para o mestrado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. O projeto de pesquisa que eu submeti ao programa tinha como referencial teórico local apenas o texto de Oracy Nogueira, citado acima, e da dissertação de mestrado da professora Thais Maria Souto Vieira, que pesquisou o contexto da agroecologia em um assentamento rural da região.

No decorrer do processo de pesquisa, me deparei com a obra família e comunidade: estudo sociológico de Itapetininga, também de Oracy Nogueira. Neste trabalho me interessei pela interpretação das disputas políticas locais e pela mudança no aspecto industrial no município na década de 1950. Posterior a isso, construí a seguinte pergunta: o que motivou a chegada da indústria têxtil Nisshinbo do Brasil para o município de Itapetininga na década de 1970? No entanto, ao buscar responder essa questão específica, me deparei com diversos impedimentos que descrevo melhor na dissertação. Contudo, nessa mesma busca, tive contato com um discurso hegemônico da imprensa local sobre a “expansão industrial de Itapetininga” na década de 1970.

Dessa maneira, fui entender melhor essa história de expansão industrial local. Comparei os dados de Valor da Produção Industrial da região com outros municípios do estado e, de fato, houve uma expansão industrial. Posteriormente, minha tentativa foi responder como essa expansão estava relacionada à prática dos políticos locais do período, dando especial ênfase aos atos dos executivos locais. Por fim, nas últimas semanas de escrita da dissertação eu vi, diante de mim, o objeto construído: como a industrialização se torna pauta política? Um estudo de caso do município de Itapetininga.

A ciências, às vezes é vista como uma coisa distante das pessoas, dos humanos e que apenas alguns sujeitos podem acessá-la. De fato, na prática isso acontece por inúmeros motivos que não cabem discutir aqui. Por isso é importante que as pesquisas possam ser apresentadas para públicos não especialistas. Isso não faz com que os especialistas deixem de sê-los. Manet, por exemplo, rompe com um aspecto tradicional da técnica ilusionista de pintura e aperfeiçoa uma técnica que permite visualizar os traços da pintura, o processo de produção, a matéria em si de uma tela, de um quadro. Na obra, La peinture de Mane, Michel Foucault comenta uma pintura do artista, La serveuse de bocks, no qual o espetáculo está oculto aos olhos dos espectadores do quadro. Acredito que podemos encarar a construção de um objeto de pesquisa como algo parecido. É uma pergunta construída, cujo processo dessa construção está oculto aos olhos de quem lê seu resultado (o artigo, a monografia, a dissertação, a tese, etc.). Por isso, não podemos falar “como construir um objeto de pesquisa” e sim “como construímos nosso objeto de pesquisa” em uma ocasião específica.

Na próxima matéria falarei mais sobre os motivos de pesquisar o município de Itapetininga.

Aos 90 anos, ator Lima Duarte estreia canal no Youtube

Aos 90 anos, ator Lima Duarte estreia canal no Youtube
Campanha fim de ano 2016 - Estudio Especial - Lima Duarte - Reprodução

Em meio ao isolamento social, o ator Lima Duarte, atualmente com 90 anos, agora também é um influencer digital. Nesta terça, 16 de junho, o ator inaugurou seu canal no Youtube com um vídeo para enaltecer sua admiração e respeito pela memória do Padre Antônio Vieira.

Para seguir o canal:
https://www.youtube.com/channel/UCs6AyKBqUaBNUszkv6ItuVg

PADRE ANTONIO VIEIRA

O português Antônio Vieira foi, além de padre, filósofo, escritor e orador. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado “Paiaçu” (Grande Padre/Pai, em tupi). Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas as famílias eram católicas a gerações), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição. Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.

Iguatemi Esplanada reinventa comemoração do Dia dos Namorados

Com a chegada do Dia das Mães, Shopping Iguatemi Esplanada inicia vendas e entrega por drive thru

O Dia dos Namorados será celebrado de uma maneira diferente em 2020. Em meio ao momento de indefinições causado pelo coronavírus, a Iguatemi reinventou a comemoração do dia em que se celebra o amor, com ações de relacionamento no ambiente digital e ainda mais alternativas de compra para presentear a pessoa amada.

O serviço de drive thru, que foi bem aceito pelos clientes e lojistas, promete ser também uma alternativa de compras para a data, com o conforto de não sair do carro. Para conferir a relação dos empreendimentos e lojas participantes, basta acessar o site www.iguatemi.com.br. Depois, é só entrar em contato com a marca via Whatsapp e combinar a entrega.

Com o tema I Feel Love, a campanha preparada para a data mais romântica do ano irá retratar o dia a dia de casais conhecidos no meio artístico e nas redes sociais. Personalidades como Isis Valverde, Ana Leal, Maria Braz, Amanda Cassou, Helena Silvarolli e Cesca Civita terão seus momentos em casa registrados por meio de um shooting à distância na companhia de seus companheiros em cenas que transbordam e inspiram amor.

A programação do #IguatemiComVocê, campanha promovida pela companhia nas redes sociais com lives exclusivas, todos os dias, sobre lifestyle, wellness, beleza, arte, cultura e entretenimento também terá um conteúdo especial para a data entre os dias 11 e 14 de junho. Receitas de culinária e dicas de bem-estar serão alguns dos temas abordados.

Com o intuito de propagar ainda mais esse clima de amor, a Iguatemi promoverá uma ação no serviço de streaming musical Spotify, em que os clientes responderão, por meio da ferramenta de perguntas que será publicada nos stories do Instagram da Iguatemi (@iguatemi), quais são os seus artistas preferidos para celebrar o Dia dos Namorados. Com base nessas respostas, uma playlist exclusiva será criada, repleta de músicas românticas.

E para reforçar ainda mais esse período de paixão, o Instagram do Shopping Iguatemi São Paulo (@iguatemisp) receberá convidados musicais que realizarão apresentações especiais para os casais aproveitarem o fim de semana embalados pelo clima de amor proporcionado pela ocasião. Na quinta-feira, 11 de junho, Marina Goldfarb iniciará às 20h a série de lives preparadas para a data. No Dia dos Namorados, 12 de junho, Francisco Gil se apresenta às 20h. No sábado, 13 de junho, às 19h, é a vez do cantor e compositor Frejat. E no domingo, 14 de junho, às 18h, a cantora  e compositora paulistana Miranda Kassin fará o show de encerramento da ação.

O e-commerce da rede de shopping centers, o Iguatemi 365, se tornou também uma boa alternativa para presentear nesse período de isolamento social e vem oferecendo cada vez mais opções de compras para os seus clientes, com a chegada de mais de 30 novas marcas e 4.500 produtos online nos últimos meses. Atualmente, o marketplace entrega para todo o Estado de São Paulo e conta com mais de nove mil produtos disponíveis. Entre as novidades estão Galeria Carbono, Mistral, Livraria Cultura, Ricardo Almeida, Dolce Gabbana Kids, M Missoni, Vert, Neeche, Paula Torres e Mixed – sendo algumas exclusivas e inéditas no país. Para conferir as novidades, é só acessar www.iguatemi365.com.

“A campanha desse ano reforça a importância do amor e das relações humanas, especialmente no cenário atual que estamos vivendo. Queremos fazer parte deste momento com nossos clientes e por isso pensamos em maneiras diferentes para demonstrar carinho à pessoa amada: seja com um presente especial comprado no Iguatemi 365, via drive thru do shopping ou compartilhando uma playlist do Spotify by Iguatemi”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

 

O Shopping Iguatemi Esplanada está funcionando em horário reduzido das 15h às 19h para atender o público.

 

Serviço:

Dia dos Namorados Iguatemi Esplanada

Funcionamento: Diariamente das 15h às 19h

Drive Thru: Diariamente das 12h às 20h

Relação das lojas participanteswww.iguatemiesplanada.com.br

 

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

Especial vinhos nas unidades do Extra Hiper

Especial vinhos nas unidades do Extra Hiper
Especial vinhos nas unidades do Extra Hiper

Entre os dias 5 e 14 de junho, chega às unidades do Extra Hiper de São Paulo o festival O Melhor da Estação: Especial Vinhos. Com descontos aplicados diretamente na etiqueta dos rótulos, foram selecionados mais de 50 opções de vinhos nacionais e importadas, contemplando seleções de países como Chile, Argentina, Espanha, Portugal, Itália, França e Austrália, com alternativas robustas e mais leves, compondo um catálogo capaz de agradar aos mais diversos paladares dos apreciadores da bebida, com itens que unem qualidade e economia.

Para completar a experiência de degustar um bom vinho em casa, o Especial conta, ainda, com a indicação de utensílios que não podem faltar nesse momento, como Saca-rolhas Finlandek Bailarina Vino (R$ 16,99), Petisqueira Transparente Agraplast (R$ 7,99), Conjunto de Taças para Água, Vinho ou Champanhe Lírio (6 unidades por R$ 39,99) e Conjunto de Taças Barone (6 unidades R$ 49,99).

Confira mais algumas das oportunidades disponíveis no Especial de Vinhos do Extra:

  • Vinho nacional tinto ou branco frisante Club des Sommeliers – De: 29,99 Por: R$ 24,99
  • Vinho português tinto porto Club des Sommeliers Ruby ou Tawny – De: R$ 69,99 Por: R$ 62,99
  • Vinho italiano rosé Grifone Sangiovese – De: R$ 53,99 Por: R$ 38,99
  • Vinho italiano Grifone Chiati Reserva – De R$ 89,99 Por: R$ 79,99
  • Vinho argentino tinto Santa Julia Magna – De R$ 99,99 Por: R$ 89,99
  • Vinho chileno tinto Chilensis Lazuli – De: R$ 139,99 Por: R$124,99

O Especial de Vinhos acontece nas seguintes lojas do Extra Hiper no Estado de São Paulo:

São Paulo

  • Brigadeiro – Av. Brig.Luiz Antonio, 2013
  • Anhanguera – Av. Samuel Klabim, 193
  • Interlagos – Av. Sgto Geraldo Santana, 1491
  • Aeroporto – Av. Washington Luiz, 5859
  • Jaguaré – Rua João Batista de Oliveira, 47 / 329
  • Nossa Senhora do Sabará – Rua Moacir Simões da Rocha, 105
  • Morumbi – Av. Marginal do Rio Pinheiros, 16.741
  • Itaim Bibi – Av. João Cachoeira, 899
  • Campo Limpo – Estrada de Campo Limpo, 459
  • Raposo Tavares – Av. Marechal Fiuza de Castro, km 13,5
  • Ricardo Jafet – Av. Dr. Ricardo Jafet, 1501
  • Mooca – Rua Javari, 403
  • Itaquera (Metrô) – Av. José Pinheiro Boges, s/nº
  • Penha – Av. São Miguel, 962/1006

ABC Paulista e região metropolitana

  • Anchieta – Rua Garcia Lorca, 301
  • São Caetano – Rua Senador Vergueiro, 428
  • Santo André – Av. Industrial, 700
  • Taboão da Serra – Rua João Batista de Oliveira, 47 / 329
  • Dutra (Guarulhos Shopping) –  Rodovia Presidente Dutra, s/nº, Km 397
  • Guarulhos (Bosque Maia) – Av. Salgado Filho, 1301

Baixada Santista

  • Santos – Av. Ana Costa, 318/340
  • Praia Grande (Litoral Plaza Shopping) – Av. Ayrton Senna da Silva, 1511

Interior

  • Ribeirão Preto (Presidente Vargas) – Av. Presidente Vargas, 1671
  • Campinas (Abolição) – Rua da abolição, 2013
  • Itapetininga – Rua Dr. Coutinho, 733
  • Itatiba – Rua Luis Emanoel Bianchi, 120
  • Itu – Rod. Marechal Rondon, Km 105
  • Jundiaí (Centro) – Rua Cel Boa Ventura Mendes Pereira,298
  • São José dos Campos (Colinas) – Av. Dr.Jorge Zarzur
  • Sorocaba – Rua Maria Cinto de Biaggi, 164
  • Sorocaba (Campolim) – Rua Senhora Maria Ap. Pessutti Milego,  250

Sobre o Extra

O Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, atua em mais de 600 pontos de venda em todas as regiões do País no conceito multiformato e multicanal, atendendo o consumidor quando e onde ele escolher com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br). Há 30 anos, o Extra tem como premissa viabilizar o poder de compra aos seus clientes, oferecendo as melhores ofertas e condições de pagamento. Foi pioneiro, por exemplo, em trazer a Black Friday para lojas físicas, em 2011. A marca conta com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Por meio do seu aplicativo, o consumidor tem acesso a ofertas e descontos personalizados, ao folheto digital de todas as lojas do Brasil e conta com vários outros serviços exclusivos diretamente no celular.

ZF purifica e reutiliza óleo de corte nos processos industriais da planta de Sorocaba

Com novos processos, retorno de fluidos lubrificantes purificados à produção no Brasil é da ordem de 70%
Com novos processos, retorno de fluidos lubrificantes purificados à produção no Brasil é da ordem de 70%. Divulgação

A ZF investiu em engenharia de recursos para alcançar maior eficiência no uso de matérias primas em sua linha de produção de Sorocaba, SP. Um dos exemplos está na utilização do óleo de corte utilizado em máquinas de alta performance. Com um processo de reuso, redução e reciclagem de fluidos lubrificantes para os processos industriais, a empresa conseguiu purificar e reutilizar 70% do óleo de corte da produção, com a economia de mais de mais de 187 mil litros de óleo novo no período de um ano. A ação faz parte de um projeto que envolve a produção e a área de meio ambiente da ZF no Brasil, que tem a finalidade de eliminar desperdícios, reutilizar materiais, reciclar os resíduos e economizar água e energia, entre outros.

Com novos processos, retorno de fluidos lubrificantes purificados à produção no Brasil é da ordem de 70%
Com novos processos, retorno de fluidos lubrificantes purificados à produção no Brasil é da ordem de 70%. Divulgação

O projeto implementado pela ZF no Brasil criou um sistema próprio de extração de óleo dos resíduos de usinagem, promovendo seu reuso e filtragem. Com ele, o fluido usado é reutilizado após passar por um processo de centrifugação, com a filtragem e a decantação, para a retirada das impurezas. Com isso a ZF conseguiu alcançar um resultado de 70% de retorno do óleo de corte à produção.

“A fabricação das engrenagens que compõem as transmissões, demanda um trabalho de corte de metais que precisa ser lubrificado e refrigerado para a garantia da qualidade e precisão dos dentes das engrenagens. Com isso, as máquinas que fazem os cortes consomem óleo e geram resíduos, os chamados cavacos de metal que carregam boa parte desse lubrificante. A ideia foi extrair o óleo desses cavacos, torná-lo próprio e retorná-lo para o uso dentro nossa da produção”, explica Jackson Janoski, assistente técnico do laboratório da planta de Sorocaba. Inicialmente o projeto tinha como objetivo dar cobertura para apenas 13 máquinas de alta performance na linha de produção e atualmente, 49 de um total de 152 máquinas estão operando com o óleo reciclado, que apresenta alta qualidade.

De acordo com Sildson Corrêa, gerente sênior de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, “quando tratamos de sustentabilidade na produção em nossas plantas, trabalhamos com o conceito dos 3 R’s e nesse projeto não foi diferente. Reduzimos ao máximo o desperdício de matéria prima, depois reutilizamos o que foi extraído dos cavacos e está em condições de reuso e, por fim, tratamos e reciclamos internamente o óleo que previamente seria descartado”, explica. “Na outra ponta, o óleo residual é tratado externamente para que alcance condições adequadas para descarte ou reciclagem”, finaliza.

Organização interna

De acordo com Jackson Janoski, este projeto especificamente teve início em janeiro de 2017 e apenas um ano depois de seu planejamento, a empresa conseguiu reduzir a utilização de lubrificantes novos e a geração de resíduos perigosos, além de implementar uma central de resíduos limpos, que foram totalmente organizados para consumo na linha de produção.

Os tanques para a coleta dos fluidos lubrificantes e o sistema de coleta seletiva de cavacos de metal foram desenvolvidos internamente, reutilizando-se partes de equipamentos obsoletos. “Este trabalho foi realizado por engenheiros e especialistas da ZF na América do Sul e se diferencia de todos os outros tanques utilizados na produção para facilitar a identificação e a coleta”, finaliza Jackson Janoski.

CIESP Sorocaba promove webinar sobre a retomada das atividades econômicas

palestra

Com o anúncio do governo do estado de São Paulo da retomada gradual das atividades a partir do dia 1º de junho, a Diretoria Regional do Ciesp Sorocaba irá realizar na próxima quinta-feira (04/06), das 10h às 12h, um webinar para debater o cenário pós pandemia.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a Federação e o Centro das Indústrias defendem uma retomada segura e com todos os cuidados necessários para a preservação da saúde dos trabalhadores.

“Nossa preocupação maior é a de não colocar as pessoas em risco. Por isso, a Fiesp e o Ciesp criaram um plano de retomada que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos e empresários, para orientar o poder público, as indústrias e toda cadeira produtiva. É certo que teremos  que conviver com essa situação e nos adaptarmos a essa nova realidade com o uso de máscaras, medição de temperatura, álcool gel e o distanciamento social”, explica Syllos.

A reunião plenária virtual contará com a participação dos diretores jurídicos do Ciesp, Sadi Montenegro Duarte Neto, Andrea Valio e Rodrigo de Paula Bley.

O evento é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas pelo site da entidade e http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=721. Após a inscrição, o participante receberá o link para participar da reunião.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.  A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Comércios, shoppings, igrejas e outros retomarão as atividades em Itapetininga a partir de segunda

Foto: Reprodução

Segundo informações apuradas pelo G1, a Prefeitura de Itapetininga divulgou uma lista de estabelecimentos que retomarão as atividades a partir do próximo dia 1 de junho, segunda-feira.

A abertura faz parte da flexibilização progressiva da quarentena feita pelo governo de São Paulo. Em Itapetininga, comércios, escritórios, shopping, concessionárias de veículos, igrejas e templos religiosos, rodoviária e atividades imobiliárias poderão retornar.

A medida vai observar as prescrições do protocolo padrão e, em caso de descumprimento, haverá penalização.

“Quem não cumprir as regras gerais pode ser penalizado. Vamos colocar equipes de fiscais de posturas da prefeitura e também a Vigilância Sanitária”, afirma a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto.

As determinações do município serão publicadas nesta sexta-feira, enquanto o decreto entrará em vigor na segunda.

  • Obrigatória a demarcação respeitando o distanciamento social, sendo uma pessoa a cada 2 metros;
  • Obrigatório o uso de máscara de proteção facial;
  • Disponibilização obrigatória para funcionários e clientes de álcool em gel 70%;
  • Higienização obrigatória nos estabelecimentos a cada duas horas, especialmente nas áreas de contato: maçanetas, bancos, cadeiras, corrimãos, banheiros, etc;
  • Limitar a 20% o número de pessoas da capacidade física do estabelecimento, respeitando o controle de acesso;
  • Controlar o acesso nos elevadores, com limitação de dois passageiros, no máximo;
  • Indicar o distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);
  • Recomenda-se apenas uma pessoa por família no estabelecimento;
  • Recomenda-se continuar o afastamento de gestante, funcionários com 60 anos ou mais, e grupos de riscos.

PROJETO INCENTIVARÁ COM R$ 3.000 CURTAS-METRAGENS FEITOS EM CASA

Curta em Casa é um projeto de fomento para a realização de filmes por profissionais do audiovisual das periferias de São Paulo. Uma parceria do Instituto Criar e Projeto Paradiso, a iniciativa vai destinar R$ 3 mil para a criação de curtas-metragens que reflitam sobre o momento da pandemia.

O realizador do melhor filme ainda recebe prêmio de R$ 10 mil para desenvolvimento profissional..

INSCRIÇÕES DE 25 DE MAIO A 3 DE JUNHO DE 2020

As histórias vistas pelo buraco da fechadura sempre deram origem a grandes filmes. Nunca tais “enquadramentos” foram fonte de tantas e tão diversas histórias devido a pandemia e a real necessidade de se ficar em casa.

Pode ser animação, ficção, documentário, videoclipe, videoarte, híbrido. Use e a abuse da sua criatividade. Opção é o que não falta! O que não pode é sair de casa!

Além dos R$ 3 mil, os 10 melhores filmes eleitos pelo júri popular farão parte de uma sessão especial CURTA EM CASA no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e participarão de uma mentoria com os Talentos do Projeto Paradiso.

E o melhor curta-metragem, que será escolhido por especialistas do audiovisual, receberá uma bolsa de R$ 10 mil EM FORMAÇÃO, e fará parte da rede de Talentos Paradiso.

Igrejas evangélicas promovem culto drive-in em estacionamento de Shopping

Foto: Reprodução / G1

No último domingo, dia 24 de maio, foi realizado um culto de igrejas evangélicas drive-in no estacionamento do shopping de Itapetininga. Para que ocorresse, foi montado um palco para que todos acompanhassem a cerimônia dentro de carros e, desse modo, evitou-se a aglomeração de pessoas devido à pandemia.

Os únicos que ficaram do lado de fora foram o pastor, os músicos e alguns voluntários. Além disso, o evento arrecadou alimentos para a população de baixar renda atendido pelas igrejas evangélicas e mais três cultos estão programados para os próximos três finais de semana.

(Com informações do G1)

PROJETO INCENTIVARÁ COM R$ 3.000 CURTAS-METRAGENS FEITOS EM CASA

Curta em Casa é um projeto de fomento para a realização de filmes por profissionais do audiovisual das periferias de São Paulo. Uma parceria do Instituto Criar e Projeto Paradiso, a iniciativa vai destinar R$ 3 mil para a criação de curtas-metragens que reflitam sobre o momento da pandemia.

O realizador do melhor filme ainda recebe prêmio de R$ 10 mil para desenvolvimento profissional..

INSCRIÇÕES DE 25 DE MAIO A 3 DE JUNHO DE 2020

As histórias vistas pelo buraco da fechadura sempre deram origem a grandes filmes. Nunca tais “enquadramentos” foram fonte de tantas e tão diversas histórias devido a pandemia e a real necessidade de se ficar em casa.

Pode ser animação, ficção, documentário, videoclipe, videoarte, híbrido. Use e a abuse da sua criatividade. Opção é o que não falta! O que não pode é sair de casa!

Além dos R$ 3 mil, os 10 melhores filmes eleitos pelo júri popular farão parte de uma sessão especial CURTA EM CASA no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e participarão de uma mentoria com os Talentos do Projeto Paradiso.

E o melhor curta-metragem, que será escolhido por especialistas do audiovisual, receberá uma bolsa de R$ 10 mil EM FORMAÇÃO, e fará parte da rede de Talentos Paradiso.

Festival Mix Brasil vai estrear plataforma de streaming em junho

Festival Mix Brasil vai estrear plataforma de streaming em junho

No último sábado, 23 de maio, o Centro Cultural da Diversidade convidou o Festival Mix Brasil para fazer uma live via Instagram. Entre os principais assuntos abordados entre André Fischer – que na ocasião representava o CCD – e Vinícius Yamada, responsável pelo conteúdo online do Mix Brasil, estiveram em pauta a próxima edição do maior evento cultural LGBTQIA+ da América Latina e o cenário da cultura pós-pandemia.

A grande novidade, que será implementada ainda neste semestre, é a criação de um acervo online com alguns dos filmes que já estiveram no evento. Nomeada de Mix Brasil Play, a plataforma disponibilizará curtas e longas-metragens, peças de teatro, programas temáticos e uma coletânea com filmes que foram exibidos no Show do Gongo.

Dos programas temáticos já confirmados para a plataforma estão “Sexy Boyz”, “TransBrasil” e uma galeria de vinhetas do próprio Festival. O acesso ao streaming não será pago e estará disponível aos usuários poderão deixar comentários em sobre cada obra.

Festival Mix Brasil terá acervo de filmes online

Já na inscrição dos filmes, que começa a partir do mês que vem, os realizadores poderão escolher se desejam disponibilizar as obras no Mix Brasil Play durante o festival, como aconteceu com 12 obras em 2019 que ficaram disponível no Spcine Play na ocasião.

FESTIVAL PÓS-PANDEMIA

Ainda que não haja intenção de prorrogar ou cancelar a edição 2020, que está previsto para 11 a 22 de novembro, até o momento é incerto de como funcioná a exibição de filmes em salas tradicionais pós-pandemia. Segundo Vinícius, cabe entender como serão as medidas adotadas por cada estabelecimento, mas que é bem provável que não haja aglomerações e que possa existir até distanciamento social entre as poltronas das salas, reduzindo a lotação a 1/5.

A parte de conferências e literatura da 28ª edição do Festival Mix Brasil poderão acontecer exclusivamente online. Para as artes cênicas, parte do programa conhecido como “Dramática Em Cena”, é possível haja um formato extra que inclua leituras de peças inéditas ao público.

Projeto incentivará com R$ 3mil curtas-metragens realizados em casa

Curta em Casa é um projeto de fomento para a realização de filmes por profissionais do audiovisual das periferias de São Paulo. Uma parceria do Instituto Criar e Projeto Paradiso, a iniciativa vai destinar R$ 3 mil para a criação de curtas-metragens que reflitam sobre o momento da pandemia.

O realizador do melhor filme ainda recebe prêmio de R$ 10 mil para desenvolvimento profissional.

INSCRIÇÕES DE 25 DE MAIO A 3 DE JUNHO DE 2020

https://institutocriar.org/projetocurtaemcasa/

As histórias vistas pelo buraco da fechadura sempre deram origem a grandes filmes. Nunca tais “enquadramentos” foram fonte de tantas e tão diversas histórias devido a pandemia e a real necessidade de se ficar em casa.

Pode ser animação, ficção, documentário, videoclipe, videoarte, híbrido. Use e a abuse da sua criatividade. Opção é o que não falta! O que não pode é sair de casa!

Além dos R$ 3 mil, os 10 melhores filmes eleitos pelo júri popular farão parte de uma sessão especial CURTA EM CASA no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e participarão de uma mentoria com os Talentos do Projeto Paradiso.

E o melhor curta-metragem, que será escolhido por especialistas do audiovisual, receberá uma bolsa de R$ 10 mil EM FORMAÇÃO, e fará parte da rede de Talentos Paradiso.

Projeto Curta em Casa

Docentes do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena

Docentes do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena

O período de isolamento social, adotado em razão da pandemia provocada pela Covid-19, modificou a rotina de todos. Para evitar que esse isolamento social se torne um isolamento emocional, especialistas do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena.

Sueli Souza, docente do Senac Itapetininga explica que as mudanças em todas as esferas da sociedade estabeleceram novas formas no comportamento humano, nos relacionamentos sociais e organizacionais. “Com tudo isso, é natural que as pessoas estejam mais tristes, com medo, inseguras e ansiosas, pois muitas perderam entes queridos, empregos e negócios”. Para minimizar os efeitos da quarentena, a especialista dá algumas dicas:

– Aproveite para olhar para si, aquietar a mente e o coração, se cuidar, se perceber, se proteger, se respeitar e reconhecer suas fortalezas e limites para estar melhor com você e com os outros;

– Estabeleça contatos com amigos e familiares utilizando ferramentas tecnológicas para conversar, compartilhar histórias e memórias positivas de outros momentos da vida;

– Busque fontes confiáveis de informação. Procure não se intoxicar com tantas notícias e informações durante todo o dia;

– Equilibre o tempo dedicado ao trabalho, com o tempo dos afazeres domésticos, do lazer com leituras, filmes e exercícios físicos realizados em casa, com o tempo de descanso.

Para Talita Orlando, a meditação também é uma grande aliada. “A prática melhora a concentração, ajuda a controlar a respiração nos casos de ansiedade, promove um relaxamento físico e melhora a qualidade do sono”.

 A docente do Senac Itapetininga explica que atividades simples, como pintar, bordar, costurar, cantar, tocar um instrumento, orar e ler, quando feitas com consciência são formas de meditar. “Quando desempenhamos com amor a atividade escolhida, potencializamos a energia necessária para enfrentar o dia a dia”, conclui.

Serviço:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga

Edital para a 10ª edição da Mostra 3M de Arte é prorrogado

Em meio a fechamento de exposições e retração do mercado de artes devido ao novo coronavírus, a 10ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário paulistano de artes visuais, é uma oportunidade para artistas poderem desenvolver projetos inéditos remunerados. A Mostra abre edital que contempla a participação de artistas de todo o país, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos e também brasileiros que moram no exterior. O edital reforça o objetivo de buscar uma reflexão sobre o diálogo da arte contemporânea no espaço público, promover a democratização do acesso à arte e impulsionar a produção artística nacional. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.mostra3mdearte.com.br e foram prorrogadas até 25 de maio. Três projetos serão selecionados.

Para celebrar sua 10ª edição, a Mostra apresentará trabalhos de dez artistas, sendo sete convidados e três por meio de edital, promovendo a pluralidade regional e cultural do evento. Quem assina a curadoria deste ano é a curadora e pesquisadora Camila Bechelany, que propõe o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” enquanto oportunidade para que sejam desenvolvidas questões como acessibilidade, coletividade, colaboração, diversidade e as possibilidades de convivência no espaço público pensado como um bem comum.

O conceito definido por Camila Bechelany para a 10ª Mostra 3M de Arte, que pela primeira vez ocupa o Parque Ibirapuera, tem como uma de suas inspirações a seguinte citação da arquiteta modernista Lina Bo Bardi: “Quando o espaço é inteiramente familiar, ele se torna lugar.” Esta afirmação tem uma congruência quando se trata deste parque, um espaço procurado por quem busca paz, socialização, lazer, contato com a natureza e, também, com a arte. “O edital incentiva os artistas a pensarem em várias camadas de aproximação das pessoas com este lugar, e também o espaço verde como resistência e valorização do que é comum a todos, independente de classe social ou faixa etária”, conta Camila Bechelany.

Para participar do edital basta apresentar projetos que estejam conectados com essa temática, não apenas no conteúdo, mas também no formato. Ser uma obra inédita, que dialogue com o público comum e que resista a fatores climáticos e intervenções humanas são alguns dos critérios de avaliação. Cada artista selecionado receberá um cachê de R﹩ 5.000,00 e o valor de R﹩ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra.

No ato da inscrição, é necessário enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com 20 imagens de outros projetos, proposta de obra e respectiva proposta de realização com até 15 (quinze) imagens, apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.

Todos os selecionados deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para selecionados residentes fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa Elo 3.

“Levar a Mostra para o Parque Ibirapuera é uma decisão que visa aproximar de fato a arte da rotina das pessoas, que buscam este espaço para muitos objetivos diferentes. E não importa por qual motivo esta pessoa esteja lá e nem a idade dela, ela vai poder acessar e interagir com uma obra de arte, que de alguma maneira vai dialogar com ela, proporcionando uma acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição, o tema “Lugar comum: travessias e coletividades na cidade” trabalha com pilares que fazem parte da essência da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete o espírito de colaboração, a atitude criativa, a integração respeitosa com o ambiente e o engajamento social que compõem o DNA da 3M; apoiar consistentemente por uma década um projeto como esse nos conecta ainda mais com a sociedade, de forma democrática e simbólica”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

A 10ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, de 12 de setembro a 11 de outubro, pela primeira vez, no Parque Ibirapuera, cartão postal da cidade, tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, e um dos espaços mais democráticos da cidade que chega a receber mais de um milhão de visitantes por mês.

Ruas do centro de Itapetininga são interditadas para obras; saiba quais

Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira, dia 12 de maio, as ruas da área central de Itapetininga estão parcialmente ou totalmente interditadas para obras de reforço de pavimentação.

Segundo a prefeitura (via G1), os locais estarão devidamente sinalizados e a Guarda Civil Municipal estará nas vias para auxiliar motoristas e pedestres. A orientação é que os motoristas usem ruas alternativas durante as obras.

Lista de ruas interditadas totalmente ou parcialmente

  • Rua Júlio Prestes
  • Rua Monsenhor Soares
  • Rua Bernardino de Campos
  • Rua Benjamin Constant
  • Rua Silva Jardim
  • Rua General Glicério
  • Rua Quintino Bocaiuva
  • Rua Campos Salles
  • Rua Dom Joaquim
  • Rua Saldanha Marinho
  • Rua Lopes de Oliveira
  • Rua Cesário Mota
  • Rua Venâncio Ayres

Como noticiado no último dia 12 de abril, as ruas do centro de Itapetininga passaram por mudanças. A prefeitura informa que algumas ruas terão sentidos alterados ou serão interditadas, sendo estas necessárias devido a instalação do Hospital de Campanha, que veio para auxiliar o Hospital Dr.Leo Orsi Bernardes, especialmente neste período de pandemia do coronavírus, sendo a razão por montarem a Policlínica também.

A Rua Padre Albuquerque, localizada em frente ao Leo Orsi Bernardes está interditada por tempo indeterminado. Por lá, será construída uma estrutura do Hospital de Campanha. Já a São Vicente de Paula será modificada na mão que vai para a Praça Siqueira Campos e a João Evangelista.

Os carros que seguirem pela Padre de Albuquerque no sentido centro, ao chegarem no semáforo do cruzamento com a Rua São Vicente de Paula, poderão descer sentido velório central ou subir, sentido centro, até a Rua Cel.Pedro Dias Batista.

A secretaria de Trânsito da Cidade orienta que os motoristas utilizem as vias paralelas. A Guarda Civil Municipal estará nos locais para orientarem os motoristas.

Vale lembrar que a nova Policlínica de Itapetininga foi inaugurada no dia 14 de abril para atender principalmente casos de baixa e média complexidade de pacientes com covid-19.

A unidade foi montada no Central Parque 4L e possui 23 leitos, sendo que o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.

No ar na Netflix com “O Último Dragão”, brasileiro Rodrigo Massa faz pocket show nesta segunda

No ar na Netflix com

O cantor Rodrigo Massa nasceu em São Bernardo do Campo e, aos 20 anos, depois de estudar quatro semestres de Letras na Universidade de São Paulo, decidiu se mudar para o México para focar na carreira de ator, onde atualmente vive uma carreira sólida.

No ar na Netflix com "O Último Dragão", brasileiro Rodrigo Massa faz pocket show nesta segunda

Seu primeiro papel no cinema foi em Não Aceitamos Devoluções, filme mexicano de 2013. Em 2014, Massa interpretou o vilão Amador Zúñiga na novela A Cor da Paixão, transmitida pela Televisa no México e pela Univisión nos EUA. Em Hollywood, debutou ao lado da atriz Alexa Vega na comédia romântica Destination Wedding, produzida pela Hallmark. Durante a segunda temporada de La Piloto (2017-2018) no horário nobre da Televisa e da Univisión, se juntou ao elenco como Aldo Tapia, um agente da DEA que combate a máfia russa.

A série mais recente que Rodrigo Massa participou está na Netflix, onde encarna o mafioso italiano Piero Scarinci nas duas primeiras temporadas de El Dragón: Return Of A Warrior (A Netflix traduziu o título no catálogo como “O Último Dragão”). Com diálogos em espanhol, italiano e em dialeto calabrês, Piero demonstra ter duas caras – aparentemente aliado de Miguel Garza (Sebastián Rulli) – mas na realidade um dos seus inimigos mais perigosos. A segunda temporada estreou no dia 17 de abril de 2020.

E nesta segunda-feira, 11 de maio, Rodrigo performa a primeira live para o público brasileiro. A apresentação será às 16h no Festival de Músicos Pocs Brasileiros, que acontece no InstagramFacebook e Youtube do GAY BLOG BR.

Para seguir o cantor no Spotify: https://bit.ly/rodrigomassa

SERVIÇO

FESTIVAL DE MÚSICOS POCS BRASILEIROS
Até 18 de maio, sempre às 16h

Locais de exibição: InstagramFacebook e Youtube @gayblogbr
Evento no Facebook neste link.

Segunda, 11 – Rodrigo Massa (SP/México) @soyrodrigomassa
Terça, 12 – Dan Stump (AM) @odanstump
Quarta, 13 – Daniel Peixoto (CE) @danielpeixotodp
Quinta, 14 – Yhago Sebaz (MA) @yhagosebaz
Sexta, 15 – Bemti (MG) @bemtii
Sábado, 16 – Gaê (DF) @somdegae
Domingo, 17 – Cais (SP) @caismusica
Segunda, 18 – Rafael Vieira (SP) @rafavieiravoz

No Festival, já se apresentaram o cantor Renato EnochGabeuGê de Lima e Beni Falcone.

Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi doam 5 mil máscaras para Santa Casa de Sorocaba

Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi doam 5 mil máscaras para Santa Casa de Sorocaba
Foto: divulgação

Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Senai-SP iniciou a produção de 600 mil máscaras hospitalares e deve chegar a 1 milhão de máscaras que serão doadas a diversos hospitais nos próximos três meses. Participando ativamente desta campanha de combate à Covid-19, o Ciesp Sorocaba, em parceria com a Fiesp, o Senai e o Sesi, realizou, nesta terça-feira (05/05), a doação de 5 mil máscaras à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A entrega foi feita no próprio hospital e contou com a presença do gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior; do diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; do coordenador de Ensino Superior do Senai-SP, Danilo de Jesus Oliveira e do diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins.

De acordo com o presidente do Ciesp, da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, a iniciativa tem por objetivo contribuir para a proteção dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente dessa guerra contra um inimigo invisível. “Nosso objetivo é apoiar aqueles que dia e noite estão trabalhando heroicamente pelo Brasil. Essa é uma das contribuições da indústria de São Paulo no combate ao novo Coronavírus”, afirma o presidente.

Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi doam 5 mil máscaras para Santa Casa de Sorocaba
Foto: divulgação

Segundo  o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, é muito importante apoiar a Santa Casa de Sorocaba neste momento em que foi inaugurada uma ala com 50 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. “A Regional do Ciesp Sorocaba, que compreende 48 municípios, está buscando apoiar os profissionais da saúde neste momento de calamidade pública. Além da confecção de máscaras, o Senai-SP, por meio de seu núcleo Odonto-Médico-Hospitalar, está consertando respiradores hospitalares artificiais. A técnica está sendo ensinada a representantes de algumas montadoras para que elas também possam fazer a reparação dos aparelhos”, destaca Syllos.

Para o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior, essa doação será muito importante para os profissionais de saúde que trabalham no hospital. “Neste momento de pandemia esses EPIs serão importantes para a Santa Casa. É um gesto muito bonito e significativo feito pela Fiesp, pelo Ciesp, pelo Senai e pelo Sesi, que são entidades respeitadas e queridas em todo o estado de São Paulo pelo trabalho maravilhoso que desempenham.”

A fabricação das máscaras, que envolve 200 profissionais entre docentes, ex-alunos e voluntários, estão sendo produzidas com Tecido Não Tecido (TNT) odonto-médico hospitalar, próprio para a confecção de máscaras cirúrgicas. O tecido é cortado em máquina especial na Escola Senai Francisco Matarazzo, da Capital. Em seguida, o material é separado e enviado para outras 13 escolas do Senai-SP, que além da primeira, também realizam o processo de confecção das máscaras. Depois, elas são encaminhadas para duas escolas, uma em Campinas e outra em São Bernardo do Campo, onde o material é esterilizado por meio de autoclaves. Na etapa final, as máscaras são embaladas e seguem para a distribuição.

O diretor do Ciesp Sorocaba lembrou ainda que Fiesp e o Ciesp também lançaram um guia, com mais de 70 páginas, com orientações da Organização Mundial da Saúde, detalhando protocolos de prevenção da Covid-19 para a retomada da atividade econômica após quarentena.

Todas as ações da Fiesp e do Ciesp no combate à Covid-19 estão reunidas no site http://coronavirus.fiesp.com.br/.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.  A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Ex-RBD Bernardo Falcone fará live neste domingo, às 16h

Ex-RBD Bernardo Falcone fará live neste domingo, às 16h

O cantor Beni Falconefrontman do bloco de carnaval CandyBloco, é a atração do Festival de Músicos Pocs Brasileiros neste domingo, 10 de maio, às 16h, no InstagramFacebook e Youtube @gayblogbr.

O bloco de carnaval Candybloco surgiu de um insight do vocalista Beni Falcone durante o desfile do grupo especial, no CandyBox. O diferencial do evento é reunir as divas do pop que são grandes símbolos da diversidade. O festejo conta com banda própria e versões exclusivas de canções famosas.

E, para muitas pessoas, é uma surpresa descobrir que Beni é Bernardo Falcone, o Fred em “Quando Toca o Sino” (Disney Channel Brasil, 2009-2012) e o Téo Marques na versão brasileira da novela “Rebelde” (Record, 2011-2012).

Téo, da novela Rebelde, e vocalista do CandyBloco são a mesma pessoa: Beni Falcone

SERVIÇO

FESTIVAL DE MÚSICOS POCS BRASILEIROS
07 a 18 de maio, sempre às 16h

Locais de exibição: InstagramFacebook e Youtube @gayblogbr
Evento no Facebook neste link.

Domingo, 10 – Beni Falcone (RJ) @benifalcone
Segunda, 11 – Rodrigo Massa (SP/México) @soyrodrigomassa
Terça, 12 – Dan Stump (AM) @odanstump
Quarta, 13 – Daniel Peixoto (CE) @danielpeixotodp
Quinta, 14 – Yhago Sebaz (MA) @yhagosebaz
Sexta, 15 – Bemti (MG) @bemtii
Sábado, 16 – Gaê (DF) @somdegae
Domingo, 17 – Cais (SP) @caismusica
Segunda, 18 – Rafael Vieira (SP) @rafavieiravoz

No Festival, já se apresentaram o cantor Renato EnochGabeu e Gê de Lima.

Mandante do assassinato de Dorothy Stang é preso pela polícia em Itapetininga após 15 anos

Reprodução

Um dos principais suspeitos de matar a missionária Dorothy Stang em 2005, cujo nome não foi divulgado, foi preso pela Polícia Militar, em Itapetininga. A PM recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do acusado no bairro de Vila Nova e, segundo os policiais, o mandante do assassinato estava em frente a uma casa e tentou fugir quando percebeu a presença das viaturas.

De acordo com informações apuradas pela Agência Brasil, já havia um mandado de prisão contra o acusado emitido em 2013 em Marabá, no Pará.

Já o assassinato ocorreu no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra de difícil acesso, 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Pará. Ela levou seis tiros e a hipótese para o crime ter ocorrido é de que ela, junto com representantes de sindicatos rurais e da Pastoral da Terra, defendia melhores condições de vida e trabalho para o povo da região.

Antes do crime, ela já tinha recebido diversas ameaças de morte devido ao seu ativismo em ajudar os mais pobres e combater a exploração destes.

“Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar.”

Reprodução

DOROTHY STANG

Dorothy Mae Stang, mais conhecida pelos católicos como Irmã Dorothy, nasceu em Dayton, Ohio, nos Estados Unidos em 1931 e iniciou seu ministério no Brasil em Coroatá, no Estado do Maranhão, em 1966.

Nos anos setenta, esteve presente na Amazônia junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua missão era gerar empregos e rendas com projetos de reflorestamento em áreas degradadas junto aos trabalhadores rurais, minimizando os conflitos fundiários da região.

Irmã Dorothy também foi pioneira ao fundar a escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. a Escola Brasil Grande.

Um ano antes de sua morte, em 2004, recebeu a premiação da OAB pela sua luta em defesa dos direitos humanos.

Festival de MPB estreia com line-up formado só por cantores gays

Com 12 atrações, uma por dia, o Festival de MPB traz no line-up apenas artistas gays da cena independente

Nesta quinta-feira, 07 de maio, acontece a primeira edição do Festival de Músicos Pocs Brasileiros, propositalmente abreviado de “MPB”. O termo “poc”, antes usado de forma pejorativa pela própria comunidade LGBT+ para denominar o gay efeminado (poc seria a onomatopeia do salto alto), atualmente é usado sem o peso depreciativo e com um tom de humor, uma espécie de adjetivo de empoderamento.

Com 12 atrações, uma por dia, o Festival de MPB traz no line-up apenas artistas gays da cena independente. As lives serão sempre às 16h nas redes sociais do portal GAY BLOG BR (Instagram, Facebook e Youtube).

A primeira atração do evento é o mineiro Renato Enoch, que levou o troféu POC AWARDS em 2019 pela escolha do júri. Na sexta-feira, o festival traz o filho do sertanejo Solimões, Gabeu, considerado precursor do estilo musical apelidade de “pocnejo”. Na sequência se apresentam Gê de Lima (SP), o vocalista do Candybloco Beni Falcone (RJ), o ator da Televisa Rodrigo Massa (SP-México), Dan Stump (AM), Daniel Peixoto (CE), Yhago Sebaz (MA), Bemti (MG), Gaê (DF), o duo Cais (SP) e o próximo integrante do reality show “De Férias com o Ex”, da MTV, o Rafael Vieira (SP). Com curadoria de Vinícius Yamada, cada live terá formato de pocket show, com câmera na vertical, com duração média de 15 minutos cada performance.

Confira a programação completa:

Às 16h em @gayblogbr

Quinta, 07 – Renato Enoch (MG) @renatoenoch
Sexta, 08 – Gabeu (SP) @eugabeu
Sábado, 09 – Gê de Lima (SP) @gedelima
Domingo, 10 – Beni Falcone (RJ) @benifalcone
Segunda, 11 – Rodrigo Massa (SP/México) @soyrodrigomassa
Terça, 12 – Dan Stump (AM) @odanstump
Quarta, 13 – Daniel Peixoto (CE) @danielpeixotodp
Quinta, 14 – Yhago Sebaz (MA) @yhagosebaz
Sexta, 15 – Bemti (MG) @bemtii
Sábado, 16 – Gaê (DF) @somdegae
Domingo, 17 – Cais (SP) @caismusica
Segunda, 18 – Rafael Vieira (SP) @rafavieiravoz

SERVIÇO

FESTIVAL DE MÚSICOS POCS BRASILEIROS
07 a 18 de maio, sempre às 16h
Atrações:
Renato Enoch (MG), Gabeu (SP), Gê de Lima (SP),Beni Falcone (RJ), o ator da Televisa Rodrigo Massa (SP-México), Dan Stump (AM), Daniel Peixoto (CE), Yhago Sebaz (MA), Bemti (MG), Gaê (DF), o duo Cais (SP) e Rafael Vieira (SP).
Locais de exibição: Instagram, Facebook e Youtube @gayblogbr
Evento no Facebook neste link.

www.gay.blog.br

Ensino superior define ocupações nas empresas e melhores salários, diz estudo

Ensino superior define ocupações nas empresas e melhores salários, diz estudo

O diploma continua sendo umas das credenciais mais valorizadas nas grandes empresas. Um estudo com foco em Empregabilidade, conduzido pela Kroton – marca da holding Cogna, maior grupo educacional do país e um dos maiores do mundo – no final de 2019, mostra que no Brasil, 77% dos brasileiros que possuem Ensino Superior estão empregados e que a diferença salarial é grande: quem tem faculdade ganha, em média, R$ 4,8 mil, enquanto quem cursou até o Ensino Médio alcança uma renda de cerca de R$ 2,2 mil.

O levantamento apontou ainda que a qualidade do ensino também pode ser um diferencial para que os alunos atinjam seus objetivos. Por conta disso, é imprescindível que o estudante do ensino médio faça uma boa escolha. Hoje, 70% dos estudantes da Kroton atuam na área que se formaram.

Para Michelle Lopes, diretora da Anhanguera de Itapetininga, qualificação continua determinando o profissional melhor habilitado a ocupar a vaga e as organizações buscam profissionais com estes perfis, aliados a outros atributos: “as empresas valorizam o capital intelectual, ou seja, a soma de todos os conhecimentos”. De acordo com a especialista, a escolaridade é um fator determinante para buscar novas oportunidades no mercado. Um trabalhador com mais anos de estudo sempre terá maior vantagem na disputa por um emprego e o índice de desemprego será sempre menor entre profissionais qualificados.

Segundo informações da consultoria iDados, com base em um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizado em dezembro de 2019, a taxa de desemprego para quem tem somente até o Ensino Médio pode dobrar quando comparada a quem curso o ensino superior completo

Novas exigências

De olho nas constantes transformações do mercado de trabalho, a Kroton reforça em seu modelo acadêmico exclusivo – que tem a empregabilidade como um dos pilares – a importância do desenvolvimento das competências transversais, entre elas, a capacidade de analisar dados no mundo corporativo, as habilidades digitais e socioemocionais. “Entendemos que o papel da instituição hoje vai muito além do que proporcionar o ensino superior ao estudante. Temos como responsabilidades formar cidadãos que saiam preparados para o mercado de trabalho, desenvolvendo não só as disciplinas obrigatórias para sua área de atuação, mas também as soft skills, características tão valorizadas no mercado de trabalho”, destaca Michelle.

Com base nessa realidade do mercado de trabalho, todos os alunos da Kroton, independente do curso, possuem disciplinas de competências e habilidades digitais, como cultura digital, marketing digital, mindset ágil e design thinking.

Conquistar uma vaga no mercado, de acordo com Michelle Lopes, vai depender muito de entender o novo momento da economia e as mudanças deste mercado, aceitar que ele mudou e que há novas exigências. Amplo, dinâmico e globalizado, valoriza profissionais que se reinventam. “As organizações buscam um novo perfil de profissional: aquele que está em constante desenvolvimento. É fundamental se adaptar à nova realidade pautada no universo de habilidades de relacionamento e das competências digitais”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Droga injetável que previne HIV é tema de live desta terça, 05 de maio

Droga injetável que previne HIV é tema de live desta terça, 05 de maio
Droga injetável que previne HIV é tema de live desta terça, 05 de maio

A primeira live de quarentena do GAY BLOG BR acontece nesta terça-feira (05), às 21h no perfil do Instagram @gayblogbr. Com o tema PrEP e HIV, o convidado da edição é o infectologista Álvaro Costa, que atende no Hospital das Clínicas e no Centro de Treinamento e Referência (CRT), ambos em São Paulo.

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) injetável será um dos temas a serem abordados. Todos os espetadores poderão tirar dúvidas ao vivo. A conversa será mediada pelo psicólogo especialista em sexualidade Joaquim Leães de Castro, coautor do capítulo “A Pornografia na Internet” do livro “Relacionamentos amorosos na era digital”, lançado em 2019.

PrEP Injetável

O cabotegravir é um remédio novo que tá sendo testado tanto para prevenir quanto pra tratar HIV. É um similar a um que já é muito usado no Brasil, o dolutegravir. As pesquisas para tratamento, com pessoas vivendo com HIV/aids, estão tendo resultados otimistas.

Recentemente, foi divulgado que injeções de cabotegravir junto com rilpivirina estão tendo resultados bastante satisfatórios e que as pessoas estão reagindo bem com as injeções. Sobre efeitos colaterais, nas pesquisas até hoje com positHIVes e negatHIVes, o cabotegravir tem sido seguro e tolerável. Um dos objetivos da pesquisa com PrEP Injetável é avaliar os efeitos colaterais.

SERVIÇO

LIVE “PrEP e HIV”
Terça-feira, 05 de maio, às 21h
Em instagram.com/gayblogbr
Convidado: Álvaro Costa
Mediação: Joaquim Leães de Castro

Dr. Álvaro Furtado Costa

Médico Infectologista, registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Brasil. CRM SP 108207 Graduado em Medicina ela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, ano 2002. Especialista em Infectologia, Residência Médica na Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, Brasil, ano 2005 Médico Assistente da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente do Centro de Referência em DST/Aids/Hepatites Virais da Secretaria da Sáude do Estado de São Paulo, Brasil. Médico Assistente do Instituto de Infectologia Emilio Ribas da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, Brasil.

Criador do Orkut conta como percebeu que era gay

Criador do Orkut conta como percebeu que era gay

Pai das redes sociais, Orkut Buyukkokten contou um pouco de sua vida pessoal no último domingo, 03, em sua coluna no GAY BLOG BR. Na crônica “Para sair do armário, é preciso achar a porta”, o engenheiro relembra que desde a infância já sentia algo diferente pelos meninos, mas só na vida adulta descobriu que era gay.

“Eu cresci sem ter referências de pessoas gays ao meu redor ou na mídia, então nem passava pela minha cabeça que fosse possível ter uma experiência homossexual. Quando eu estava no colégio, lembro de sentir vontade de ficar abraçadinho com meus amigos, e até de beijar um ou outro, mas eu sentia que isso ia acabar prejudicando a amizade”, conta Orkut.

Desde que se mudou para San Francisco, o empresário participa ativamente de eventos e causas LGBT+, além de estar envolvido com organizações StartOut, GLAAD, Dot429 e REAF. Orkut frequentemente também critica o uso de apps de relacionamentos gays.

“O Center of Human Technology tem monitorado o tempo de uso em smartphones e grau felicidade dos usuários. O aplicativo número um que torna as pessoas mais infelizes é o Grindr, um app de encontros voltado para gays. Em aplicativos como o Grindr, você não é uma pessoa; você é uma figura ou uma parte do corpo. A experiência de usar esses aplicativos nos dessensibiliza e nos emburrece. Isso nos reduz a nossos corpos. O impacto negativo da objetivação mútua que experimentamos nesses aplicativos torna o namoro, o romance e o sexo insignificantes, não satisfatórios”, pondera.

Neste período de isolamento social, Buyukkokten também tem feito lives com frequência para ampliar seus contatos no Brasil. Os dias e horários das lives são avisados com antecedência na comunidade de boas-vindas da plataforma Hello Network.

Para ler o artigo do Orkut na íntegra, basta entrar neste link.

PORTAL LGBT+ PARA BRASILEIROS

O GAY BLOG BR é um portal de conteúdo de notícias brasileiro gratuito voltado para a comunidade LGBT+. Fundado em 06 de julho de 2011, até 2017 manteve o humor como principal pilar de conteúdo. Atualmente aborda temas como atualidades, entretenimento, cultura, direitos, saúde, turismo, moda, estilo de vida, noite, marketing e tecnologia na diversidade.

Assinam como colunistas o engenheiro de tecnologia Orkut Buyukkokten, que criou a rede social Orkut; o ativista Todd Tomorrow; o psicanalista Eliseu Neto e o jornalista Vinícius Yamada, que também é editor-chefe do portal.

O portal também hospeda o POC AWARDS, premiação que elege anualmente os destaques da música, cinema, política, ativismo e personalidades da diversidade. Ao todo são 24 categorias disponíveis para votação do público e do júri técnico. Alguns indicados ao prêmio são heterossexuais que de alguma maneira influenciaram ou defenderam a comunidade LGBT+.

Com a chegada do Dia das Mães, Shopping Iguatemi Esplanada inicia vendas por drive thru

Com a chegada do Dia das Mães, Shopping Iguatemi Esplanada inicia vendas e entrega por drive thru

No dia 28 de abril, o Iguatemi Esplanada lançou um novo serviço para os seus clientes, possibilitando a compra e recebimento de produtos com toda comodidade e segurança, sem a necessidade de sair do veículo. O novo serviço de drive thru é mais uma facilidade para ajudar lojistas e clientes com a chegada do Dia das Mães.

A dinâmica de compra é muito simples: basta acessar o site do shopping para consultar a relação das lojas participantes e o número de telefone para contato. Todo o processo de venda e negociação de entrega do produto é feita, de forma rápida, pelo aplicativo de mensagens Whatsapp diretamente com o lojista. Depois disso, é só ir até o empreendimento para fazer a retirada na data e horário combinados. Para implementar o serviço, o empreendimento estabeleceu algumas regras, como a higienização de todos os produtos e embalagens e o uso de máscara, luva e álcool em gel.

“O momento que vivemos exige, cada vez mais, soluções criativas – especialmente no setor de shopping centers – para atender os clientes. Com a aproximação dessa data tão especial para o varejo que é o Dia das Mães, esperamos que os filhos possam contar com mais essa opção de compra no sistema de drive thru, com toda a segurança que o momento atual exige e sem aglomerações”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

O serviço está disponível de segunda a domingo, das 12h às 20h. Para saber mais, acesse o site do shopping www.iguatemiesplanada.com.br.

Serviço:

Drive Thru Dia das Mães Iguatemi Esplanada

Data: a partir de 29 de abril

Local: Iguatemi Esplanada

Horário: das 12h às 20h

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim
Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba
Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

Ski Mountain Park em parceria com a Snow Trip.BR lança campanha de arte e diversão durante a quarentena

Ski Mountain Park em parceria com a Snow Trip.BR lança campanha de arte e diversão durante a quarentena

Para proporcionar diversão e incentivar a arte e o desenvolvimento durante essa quarentena, o Ski Mountain Park, juntamente com a Snow Trip.BR criaram a campanha “Ski & Arte, um grande desafio, uma mistura de arte e aventura”. O projeto lançado no sábado, 25, reúne obras primas feitas pelos pequenos, com premiações para um dia de diversão no Ski Mountain Park.

Na ação, as crianças terão que desenvolver uma arte em um quadro, retratando o Ski nos Alpes Franceses de uma forma criativa e original. A avaliação será feita por um profissional da área, ligado a arte e com uma votação dos seguidores, por meio das redes sociais.

“A ação tem como objetivo incentivar as crianças, o conhecimento da arte e da cultura, aproveitando esse momento difícil que todos estão em casa e que para os pequenos, pode gerar não só uma angústia, mas também um certo tédio”, explica Gustavo Ruybal, idealizador do projeto e proprietário da Snow Trip.BR.

Além disso, o desafio terá duas categorias para a seleção, divididas em crianças de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos. As inscrições poderão ser feitas durante o período da quarentena, por meio do link https://www.snowtripbr.com/ski-arte.

Os três primeiros colocados de cada categoria, terão direitos a um dia de diversão no Ski Mountain Park, além de 3 horas de treinamento especial de Ski ou Snowboard, uma aula  e privada para que o pequeno artista possa aprender, praticar ou melhorar suas habilidades com os instrutores da Snow Trip.BR, realizado também dentro do parque.

Ski Mountain Park em parceria com a Snow Trip.BR lança campanha de arte e diversão durante a quarentena

Sobre o Ski

Localizado na cidade de São Roque, a apenas 54 km da cidade de São Paulo, o Ski Mountain Park tem fácil acesso pelas Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.

A campanha conta com apoio de algumas marcas, Hotel Cordialle, My Sim Travel e Grand Massif.

Projeto seleciona produtores de vídeo das periferias de São Paulo

Projeto seleciona produtores de vídeo das periferias de São Paulo
Projeto seleciona produtores de vídeo das periferias de São Paulo

Uma chamada pública irá selecionar, até o dia 28 de abril, produtores e produtoras de vídeo das periferias da cidade de São Paulo e de territórios da Grande São Paulo.

A seleção levará em consideração as melhores respostas em relação a como abordar a crise do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas populações negras, indígenas e periféricas.

A chamada faz parte do #SalveCriadores, um projeto de apoio a coletivos e criadores de conteúdo das periferias da cidade durante a crise do Covid-19.

Já fazem parte da iniciativa os coletivos Alma Preta, Nós, Mulheres da Periferia, Periferia em Movimento e Rádio Cantareira. A proposta é que, a partir dos conteúdos já produzidos pelos coletivos, os produtores e produtoras possam criar vídeos em formatos que não demandem captação externa.

Podem se inscrever grupos de até três pessoas. Os autores das melhores respostas serão divulgados até o dia 30 de abril e terão até o dia 15 de maio para produção de um vídeo de 1’30” e duas pílulas de até 30″ que serão divulgados nos canais do Cidade dos Sonhos e nas redes sociais dos coletivos parceiros.

Para saber mais, acesse https://salvecriadores.com.br/ 

O2 promove conversa entre diretores sobre o mercado de pós-produção

O2 promove conversa entre diretores sobre o mercado de pós-produção

Produzido pela O2 Filmes, o podcast O2Cast conduzido por Igor Kupstas, diretor da O2 Play, convida para a série “Especial Pandemia” Paulo Barcellos, diretor da O2 Pós, braço responsável pela produção de efeitos, qualidade de imagens, 3D, motion e finalização de todos os produtos produzidos pela empresa. O episódio desta semana pode ser conferido a partir desta quarta-feira, 22/04, no site da O2 Filmes e nas plataformas Spotify, Apple podcasts, Breaker, Google podcasts, Overcast, Pocket casts e Radio Public.

O2 promove conversa entre diretores sobre o mercado de pós-produção

Neste encontro, Igor e Paulo discorrem sobre o trabalho já desenvolvido pela O2 em formar mão de obra, realizar trabalho de identificação e ampliar a oferta de profissionais disponíveis para atender remotamente à demanda de serviços, que proporcionam a continuidade das atividades neste período de isolamento social.

Diferentemente do mercado de entretenimento, eles ressaltam que o mercado publicitário mantém-se ativo e ponderam que a possibilidade de acesso rápido às imagens já realizadas pela produtora é um facilitador à criação de novas peças mesmo à distância. A expectativa é que, na retomada das atividades do setor audiovisual, a demanda vai crescer e haverá uma busca por talentos na área.

A O2, reconhecida como a maior produtora do País, busca trazer para a reflexão possibilidades e perspectivas para os vários segmentos do mercado audiovisual que podem ser desenvolvidos neste momento. “Trazer as várias possibilidades de caminhos para o audiovisual, principalmente, neste momento que estamos vivendo, é ainda mais importante para a construção sólida e coletiva destes novos rumos”, afirma Igor Kupstas.

O2 Cast pode ser acessado no link: http://anchor.fm/o2cast/episodes/O2-PsPandemia-ed4dpp
Episódios
Conduzidos por Igor Kupstas, os próximos episódios da série “Especial Pandemia” sempre trarão um convidado do setor audiovisual para amplificar a conversa com considerações relevantes para serem discutidas neste momento.
Os podcasts estarão disponíveis todas as quartas-feiras no site da O2 Filmes e nas plataformas Spotify, Apple podcasts ,Breaker, Google podcasts, Overcast, Pocket casts e Radio Public.

O2 Filmes
A produtora fundada em 1991 já produziu longas-metragens e séries que participaram e receberam prêmios nos principais festivais de cinema do mundo como Cannes, Berlim e Veneza, ou premiações como o Emmy, Oscar e BAFTA. A O2 trabalha com as principais agências brasileiras e presta serviços de produção para o mercado internacional, além de produzir conteúdo reconhecido e premiado em todo o mundo.