Microcervejaria do interior de São Paulo faz sucesso ao fabricar rótulos utilizando frutas

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Foto: RawStory

Para quem gosta de cerveja, não é necessário ser especialista em maltes, lúpulos e leveduras para se apaixonar pelo mundo das cervejas especiais. Com um território vasto de opções, é possível desenvolver diversos sabores e deixar a criatividade “dar vida” a verdadeiras preciosidades em harmonização, geralmente desenvolvidas após meses de estudo e degustações até chegarem à mesa dos bares e prateleiras.

Em um mercado extremamente concorrido, que contabiliza cerca de 500 cervejarias no Brasil, pensar fora da caixa é necessário para aqueles que querem de destacar. É o caso da microcervejaria Ashby, de Amparo.

Combinar sabores e aromas com bom gosto, trazendo experiências sensoriais exclusivas aos consumidores, é uma tática da empresa que está dando certo. De acordo com a empresa, boa parte desse sucesso vem da vontade de surpreender o consumidor com novos sabores e aromas. A outra parte é do compromisso com a qualidade.

“Ter uma linha de produtos com potencial para conquistar cada vez mais consumidores é um trunfo importante e fundamental”, explicaScott Ashbyfundador da cervejaria 

Trazendo esse olhar diferenciado, o portfólio da Ashby conta com 12 rótulos cervejas especiais, tendo opções que levam aromas como laranja e framboesa com pêssego. Para conhecer mais, acesse: www.ashby.com.br.

O mercado da cerveja no Brasil

No Brasil a prática possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros por pessoa.

Números atualizados apontam que a produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional, representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais, mas, há estimativas que o país alcance 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Tudo isso acontecerá, porque as pessoas passaram a buscar a experiência de consumo e produtos que tenham uma história, uma conectividade maior com os próprios gostos.

O ano de 2015 fechou com  372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa, em média, uma nova cervejaria por semana.

Estimava-se que em 2016 cerca de 60 novas cervejarias iniciaram a produção, o que levaria o país ao número de 432 cervejarias artesanais. A aposta era que em 2017 este número chegasse, a pelo menos, 500 cervejarias artesanais.

Um dado interessante é que, apesar do vasto território, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país.

 Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

 

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