Práticas integrativas ajudam no tratamento de saúde e promovem o bem-estar

Especialista do Senac Itapetininga explica algumas técnicas de massagem e seu funcionamento no organismo
Especialista do Senac Itapetininga explica algumas técnicas de massagem e seu funcionamento no organismo

As práticas integrativas e complementares são opções de tratamento e prevenção da saúde que não utilizam medicamentos convencionais. São alternativas para manter a qualidade de vida e equilibrar o corpo e a mente. Ana Maria Nastri Manfredini Coltri, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Itapetininga, afirma que essas terapias tratam fatores físicos e emocionais, levando a liberação de hormônios do bem-estar, como serotonina e endorfina, causando relaxamento muscular e alívio do estresse e da tensão.

Veja o funcionamento de algumas técnicas relacionadas a massagens e como agem no organismo:

  • Drenagem linfática: massagem que tem o objetivo de estimular o sistema linfático. Ela reduz a retenção de líquidos pelo organismo, elimina toxinas, diminui edemas e fortalece o sistema imunológico.
  • Massagem relaxante: por meio de movimentos suaves na musculatura do corpo com óleos vegetais, ela alivia o estresse, diminui a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.
  •  Shiatsu: técnica da medicina tradicional chinesa realizada com a pressão dos dedos para o alívio de estresse e tensões, ativa a circulação sanguínea e equilibra o organismo por meio de pontos energéticos no corpo.
  • Aromaterapia: prática terapêutica que utiliza óleos essenciais. Ela alivia dores físicas por meio do uso de óleos essenciais extraídos de plantas.
  • Quick massage: massagem rápida, com duração entre 15 e 20 minutos que alivia a dor muscular, ativa a circulação sanguínea, melhora a disposição e previne doenças relacionadas ao estresse como dores de cabeça, insônia, irritabilidade e ansiedade.

A docente alerta que as práticas integrativas para tratamentos de doenças devem ser prescritas por um profissional de saúde e aplicadas por pessoas qualificadas, pois necessitam de um conhecimento teórico sobre anatomia e fisiologia humana. “Já para quem busca procedimentos para o bem-estar, é ideal analisar a técnica que mais vai satisfazer as necessidades de cada um”, conclui.

Formação na área

 Para quem deseja investir na área de saúde e bem-estar, o Senac Itapetininga está com vagas abertas para o curso Técnico em Massoterapia. Com duração de 1.200 horas, ele habilita o aluno para realizar práticas massoterapêuticas baseadas em técnicas ocidentais e orientais, visando à promoção e manutenção da saúde, com foco no equilíbrio físico, emocional e energético do ser humano. As aulas têm início no dia 21 de maio, com horário de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Informações e inscrições devem ser feitas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/itapetininga) ou na própria unidade.

Serviço:

Técnico em Massoterapia
Data: 
a partir de 21 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30

Local: Senac Itapetininga
EndereçoRua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga

Sobre Redação - contato@olaitapetininga.com.br 399 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta