“Quadrinhos” é um dos gêneros literários mais lidos pelos brasileiros

quadrinhos, literatura

Em 30 de janeiro de 1984, foi instituído o Dia do Quadrinho Nacional, a data foi escolhida porque neste dia em 1869, o cartunista Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte.

Conhecido como 9ª arte, os gibis encantam crianças e adultos. Na 4º Edição da Pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro, maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, o gênero foi escolhido como preferido por 13% dos entrevistados. Essa porcentagem sobe para 29% na faixa etária de 5 a 10 anos e se mantém alta dos 11 aos 13 anos, representando 21% de jovens que apreciam as revistas em quadrinhos e, ainda, ajudam os leitores a se aproximarem de outros tipos de literatura.

Criada por Mauricio de Sousa, em 1959, a Turma da Mônica, é um ícone do gênero nacional. O cartunista é patrono do Prêmio Retratos da Leitura, que visa reconhecer e homenagear organizações que desenvolvem práticas de fomento à leitura e, deste modo, promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. Durante a premiação, realizada em dezembro/2018, Mauricio fez questão de frisar, “Tudo que eu faço hoje eu devo à leitura, inclusive de quadrinhos”.

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, criado  e mantido pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL –, com a missão de  transformar o Brasil em um país de leitores, tem como objetivo promover pesquisas  e ações de fomento à leitura. Realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, para avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas do livro e da leitura, visando melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca reconhecer e homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, deste modo, promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. Estas ações foram todas mapeadas na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br). O IPL também conta com outra ação importante – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações dessas práticas ao redor do país, divulga e incentiva a conexão entre essas experiências.

Sobre Redação - contato@olaitapetininga.com.br 408 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta