Saiba como cuidar da saúde bucal de seu pet

pet cachorro

Os cuidados com a saúde bucal do seu pet são tão importantes quanto manter a vacinação em dia. Desde filhote, é importante fazer uma higiene oral em seu bichinho para evitar algum tipo de doença periodontal. Este problema se caracteriza pelo acúmulo de placas bacterianas na superfície dos dentes devido aos restos de alimentos que se depositam no local. Com isso, a região inflama ocasionando posteriormente a gengivite e o tártaro.

Os primeiros sinais da doença em seu pet podem ser percebidos pela inflamação na gengiva, mau hálito, fraturas de mandíbula, perda dos dentes, dificuldade de mastigação, dores, sangramento oral e perda de peso. Em casos mais graves, as bactérias podem chegar até a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como coração, fígado, rins, pulmão e as articulações.

De acordo com a médica veterinária da Vetnil, Dra. Carla Coiro, cerca de 80% dos cães e 70% dos gatos, em fase adulta, sofrem de algum tipo de problema odontológico. No caso da doença periodontal, quanto mais idoso o animalzinho, maior a propensão de apresentar a doença. “Entre os problemas orais mais comuns em cães e gatos, podemos citar tumores, fraturas, retenção de dentes de leite, má formação do esmalte dentário e a própria doença periodontal”, destaca a veterinária.

Os cuidados diários são essenciais para a prevenção de doenças e para boa saúde bucal. Segundo a Dra. Carla, é necessário inspecionar com frequência a cavidade oral de seu pet, observar se a alimentação está normal e criar uma rotina de limpeza dentária com escovação, preferencialmente, ainda na fase filhote para que os pets se habituem aos procedimentos. “A escovação deve ser realizada diariamente ou, no mínimo, a cada 48 horas. Além disso, outros métodos preventivos podem ser utilizados, como brinquedos específicos que auxiliem a raspagem da superfície dos dentes, produtos odontológicos, ossinhos e rações à base de ativos que minimizam a formação da placa bacteriana ou a formação do cálculo dentário. Entretanto, nada substitui a escovação como a melhor maneira de prevenção ao aparecimento da doença periodontal”, finaliza a médica veterinária da Vetnil.

Dica Vetnil
Pensando nisso, a Vetnil desenvolveu a linha Periovet® em prol da higiene bucal de cães e gatos. Disponível nas versões líquida (spray) e gel (bisnaga), é formulada à base de Digluconato de Clorexidina, que auxilia na manutenção da saúde oral e controle da halitose. O produto é capaz de promover a higienização da cavidade bucal dos pets por meio de aplicação sobre os dentes e gengivas.

Sobre a Vetnil

Fundada há 23 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde e performance de cães, gatos, equinos, aves e animais de produção, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. Em 2003, deu início à implantação de um projeto audacioso, o ‘Receituário do Futuro’, que visa prestigiar os futuros veterinários e as mais de 100 instituições que os preparam em todo o Brasil. O contato com os acadêmicos estabelece uma troca constante de informação e possibilita que os futuros profissionais conheçam mais sobre os produtos veterinários e as inovações terapêuticas. Atualmente, a Vetnil é destaque no Brasil e em diversos outros países, presente nos principais eventos internacionais e com exportações para 15 países: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Panamá, Paraguai, Peru, Qatar, República Dominicana, Uruguai, Nicarágua e México.  Acumula ao longo de sua trajetória de sucesso reconhecimento do setor e importantes prêmios como “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016.

Sobre Redação 348 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta