Senac: Área de tecnologia da informação, que emprega 1,3 milhão de profissionais, continua em expansão

senac Estimativa é que o país irá precisar 750 mil profissionais nos próximos quatro anos; saiba quais são os segmentos em expansão
Estimativa é que o país irá precisar 750 mil profissionais nos próximos quatro anos; saiba quais são os segmentos em expansão

A pesquisa Estudo de Remuneração, divulgada pela empresa de recrutamento Michael Page, revela que o setor de tecnologia da informação emprega atualmente cerca de 1,3 milhão de profissionais no Brasil. A estimativa é que para os próximos quatro anos o país irá precisar de 750 mil pessoas para trabalhar na área. Esse segmento promissor tem diversas possibilidades de atuação, desde a manutenção de infraestrutura web até o desenvolvimento e gerenciamento de programas e arquitetura da informação.

Leandro Maschietto, docente da área de tecnologia da informação (TI) do Senac Itapetininga, explica que entre as atividades em expansão, estão o planejamento e gerenciamento de dados de toda a rede de tecnologia de uma empresa, desenvolvimento de sistemas, aplicativos mobile, programação para o e-commerce, desenvolvimento de websites e projetos. “As empresas estão contratando cada vez mais profissionais com visão de gestão de projetos para a melhoria do potencial competitivo e desenvolvimento de plataformas de gestão de contratos, finanças, comunicação e gestão de relacionamento com o cliente”, explica.

O docente afirma que outra vertente que tem crescido muito no setor é o da segurança da informação, responsável pela segurança de rede, como equipamentos, servidores, programas e informações. “O Analista de Segurança desenvolve ações para criação de políticas de segurança de uma organização e trabalha para que trocas de mensagens e arquivos fiquem seguros, evitando uma possível invasão”, afirma.

 Próprio negócio

 Pensa em empreender? A área de TI também reserva boas oportunidades para quem quer ter o próprio negócio. O docente do Senac Itapetininga lista alguns tópicos sobre formas de atuar com tecnologia da informação.

  • Startup: ideia ou projeto em fase inicial definidos por trabalhos que possam ser criados e desenvolvidos soluções ou aplicações com um baixo custo de investimento. No empreendedorismo em TI, a startup representa oportunidades de trabalhar com atividades inovadoras, o que pode ser um grande desafio, e é uma das principais apostas dos profissionais da área.
  • Autônomo: profissionais com alto grau de conhecimento, que podem ser requisitados por diferentes empresas, e resultar em uma carreira solo. As principais funções solicitadas são a criação e o planejamento de sistemas integrados de gestão envolvendo diferentes áreas, como contabilidade, recursos humanos e marketing.
  • Empreendedor corporativo: empreender alocado a uma empresa ou corporação pode ser uma rota bastante atrativa para os profissionais de TI. Nesse caso, a função é auxiliar a empresa com ideias estratégicas para que ela possa evoluir, tanto interna como externamente. Para prestar consultoria com excelência, é necessário conhecer diversos setores tecnológicos e contribuir com alternativas que promovam a agilidade dos processos e reduza custos. Equilibrando conhecimentos de Big Data com arquitetura de soluções e segurança.
  • Montar uma empresa: modalidade que exigirá plano de negócios, investimento inicial e outros procedimentos. O foco da empresa poderá ser terceirização de equipes, tratamento de dados não estruturados, softwares de segurança, arquitetura de soluções, capacitação especializada, dentre outras possibilidades.

 

Formação na área

 Para quem deseja investir na área de tecnologia da informação, o Senac Itapetininga está com vagas abertas para cursos de curta duração, com início nos meses de junho e julho, com duração entre 20 e 44 horas. São eles: Excel 2016 – avançado; Photoshop CC – tratamento de Imagem; CorelDRAW X8 – ilustração digital; Premiere Pro CC – edição e finalização de vídeo MS Project 2016 – ferramenta de planejamento e gestão de projetos.

Informações e inscrições devem ser feitas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/itapetininga) ou na própria unidade.

Excel 2016 – avançado
Data: 
a partir de 9 de junho
Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30

 

Photoshop CC – tratamento de imagem

Data: a partir de 25 de junho
Horário: às segundas e quartas-feiras, das 19 horas às 22h30

CorelDRAW X8 – ilustração digital
Data: 
a partir de 26 de junho
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 horas às 22h30

Premiere Pro CC – edição e finalização de vídeo

Data: a partir de 2 de julho
Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30

MS Project 2016 – ferramenta de planejamento e gestão de projetos

Data: a partir de 3 de julho
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30

Serviço:

Senac Itapetininga
EndereçoRua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga
Fonte da pesquisa: http://www.michaelpage.com.br/sites/michaelpage.com.br/files/Estudo_de_Remuner%C3%A7%C3%A3o_MP_2017.pdf

Sobre Redação 340 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta