Senac Itapetininga propõe comunidade de aprendizagem para reflexão sobre a educação do futuro na cidade e região

senac vagas
Foto: facebook.com/senacitapetininga

“É preciso educar para a cidadania”, afirmou o professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, durante o Sala de Educadores, promovido pelo Senac Itapetininga, dia 7 de maio, no teatro do Sesi da cidade. No evento, que reuniu profissionais da educação para propor um novo modelo educacional de ensino na cidade e região, Pacheco disse que é necessário modernizar o atual sistema educacional, valorizando a relação humana, para que os alunos possam desenvolver autonomia no processo de descobertas e participar das mudanças da sociedade.

“A educação é a estrutura de um país, portanto tem de haver qualidade de ensino. Com o meu conhecimento, creio que posso ajudar os professores a modificar o modelo tradicional de ensino para que os estudantes saibam se autoconhecer e sejam formadores de opinião”, destaca.

A comunidade de aprendizagem tem intuito de discutir melhorias e mudanças no processo educacional, por meio de diálogos para construir um modelo pedagógico e cultural baseado em questões de cidadania, autoconhecimento, descobertas e autonomia. A proposta é fazer reuniões para abordar temas como proposta de ensino, novos formatos de aprendizagem e soluções de problemas relacionados aos assuntos, com auxílio das equipes do professor José Pacheco.

Segundo Felipe Vianna, gerente em exercício do Senac Itapetininga, a proposta de formação de uma comunidade de aprendizagem será realizada pela unidade, em parceria com a Câmara Municipal do Conselho de Educação, e a participação de professores, diretores, alunos e comunidade.

“Será a primeira comunidade de aprendizagem do interior de São Paulo, um marco para o Senac Itapetininga. É um grande desafio, mas também uma possibilidade de sugerir mudanças com base em valores para a construção de uma sociedade melhor”, diz Felipe.

A comunidade de aprendizagem é aberta à comunidade e quem quiser fazer parte pode procurar o Senac Itapetininga, que fica na Rua Dom Joaquim, 495 – Centro.

Escola da Ponte

A Escola da Ponte, fundada em 1976, em Portugal, pelo professor José Pacheco, é referência em ensino por abolir a divisão de salas de aula e valorizara autonomia e consciência cívica dos alunos. Não classificação dos estudantes em séries ou ciclos nem há disciplinas específicas para cada professor. Os docentes trabalham de acordo com o perfil e o objetivo profissional dos alunos, seguindo o projeto político-pedagógico da instituição.

About Redação 306 Articles
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Senac Itapetininga promove Semana de Enfermagem | Itapetininga Notícias
  2. Papa Francisco nomeia padre de Itapetininga como novo bispo de Registro | Itapetininga Notícias

Deixe uma resposta