SESI Itapetininga vira ‘capital nerd’ por um dia

O SESI Itapetininga transformou-se, no último sábado, 24, em uma verdadeira “capital nerd”, “status” adquirido com a realização da primeira edição do SESI Itapê Geek.

Com uma programação variada para geek nenhum colocar defeito, o evento, inédito na região, atraiu milhares de admiradores e fãs do universo mágico dos super-heróis, histórias em quadrinhos, cinema, séries, trilhas sonoras de filmes e jogos.

Além de passeio ciclístico com mais de 100 participantes vestidos de heróis, atividade que marcou o início do evento, o SESI Itapê Geek também teve apresentações e desfiles de cosplays, palestras e intervenções musicais inspiradas em trilhas sonoras clássicas de filmes, atrações realizadas no Teatro da unidade.

Já na abertura do evento o destaque foi para a participação dos alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF)/Judô e da professora Camila Nalesso, que reproduziram a cena clássica do filme “Homem-Aranha”, quando o super-herói (interpretado na encenação por Samira Obayashi) defende Mary Jane (por Maquele Antunes) dos malfeitores e protagonizam o famoso beijo com o Homem-Aranha pendurado na teia de cabeça para baixo.

Um dos palestrantes do SESI Itapê Geek foi Manoel de Souza, editor da Editora Heroica com atuação de décadas no mundo dos quadrinhos que abordou a trajetória dos Civita, família responsável pela fundação da Editora Abril.

“Foi um evento muito interessante. Fico feliz quando eventos do gênero se espalham não só pelo interior do Estado de SP, mas também do País, pois muitas vezes as atenções ficam voltadas somente para os realizados nas capitais, esquecendo-se que o Brasil é muito grande. Além disso, é sempre importante e fundamental ter eventos que estimulem a leitura e o gosto pela cultura pop. Eu curti bastante”, destacou o editor de HQs.

Mas as atrações não pararam por aí. A denominada Zona Geek reuniu oficinas, exposições, workshop de MAGIC, playground para crianças, barraca de troca de gibis e mangás, K-POP, RPG, board games, Pokemon GO e swordplay.

Os cosplays também mereceram atenção especial no SESI Itapê Geek, que premiou as dez melhores caracterizações e performances. Marina Yuki, aluna do ensino médio do SESI Itapetininga, foi uma das vencedoras. “Com certeza a experiência vivida no dia 24 de agosto marcou positivamente não só a mim, mas a todos que estavam presentes no evento. A cultura Geekie e Pop asiática em nossa cidade precisa de mais visibilidade, pois o público é muito abrangente e eventos como esse são de extrema importância para a valorização cultural e interação social entre grupos semelhantes. Foi um evento muito divertido com várias atividades e cosplayers. Eu fui de cosplay de Kaori, do anime Shigatsu wa Kimi no Uso (your Lie in April). Seria incrível vivenciar eventos como este mais vezes!”

Star Wars

Os fãs de Star Wars, uma das maiores e mais cultuadas franquias do cinema, tiveram motivos de sobra para comemorar no SESI Itapê Geek. Isso porque, além de conferir uma exposição específica com réplicas de objetos, artefatos e itens da lendária série cinematográfica, também puderam ver de perto os integrantes da 501 Sth. Legion Death Star Garisson.

Além de realizarem uma performance no palco do Teatro do SESI Itapetininga, os legionários também interagiram com o público presente ao SESI Itapê Geek em sessões de fotos e selfies.

Avaliação e edição 2020

Com público estimado de cerca de 2.200 pessoas, a primeira edição do SESI Itapê Geek superou as expectativas da comissão organizadora, que já projeta novas edições futuras. “Com resultados sem precedentes para este tipo de evento e público, os organizadores se surpreenderam com a participação de mais de 2 mil pessoas durante todo o dia de atividades. Tudo isso devido ao grande esforço de toda a equipe, que, por meses, planejou nos mínimos detalhes todas as ações, que foram traduzidas em um dia especial de cultura e entretenimento. Os ótimos resultados obtidos já mostraram que uma segunda versão terá de fazer parte obrigatória do calendário do próximo ano”, ressalta o Diretor do Centro de Atividades SESI Itapetininga, Heraldo Pedroso Pimentel.

Comente