Ter sucesso empresarial depende de foco e planejamento é primeiro passo para tirar ideia do papel

administrador empresarial
Foto: reprodução CSB

A oportunidade de conquistar a independência faz muitas pessoas tornarem-se empreendedoras. Dados do Sebrae apontam que no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, sendo que 99% são micro e pequenas empresas. De acordo com Juliana Haidar, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga, para ter sucesso empresarial é necessário ter foco, autoconfiança, perseverança, otimismo, assumir riscos e não desistir diante das dificuldades.

Para quem quer abrir o próprio negócio, a especialista orienta que antes de tudo é necessário fazer um plano, que norteará todo o processo da constituição da empresa. “Deve-se fazer uma análise SWOT, ferramenta utilizada para fazer análise de cenário interno e externo, com informações sobre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, quais produtos ou serviços serão oferecidos, qual o público-alvo e quais serão os meios de comercialização e comunicação. Essas informações são fundamentais para diminuir riscos e erros”, explica.

Fazer uma análise externa do mercado também é importante para saber quais são os concorrentes, o que eles oferecem e como sua empresa pode se diferenciar nesse cenário. Outro fator que ajudará na hora de traçar as estratégias é o planejamento financeiro, com informações sobre o capital de giro, fluxo de caixa e reserva para pagamento de fornecedores.

“Todo o planejamento deve ser feito em cima de estudos e pesquisas, levando em consideração o perfil do cliente e as variações do mercado, para evitar situações desagradáveis”, observa Juliana.

O processo de conquista e fidelização de clientes também deve constar no plano. Para isso, é preciso definir quais serão os canais de comunicação, planejamento de marketing, preços, entre outros. “A parte comercial é muito importante, afinal é por meio das vendas que a empresa se manterá. Com isso, a fidelização é essencial para manter o negócio saudável e com boas perspectivas de futuro”, conclui.

 Formação na área

 Para quem quiser adquirir conhecimentos para administrar empresas, o Senac Itapetininga está com vagas abertas para o curso Introdução à Administração de Pequenas e Médias Empresas, que tem início no dia 16 de julho, com carga de 30 horas. A programação inclui conhecimentos em cultura organizacional, planejamento estratégico, marketing de vendas, logística, entre outros.

Para obter mais informações e fazer inscrições, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/itapetininga) ou ir na própria unidade.

Serviço:

Introdução à Administração de Pequenas e Médias Empresas
Data: 16 a 27 de julho de 2018
Horário: segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30

Local: Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Informações: www.sp.senac.br/itapetininga

Fonte da pesquisa: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Sobre Redação 341 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta