O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam o “Teatro a Bordo”, o primeiro teatro móvel solar do Brasil, para Alambari, nos dias 28 e 29 de agosto.

Com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o projeto acontecerá no Bairro Tatetu, na Praça Cyro Albuquerque, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Alambari.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.

 Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

 As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

 

 

SERVIÇO

Alambari/SP

Local:  Praça Cyro Albuquerque – Bairro Tatetu

Gratuito

Dia 28 de agosto – terça-feira (A chegança dos artistas)

9h às 16h – Cortejo de chegança dos artistas nas escolas do bairro

15h –  Oficina de “confecção de bonecos brincantes” 

17h – Cortejo de chegança dos artistas no local

 

Dia 29 de agosto – quarta-feira (As apresentações na praça)

10h – Oficina de “Confecção de bonecos brincantes”

15h – Teatro – “Sessão solene: a princesa e o gigante”

18h – Apresentações dos artistas da cidade

19h – Vídeo “Sessão de curtas-metragens”

19h30 – Teatro “De sol a sol

 

SINOPSES

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

 

BONECOS BRINCANTES

Oficina Educativa. Duração de 60min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.

 

SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE

Espetáculo de Teatro. Duração de 40min.

Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

 

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

 Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

Comente