Na manhã da última quinta-feira (31/8), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, promoveu um café da manhã com conselheiros e diretores da entidade. O encontro contou com a participação de cerca de 20 conselheiros que foram recebidos pelo diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos e pelo primeiro vice-diretor, Mario Tanigawa. Também estiveram presentes o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara e os diretores do SENAI de Itu e Sorocaba, Helvécio Oliveira e Fábio Rocha, respectivamente.

Na ocasião, o diretor titular do Ciesp apresentou aos conselheiros o Plano de Desenvolvimento Regional que envolve as 48 cidades que fazem parte da Regional do Ciesp Sorocaba.

“Segundo o último censo feito pelo IBGE, Sorocaba é a quarta cidade do Brasil que teve maior crescimento populacional. A cidade está em um momento muito promissor, mas para continuar assim é necessário promovermos um crescimento sustentável de toda região. Por essa razão, o Ciesp Sorocaba, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, criou um Plano de Desenvolvimento Regional no início deste ano e está realizando encontros nas cidades da região para debater o tema e apresentar ferramentas que irão balizar o crescimento das indústrias. Já estivemos em Votorantim, Itapetininga e Tatuí e as próximas cidades que sediarão esse encontro serão Porto Feliz e Itapeva”, destacou Syllos.

Além do Plano de Desenvolvimento Regional, o diretor do Ciesp falou de outros dois novos projetos da entidade. “Como uma forma de complementar esse projeto de desenvolvimento da nossa região, estamos fazendo um Boletim de Oportunidades que reúne cursos técnicos e profissionalizantes de diversas entidades e associações, tais como: Uniten, Qualifica-SP, SESI, SENAI, Sebrae, Ciesp, Fatec, ETEC’s, entre outras. Esse material visa fazermos um alinhamento entre a oferta de cursos com a demanda de mão de obra da indústria. Além disso, vamos fazer periodicamente plantões na Regional do Ciesp de diversos secretários municipais, visando sanar dúvidas e descomplicar o dia a dia dos empresários, sejam eles da indústria ou de outro segmento”, completou.

Da esq para dir - Mario Tanigawa, Claudio Castro_diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento e Kalil Nacioli_diretor de RH da Schaeffler, Carlos Delich_presidente da ZF na América do Sul e E (1)
Divulgação

Homenagens

Como forma de homenagear as empresas associadas ZF e Schaeffler pelos 65 anos no Brasil completados em agosto deste ano, o Ciesp Sorocaba entregou uma placa comemorativa para cada empresa, durante reunião do conselho, para celebrar a data. A ZF do Brasil foi representada pelo presidente da empresa na América do Sul, Carlos Delich e a Schaeffer pelo diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Claudio Castro e pelo diretor de Recursos Humanos, Kalil Nacioli.

Castro enalteceu o trabalho que o Ciesp Sorocaba realiza em prol da indústria. “Agradecemos muito essa homenagem e também parabenizo toda diretoria do Ciesp pelo excelente trabalho que é realizado, dando suporte para as micro, pequenas, médias e grandes empresas. O Grupo Schaeffler está no Brasil há 65 anos e em Sorocaba desde 1975. Hoje, fornecemos rolamentos para quase toda a América do Sul que são produzidos em Sorocaba e ocupamos uma posição de liderança em sistemas de embreagem e componentes de motor”, ressaltou o diretor.

Já o presidente da ZF na América do Sul, Carlos Delich destacou o desenvolvimento da cidade de Sorocaba. “Agradeço essa homenagem aos 65 anos da ZF no Brasil. O Ciesp é uma associação que desempenha um papel fundamental para as indústrias do estado, em especial às instaladas na cidade de Sorocaba. Parabéns também à Schaeffler, que como a ZF, também comemora 65 anos de atuação neste País. É uma honra para todos da ZF fazer parte dessa história de desenvolvimento da cidade de Sorocaba e do próprio País”, celebrou Delich.

Segundo Syllos, a relevância dessas duas empresas para Sorocaba é muito grande, tendo em vista que além do número de colaboradores que cada uma emprega, há também um ecossistema de empresas que fornecem produtos ou serviços para elas. “Estimamos que pelo menos 15 mil pessoas são impactadas por essas empresas e esse número nos dá uma ideia da importância dessas multinacionais alemãs para a economia da nossa região”, concluiu.

Na ocasião, também foram diplomados os representantes locais das cidades de Mairinque, Porto Feliz e Votorantim.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 completou 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 (WhatsApp).

Comente