O Instituto Via Cultural acaba de lançar o concurso SAMPA.DOC 21, que vai selecionar os 21 melhores curtas-metragens sobre a cidade de São Paulo para uma mostra online, que vai ao ar a partir de 26 de julho.

Com júri composto por nomes como o da diretora Helena Ignez e do crítico Ewerton Belic, o concurso SAMPA.DOC 21 é uma das atividades do projeto VIA MIX – A Arte para Todos, que traz uma programação totalmente online e gratuita, com dezenas de ações de diferentes tipos de arte. A programação completa está disponível no site www.viacultural.org.br.

O concurso SAMPA.DOC 21 pretende discutir as possíveis formas de falar sobre São Paulo e os modos de se fazer documentário hoje. Qual é a cidade em que vivemos? O que ela poderia ser? Quais são seus problemas e seus encantos? Como podemos falar de sua história e como criar uma imagem atual e crítica?

Concurso de curtas sobre São Paulo exibirá vencedores na SPcine Play
Concurso de curtas sobre São Paulo exibirá vencedores na SPcine Play

Para participar

Os interessados em participar do concurso SAMPA.DOC 21 poderão enviar o link de seus curtas-metragens de até 10 minutos, postados no Youtube (não-listados), no Vimeo (com senha) ou no Google Drive, para o e-mail mostrasampa.doc@viacultural.org.braté o dia 29 de maio.

No mesmo e-mail, o participante deverá enviar, também, o ano de realização do curta, uma breve sinopse e a ficha técnica da equipe, além de preencher o formulário de inscrição, que encontra-se em https://forms.gle/fj69L5WDnkQ6SvTg6.

Os vencedores terão seus filmes exibidos na Spcine Play, plataforma de streaming da Spcine, e receberão uma assinatura da Todesplay, plataforma da APAN (Associação dos Profissionais de Audiovisual Negro) e um ano de assinatura VIP da MUBI.

Sobre o projeto VIA MIX – a arte para todos

O VIA MIX, que tem realização do ProAC LAB (Programa de Ação Cultural – Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, propõe se pensar o mundo em que vivemos, o modo como vivemos a arte, os diálogos da arte com a cidade e as formas de se ampliar e difundir as redes de cultura. Tudo por meio de ensaios e derivas, webinários, saraus, podcasts e videocursos, feitos em parceria com produtores, artistas, atores e fotógrafos, destinados a todos os públicos, via internet.

Sobre o Instituto Via Cultural

Fundado em 2005, o Instituto Via Cultural é uma OSCIP regulamentada e certificada pelo Ministério de Justiça desde 2008, Instituição Cultural reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2010 e Ponto de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2014. O Instituto atua como ferramenta para a construção de uma sociedade cultural cidadã e autossuficiente, mantenedora dos seus bens e patrimônios, conhecedora de sua história, formação e importância, assim como propicia capacitação das comunidades locais para introdução ao mercado de trabalho e geração de recursos para sua subsistência. Tem o olhar voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação. Cria e coordena projetos ligados às artes, patrimônio histórico material e imaterial, audiovisuais, documentários, mostras e publicações especializadas ligadas aos projetos.

Comente