Adultos e jovens que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio agora têm a oportunidade de retomar os estudos por meio de um modelo gratuito, mais flexível e com certificação profissional.
O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) abriu inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada ao ensino profissionalizante em parceria com o Senai-SP. Em Itapetininga e Tatuí, são ofertadas 1.400 vagas das quase 4 mil disponíveis na região de Sorocaba.
As inscrições vão até 8 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pelo site: https://inscricaonovaeja.sesisp.org.br/. As aulas começam em 9 de fevereiro.

Educação básica e formação profissional no mesmo curso
A EJA e a EJA Profissionalizante do Sesi-SP oferecem um modelo que reconhece saberes prévios dos estudantes, adquiridos em vivências formais e informais, o que permite reduzir o tempo de conclusão. Em média, é possível terminar o curso em até 12 meses, conciliando ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) ou ensino médio (do 1º ao 3º ano) com um curso técnico-profissionalizante.
A parceria com o Senai-SP amplia as possibilidades de qualificação, com a oferta de cursos voltados à indústria e serviços, como Almoxarife, Assistente de RH, Costureiro sob medida, Inspetor de Qualidade e Operador de Computador, entre outros. Os cursos estão disponíveis conforme a procura e variam por unidade.
Na região de Sorocaba, a formação profissional é oferecida em Sorocaba, Itu e Jundiaí. Já em Itapetininga e Tatuí, o foco está na conclusão da educação básica, com possibilidade de acesso às demais ofertas da rede SESI-SENAI conforme a evolução do programa.
Ensino híbrido e acesso à estrutura dos CATs
O modelo adotado prevê 80% das atividades em formato remoto, com uso de tecnologias, e 20% presenciais, o que favorece a conciliação entre estudo, trabalho e cuidados familiares. Os alunos também têm acesso às instalações de lazer, academias e espaços esportivos dos 51 Centros de Atividades (CATs) da rede SESI no estado.
A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental é de 15 anos. Para o Ensino Médio, é preciso ter 18 anos ou mais.
Apoio financeiro com o programa SEJA PRO+
Com foco especial em estudantes entre 18 e 29 anos, o programa conta com apoio do SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, parceria entre o SESI nacional e o Ministério do Trabalho e Emprego. A iniciativa prevê auxílio financeiro a até 8 mil estudantes para incentivo à conclusão da educação básica e qualificação profissional.
Demanda crescente e impacto social
De acordo com Juliana Prezia, supervisora técnica educacional do Sesi-SP, “quase 49% dos brasileiros com mais de 25 anos não concluíram o Ensino Médio; em São Paulo, o índice chega a 43%”. Para ela, o modelo adotado procura responder a essa realidade. “A EJA é voltada a quem busca transformar sua trajetória, com o Reconhecimento de Saberes e a possibilidade de qualificação profissional com certificação do Senai-SP”, afirma.
Segundo Denis Mathias Bicudo, supervisor de operações do Senai-SP, o diferencial está na integração entre ensino e capacitação: “Em até 12 meses, é possível obter certificação em cursos alinhados às demandas reais da indústria e dos serviços”.
Desde 2024, cerca de 5 mil estudantes já concluíram o programa. Um dos ex-alunos, César Augusto Teixeira, de Guarulhos, comentou: “As oportunidades foram aparecendo por conta dos estudos e do conhecimento que eu tive ao longo da EJA”.
Serviço – EJA SESI-SP e SENAI-SP
Inscrições até 8 de fevereiro
Início das aulas: 9 de fevereiro
Site: www.sesisp.org.br
📞 Itapetininga e Tatuí
Telefone: (15) 3205-7948
WhatsApp: (11) 97046-9994
Atendimento: segunda a sexta, das 12h às 21h
📞 Sorocaba e Itu
Telefone: (15) 3388-0444 – Ramal 0425
WhatsApp: (15) 98152-0075
Atendimento: segunda a sexta, das 11h às 19h
📞 Jundiaí
Telefone: (11) 4523-5140
WhatsApp: (11) 95944-2256
Atendimento: segunda a sexta, das 12h20 às 21h20


