Início ENTRETENIMENTO & LAZER CULTURA Centro Cultural Sesi Itapetininga recebe instalação inédita de Laura Vinci

Centro Cultural Sesi Itapetininga recebe instalação inédita de Laura Vinci

Obra com folhas banhadas em ouro poderá ser visitada gratuitamente até janeiro de 2027

"Folhas Avulsas" - Foto: Jorge das Neves

O Centro Cultural Sesi Itapetininga recebe, a partir deste sábado, 30 de maio, a exposição “Folhas Avulsas”, da artista Laura Vinci. A instalação foi criada especialmente para o espaço expositivo da unidade e terá visitação gratuita até domingo, 24 de janeiro de 2027.

A obra reúne 154 folhas fotografadas, modeladas em 3D e produzidas em latão com banho de ouro. Suspensas por correntes metálicas, as peças ocupam uma grande parede branca e formam linhas curvas no ar, em uma composição que sugere movimento, pausa e continuidade.

A proposta integra a Edição Site-Specific do projeto Espaço Galeria, iniciativa do Sesi-SP voltada à circulação de obras de artes visuais. Nesse formato, cada trabalho é concebido em diálogo direto com o espaço onde será apresentado, considerando características arquitetônicas e simbólicas do ambiente.

Segundo Larissa Lanza, analista de Atividades Culturais do Sesi-SP, a proposta amplia o alcance das ações culturais gratuitas da instituição. “Desde 2013, o Sesi-SP realiza o projeto Espaço Galeria, que contempla exposições de artes visuais e propicia a circulação de obras originais. Ao mesmo tempo, o projeto amplia o acesso do público a experiências culturais gratuitas e de qualidade. Este ano, a iniciativa ganha uma versão especial, a Edição Site-Specific, com obras inéditas criadas especialmente para cada espaço expositivo. A escolha curatorial pelo conceito site-specific possibilita que cada mostra seja exclusiva, além de oferecer ao público uma experiência mais próxima, envolvente e significativa”, afirma.

“Folhas Avulsas”

Em “Folhas Avulsas”, o contraste entre o metal e a forma orgânica das folhas estrutura a experiência proposta ao visitante. A instalação aproxima elementos da natureza de materiais industriais e cria uma relação direta entre corpo, arquitetura e deslocamento pelo espaço expositivo.

Para Pedro Leão, coordenador de Programação Cultural do Sesi-SP, a gratuidade das atividades faz parte da política de acesso à cultura da instituição. “O Time Sesi-SP acredita que a arte precisa fazer parte da vida das pessoas e que a cultura emana de cada um. Juntas, arte e cultura inspiram, despertam novos olhares e ajudam a construir uma sociedade mais sensível, criativa e humana. Mais do que propor exposições, queremos que o público se reconheça nesses espaços por meio das nossas atividades. Tudo gratuito e acessível. Assim, reafirmamos nosso compromisso com a difusão e democratização do acesso à cultura, formando públicos e proporcionando a eles novas experiências”, declara.

Laura Vinci nasceu em 1962, formou-se em Artes Plásticas pela Faap e fez mestrado na ECA-USP. Sua produção circula por exposições no Brasil e no exterior, com trabalhos que investigam matéria, espaço, tempo e percepção. Entre as mostras e obras de sua trajetória estão “Estados”, “LUX”, “Batéia”, “Morro Mundo”, “Maquinamata” e “Fluxos”.

A visitação poderá ser feita de quarta-feira a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h. A classificação é livre.

"Folhas Avulsas" - Foto: Jorge das Neves
“Folhas Avulsas” – Foto: Jorge das Neves

Serviço

Exposição
“Folhas Avulsas”, Laura Vinci

Local
Centro Cultural Sesi Itapetininga
Avenida Padre Antonio Brunetti, 1.360, Vila Rio Branco

Período
De 30 de maio de 2026 a 24 de janeiro de 2027

Visitação
Quarta-feira a sábado, das 9h às 20h
Domingos e feriados, das 13h às 19h

Entrada
Gratuita

Classificação
Livre

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile