Como parte da programação da primeira Parada LGBTQIA+ on-line de Sorocaba, no dia 29 uma equipe multidisciplinar de saúde estará no Parque Maestro Nilson Lombardi, do Jardim Ipiranga, fazendo testagens sorológicas da população que faz parte da sigla. A tenda estará montada no local das 12h às 18h.
A ação terá como objetivo levar informações para a comunidade LGBTQIA+ sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, além de alertar sobre a importância do isolamento nesse momento em que o mundo vive uma pandemia do novo Coronavírus. “As equipes de saúde estarão habilitadas a fazerem os testes sorológicos, que identificam doenças como a Aids, hepatite e sífilis, como forma de prevenção”, relata Draco Scarlet, que faz parte da comissão independente organizadora da Parada, contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Sorocaba e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Wanel Ville.
As equipes estarão preparadas, também, para oferecer informações sobre como agir em casos de violência por LGBTfobia. “Sabemos que ainda existe muito preconceito na sociedade. Mas queremos destacar que a comunidade está amparada pela nossa legislação, para evitar que mais casos de violência por preconceito continuem existindo”, declara Draco.
Doação de sangue
Outra questão que terá destaque nessa ação será a orientação sobre a doação de sangue por homossexuais. No dia 8 de maio, o Supremo Tribunal Federal determinou que as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde que vetavam o ato de doar sangue por parte de pessoas declaradamente gays eram inconstitucionais. Com isso, após décadas de luta, a comunidade LGBTQIA+ passou a poder fazer as doações sem sofrer discriminação.
“Esse veto era totalmente discriminatório e conquistamos isso depois de décadas questionando esse impedimento. Queremos, então, mostrar à comunidade LGBTQIA+ que nosso sangue pode, também, salvar muitas vidas”, afirma Draco.
A ação terá início às 12h e será encerrada às 18h no sábado, dia 29. O Parque Maestro Nilson Lombardi fica na avenida Elias Maluf, s/n, anexo à Área de Transferência da Zona Oeste e próximo à Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.
Parada on-line
A primeira Parada LGBTQIA+ on-line de Sorocaba acontece no dia 30, com transmissão pelas redes sociais (Facebook e Instagram) a partir das 14h. Haverá diversas apresentações de artistas de Sorocaba e região e também participação de pessoas que são ativistas e militantes da causa da diversidade.
A programação da Parada ainda conta com palestras, podcasts e bate-papos on-line nas redes sociais, a partir do dia 24. Serão destacados temas pertinentes à causa LGBTQIA+, como forma de orientar e levar informações para as pessoas que compõem a comunidade.
Para mais informações, é só acessar a página no Facebook da Parada:
www.facebook.com/paradaonsorocaba.