A equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga, conquistou o segundo lugar no Desafio Jovem Engenheiro 2025, promovido pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A competição foi organizada pelo Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (Liag) e contou com a participação de 74 equipes de diferentes escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

Em sua 13ª edição, o desafio teve como eixo central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta do evento foi mobilizar estudantes do Ensino Médio para a criação de soluções práticas, com foco em temas sociais, ambientais e econômicos, a partir de atividades interativas que estimulassem o raciocínio lógico e a interdisciplinaridade.
A equipe da Etec de Itapetininga — formada por Rihanny dos Santos Oliveira, Lívia Almeida de Lima, Jennifer Rodrigues Barbosa e Dogomar Marcondes dos Santos Junior — cursa o terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet. O grupo apresentou um jogo digital interativo voltado à promoção de práticas sustentáveis relacionadas ao ODS 12, que trata do consumo e da produção responsáveis.
“Essa conquista reafirma o compromisso da Etec Darcy Pereira de Moraes com a formação de excelência, aliando teoria, prática e inovação”, afirmou a diretora da unidade, Daniela Fogaça. “O resultado também evidencia o talento e a dedicação dos nossos alunos e professores no desenvolvimento de projetos com impacto social e tecnológico.”
O Desafio Jovem Engenheiro visa estimular o interesse pelas áreas de exatas, especialmente pelas engenharias, incentivando a escolha de cursos superiores ligados à ciência e tecnologia.
A Etec Darcy Pereira de Moraes é administrada pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O CPS coordena as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em mais de 320 municípios paulistas, atendendo mais de 224 mil estudantes no Ensino Técnico, Integrado e Médio. As Fatecs somam mais de 91 mil matrículas em cursos de graduação tecnológica.