O Iguatemi Esplanada inaugurou neste final de semana seu novo Espaço Cultural com uma mostra inédita do artista plástico sorocabano Paulo Roberto Giavoni. A exposição “O Mundo cabia na minha rua” expõe cerca de 40 telas inéditas que trazem as primeiras lembranças do artista. A exposição tem entrada gratuita e segue até o dia 15 de agosto.

foto
Reprodução

Paulo Giavoni lembra que a rua é um caminho que nos leva para todos os lugares. “A rua nos leva à casa dos nossos pais onde passamos a infância, ao prédio da primeira escola, à rua onde beijei pela primeira vez. A rua também nos leva ao primeiro trabalho, ao estádio de futebol. A rua também nos leva à padaria, ao cartório e ao templo onde casamos e à maternidade onde o primeiro filho nasceu” explica o artista.

Com curadoria de Heloisa Portela, a mostra traz como referência os tipos de ruas que marcaram a infância do artista. São ruas largas, estreitas, asfaltadas, de chão batido, recobertas com pedras. São retas, curvas, subidas e descidas. São ruas famosas, tristes, esquecidas. “A rua é um local para conviver e partilhar. A rua mais bonita, a mais florida, mais cheia de vida foi a rua da minha infância”, diz Giavoni.

O artista

As obras do sorocabano Paulo Giavoni têm forte influência do cubismo de Candido Portinari, mas se inspirou em vários artistas, alguns deles sorocabanos como Ettore Marangoni, Bruno Di Giusti, Mario Mattos, Zezé Correa e Prof. Ludovico. Já realizou exposições individuais em Sorocaba, Itu, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2016 participou da Exposição Internacional na Galeria Eliseu Visconti (RJ). No mesmo ano participou de uma Exposição internacional, em Dubai. Em 2017 participou na França da mostra em comemoração aos 40 anos da reforma do Louvre, com curadoria de Eric Lindmayer. A tela “Joana Padroeira” recebeu a medalha de prata da mostra.

foto
Reprodução

A exposição “O Mundo cabia na minha rua” segue até o dia 15 de agosto no Espaço Cultural do Iguatemi Esplanada, localizado no Piso Votorantim da Ala Sul do shopping, e frente à loja Cotton On. O espaço está aberto ao público de segunda a sábado das 10h às 21h e aos domingos e feriados das 12h às 20h. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição “O Mundo Cabia na minha rua”

Data: de 16 de maio a 15 de agosto

Local: Espaço Cultural – Ala Sul – Piso Votorantim (Em frente à loja Cotton On)

Horário de visitação: Mesmo do shopping

Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado das 10h às 21h e das 12h às 20h aos domingos

Entrada gratuita

Comente