A exposição itinerante Reflexos do Inimaginável: Através do vidro tudo acontece, da artista visual e arte-educadora Debora Muszkat, será inaugurada no SESI Itapetininga na quinta-feira, 27 de março, às 19h30. Aberta ao público a partir do dia seguinte, 28 de março, a mostra poderá ser visitada até 1º de junho de 2025 no foyer do teatro da unidade.
Com curadoria de Diego Mauro e produção da Doppio Cultural, a exposição apresenta obras confeccionadas a partir de vidro descartado, abordando temas como reciclagem, economia circular, preservação ambiental, respeito à cultura popular e valorização do folclore.

A mostra reúne três instalações: Floresta de Vidro, Lago de Vidro com Pássaros e Boitatá. Segundo o curador, o conjunto propõe uma experiência sensorial e reflexiva por meio do reaproveitamento criativo — ou upcycling — conceito que transforma resíduos em objetos com novo valor simbólico.
“Reflexos do Inimaginável: através do vidro oferece uma imersão na produção de Debora Muszkat, que se vale do reaproveitamento criativo – ou upcycling – como recurso poético e de conscientização”, afirma Diego Mauro. “O upcycling, mais do que simples reciclagem, reverte os objetos descartados em algo único, a partir do momento em que os transforma e ressignifica, mas preserva sua memória na nova composição.”
As obras simulam paisagens naturais compostas por materiais vítreos que provocam tensionamentos entre natureza e ação humana. “Ao transformar materiais rejeitados em inovações de plantas, sementes, peixes, pássaros e escamas, Debora simula uma espécie de segunda natureza vítrea, a um só tempo rígida, fria, dura, cortante, mas também brilhante, transparente e fluida, que desafia o visitante a lidar com as mesclas, entre o meio ambiente e o engenho humano em escala global”, acrescenta Mauro.
Na instalação Floresta de Vidro, fragmentos de espelhos e pigmentos compõem painéis que representam uma selva ameaçada. Já em Lago de Vidro com Pássaros, cacos simulam o espelho d’água, sobre o qual repousam aves feitas de vidro. A figura mítica do Boitatá inspira a terceira obra, uma serpente vítrea formada por garrafas transformadas por ação térmica.
O curador conclui: “Por fim, a exposição pode ser lida como uma inversão do escambo colonial, por meio do qual os indígenas trocavam pau-brasil por espelhos e bugigangas de brilho efêmero trazidas pelos europeus. Em um gesto crítico, Debora reverte essa lógica ao transformar resíduos descartados em algo precioso, repensando os intercâmbios assimétricos nas esferas ambiental, econômica e social. Superfícies vítreas e reflexivas são um convite à transformação e renovação, a fim de que o público reelabore suas próprias práticas e possa fabular mudanças individuais e em sociedade.”
A exposição é gratuita e pode ser visitada de quarta a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h. Às terças-feiras, o espaço está aberto apenas para visitas agendadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cacitapetininga@sesisp.org.br ou pelo telefone (15) 3275-7920.
Serviço
Exposição: Reflexos do Inimaginável: Através do vidro tudo acontece
Artista: Debora Muszkat
Curadoria: Diego Mauro
Abertura: 27 de março de 2025, às 19h30
Visitação: de 28 de março a 1º de junho de 2025
Local: Foyer do Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antonio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco
Horários:
– Terça-feira: apenas com agendamento
– Quarta a sábado: 9h às 20h
– Domingos e feriados: 13h às 19h
Agendamentos: cacitapetininga@sesisp.org.br
Informações: (15) 3275-7920 | itapetininga.sesisp.org.br