Início JUSTIÇA DIREITO Faculdade São Leopoldo Mandic organiza 1º Congresso de Direito Médico

Faculdade São Leopoldo Mandic organiza 1º Congresso de Direito Médico

Evento contará com presença de especialistas, além de trazer palestras sobre os principais temas da área

Alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic. Foto: Grupo Opinião
Alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic. Foto: Grupo Opinião

A Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) promoverá, no dia 9 de agosto, o 1º Congresso de Direito Médico, organizado pelo médico e advogado, Dr. Marcio Augusto Marques Inácio e Dr. Guilherme de Menezes Succi, coordenador do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic.

O evento tem como objetivo abordar os temas mais atuais do setor, entre eles, a gestão de custos hospitalares e judicialização da saúde. No período de 2007 a 2018, a Advocacia-Geral da União calcula que os gastos da União com a judicialização da saúde aumentaram 4.600%. Somente em 2018, o Ministério da Saúde teve um gasto superior a R$ 1 bilhão em processos movidos na Justiça por pacientes para conseguir medicamentos e outros itens de atendimento de saúde.

“Acreditamos que a Medicina e o Direito caminhem juntos e é fundamental para os profissionais dessas áreas estarem sempre atentos às novidades e aos debates que estão acontecendo atualmente. E temos observados inúmeros casos que salientam tanto o papel do médico quanto da justiça em decisões que podem mudar a vida de um paciente; assim devemos buscar sempre a melhor alternativa para todas as partes envolvidas, sabendo das nossas responsabilidades”, afirma o Dr. Guilherme Succi, médico e Coordenador do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Entre os palestrantes do Congresso estarão o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Dr. Mario Jorge Tsuchiya, que comentará sobre a responsabilidade civil, criminal e ético profissional e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Dr. João Pedro Gebran Neto, que destacará a saúde com o enfoque enquanto um direito de cidadania e um exercício de justiça.

1º Congresso de Direito Médico

Quando: 9 de agosto
Horário: das 8h às 18h
Onde: Faculdade São Leopoldo Mandic
Endereço: Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas, S

Programação

8h – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h às 10h – Judicialização da Saúde – Palestrante: Dr. Miguel Brandi (desembargador do TJSP)

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 11h40 – Saúde: Um Direito de Cidadania e um Exercício de Justiça – Palestrante: Dr. João Pedro Gebran Neto (desembargador federal TRF4)

11h40 às 14h – Almoço

14h às 15h – Saúde Merecida, Devida e Recebida com suas Métricas Sistêmicas – Palestrante: Prof. Orlando Passos (especialista em Métricas sistêmicas na Saúde)

15h às 16h – Responsabilidade Civil, Criminal e Ético Profissional – Medidas Preventivas – Palestrante: Dr. Mario Jorge Tsuchiya (presidente do CREMESP)

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 17h30 – Gestão de Custos Hospitalares e a Qualidade no Atendimento – Palestrante: Dra. Maria Magalhães (MD FISQua, Improvement Advisor IHI, Corporate Quality & Safety Manager Afiliates SPDM)

18h – Encerramento

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 11 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.brfacebook.com/saoleopoldomandic.

SEM COMENTÁRIOS

Comente Cancelar resposta

Sair da versão mobile