Dados sobre a geração de emprego no mês de fevereiro divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstram que nas 48 cidades que fazem parte da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), no mês de fevereiro, foram criados 1.569 postos de trabalho.

foto
Reprodução

Apesar do saldo positivo, de acordo com o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o momento é de atenção devido a um cenário de instabilidade a curto e médio prazos. “Temos o aumento do número de casos de Covid e o surgimento de novas variantes do corona vírus, além de questões políticas e jurídicas que acabam impactando na economia e no nível de emprego, assim como no número de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar, que no Brasil já chega a 19 milhões”, avalia Syllos.

Em todo estado de São Paulo, foram criadas 128.505 vagas de emprego, sendo 30.675 na indústria. No estado, os setores que abriram vagas foram: Veículos (3.014), Máquinas e Equipamentos (2.710), Borracha e Plástico (2.647), Alimentos (2.569), Vestuário (2.463) e Couro e Calçado (2.283). A capital paulista, com 2.995 vagas, teve o maior saldo de emprego em fevereiro de 2021, seguida das cidades Campinas (2.358), Franca (2.036) e Sorocaba (1.569).

O diretor titular acredita que a recuperação da economia em “V” como vinha acontecendo desde o segundo semestre do ano passado vem desacelerando porque a atividade econômica está atrelada à intensificação do programa de vacinação para diminuir a contaminação pelo coronavírus.

Mobilização

Segundo Syllos, além de produzir e gerar empregos, a indústria também está fazendo uma mobilização para auxiliar os hospitais públicos com alto número de contaminados por Covid19, que estão recebendo ajuda do SENAI no conserto dos respiradores e também no envio de cilindros de oxigênio. Os hospitais que estiverem precisando de ajuda ou as indústrias que possuírem cilindros para ceder devem entrar em contato pelo e-mail: oxigenio@sp.senai.br

Já as comunidades carentes que estão sofrendo com o desemprego e a insegurança alimentar estão recebendo ajuda por meio da arrecadação de alimentos que está sendo feita pelas escolas do SESI-SP, e que estão sendo distribuídos pelas ONGs parceiras do SESI. As pessoas interessadas em ajudar podem acessar https://hotsite.fiesp.com.br/sesi-doealimentos/.

Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br.

Comente