Será lançado nesta quinta-feira, 23 de outubro, o projeto “Semear é Cuidar”, em Itapetininga. A iniciativa é uma ampliação do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC), coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), por meio da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). O projeto é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Itapetininga, a ONG Orientavida e o Governo do Estado de São Paulo.
O evento de lançamento está marcado para às 13h30 no Sindicato Rural de Itapetininga, localizado na rua Dr. Campos Salles, nº 219, no Centro.

Com foco na saúde da mulher do campo, o programa busca ampliar o acesso a exames gratuitos e oferecer ações educativas de prevenção ao câncer de mama, colo de útero e pele. Também prevê o encaminhamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em caso de diagnóstico positivo para qualquer doença detectada nos atendimentos.
Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, afirma que o projeto foi criado a partir da constatação da baixa cobertura de exames preventivos entre as moradoras da zona rural.
“Notamos que 86% das mulheres do campo não tinham oportunidade de fazer o exame de mamografia anualmente. A partir desse dado, trouxemos essa demanda para o Senar de São Paulo, que abraçou a causa e lançou o Semear é Cuidar, que vai desde a mamografia até inserção dessa mulher no SUS”, disse.
Segundo a organização, os exames são realizados pela rede privada de saúde. Em 2024, o grupo atendeu mais de 3.000 mulheres. A meta para este ano é alcançar 5.000 atendimentos.
Além dos exames, o projeto oferece palestras de conscientização voltadas à identificação precoce de doenças que, se não tratadas a tempo, podem evoluir com maior gravidade.
Para Tirso Meirelles, presidente da Faesp, o projeto cumpre papel importante no apoio às mulheres do campo: “O projeto ‘Semear é Cuidar’ nos orgulha e sensibiliza, por ser uma iniciativa essencial, pois leva cuidado, muito além do atendimento médico em si. É prevenção, informação e uma rede de apoio em momentos delicados, refletindo nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo”, declarou.
Serviço
Lançamento do Projeto “Semear é Cuidar”
📍 Sindicato Rural de Itapetininga – rua Dr. Campos Salles, 219, Centro
🗓 Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
⏰ 13h30