Início NOTÍCIAS VOTORANTIM Documentário irá retratar integrantes de grupo de viola caipira de Votorantim

Documentário irá retratar integrantes de grupo de viola caipira de Votorantim

Produção destaca trajetória dos músicos de Votorantim e seu impacto cultural

Cedrinho - Divulgação

O documentário “O Encontro da Viola Caipira de São Gonçalo” está em fase de produção em Votorantim, cidade localizada a aproximadamente 69 km de Itapetininga. Sob a direção do produtor cultural Jesse James dos Santos, o filme busca resgatar e registrar a história do grupo de viola da cidade. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Votorantim, com apoio do Fundo Municipal de Cultura.

Cedrinho - Divulgação
Cedrinho – Divulgação

O grupo, formado por nove músicos amadores, se dedica à propagação da música caipira, um patrimônio cultural imaterial significativo da região. O documentário pretende apresentar ao público as trajetórias individuais e coletivas desses artistas, destacando a contribuição deles para a valorização da tradição caipira.

Jesse James dos Santos, diretor do documentário e produtor do grupo, ressalta que o filme não se limita à história do grupo, mas também explora as vidas de seus integrantes. “O documentário não se prende apenas à história do Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim; ele também conta a trajetória de vida de cada um dos componentes, enriquecendo e valorizando o enredo”, afirma o diretor.

Benvindo – Divulgação

O grupo é composto por Joaquim, Moacir, Cedrinho, Toninho, Donizeti, Benvindo, Jorge, Nazaré e Diamantino, este último recentemente falecido, o que trouxe uma camada de profundidade e emoção ao projeto. A equipe técnica conta com Jesse James, Patricia Lima, Claudinei de Oliveira e Luise Bertolino.

Donizeti – Divulgação

O objetivo do documentário é, além de preservar a memória cultural da região, inspirar futuras gerações a continuar essa rica tradição musical. Com classificação indicativa livre, o filme incluirá recursos de acessibilidade comunicacional para surdos e pessoas com deficiência auditiva, utilizando legendas, financiado pela Lei Paulo Gustavo.

A estreia do documentário está prevista para o dia 26 de outubro de 2024, com exibição gratuita no Auditório Municipal Francisco Beranger, no Centro de Votorantim.

Joaquim – Divulgação
Moacir – Divulgação
Toninho – Divulgação

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile