O despertar de Andréia Gomes: a Fênix do artesanato brasileiro

Andréia Gomes ilustra a capa da edição 48 da Revista Top da Cidade (abril de 2019)

“Criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir”, diz a definição formal para a essência da criatividade.

Andréia Gomes. Foto: reprodução/Top da Cidade
Foto: reprodução/Top da Cidade

A mitologia, por sua vez, encontra na ave Fênix a capacidade de renascer, além de possuir uma força imensa, o que contribui com sua simbologia da longevidade e da força.

Andréia Gomes agrega esses dois atributos! Ela tem a capacidade de transformar-se: submeteu-se a uma cirurgia bariátrica que lhe deu uma nova vida. Esse despertar acabou com os sérios problemas provocados pela diabetes; reforçou sua autoestima; apresentou uma nova fase de vida; eliminou algo como 47 kg; apresentou-lhe à esperança; e levou-a, merecidamente, a brilhar na capa desta edição da Revista Top da Cidade.

Foto: reprodução/Top da Cidade

Desde a marcante cirurgia em junho de 2015, a artesã entrou em novo e próspero ciclo de vida. No final do mesmo ano, Andréia passou a ser instrutora de artes na APAE de Itapetininga, nos projetos Conviver e Criando Asas – nome apropriado para esta professora que tem, no ato de ensinar, uma das grandes paixões da vida. “Amo dar aulas!”, diz. Está feliz com a nova fase.

Recentemente foi entrevistada no programa “É de Casa”, da Rede Globo, apresentada como “a Rainha da casca de ovo” pela jornalista e apresentadora Patrícia Poeta. Aliás, a jornalista esteve em Itapetininga gravando depoimentos de alunos da APAE – que, por sua vez, mostrou-se em excelente organização na atenção prioritária aos alunos tão especiais que por lá estudam.

Foto: reprodução/Top da Cidade

É a técnica do mosaico feito com cascas de ovos fazendo cada vez mais sucesso! É a arte que Andréia ensina aos alunos e que foi o destaque como atividade artística, lúdica, terapêutica e até econômica.

Tudo começou na cozinha, com ovos quebrados, quando veio a inspiração. Aproveitar aquelas pequenas pecinhas em aplicações de infinitas possibilidades: de simples peças de artesanato até sofisticados objetos de decoração. Já foi até aplicado em um inovador vestido de noiva!

Agora, está desenvolvendo sua arte para uso em sapatos, brincos, roupas, utensílios domésticos e muito mais!

É o retorno de Andréia Gomes! Mais Top do que nunca!

Foto: reprodução/Top da Cidade

Comente