Início NOTÍCIAS Obra de Victor Brecheret será leiloada

Obra de Victor Brecheret será leiloada

Peça em terracota de mulher reclinada foi feita na melhor fase do escultor, um dos precursores da Semana de Arte Moderna de 1922

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 deste mês de junho, a ser realizado pelo antiquário Marcio Molfi. Feita em terracota, na década de 1920, ao que tudo indica na França, a obra representa a languidez de uma mulher reclinada, com formas perfeitas, longilíneas e arredondadas, de incomparável qualidade artística e incomum beleza. Mede 54 centímetros de comprimento, 14 de largura e 18 de altura.

foto
Reprodução

O Instituto Brecheret, dirigido pela família do artista, atesta a autenticidade da peça. O escultor foi um dos precursores do Movimento Modernista e uma das presenças marcantes na Semana de Arte Moderna de 1922. O icônico movimento teve os trabalhos de grandes nomes expostos no saguão do Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro daquele ano. A comemoração de seu centenário, em 2022, amplia o foco sobre as obras de seus participantes.

Além da escultura de Brecheret, o leilão de Marcio Molfi terá um quadro atribuído ao pintor italiano Filippo di Pisis, com trabalhos em acervos do Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), da Coleção Peggy Guggenheim de Veneza e do Palazzo Ruspoli de Roma. Outro destaque refere-se a três centros para mesa, de procedência inglesa, feitos em metal espessado a prata da época vitoriana, Século 14, do renomado prateiro Elkington. Quadros europeus, tapetes orientais antigos, faianças portuguesas do Porto e coleção de porcelanas asiáticas completarão os pregões.

Reprodução

SERVIÇO
Exposição: de 10 a 21 de junho.
Leilão: dias 22 e 23 de junho, apenas online.
Realizado por VM Escritório de Arte do antiquário Márcio Molfi.
Site do leilão: www.vmescritarteleiloes.com.br.
Telefone: (11) 9 9134 4663.

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile