Em cerimônia realizada em São Roque, a 103,5 km de Itapetininga, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entregou na quarta-feira (20) mais 18 máquinas agrícolas por meio do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). A ação, conduzida pelo superintendente do Mapa em São Paulo, Estanislau Steck, marcou a terceira entrega do programa no Estado, que agora soma 62 equipamentos destinados a prefeituras paulistas.

As novas entregas incluem 13 pás carregadeiras e 5 tratores, que serão utilizados no apoio ao desenvolvimento rural. Os municípios contemplados nesta etapa foram: Guapiaçu, Cajobi, José Bonifácio, Queiroz, Lucianópolis, Riolândia, Tupã, Salto de Pirapora, Coroados, São Roque, Guariba, Cajuru, Terra Roxa, São Lourenço da Serra, Castilho, Iperó, Panorama e Iracemápolis.
O Promaq tem como objetivo principal modernizar o setor agropecuário, ampliar a produtividade rural, incentivar o desenvolvimento regional e mitigar desigualdades entre diferentes localidades.
As duas primeiras entregas do programa ocorreram em maio, em Valinhos, quando 36 prefeituras foram atendidas, e em julho, em Itapecerica da Serra, com a distribuição de oito máquinas.

Durante a cerimônia, Estanislau Steck destacou a origem dos recursos utilizados na aquisição dos equipamentos: emendas parlamentares. Ele explicou que as máquinas foram compradas por meio da modalidade de ata de preços, o que permite aos municípios interessados a aquisição por valores mais baixos. “Os equipamentos foram comprados na modalidade de ata de preços. O município que quiser aderir pode conseguir equipamentos a um preço muito mais acessível”, afirmou.
O superintendente também orientou os gestores municipais a buscarem apoio de representantes parlamentares para acelerar os pedidos. “O ministro Carlos Fávaro defende os interesses do agro e trabalha para que todos os municípios recebam esse tipo de máquina”, declarou. Ele finalizou se colocando à disposição das prefeituras para fornecer orientações sobre como aderir à ata de preços vigente.