Início NOTÍCIAS SESI Itapetininga recebe exposição sobre Maracatu Rural, tradição da Zona da Mata...

SESI Itapetininga recebe exposição sobre Maracatu Rural, tradição da Zona da Mata de Pernambuco

Mostra reúne objetos, fotografias, documentos e audiovisual sobre manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro

Maracatu Rural - Foto de Pedro Raiz

Entre os dias 6 de setembro e 30 de novembro de 2025, o Centro Cultural SESI Itapetininga apresenta a exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais”. A mostra, com entrada gratuita, oferece ao público um panorama sobre o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto, manifestação típica da Zona da Mata pernambucana.

Com curadoria de Afonso Oliveira, a exposição reúne obras produzidas por trabalhadores e trabalhadoras da região canavieira de Pernambuco, trazendo documentos, vídeos, fotografias, objetos, peças de indumentária, artesanato e recursos audiovisuais. O evento de abertura está marcado para o dia 5 de setembro, sexta-feira, às 14h30, com foco em grupos da área da educação. No dia 6 de setembro, sábado, haverá duas visitas mediadas com o curador, às 10h e às 15h.

A montagem propõe uma imersão no universo cultural do Maracatu Rural por meio de uma cenografia que remete à Zona Canavieira. As obras e objetos apresentados abordam não apenas o folguedo, mas também aspectos ligados ao trabalho, à religiosidade e à influência do Maracatu na obra de artistas contemporâneos como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

Entre os destaques estão 11 manequins com figurinos tradicionais de personagens como Caboclos de Lança, Rei, Rainha, Reiamar, Mestre de Apito, Burra, Catirina e Mateus. Também compõem a mostra uma Mesa de Jurema Sagrada — símbolo de práticas religiosas de origem indígena — e um totem interativo, que permite aos visitantes conhecer mais sobre a estética e a história da manifestação.

A mostra inclui mais de 60 fotografias assinadas por fotógrafos pernambucanos como Hans von Manteuffel, Toni Braga, Pedro Raiz, Ederlan Fábio, Fred Jordão e o próprio Afonso Oliveira. Também integram a exposição imagens da antropóloga norte-americana Katarina Real, cedidas pela Fundação Joaquim Nabuco.

No acervo documental, há troféus, CDs, livros, ferramentas agrícolas, instrumentos musicais e uma medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura. Um documentário produzido especialmente para a exposição será exibido ao público, apresentando o processo do Maracatu Rural desde os preparativos noturnos até as apresentações de carnaval. Também será exibido o filme Maracatu Atômico – Kaosnavial (2012), com direção de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, que tem a participação de Jorge Mautner e Mestre Zé Duda.

Segundo Afonso Oliveira, “quem visitar a exposição viverá uma experiência marcante e única. O Maracatu Rural vai além do colorido de seus caboclos de lança, é um mergulho na história da formação do povo nordestino. É muito representativo trazer este acervo para São Paulo. Aqui vive uma parte de nós.”

SESI Itapetininga recebe exposição sobre Maracatu Rural
Maracatu Rural – Foto de Pedro Raiz

Sobre o Maracatu Rural

O Maracatu Rural surgiu no início do século XX, em Pernambuco, mais especificamente no Engenho Olho d’Água, em Nazaré da Mata, em 10 de dezembro de 1914. É marcado por personagens como o caboclo de lança, caboclos de pena, baianas, rei, rainha e damas de buquê, que desfilam ao som de instrumentos de percussão e sopro. O cortejo é conduzido por sambas e marchas improvisadas, que revelam a habilidade dos Mestres de Apito e poetas. Os encontros de Maracatus durante o carnaval ocorrem, sobretudo, nas cidades de Nazaré da Mata, Aliança e Goiana.

Sobre o curador

Afonso Oliveira é idealizador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural Coletiva e Comunitária, já publicado em livro e responsável pela formação de mais de 180 produtores culturais. Atuou em diversas frentes de valorização das culturas populares, incluindo a criação de políticas públicas em parceria com o Governo de Pernambuco e o Ministério da Cultura. Foi curador de eventos nacionais e internacionais, entre eles a EXPO 2000 (Alemanha), o Festival do Lincoln Center (EUA), e ações nas Paralimpíadas do Rio (2016). Recebeu prêmios como Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural (2017) e o Prêmio Patativa do Assaré (2011).


Serviço

Exposição: Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais
Abertura: 5 de setembro (sexta), às 14h30
Período de visitação: de 6 de setembro a 30 de novembro de 2025
Horários:

  • Terças-feiras: somente com agendamento

  • Quartas a sábados: das 9h às 20h

  • Domingos e feriados: das 13h às 19h
    Visita mediada: 6 de setembro (sábado), às 10h e às 15h
    Classificação: Livre
    Acessibilidade: obras com audiodescrição e legendas em braile
    Agendamento de grupos: cacitapetininga@sesisp.org.br
    Local: Centro Cultural SESI Itapetininga
    Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco, Itapetininga/SP
    Informações: (15) 3275-7920 | itapetininga.sesisp.org.br | @sesisp.itapetininga

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile