O Sesi-SP anunciou a segunda turma de alunos selecionados para o programa Passaporte para o Futuro 2025, que prepara estudantes para processos seletivos das principais universidades internacionais, com bolsas de estudo integrais. Entre os 35 alunos selecionados em todo o estado, está Otavio Antonio Barbosa Pereira, de 17 anos, estudante do Sesi Itapetininga.

O programa Passaporte para o Futuro é uma iniciativa do Sesi-SP, em parceria com a Fundação Estudar, que oferece aos estudantes do último ano do Ensino Médio um curso preparatório intensivo. O objetivo é capacitá-los para ingressar em universidades de destaque global nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e Ciências Aplicadas. Os participantes recebem orientação sobre exames de admissão como SAT e ACT, além de testes de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS. O curso inclui ainda sessões de mentoria e apoio na preparação de ensaios e na escolha das instituições para as quais se candidatar.

O aluno Otavio Antonio Barbosa Pereira, do Sesi Itapetininga, na sede na cidade de São Paulo. (Foto: Karim Kahn/Sesi-SP)
O aluno Otavio Antonio Barbosa Pereira, do Sesi Itapetininga, na sede na cidade de São Paulo. (Foto: Karim Kahn/Sesi-SP)

Otavio Pereira é o único aluno do Sesi Itapetininga a integrar a nova turma, escolhida entre mais de mil candidatos de todo o estado de São Paulo. O programa, além de cobrir todos os custos do processo de candidatura, incluindo testes e emissão de documentos, também oferece acompanhamento durante a graduação e exige que os bolsistas atuem na indústria brasileira por pelo menos dois anos após a conclusão do curso.

Na cerimônia de apresentação dos alunos, realizada na sede do Sesi-SP e Senai-SP em São Paulo, o presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, Josué Gomes, ressaltou a importância da dedicação dos jovens e o papel do programa na formação de futuros líderes que possam contribuir para a inovação e o desenvolvimento da indústria nacional. Ele destacou o impacto positivo que espera ver com o envolvimento desses alunos em universidades de ponta ao redor do mundo.

“É pelo brilhantismo de vocês que esse programa existe”, ressalta Josué Gomes, presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP. Segundo relatou, ele ficou admirado com os alunos que tinham acabado de retornar de uma competição mundial de robótica e daí surgiu a inspiração para a criação do Passaporte para o Futuro.

“Após realizarem uma exposição com tanta maturidade e brilhantismo, valia a pena oferecer bolsas de estudo integrais para as universidades ao redor do mundo que vocês escolhessem”, contou aos alunos presentes.

O superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, destacou que este é um momento extremamente especial, marcado pela oferta de educação desde o primeiro ano do ensino fundamental pelo Sesi-SP e pela integração das duas instituições no Ensino Médio, com formação profissional oferecida pelo Senai-SP.

“Hoje, além de ser Sesi-SP vocês também são Senai-SP. O interesse pelas ocupações industriais é a realização de uma grande etapa para conclusão do projeto que é o Passaporte para o Futuro”, comenta Pflug à primeira turma em que todos os alunos participam do quinto itinerário formativo, profissionalizante.

A mesma ideia é reforçada pelo diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra. “A indústria precisa muito da juventude brasileira. Acredito e tenho a certeza de que pela liderança da indústria de São Paulo, o Sesi-SP e o Senai-SP se propõem a essa missão de ter uma escola de classe mundial, para desenvolvimento de competências globais”.

“Vocês não só merecem, vocês dão a resposta. Vocês mostram a qualidade do aluno brasileiro, e por isso, acreditamos com absoluta segurança de que o Brasil tem um futuro brilhante, graças aos jovens brasileiros. Nós é que temos que agradecer”, conclui Gomes.

Passaporte para o Futuro 2025

Da primeira edição do programa, a instituição está embarcando 19 alunos para os cursos escolhidos, em instituições renomadas como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin Madison e Arizona State University.

Os participantes desta segunda turma, nos próximos quatro meses, (setembro a dezembro de 2024) serão orientados por especialistas da Fundação Estudar, abordando temas como a importância do desempenho acadêmico, provas SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, entre outros.

A mentoria consiste no desenvolvimento de conteúdo assíncrono em plataforma específica, com encontros presenciais e on-line para orientar, preparar e apoiar em relação a todas as etapas do processo de candidatura, em pelo menos uma das 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024.

Os selecionados pelas universidades serão contemplados pelo Sesi-SP com bolsa integral para os custos previstos em edital, incluindo passagens, moradia, matrícula e mensalidades. O acompanhamento da instituição será durante todo o processo: desde o desenvolvimento do perfil acadêmico (testes, cartas de recomendação e entrevista) passando pela organização de visto e documentos.

Após a graduação, os alunos terão até 5 anos depois de formados, para atuar na indústria brasileira por pelo menos 2 anos, de acordo com o edital do programa.

Comente