O litoral paulista se prepara para receber cerca de quatro milhões de turistas e excursionistas durante a temporada de férias de verão, segundo estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A movimentação financeira direta esperada para o período gira em torno de R$ 9,6 bilhões.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Setur, a Baixada Santista será o principal destino, com previsão de 2,9 milhões de visitantes até o fim de janeiro. Cidades como Santos e Guarujá são os destaques da região, conhecidas por suas praias e infraestrutura turística. No Litoral Norte, que inclui destinos como Ilhabela e São Sebastião, a expectativa é de atrair 1,1 milhão de visitantes.
Durante o período das festas de Réveillon, um milhão de turistas devem viajar para o litoral paulista, sendo 700 mil para a Baixada Santista e 300 mil para o Litoral Norte.
Motivos da escolha de destinos
A conectividade terrestre e a proximidade com aeroportos são fatores apontados pelo secretário de Turismo e Viagens do estado, Roberto de Lucena, como impulsionadores desse fluxo turístico. “Com boa conectividade terrestre e aeroportos próximos, São Paulo se sobressai pela logística e qualidade de atrativos, o que tem gerado uma movimentação de turistas recorde a cada ano”, afirmou o secretário.
O turismo no litoral paulista representa uma importante fonte de receita para a economia local. Hotéis, pousadas, restaurantes e atividades de lazer são os principais beneficiados pelo grande número de visitantes, especialmente nas semanas que antecedem e sucedem a virada do ano.