Treino Hiit ajuda a combater o chamado ‘analfabetismo motor’

Excesso de tecnologia vem comprometendo a flexibilidade, coordenação e equilíbrio dos adolescentes; treino Hiit ajuda a combater o chamado “analfabetismo motor”
Excesso de tecnologia vem comprometendo a flexibilidade, coordenação e equilíbrio dos adolescentes; treino Hiit ajuda a combater o chamado “analfabetismo motor”

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios às pessoas, mas também já mostra sua face mais cruel. Uma delas é o que chamam de “analfabetismo motor”. Quem explica é o personal trainner Givanildo Matias, idealizador da rede de academias Hiit20, especialista em emagrecimento. “Muitas crianças não brincam ao ar livre e não praticam exercícios físicos. Preferem os jogos eletrônicos e a TV. Com isso, vêm comprometendo o seu acervo motor, ou seja, coordenação, equilíbrio e flexibilidade. E assim chegam à adolescência”.

Outro problema que assusta em nível mundial é a obesidade. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde, na faixa etária entre 5 e 19 anos, são 123 milhões de pessoas com excesso de peso. “A prática de uma atividade física deve se iniciar na infância e ser mantida até a vida adulta. Só assim, vira parte da vida de uma pessoa”, reforça Matias.

Especificamente sobre a adolescência, o personal trainer lembra que é preciso encontrar uma atividade física motivante, para que os jovens comecem e sigam se exercitando. “O treino Hiit vem conquistando muitos adolescentes. “São treinos curtos e rápidos, de quatro a 20 minutos em média, que combinam exercícios de fortalecimento muscular e cardiometabólicos, além de momentos de descanso. Durante um treino como esse, a frequência cardíaca aumenta e o gasto calórico é alto: chega a 350 calorias”. Matias vai além: “Logo após o termino da atividade, o metabolismo fica acelerado. Há registros de pessoas que ficaram uma hora sentadas, sem fazer nada, e queimaram outras 350 calorias. Para jovens preocupados com a estética, não há nada melhor”, ilustra.

A seguir, Givanildo Matias faz recomendações importantes para os adolescentes que desejam inserir o treino Hiit em sua rotina e aponta os principais ganhos com a prática:

– Antes de começar os treinos, é importante fazer uma análise para checar o nível maturacional. Há pré-adolescentes de 11 e 12 anos com um corpo bem desenvolvido. Outros, já com 13 ou 14 anos, ainda não têm sinais da adolescência e parecem bem mais novos;

– Em seguida, é preciso observar a disponibilidade do acervo motor: coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Como o Hiit requer estas capacidades, é preciso checá-las para que o adolescente treine com facilidade, uma vez que eventuais dificuldades podem desmotivá-lo para a prática;

– Uma vez iniciados os treinos Hiit, o adolescente perceberá um ganho no condicionamento físico, na flexibilidade, na coordenação e no equilíbrio. Outro benefício é a queima de calorias, interessante para quem precisa eliminar peso ou quer mantê-lo.

A Hiit20 e Givanildo Matias

A Hiit20 é uma rede de academias, presente na capital paulista e em São Caetano do Sul, especializada em emagrecimento. Por meio da metodologia Hiit, oferece aos alunos programas de emagrecimento que incluem treinos que duram 20 minutos (por isso, o nome Hiit20), num total de dez boxes nos quais são realizados exercícios alternados de fortalecimento muscular e cardiometabólicos, e mudanças de hábitos. Os exercícios mudam constantemente, o que evita o tédio da atividade física, promove o trabalho de todos os grupos musculares e gera novos desafios em quem treina.

treino
A Hiit20 e Givanildo Matias. Foto: divulgação

Dentre os diferenciais da Hiit20, estão o fato de as aulas acontecerem com poucos alunos, o que demanda toda a atenção do professor, e o monitoramento da frequência cardíaca durante todo o treino, com a finalidade de alcançar melhor rendimento, acompanhar o quadro cardíaco do aluno e, também, determinar o gasto energético ao final do exercício.

O Educador Físico Givanildo Matias (foto), fundador da Hiit20, é graduado em Educação Física pela UNICID, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pelo ICB-USP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, palestrante, colunista de veículos de comunicação e autor do livro “Personal Trainer – Como Alavancar suas Vendas e Gerir seu Negócio”. Empreendedor, Matias criou a Test Trainer, primeira rede de franquias de personal trainers do Brasil e, agora, inicia a expansão por franquias da Hiit20, primeira franquia especializada em emagrecimento do Brasil.

Sobre Redação 348 Artigos
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta