Vacina da gripe em idosos – Campanha de Vacinação 2018

vacina gripe idosos
Foto: Globo.com

Começou ontem (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nessa primeira etapa, o Ministério da Saúde disponibilizará 54,4 milhões de doses da vacina para grupos prioritários de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).  Entre essas prioridades está a imunização de pessoas a partir de 60 anos.

Segundo o Guia de Vacinação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), entidade responsável por congregar os profissionais da saúde que lidam com a saúde do idoso, dentre as infecções preveníveis por meio de imunização, as mais frequentes na população acima de 60 são as do trato respiratório, destacando-se as infecções por influenza.

Ainda de acordo com o documento, a vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe e reduzir a morbimortalidade associada à doença nesse grupo populacional e, nas últimas décadas, essa medida tem sido usada com sucesso para reduzir os impactos da enfermidade nessa faixa etária. O Guia de Vacinação ainda pontua que a vacina da gripe disponibilizada no Brasil é bem tolerada pelo organismo e apresenta bom perfil de segurança, com uma dose anual sendo indicada aos pacientes a partir dos 60 anos.

MITOS
1. É possível pegar gripe pela vacina?
Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

2. Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?
Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

3. A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?
A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:
•Lavar e higienizar as mãos com frequência
•Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa
•Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca
•Ter boa alimentação e beber bastante líquido
•Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe
•Manter a sua casa bem arejada

VERDADES

1. É preciso tomar a vacina todos os anos? 
Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

2. A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

3. Gripe e resfriado são doenças diferentes?
Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

Fonte: Ministério da Saúde

About Redação 303 Articles
E-MAIL: contato@olaitapetininga.com.br

Be the first to comment

Deixe uma resposta