Escolher um móvel adequado para o estudo de seu filho pode se tornar um desafio, pois, na hora de fazer uma escolha, muitas perguntas surgem.
As horas de estudo que as crianças dedicam ao desempenho das suas tarefas merecem conforto e comodidade. Ressalta-se que diversos estudos científicos têm demonstrado que o conforto no mobiliário é fundamental para a concentração no trabalho de casa ou no estudo.
As diferentes cores, acabamentos, formas e tamanhos das mesas e cadeiras das suas categorias são pensadas e pensadas para os mais pequenos. Eles são dedicados para que as cadeiras não sejam pesadas, mas fáceis de transportar e, ao mesmo tempo, permaneçam duráveis e resistentes às suas atividades diárias.
Critérios para escolher uma mesa para crianças
Muitos são os aspectos que devem ser levados em consideração ao fazer a seleção. Um dos mais importantes a se considerar é o tamanho da mesa de estudo. No caso da altura da mesa, ela deve ser ajustada à idade e altura da criança, bem como à altura da cadeira. As mesas reguláveis são uma excelente opção porque à medida que a criança vai crescendo vão se ajustando, garantindo o seu uso por muitos anos.
O ideal é que a mesa infantil de estudo tenha áreas como gavetas para guardar seus implementos. Desta forma, você pode salvar aqueles de que não precisa temporariamente e liberar o espaço – levando em consideração que há épocas em que o hábito da ordem não está muito bem desenvolvido. As estantes também são uma alternativa para organizar material escolar, livros, cadernos, textos, estojos.
Ressalta-se que uma criança de 1 a 3 anos não merece uma escrivaninha com gaveta, pois para essa fase da vida necessita de outros tipos de móveis para realizar atividades manuais que possibilitem seu desenvolvimento sensorial.
No caso de crianças com mais de 5 anos, é necessário um espaço mais completo para a realização de suas atividades acadêmicas, trabalhos de casa e trabalhos escolares.
Ao adquirir uma mesa de estudo infantil, o ideal é que esteja em sintonia com a decoração da sala, que seja adequada ao espaço e avalie sua qualidade estrutural e vida útil, ou seja, que tenha sido confeccionada com materiais muito naturais, materiais e cores duráveis e adequados para crianças. Os materiais mais recomendados são madeira, melanina e plástico.
Outro aspecto importante é o peso do móvel. Em alguns casos, as crianças vão querer transportar a cadeira e até a própria mesa, por isso deve ser considerado para certas idades.
A cor não pode ser deixada de lado, pois é um elemento importante na escolha de uma mesa, principalmente se for para uso infantil. Usar tons fortes, pelo menos como elemento de contraste, pode ser uma alternativa para estimular sua criatividade.
É aconselhável não ultrapassar o uso de duas ou três cores para dar um toque divertido à mesa, mas ao mesmo tempo, não a sobrecarregar.
Os verdes são os tons da estação, combinados com tons baixos como o cinza, branco ou amarelo.
Preto e branco são uma opção clássica não tão infantil, mas usando certos apliques ideais para os mais pequenos, podem ser uma opção divertida.
Independentemente do tipo de mesa de estudo que você escolher para seus filhos, o mais importante é que eles sejam confortáveis. Estudar com a postura correta é essencial. O importante é sempre criar um ambiente que lhes permita estudar com mais tranquilidade e que favoreça seu nível de concentração, para que fiquem mais motivados em suas atividades.