Início ENTRETENIMENTO & LAZER CULTURA 9ª Mostra 3M de Arte anuncia artistas selecionados pelo edital

9ª Mostra 3M de Arte anuncia artistas selecionados pelo edital

As cinco obras selecionadas ficarão expostas nesta edição da mostra que abre no fim de setembro no Largo da Batata

9ª Mostra 3M de Arte anuncia artistas selecionados pelo edital
9ª Mostra 3M de Arte anuncia artistas selecionados pelo edital

Com o intuito de democratizar o acesso à arte, impulsionar a produção artística nacional e gerar reflexões sobre temas contemporâneos relevantes, a 9ª Mostra 3M de Arte realizou um edital para que artistas de todo o país pudessem se inscrever para serem selecionados para a exposição. Durante todo o mês de julho o edital ficou aberto através do site www.mostra3mdearte.com.br, e hoje, 07 de agosto, são anunciados os cinco artistas selecionados.

Os selecionados para a 9 mostra 3M de Arte são: David Paz e Patricia Passos, Fortaleza (CE), com “Monolítico Mnemônico”; Lucimélia Romão, de São João Del Rei (MG), com a obra “Mil litros de Preto. II O Largo está cheio”; Fafi Prado e Pedro Guimarães, integrantes do Projeto Matilha de São Paulo (SP), com “Puxadinho”; Naine Terena, de Cuiabá (MT), com a obra “Prosperidade”; e Renato Atuati, São Paulo (SP), com “Entre”.

Cada artista selecionado receberá um cachê no valor de R$ 5.000,00 e o valor de até R$ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra. As obras foram escolhidas sob o tema “Manifestos por outros mundos possíveis“, definido através da curadoria do artista Daniel Lima, bacharel em Artes Plásticas, Mestre em Psicologia e Doutorando em Meio e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo.

Para auxiliar na escolha dos cinco selecionados, foram designados jurados que estivessem, de alguma forma, conectados ao tema: Adriana Barbosa, a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta, que em 2019 se transformou na Plataforma PRETAHUB. A plataforma faz o trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. Em 2017, Adriana entrou para a lista de 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial; Amara Moira, travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora do livro autobiográfico ‘E se eu fosse puta’ (hoo editora, 2016), além de colunista da Mídia Ninja; Ana Hikari, atriz com inúmeros trabalhos no teatro, – entre eles “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna; e “Esta propriedade está condenada”, de Tennessee Williams-, ela também foi a primeira protagonista oriental de uma novela na TV Globo, com a personagem Tina na “Malhação Viva a Diferença”; Felipe Brait, curador independente de arte contemporânea, produtor cultural, arte-educador e artista plástico. Desde 2001 ele trabalha com intervenções urbanas e projetos de investigação e ações sobre o espaço público; e Vera Pallamin, professora livre-docente da FAUUSP, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou Mestrado e Doutorado na FAUUSP e conduziu pesquisas de pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA) e na Università degli Studi di Firenze (Itália), voltadas para a relação entre arte e esfera pública.

A 9ª Mostra 3M de Arte abre, gratuitamente, dia 28 de setembro desse ano e ocupará durante todo o mês de outubro, pelo terceiro ano consecutivo, o Largo da Batata. Localizado na zona oeste da capital, pertence a uma área revitalizada que integra o esforço da sociedade civil para transformar a cidade em um espaço de convívio e ocupação por parte da população. Com circulação diária de aproximadamente 150 mil pessoas, o espaço, que recebe a mostra tornou-se um símbolo de resistência pública abrigando ocupações, manifestações políticas, blocos de Carnaval e atividades de lazer e entretenimento cotidiano de paulistanos de todas as idades e classes sociais.

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile