Duas escolas públicas de Itapetininga serão contempladas pelo projeto “Arte do Grafite” com um workshop sobre a história desta arte e também com um grafite em um de seus muros ou parede. Patrocinado pela Duratex, idealizado pela Horizonte Comunicação e Educação, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto obteve 143 desenhos de 17 escolas estaduais. Destas, uma ilustração finalista de cada escola está disponível no site do projeto (artedografite.com.br/) para votação popular até 2 de julho.
O Projeto Arte do Grafite promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas, inspirado pelas discussões em sala de aula sobre o uso consciente da água e da preservação da biodiversidade. Os participantes são professores e alunos das escolas que recebem a ajuda de grafiteiros locais para criarem as obras.
De acordo com Allan Amorim, coordenador de projetos da Horizonte, a primeira etapa do projeto consiste em oficinas e encontros com os professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades que servirão de inspiração para os alunos criarem suas obras. “A partir disso, os docentes aplicam a sequência didática e atividades com os estudantes que farão suas ilustrações temáticas. Estes desenhos são colocados em votação popular e as escolas com melhores ilustrações ganharão o Dia do Grafite, com workshop e pintura de muros”.
Amorim também conta que, ao final do projeto, as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente nas escolas.
Sobre o Arte do Grafite:
A iniciativa do projeto Arte do Grafite – Caminhos da Biodiversidade tem parceria da Diretoria de Ensino Região de Itapetininga, patrocínio da Duratex, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.