O Senac Itapetininga implantou um laboratório para ser usado por alunos e docentes no desenvolvimento de projetos na área de inovação. O InovaLab oferece acesso a todas as ferramentas e recursos necessários para criação de um projeto como impressora 3D, softwares de modelagem, microscópio, equipamentos para montagem de circuitos além do intercâmbio de conhecimento entre alunos e docentes de diferentes áreas. Por meio dele, alunos dos cursos de Farmácia e Informática desenvolveram, este mês, um modelo atômico, através de uma impressora 3D.

Elielter de Araújo Welter, docente de tecnologia da informação do Senac Itapetininga, explica que o InovaLab surgiu durante uma reunião na unidade que buscava por ideias inovadoras que estimulassem o empreendedorismo e contribuíssem positivamente para a comunidade, colocando alunos como protagonistas. “O Inovalab possibilita aos alunos mostrarem seus trabalhos para um público mais amplo e terem seus projetos reconhecidos dentro e fora do Senac. Ele também se destina a eventos internos e a empresários locais que tenham interesse em visitar e apoiar bons projetos”, ressaltou.

Atualmente, o InovaLab está montado no auditório da unidade. O ambiente conta com notebooks com softwares de modelagem 3D, equipamentos de solda eletrônica, bancadas, impressora 3D, um esqueleto de plástico, placas eletrônicas para montagem de circuitos, lousa e projetor. O investimento foi mínimo, visto que a unidade já possuía muitos dos equipamentos. “Nosso objetivo agora é conseguir um espaço permanente para o InovaLab e ampliá-lo, mas estamos amadurecendo o projeto e familiarizando os alunos e docentes a ele, para tentarmos criar uma cultura de inovação na unidade”, comenta Welter.

Com menos de três meses de implantação, o InovaLab já possibilitou o desenvolvimento de um projeto de sucesso. Uma parceria entre alunos e docentes do curso Técnico em Farmácia e Técnico em Informática resultou na criação de um modelo molecular feito em impressora 3D, que possibilita aos alunos de Farmácia visualizarem e construírem moléculas de medicamentos de forma similar a pecinhas de lego.

O próximo projeto em estudo é a criação de uma horta com irrigação autônoma, onde serão cultivadas plantas utilizadas em aromaterapia para o curso Técnico em Massoterapia. “Nós discutimos a possibilidade de desenvolver tudo no InovaLab e utilizar um jardim fechado que temos na unidade”, antecipou o docente.

Além destes projetos em turma, projetos individuais estão sendo desenvolvidos no InovaLab, como um suporte para acoplagem de celular em microscópio por um aluno do curso Técnico em Informática, e um estojo de proteção solar com espelho, dispenser e refil, por um aluno do curso Técnico em Administração, para o “Empreenda”.

O “Empreenda” é uma competição entre todas as unidades do Senac São Paulo. O evento ocorre uma vez ao ano e já está na 15ª edição. Nele, os alunos criam projetos com potencial de ser transformado em um negócio. Os projetos vencedores ganham prêmios em dinheiro, suporte de especialistas e a possibilidade de investimento anjo.

Fabiana Martins Vilela, gerente do Senac Itapetininga, ressalta a importância da iniciativa para a unidade. “O InovaLab, além de contribuir com o desenvolvimento das potencialidades inovadoras, criativas e empreendedoras de alunos e docentes, reforça a essência do Senac, que coloca a educação como ferramenta essencial para a transformação da vida das pessoas. Muitos dos projetos que serão desenvolvidos aqui trarão impactos positivos em toda a comunidade”, destacou.

Serviço: 

Divulgação

Comente