Início ESTILO BELEZA Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho...

Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+

“SOMOS” é uma releitura da trajetória de cura de Victor X através da fé religiosa e está disponível no YouTube.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado mundialmente no próximo 28 de junho e para marcar essa semana tão importante para a comunidade, Victor X, artista e produtor artístico da cidade de Votorantim/SP, lançou um vídeo performance sobre o seu processo de busca pelo pertencimento através da fé religiosa. A obra audiovisual está disponível em seu canal no YouTube.

foto
Reprodução

Denominado “Somos”, o vídeo foi desenvolvido como forma de demonstrar o seu processo de cura pessoal e espiritual. Victor (26) nasceu na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Ainda na infância sofreu violências psicológicas devido à sua orientação sexual, dentro das igrejas e círculos sociais, as quais marcaram negativamente sua vida.

Foi então que há cinco anos quando começou sua busca por um lugar de pertencimento em busca da fé, conheceu as religiões Umbanda e Xamanismo (ayahuasca ou daime). Durante o processo, Victor se deu conta de que nunca houve nada de errado com a sua orientação sexual, mas sim que precisava curar esses traumas psicológicos causados na infância.

A performance em vídeo retrata exatamente essa jornada de busca por um espaço, onde foi preciso tirar as raízes ruins que habitavam dentro de si – plantadas por outras pessoas – para dar lugar a uma nova fase. As velas representam os caminhos iluminados e abertos dessa nova vida que continuará resistindo no meio do concreto (cidade), mas agora livremente.

“Esse vídeo é como se eu desse um abraço no meu eu criança, ele conta a minha história e poder usar a arte para expressar isso é muito gratificante”, relata Victor. O artista também conta que até o tempo de duração da obra é simbólico, pois de acordo com a numerologia, “555” significa a transformação pessoal e espiritual.

O trabalho foi desenvolvido este ano, durante a incubadora de estudos performativos, realizada pelo Festival de Artes Híbridas – contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de SP.

 

1 COMENTÁRIO

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile