Início CRIANÇAS Conservatório de Tatuí realiza encontro de volta às aulas com programação especial...

Conservatório de Tatuí realiza encontro de volta às aulas com programação especial e aberta ao público

Semana de abertura de Artes Cênicas será realizada de 16 a 20 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Youtube

A área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – preparou uma programação especial, que será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto, para a semana de volta às aulas do segundo semestre, com atividades formativas e artísticas. O evento será realizado de forma virtual para os(as) alunos(as) dos cursos de Teatro e Cenografia, mas também poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada, pois será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da instituição. Serão cinco dias de evento, com diferentes convidados(as) e parceiros(as), para debater temas como circo escola, registro profissional nas artes cênicas, acessibilidade e teatro, entre outros.

Reprodução

“A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentará um trabalho inédito dedicado à percepção sensível dos espectadores em parceria com escolas da cidade. Já o Núcleo Pavanelli, que adotou Tatuí como sede artística, nos presenteará com uma aula aberta sobre a história dos artistas circenses e teremos, também, a proposta inusitada de um protagonismo jovem na organização de um festival que nasceu na Argentina, apresentando sua versão brasileira, entre outras atividades. Apesar dos tempos difíceis, essas produções e artistas nos inspiram e mostram que muita coisa instigante e corajosa está sendo plantada e criada”, comenta Antonio Salvador, gerente artístico pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

16/08, das 19h30 às 21h30, e 18/08, das 14h30 às 16h30 – Aula aberta “Circo Escola – da teoria à prática”, com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo

Será apresentada uma aula introdutória ao universo circense, ministrada por Marcos Pavanelli, artista circense e palhaço formado pela tradicional Família Medeiros, e Simone Brites Pavanelli, artista circense e palhaça, atriz e produtora, psicóloga e arte terapeuta, abordando questões teóricas, como quem eram os saltimbancos; breve histórico do circo moderno; apontamentos sobre circo teatro; famílias circenses e sua estrutura de trabalho; o aprendizado circense no circo de lona; a formação circense nos tempos atuais e uma introdução sobre o palhaço brasileiro. O projeto recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB) por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020 – Edital de Cultura 02/2020 – Concessão de Prêmio para Projetos Culturais. Para participar, basta inscrever-se no link: https://forms.gle/JtijGrWzuzq3PrU38

17/08, das 19h às 22h – Encontro com Dorberto Carvalho: “O SATED e o registro profissional nas artes cênicas”

Dorberto Carvalho é licenciado em Letras pela USP, concluiu cursos de pós-graduação em teoria do teatro, foi coordenador do “Projeto Formação de Público” da SMC de São Paulo (2001/2004). É autor do “Romance Vertigem”, coautor do livro “A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para cultura” (2008) com Iná Camargo Costa e autor de diversos textos teatrais, dentre eles, “Bumba meu Fusca”, “Cidade submersa” e “Makunaíma na rua”. Foi professor no Curso de Artes Cênicas do SENAC-SP e, em 2012, ministrou o Curso “Modos de Criação e Produção no Teatro de Grupos da Cidade de São Paulo” na FFLCH – USP.

18/08, das 19h às 22h – Encontro com Andreza Nóbrega e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí: “Acessibilidade e Teatro”

Andreza Nóbrega é doutoranda em Teatro na UDESC, mestra em Educação pela UFPE, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas também pela UFPE, e especialista em Audiodescrição pela UFJF. A artista e pesquisadora teatral fará uma intervenção aberta ao público no processo de pesquisa e criação teatral “Ações para suspender o tempo”, do Grupo Artístico Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí. Andreza apresentará procedimentos e políticas de acessibilidade em teatro, ações cada vez mais urgentes de serem inseridas e concebidas como parte constituinte dos processos de estudos e aprendizagens dos artistas das artes cênicas.

19/08, das 19h às 22h – Homenagem “O Teatro de Tatuí e os 45 anos do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, com Prefeitura Municipal de Tatuí

A Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí realiza, por meio do Museu Histórico Paulo Setúbal e dentro da programação da 79ª Semana Paulo Setúbal e 195º Aniversário de Tatuí, um encontro virtual com convidados(as) para homenagear o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, que celebra 45 anos em 2021.

20/08, das 19h às 22h – “Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil – trajetória, princípios e a edição de 2021”, encontro com organizadores e artistas do Festival VQV

O IV Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil é uma iniciativa cultural que faz parte de uma rede latinoamericana de teatro jovem, criando um espaço de encontro e incentivo à produção teatral jovem no país ao promover apresentações de espetáculos, mesas de debates, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros. Estruturada por cinco arte-educadores independentes (Arthur Hideki, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa) entra em sua terceira edição com a parceria do SESC Santo André e o apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria Estadual de Cultura. A curadoria, que sempre prezou pelo protagonismo jovem e pelo debate em torno dos direitos humanos e da democracia, celebrará o centenário de Paulo Freire. Grupos de São Paulo, Amazonas, Fortaleza, dentre outros, estarão na programação.

SERVIÇO
Volta às aulas: Semana de Abertura do 2º Semestre do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Data: 16 a 20 de agosto de 2021
Transmissão: https://www . youtube.com/ user / VideosConservatorio
Evento gratuito

SEM COMENTÁRIOS

Comente Cancelar resposta

Sair da versão mobile