Início ENTRETENIMENTO & LAZER CINEMA Curta inspirado em poema de Carlos Drummond de Andrade reflete sobre educação...

Curta inspirado em poema de Carlos Drummond de Andrade reflete sobre educação infantil inclusiva

Um garoto de apenas 8 anos se vê perdido e pressionado sobre suas definições de sexualidade. Essa é a história relatada em Estranho Ímpar, um filme dirigido por Beto Oliveira, inspirado no poema “Todo ser humano é um estranho ímpar” de Carlos Drummond de Andrade. A cena é ambientada no ano de 1986 e narra o dilema de uma criança em dúvida sobre qual opção de gênero colocar em uma atividade escolar, por não se enquadrar em nenhuma das opções, feminino ou masculino. O garoto decide assinar um X em uma página em branco, traduzindo que ele não se enquadra em nenhuma das opções disponíveis.

foto
Reprodução
Com duração de 15 minutos, o audiovisual apresenta um mundo que não está preparado para tratar a iniciação à pré-adolescência de suas crianças. A mãe do aluno se vê pressionada após a professora relatar o acontecimento a ela. Motivada por querer que seu filho se reconheça no gênero masculino, a mãe tenta de diversas formas fazer com que seu objetivo se realize. O filme nos leva pela inocência da infância dos anos 80 ao mostrar uma classe de estudantes juvenil debatendo sobre questões cotidianas, evidenciando que crianças são apenas crianças. O drama conta com músicas melancólicas de bandas de rock da época e ambientes coloridos e infantis.
Segundo a produtora, Ana Caroline Brito, responsável pela curadoria na plataforma TodesPlay, assistir ao filme a deixou apreensiva sobre os possíveis desdobramentos da história do menino, se ele seria acolhido dentro da família ou se sua curiosidade seria reprimida. ” O trabalho de direção foi muito sensível em conseguir trazer o universo infantil de uma forma tão primorosa e cuidadosa. O filme não é guiado somente pelo diálogo e os silêncios se mostram tão necessários e escurecedores do que se passa na cabeça daquelas crianças”, diz Ana Caroline.
Ainda de acordo com ela, os pais do garoto mostram o despreparo que os adultos têm para guiar os jovens nesse momento tão confuso e assustador. “Esse núcleo familiar me fez refletir sobre como essa jornada de descoberta também se mostra um desafio para os pais, afinal eles precisam ao mesmo tempo enfrentar seus próprios tabus e oferecer amparo aos seus filhos”, finaliza a produtora.
Reprodução
Estranho Ímpar é uma obra que precisa ser assistida não só pelas pessoas que assumiram sua orientação amorosa, mas também por todos os adultos que têm filhos, já que o curta traz a reflexão sobre inclusão e respeito à diversidade. A produção audiovisual pode ser conferida na TodesPlay – plataforma de streaming voltada para exibição de conteúdo identitário, dando prioridade a produções audiovisuais negras, LBGTQ+ e indígenas. O Estranho Ímpar tem classificação indicativa a partir dos 10 anos.
Serviço:
Onde assistir: http://todesplay.com.br
Assinatura: R$ 6,90 nos primeiros 10 meses

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile