Docentes do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena

Docentes do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena

O período de isolamento social, adotado em razão da pandemia provocada pela Covid-19, modificou a rotina de todos. Para evitar que esse isolamento social se torne um isolamento emocional, especialistas do Senac Itapetininga dão dicas de como manter a mente em equilíbrio durante a quarentena.

Sueli Souza, docente do Senac Itapetininga explica que as mudanças em todas as esferas da sociedade estabeleceram novas formas no comportamento humano, nos relacionamentos sociais e organizacionais. “Com tudo isso, é natural que as pessoas estejam mais tristes, com medo, inseguras e ansiosas, pois muitas perderam entes queridos, empregos e negócios”. Para minimizar os efeitos da quarentena, a especialista dá algumas dicas:

– Aproveite para olhar para si, aquietar a mente e o coração, se cuidar, se perceber, se proteger, se respeitar e reconhecer suas fortalezas e limites para estar melhor com você e com os outros;

– Estabeleça contatos com amigos e familiares utilizando ferramentas tecnológicas para conversar, compartilhar histórias e memórias positivas de outros momentos da vida;

– Busque fontes confiáveis de informação. Procure não se intoxicar com tantas notícias e informações durante todo o dia;

– Equilibre o tempo dedicado ao trabalho, com o tempo dos afazeres domésticos, do lazer com leituras, filmes e exercícios físicos realizados em casa, com o tempo de descanso.

Para Talita Orlando, a meditação também é uma grande aliada. “A prática melhora a concentração, ajuda a controlar a respiração nos casos de ansiedade, promove um relaxamento físico e melhora a qualidade do sono”.

 A docente do Senac Itapetininga explica que atividades simples, como pintar, bordar, costurar, cantar, tocar um instrumento, orar e ler, quando feitas com consciência são formas de meditar. “Quando desempenhamos com amor a atividade escolhida, potencializamos a energia necessária para enfrentar o dia a dia”, conclui.

Serviço:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga

Comente