Início GUIA AGENDA Entrevista on-line é desafio para empresas e candidatos

Entrevista on-line é desafio para empresas e candidatos

Em razão do distanciamento social, a avaliação tem sido feita remotamente, o que exige preparo específico para ambas as partes

O processo de recrutamento e seleção para contratação de profissionais é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por essa razão, exige uma atenção muito grande em seu planejamento para que a escolha seja a mais assertiva possível. O mesmo cuidado é exigido também do candidato. O uso da tecnologia nesses processos já era uma realidade para algumas empresas. No entanto, tornou-se uma necessidade diante da crise sanitária provocada pela Covid-19. O que antes era realizado de forma eventual por questão de distância, passou a ser frequente por ocasião da pandemia e, consequentemente, do distanciamento social, o que dificulta o contato dos recrutadores com os candidatos.

Reprodução

“A adequação dos métodos de recrutamento e seleção exigiu do profissional de recursos humanos não apenas uma interação tecnológica maior, mas, também, estudos para adaptação de dinâmicas, apoio ao candidato, controle de uma entrevista on-line, além de uma capacidade de percepção que leve em consideração o meio utilizado, entre outras questões inerentes a cada empresa”, aponta a docente Ana Cláudia Mazzarino, da área
de gestão e negócios do Senac Itapetininga. Apesar dessas novas exigências, segundo a docente, muitas empresas que adotaram o recrutamento on-line pretendem manter o formato após a pandemia.

No caso dos candidatos, existem princípios que continuam valendo, como se a entrevista fosse presencial. Ana Cláudia cita, como exemplo, a importância do candidato preparar um bom e verdadeiro currículo, fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que pretende entrar, consultar a caixa de e-mail todos os dias, pontualidade, entre outros. Além desses cuidados, a docente orienta os candidatos que vão passar por uma entrevista on-line a ficarem atentos a outros detalhes como qual plataforma será utilizada para a entrevista (geralmente as empresas passam essa informação antes), verificar se o aparelho (computador ou celular) que será usado pelo candidato comporta essa plataforma, se é o aparelho adequado para uma atividade remota, verificar a conexão, testar ou fazer uma simulação de uso. Enfim, tudo o que for necessário para facilitar o contato com o entrevistador.

“Também é válido treinar criando vídeos para fazer uma autoavaliação. O candidato pode falar sobre si mesmo, suas competências e experiências olhando para a câmera e depois analisar sempre procurando melhorar”, recomenda Ana Cláudia. Abaixo, ela relaciona outros aspectos importantes que devem ser observados pelos candidatos antes de uma entrevista on-line.

  • Procure se vestir como se a entrevista fosse presencial. Nunca se sabe quando podem pedir uma dinâmica em que o candidato tenha que se levantar.
  • Escolha, se possível, um ambiente silencioso para a entrevista.
  • Busque um fundo, de preferência, claro e organizado.
  • Tome cuidado com camas desarrumadas, louças empilhadas, e tudo que possa representar desorganização.
  • Ao entrar na entrevista remota, sempre deixe o microfone desligado. Ligue somente quando necessário.
  • Tenha em mãos um rascunho, ou roteiro, dos fatos mais importantes da sua vida profissional.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação
econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Temos um mundo para transformar

Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação. Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o
complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

#Senac75. Temos um mundo para transformar.
Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo:
www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos

Serviço:

Técnico em Administração
Data: de 31 de agosto de 2021 a 24 de fevereiro de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.000 horas

Técnico em Recursos Humanos
Data: de 8 de setembro de 2021 a 9 de setembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 800 horas

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

SEM COMENTÁRIOS

Comente Cancelar resposta

Sair da versão mobile