Início ENTRETENIMENTO & LAZER TEATRO Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga

A peça revisita caso David Reimer e aborda perspectivas sobre identidade e as apresentações acontecem de 12 a 21 de abril na unidade de Itapetininga

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada SESI Itapetininga - Divulgação

O Teatro SESI Itapetininga receberá o espetáculo “Brian ou Brenda?”, de 12 a 21 de abril. A peça, baseada em um episódio trágico da história da psiquiatria, narra a vida de Brian, que após uma operação malsucedida é submetido a uma redesignação sexual e educado como menina sob o nome de Brenda. Essa imposição resulta em profundas consequências para sua vida e para as pessoas ao seu redor.

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada SESI Itapetininga - Divulgação
Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga – Divulgação

A história volta a 1965, ano em que nasceram os gêmeos Brian e Bruce. Aos 8 meses, ambos passam por uma cirurgia de fimose, durante a qual o pênis de Brian é acidentalmente cauterizado. Os pais procuram o psiquiatra John Money, que acreditava que o gênero de uma criança era definido pela criação. Seguindo seu conselho, Brian é submetido a uma redesignação sexual e criado como Brenda. No entanto, Brenda cresce infeliz e, na adolescência, tenta suicídio. Após a tentativa, seus pais revelam a verdade, levando Brenda a buscar sua verdadeira identidade.

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga

SINOPSE

“Baseada em um episódio conhecido como um dos mais trágicos da psiquiatria, a peça conta a história de Brian. Depois de uma operação malsucedida logo após o nascimento, em que seu pênis é cauterizado, ele é submetido a uma redesignação sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposição de crescer em um corpo que não é seu, no entanto, afeta a sua própria vida e a de todos ao seu redor.”

“Brian e Brenda?” é inspirada no caso do canadense David Reimer, que, aos 8 meses, passou pelo mesmo procedimento e teve sua identidade sexual modificada. O caso é um marco nos estudos sobre identidade de gênero, sendo usado para discutir as implicações da imposição de identidade de gênero versus a identificação com o “sexo biológico” e a vivência de pessoas trans, segundo o portal GAY BLOG BR.

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antonio Brunetti, 1360
Data e horário: 12 a 21 de abril, sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min.
Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846
Entrada gratuita – Reservas do ingresso liberadas no MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 15 minutos antes do início do espetáculo.

As apresentações dos dias 12 e 19 de abril contarão com intérprete de Libras e audiodescrição, promovendo acessibilidade para todos os públicos.

FICHA TÉCNICA

Texto: Franz Keppler
Direção: Yara de Novaes e Carlos Gradim
Assistência de direção: Ronaldo Jannotti
Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fábia Mirassos, Jui Huang, Paula
Cancian e Paulo Campos
Cenário: André Cortez
Figurino: Cassio Brasil
Iluminação: Aline Santini
Trilha sonora: Dr. Morris
Orientação de trabalho corporal: Ana Paula Lopez
Direção de produção: Kiko Rieser
Fotografia: Heloísa Bortz
Registro em vídeo: Leekyung Kim
Design gráfico: Angela Ribeiro
Realização: Rieser Produções Artísticas

1 COMENTÁRIO

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile