Início NOTÍCIAS Estudantes da Etec de Itapetininga conquistam 2º lugar em desafio da Unicamp

Estudantes da Etec de Itapetininga conquistam 2º lugar em desafio da Unicamp

Equipe desenvolveu jogo interativo sobre consumo e produção responsáveis no Desafio Jovem Engenheiro 2025

Estudantes da Etec de Itapetininga conquistam 2º lugar em desafio da Unicamp - Divulgação

A equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga, conquistou o segundo lugar no Desafio Jovem Engenheiro 2025, promovido pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A competição foi organizada pelo Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (Liag) e contou com a participação de 74 equipes de diferentes escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

Estudantes da Etec de Itapetininga conquistam 2º lugar em desafio da Unicamp - Divulgação
Estudantes da Etec de Itapetininga conquistam 2º lugar em desafio da Unicamp – Divulgação

Em sua 13ª edição, o desafio teve como eixo central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta do evento foi mobilizar estudantes do Ensino Médio para a criação de soluções práticas, com foco em temas sociais, ambientais e econômicos, a partir de atividades interativas que estimulassem o raciocínio lógico e a interdisciplinaridade.

A equipe da Etec de Itapetininga — formada por Rihanny dos Santos Oliveira, Lívia Almeida de Lima, Jennifer Rodrigues Barbosa e Dogomar Marcondes dos Santos Junior — cursa o terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet. O grupo apresentou um jogo digital interativo voltado à promoção de práticas sustentáveis relacionadas ao ODS 12, que trata do consumo e da produção responsáveis.

“Essa conquista reafirma o compromisso da Etec Darcy Pereira de Moraes com a formação de excelência, aliando teoria, prática e inovação”, afirmou a diretora da unidade, Daniela Fogaça. “O resultado também evidencia o talento e a dedicação dos nossos alunos e professores no desenvolvimento de projetos com impacto social e tecnológico.”

O Desafio Jovem Engenheiro visa estimular o interesse pelas áreas de exatas, especialmente pelas engenharias, incentivando a escolha de cursos superiores ligados à ciência e tecnologia.

A Etec Darcy Pereira de Moraes é administrada pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O CPS coordena as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em mais de 320 municípios paulistas, atendendo mais de 224 mil estudantes no Ensino Técnico, Integrado e Médio. As Fatecs somam mais de 91 mil matrículas em cursos de graduação tecnológica.

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile