Início NOTÍCIAS Exposição virtual imersiva apresenta produções dos participantes do projeto Heróis em Ação...

Exposição virtual imersiva apresenta produções dos participantes do projeto Heróis em Ação em Itapetininga em 2020

“O projeto Heróis em Ação coloca-se como um grande parceiro das políticas públicas de assistência social e educação”

“Existem grandes heróis entre nós. Eles não existem para nos fazer sentir pequenos, eles existem para nós sabermos o que nos torna incríveis”. A frase da personagem Lois Lane no filme Liga da Justiça é produto da ficção, mas se encaixa perfeitamente para identificar protagonistas da vida real: adolescentes e jovens de Itapetininga (SP) participantes do projeto Heróis em Ação.

Desenvolvido pela empresa de educação “Evoluir” em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –  Movimento Jovem – vinculado aos CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, com patrocínio da Duratex/Hydra e incentivo do Ministério do Turismo.

Em 2020, cinco grupos criaram e comunicaram, a partir de uma proposta gamificada, ações de educomunicação para valorizar e transformar o ambiente em que vivem, envolvendo 40 facilitadores e 99 heróis. O resultado pode ser conferido na exposição virtual imersiva “Lá Onde Eu Moro”, através do  site www.laondeeumoro.com.br de 25 de janeiro a 28 de fevereiro.

“Já implementamos o Heróis em Ação em diferentes cidades, envolvendo mais de 50 instituições, e nas diversas edições, sempre surgem projetos incríveis, com muita criatividade e empenho dos participantes, aqui em Itapetininga não poderia ser diferente”, destaca a  coordenadora de projetos de educação integral da Evoluir, Carla Costa.

“Tivemos que adaptar a formação, o acompanhamento e as atividades às restrições impostas pela pandemia, mas foi muito bacana ver educadores, voluntários, adolescentes e familiares engajados, além dos recursos diferenciados utilizados pelas ligas para promover a consciência cidadã e o correto acondicionamento do lixo, entre outros temas”, diz. “Nossa exposição também teve que ser virtual, mas convido a todos a visitarem o site e se surpreenderem com a proatividade e relevância das ações realizadas na comunidade”, completa.

“Atuar pelo segundo ano consecutivo, apoiando o projeto Heróis em Ação é um prazer e tem total conexão com a estratégia de sustentabilidade e ações sociais da Duratex. Agradecemos aos parceiros envolvidos, aqueles que trabalharam incansavelmente para concretizar mais uma edição do projeto, adequando-o ao contexto atípico de pandemia que vivenciamos e, em especial, aos jovens, atores principais desta iniciativa, que se propuseram em 2020, mesmo com as dificuldades impostas, a participar ativamente e se reinventarem em seu processo de aprendizagem para que o projeto cumprisse o seu propósito.

Esperamos que a exposição “Lá Onde eu Moro” amplie a abrangência das ideias trabalhadas pelo projeto e gere ainda mais impactos positivos na nossa sociedade. A Duratex acredita na educação como um vetor de transformação socioambiental e, promover ações como essa em Itapetininga, continuará sendo um dos focos da nossa atuação, sempre contribuindo para as comunidades das cidades que sediam nossas operações e preparando jovens mais conscientes do seu papel de cidadãos”, afirma Glizia Maria do Prado, Diretora de Recursos Humanos da Duratex.

“O projeto Heróis em Ação coloca-se como um grande parceiro das políticas públicas de assistência social e educação”, avalia Lucas Ravacci, coordenador do CRAS Marina Caron. “É uma iniciativa que estimula pessoas e comunidades no envolvimento de atitudes que visam mudanças de diversos paradigmas, executando ações mais humanas, sustentáveis e verdadeiramente transformadoras”, diz.

Exposição virtual imersiva apresenta produções dos participantes do projeto Heróis em Ação em Itapetininga em 2020
Reprodução

Conheça as ligas de heróis de 2020 em Itapetininga e suas iniciativas

Hope in Future (CRAS Lívia Stefanny) – Lema: “Todos nós somos capazes de ser um herói e lutar por uma causa, para isso é preciso bravura para vestir a capa!” – composta por adolescentes de 15 a 18 anos, participantes do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Movimento Jovem através do CRAS Lívia Stefanny Fidélis de Freitas.

A liga vem utilizando uma estratégia audiovisual (vídeos), para comunicar e sensibilizar a comunidade em relação ao combate de abandono de animais e a conscientização sobre a importância do não acúmulo de resíduos em terrenos baldios, buscando sempre  de forma coletiva e através das parcerias trabalhar na melhoria da qualidade socioambiental local.

Inovadores (CRAS Regiane Félix) – Lema:  “Perca com classe e vença com ousadia” – composta por jovens de 14 a 16 anos, participantes do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Movimento Jovem. Os adolescentes são moradores dos bairros de abrangência do CRAS sendo eles: Belo Horizonte, Jardim. São Camilo, Paulo Ayres, Vila Prado, Vila Arruda, Vila Vendramini e Jardim Casa Grande.

A liga vem utilizando uma estratégia audiovisual (vídeos), para comunicar e sensibilizar a comunidade em relação a importância do trabalho de reciclagem do lixo, buscando de forma coletiva e através das parcerias trabalhar na melhoria da qualidade socioambiental local.

Liga Heróis em casa (CRAS Padre José Maria Pinto) – Lema: “Há um super herói em todos nós, só precisamos de coragem para vestir a capa” – composta por adolescentes de 13 a 17 anos, participantes do SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Movimento Jovem através do CRAS Padre José Maria Pinto.

Os adolescentes são moradores dos bairros de abrangência do CRAS sendo eles: Jardim Bela vista, Cambuí, Parque São Bento, Vila Sotemo, Jardim Bandeirantes, Centro, Vila Nastri e Vila Cubatão. A liga vem utilizando uma estratégia audiovisual (posts informativos), para comunicar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte incorreto de lixo e suas consequências para o meio ambiente, buscando sempre  de forma coletiva e através das parcerias trabalhar na melhoria da qualidade socioambiental local.

Águias (CRAS Marina Caron) – Lema: “Juntos venceremos!” – composta por adolescentes de 12 a 17 anos, participantes do SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Movimento Jovem através do CRAS Marina Caron. Os jovens são moradores do bairro Taboãozinho. A liga vem utilizando estratégias audiovisuais (vídeos e áudios), para comunicar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte incorreto de lixo e suas consequências para o meio ambiente, buscando de forma coletiva e através das parcerias realizar a coleta seletiva para melhoria da qualidade socioambiental local.

Heróis in Action (CRAS Marina Caron) – Lema: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” – composta por adolescentes de 13 a 17 anos, participantes do SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Movimento Jovem através do CRAS Marina Caron. Os adolescentes são moradores dos bairros de abrangência do CRAS sendo eles: Jardim Fogaça, Jardim Brasil, Jardim Paulista e Jardim Maricota.

A liga vem utilizando uma estratégia audiovisual (jornal online), para comunicar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte incorreto de lixo e suas consequências para o meio ambiente, buscando sempre de forma coletiva e através das parcerias realizar a melhoria da qualidade socioambiental local.

Como funciona o projeto Heróis em Ação

Os conceitos e ações do projeto são conduzidos por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG – Role-Playing Game), inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez, utilizando a metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos.

Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis são convidados para uma aventura que agrega linguagem e mídias, com o objetivo de promover a valorização de seus territórios, cultura e identidade, além da mobilização de pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para as localidades em que vivem. O jogo conta com seis estações e o facilitador é o mestre que narra e conduz os adolescentes participantes na realização das ações  de educomunicação.

Os grupos (chamados no jogo de ligas) devem cumprir os desafios em cada estação para alcançarem a meta final. A exposição das ações é a penúltima estação e prepara a todos para a estação da avaliação final subsequente. Durante a jornada todos os participantes recebem gratuitamente suporte material e técnico para a produção e comunicação dos produtos de cada estação do jogo.

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile