Japan House São Paulo preparou uma programação especial para o mês de férias escolares, com atividades para toda a família. Entre elas, oficina para aprender a fazer um Oniguiri (tradicional bolinho de arroz), palestra sobre a culinária japonesa através de suas 47 províncias, aulas de Ikebana para crianças, bate-papo com o curador da biblioteca da instituição, Yoshitaka Haba, onde conta seu processo de seleção e escolha de livros para as prateleiras e o segundo encontro do Clube de Leitura com o livro “O Mestre de Go”. Julho conta também com visitas guiadas pelas exposições DÕ – A Caminho da Serenidade’ ‘JAPÃO 47 ARTESÃOS’.

FÉRIAS ESCOLARES: ATIVIDADES ESPECIAIS PARA CRIANÇAS

No dia 11 de julho, às 14h, 16h e 18h, acontecem ‘Oficinas de Oniguiri’ com a chef do restaurante Aizomê, Telma Shiraishi. Na ocasião, Telma ensina como preparar o tradicional bolinho de arroz japonês com diferentes recheios. Parte da cultura gastronômica japonesa, o ingrediente faz sucesso entre o público brasileiro. A atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos, que devem estar acompanhadas por um responsável.

Partindo da mostra ‘DÕ – A Caminho da Serenidade’, para despertar a sensibilidade infantil frente à arte da Ikebana, foram programados workshops especiais nos dias 12, 13, 19, 27 (11h, 14h30 e 18h) e 28 de julho (11h e 14h30). Nestes dias, o centro cultural promove a ‘Oficina de flores de papel e Ikebana’, onde o público infantil será apresentado aos princípios básicos dessa filosofia para conhecer e entender sua aplicação durante a produção de um arranjo de flores de papel. Indicada para crianças a partir de 5 anos, que devem estar acompanhadas de um responsável.

Já nos dias 20 e 31 de julho (às 14h e 16h30) acontece o ‘Workshop: Ikebana para Crianças’ com a professora Kazue Takada e, juntos com ela, desenvolverão um arranjo com flores feitas em garrafa pet. São 20 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção do centro cultural. Indicado para crianças a partir de 5 anos, que devem estar acompanhadas de um responsável.

CLUBE DE LEITURA: LITERATURA JAPONESA EM FOCO COM YASUNARI KAWABATA

Para difundir a literatura japonesa moderna e contemporânea, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a revista Quatro Cinco um, o segundo encontro da temporada do Clube de Leitura, no dia 25 de julho, às 19h. O título selecionado é o“O Mestre de Go”, do escritor japonês Yasunari Kawabata – ganhador do Prêmio Nobel de 1968 – que parte de uma disputa no tradicional jogo de tabuleiro Go, onde dois adversários tentam encurralar o outro, invadindo e controlando seu território em grande tensão psicológica.

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, Editor da Quatro Cinco Um, o Clube seleciona livros traduzidos diretamente do japonês para o português, buscando ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. Mais informações sobre inscrições estão disponíveis no site www.japanhouse.jp/saopaulo/.

DÕ – A CAMINHO DA SERENIDADE: EXPLOSÃO DE FLORES E CORES

Até dia 04 de agosto, acontece no térreo do centro cultural a mostra ‘DÕ – a caminho da serenidade’, que cultiva o simbolismo e a tradição da Ikebana – arte de preparar arranjos florais. Realizada em colaboração com a Associação de Ikebana do Brasil, a mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que, juntos, retratam e desvendam detalhes desta filosofia, também conhecida como Kado, ou ‘via das flores’ – termo japonês em que o ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).

No total serão 50 arranjos expostos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador. Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa: às terças-feiras (09, 16, 23 e 30 de julho), às 11h. Todas as quartas, quintas e sextas-feiras (às 16h e 18h), acontece uma série de conversas com especialistas sobre o tema, complementa o conteúdo. E às quartas-feiras, acontecem visitas-guiadas, às 11h e 14h30.

EXPOSIÇÃO JAPÃO 47 ARTESÃOS: PALESTRAS E ATIVIDADES SOBRE AS PRONVÍNCIAS DO PAÍS

Até dia 25 de julho, no segundo andar da instituição, acontece a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS’, que combina design, artesanato, contemporaneidade e tradição, e conta com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, doD&DEPARTMENT PROJECT. A exposição traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das 47 províncias que compõem o país, por meio de peças feitas por jovens artesãos. Para a mostra, acontecem visitas-guiadas às terças-feiras e quintas-feiras, nos horários 11h, 14h30 e 18h.

A palestra, “O Japão pela culinária de suas 47 províncias – 2a parte”, acontece dia 18 de julho, ministrada pela chef Telma Shiraishi. Em uma verdadeira viagem, do norte ao sul, pela gastronomia das 47 províncias do Japão, serão discutidas as particularidades geográficas e climáticas, os ingredientes, as preparações típicas e pratos de cada região. A apresentação também aborda o valor da comida em conectar as pessoas e ajuda na construção de uma identidade própria em cada local. Ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, na recepção da Japan House São Paulo.

Serviços:

Palestra com o curador de livros Yoshitaka Haba

Dia 10 de julho, às 19h

Atividade Gratuita

As senhas deverão ser retiradas uma hora antes na recepção.

Oficina de Oniguiri com Telma Shiraishi

Dia 11 de julho de 2019 com sessões às 14h, 16h e 18h

Faixa etária: a partir dos 5 anos. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável.

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção.

Participação Gratuita

Oficina de flores de papel ou de Ikebana

Dias 12,13,19, 27 (11h, 14h30 e 18h) e 28 de julho (11h e 14h30).

Faixa etária: a partir dos 5 anos. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável.

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção.

Participação Gratuita

Workshop: Ikebana para Crianças

Dias 20 e 31 de julho de 2019 com sessões às 14h e às 16h30

Duração: 1h

Participação Gratuita

Professora: Kazue Takada

Faixa etária: a partir dos 5 anos. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável.

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção (20 vagas por sessão).

Apresentações sobre a arte da Ikebana

Quartas-feiras – 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019

Quintas-feiras – 11, 18, 25 de julho e 01 de agosto de 2019

Sextas-feiras – 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto de 2019

Sempre em duas sessões, às 16h e 18h

Participação Gratuita

Demonstrações de Ikebana: Montagem de arranjos

Dias 09, 16, 23 e 30 de julho de 2019, às 11h

Participação Gratuita

Clube de Leitura Japan House São Paulo e Quatro Cinco Um (2º Encontro)

Dia 25 de julho, às 19h

Livro: O Mestre de Go, de Yasunari Kawabata – Editora Estação Liberdade

DÕ – A Caminho da Serenidade

De 29 de junho a 04 de agosto de 2019

Visitas-guiadas às quartas-feiras, 11h e 14h30

Visitação gratuita

Térreo

JAPÃO 47 ARTESÃOS

De 22 de abril a 25 de julho de 2019

Visitas-guiadas às terças-feiras e quintas-feiras, 11h, 14h30 e 18h

Visitação gratuita

Segundo andar

Palestra “O Japão pela culinária de suas 47 províncias – 2ª parte”

Dia 18 de julho de 2019, às 19h

Participação gratuita

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção.

Sobre a Japan House São Paulo

Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A Japan House São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.

Comente