O Japão, país de grande apelo turístico devido à sua rica cultura e tradições únicas, será um dos destaques na próxima edição da ILTM América Latina, evento dedicado ao turismo de luxo que ocorrerá de 07 a 10 de maio em São Paulo. A Organização Nacional de Turismo Japonês (JNTO) participará, pelo segundo ano consecutivo, demonstrando confiança no mercado latino-americano e em especial no brasileiro, conhecido por buscar experiências distintas e de alto padrão.
Representantes da JNTO utilizarão o evento para promover o Japão como um destino repleto de possibilidades que vão desde hospedarias tradicionais, conhecidas como ryokans, até experiências gastronômicas em restaurantes renomados. Outros destaques incluem a oferta de atividades que misturam aventura e espiritualidade em cenários naturais, aproveitando as quatro estações distintas do país.
Chikako Goto, diretora da JNTO em Nova Iorque e responsável pelo mercado latino-americano, destacou a importância crescente do Brasil como mercado emissor de turistas. Segundo ela, a participação no evento de 2023 foi altamente positiva, o que se reflete na decisão de fortalecer ainda mais a presença japonesa em 2024. “O ano passado foi um marco importante, pois além da calorosa recepção, conseguimos ampliar significativamente a facilidade de acesso ao nosso país com a eliminação das restrições pandêmicas, a isenção de visto para os brasileiros e o novo visto para nômades digitais”, explicou Goto.
A liberalização dos vistos tem o potencial de aumentar significativamente o fluxo turístico. Desde o último trimestre de 2023, brasileiros podem visitar o Japão sem necessidade de visto para estadias de até 90 dias. Paralelamente, o governo japonês criou um visto especial para nômades digitais, permitindo uma estadia de até seis meses para aqueles que desejam trabalhar remotamente enquanto exploram o país.
O Japão também busca seduzir o turista brasileiro com sua proposta de hospitalidade única, o omotenashi, e com a rica oferta cultural que inclui desde a tradicional cerimônia do chá até espetáculos exclusivos de gueixas e sumô. Para facilitar o planejamento das viagens, o Tourist Information Desk da JNTO, localizado na Japan House, em São Paulo, disponibiliza assistência gratuita aos fins de semana e feriados, além de oferecer um vasto material online através do seu site e redes sociais.
Com essas e outras iniciativas, a JNTO espera não apenas atrair mais visitantes para o Japão, mas também enriquecer a experiência de viagem dos brasileiros, permitindo-lhes descobrir a profundidade e a sofisticação de um dos países mais fascinantes da Ásia.