Início ITAPETININGA ‘Casa da Mulher Paulista’ chega a Itapetininga como novo ponto de apoio...

‘Casa da Mulher Paulista’ chega a Itapetininga como novo ponto de apoio regional

Iniciativa integra campanha de enfrentamento à violência e amplia rede estadual de proteção à mulher

'Casa da Mulher Paulista' chega a Itapetininga - Reprodução/Prefeitura Itapetininga

A cidade de Itapetininga passou a contar, desde a última terça-feira (2), com a 20ª unidade da Casa da Mulher Paulista, equipamento público criado para oferecer acolhimento, atendimento psicológico, orientação jurídica e capacitação profissional voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A nova unidade está localizada na Rua Josué Carrascal Filho, número 83, no bairro Vila Hungria. Segundo a Secretaria de Políticas para a Mulher, o espaço tem perfil multidisciplinar e foi concebido como parte de uma política pública voltada à promoção da dignidade, da saúde e da autonomia das mulheres.

“A Casa da Mulher Paulista é uma parceria do Governo do Estado com o município para atender as mulheres da cidade e da região. Essa nova unidade passa a integrar uma rede de proteção robusta e acessível para todas as mulheres do nosso estado”, afirmou a secretária Valéria Bolsonaro durante o evento de inauguração.

'Casa da Mulher Paulista' chega a Itapetininga - Reprodução/Prefeitura Itapetininga
‘Casa da Mulher Paulista’ chega a Itapetininga – Reprodução/Prefeitura Itapetininga

A entrega da unidade marca a continuidade da expansão da rede iniciada em 2023, e integra a programação da campanha SP Por Todas: 21 Dias por Elas, realizada anualmente entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro. A campanha estadual segue o calendário global de mobilização pelos direitos das mulheres, conhecido como “16 Dias de Ativismo”, iniciado em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

A proposta das Casas é oferecer um ponto de apoio acessível em diferentes regiões, atendendo demandas emergenciais e estruturantes de mulheres em situação de risco. A unidade de Itapetininga junta-se a outras 19 já em funcionamento no estado, entre elas nas cidades de Araçatuba, São Bernardo do Campo, Ourinhos, Boituva e Votorantim.

A iniciativa é parte do movimento SP por Todas, política estadual voltada ao fortalecimento da rede de proteção, incluindo medidas como o aplicativo SPMulher Segura, lançado em março deste ano. A ferramenta permite acionar diretamente a polícia em casos de risco, além de informar sobre serviços disponíveis e monitorar o distanciamento de agressores.

A campanha “21 Dias por Elas” inclui ainda ações itinerantes com foco em orientações sobre violência digital, prevenção, atendimento e garantia de direitos, além de formações e serviços voltados à autonomia financeira.

Mais informações e endereços das unidades podem ser acessados no site www.spportodas.sp.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile